Horário de Lisboa: 17h13 € Cotação: Euro Hoje

Neste artigo você vai saber como é viver em Portugal. O modo de vida, os hábitos dos moradores em terras portuguesas, a rotina nas cidades lusitanas, enfim, um guia de como viver em Portugal com o olhar próximo do dia a dia, das pessoas que vivem e respiram o país. 

Porque escolher viver em Portugal?

Como já dissemos por aqui, Portugal é a porta de entrada para muitos brasileiros na Europa. Atualmente os brasileiros representam um em cada quatro imigrantes vivendo em  Portugal. O que representa uma boa fatia da população em um país com pouco mais de 10 milhões de habitantes. 

Mas afinal, o que faz tanta gente escolher o país como novo endereço? Pode ser pela facilidade do idioma, o clima ameno em um continente que é  gelado na maior parte, a tranquilidade de viver em um dos países mais seguros do mundo, menos burocracia na hora de implementar um negócio. E talvez, quem deseja viver em Portugal, esteja em busca de todas essas possibilidades.

Como posso viver em Portugal?

É importante esclarecer que para viver em Portugal de forma legal você precisa seguir algumas diretrizes. Se para estudar, trabalhar, investir, através da cidadania portuguesa, enfim, seja qual for o motivo, você precisa comprovar a sua legitimidade. Depois disso, saiba que você precisará de: 

Passaporte válido;

Visto (ou cidadania europeia);

Planejamento financeiro;

Preparo emocional. 

Aqui no blog da Nacionalidade Portuguesa você encontrará vários artigos sobre cada um dos vistos para viver em Portugal, além de informações de como fazer a sua Cidadania Portuguesa. Separamos alguns artigos para você ler mais tarde com links abaixo. Mas o nosso foco neste texto é outro, queremos responder “Como é viver em Portugal?”. 

Como conseguir Visto para Portugal? Veja todos os tipos e os valores

Visto D2 ou visto D7: quais são as diferenças entre esses vistos de residência para Portugal?

Cidadania Portuguesa para brasileiros: como obter

Qual a diferença entre visto e autorização de residência para Portugal?

Como estudar em Portugal – Visto D4

O clima em Portugal é muito diferente do Brasil?

Sim e não. Embora seja confusa, essa é a resposta mais sincera. Afinal, o nosso amado Brasil tem extensão continental e enquanto no Nordeste é verão praticamente o ano inteiro, os estados dos Sul vivem temperaturas perto do zero em boa parte do inverno. 

Por isso, sim, Portugal é muito parecido com o clima do sul do Brasil, mas diferente do clima dos trópicos dos estados do Norte e Nordeste. Por isso é importante considerar o clima para saber como é viver em Portugal.

As praias do Algarve, no sul do país são paradisíacas mas a água é fria se comparada a das praias brasileiras. As regiões mais altas como a região da Serra da Estrela (centro) ou da Serra do Gerês (norte), são geladas no inverno e nessa áreas a neve é comum entre dezembro e fevereiro. 

Clima em Portugal: conheça as estações do ano

E se você quer saber como é viver em Portugal no inverno, saiba que as temperaturas despencam e é comum os termômetros ficarem em torno dos 0ºC no norte, e nos -5ºC nas terras mais altas como Montalegre e Covilhã.

O norte é conhecido por ser uma região com muita chuva no inverno, especialmente no concelho de Braga.

Como é viver em um dos países mais seguros do mundo

Este é um dos principais motivos para Portugal atrair tanto os estrangeiros, não somente os brasileiros. Considerados um dos países mais seguros do mundo, está em terceiro lugar no ranking, Portugal é destino cobiçado principalmente por quem vive em grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. 

A segurança para crianças brincarem com maior liberdade, famílias passearem nos parques, aposentados morarem com maior autonomia, são alguns dos argumentos de quem escolhe Portugal para viver em segurança. 

A Europa conta com 17 países entre os primeiros 25 do ranking de países mais seguros do mundo para se viver. Vinte e dois dos 36 países do bloco tiveram melhora nos indicadores nos aspectos que incluem segurança pública, conflitos externos e internos e combate ao terrorismo.

Leia o artigo Portugal, o 3º país mais seguro do mundo em 2020 e conheça as cidades mais seguras do país. 

Como é viver em Portugal e arrumar um emprego 

O salário mínimo em 2021 é de 665 euros, e o mercado de trabalho costuma ser acirrado, por isso é importante se informar bem sobre cada área de atuação antes de embarcar. Áreas como tecnologia e informática estão cada vez mais em alta e costumam ter vagas sempre abertas. 

É comum encontrar muitos brasileiros trabalhando em restaurantes, bares e hotéis. Afinal a simpatia brasileira acaba agradando os clientes, turistas e consequentemente os empregadores. 

No entanto, é importante saber que este tipo de emprego não paga altos salários, por isso estar atento a outras oportunidades e desenvolver novas habilidades pode ser fundamental. 

Há quem busque emprego em fábricas, onde o modelo trabalhista português se parece com o brasileiro. As fábricas contratam 40 horas semanais segmentadas em 5 dias de 8 horas de trabalho, com algumas exceções previstas no Código de Trabalho (CT) português.

Áreas com mais vagas para trabalhar em Portugal

As facilidades de viver em Portugal depois de se aposentar

Um dos vistos mais procurados por brasileiros que têm interesse em viver em Portugal é o Visto D7 Portugal para Aposentados ou Titulares de Rendimentos. Esse visto permite que pessoas que têm renda própria no Brasil morem em Portugal de forma legal. Obviamente é preciso comprovar o tipo de renda e há um mínimo para conseguir o visto D7. 

Portugal é um país preparado para os idosos como já escrevemos por aqui no artigo Expectativa de vida em Portugal, um país adaptado a aposentados. Além da segurança que possibilita uma maior autonomia dos idosos, que podem circular com maior liberdade, a acessibilidade também está cada vez maior e pensada para melhorar a qualidade de vida de pessoas mais velhas. 

As cidades pequenas são mais tranquilas e com mais espaços em meio a natureza, enquanto cidades maiores oferecem mais opções para tratamentos de saúde e atividades em grupos. 

Se você tiver interesse em saber como é como é viver em Portugal com o Visto D7 para aposentados, pode saber mais no artigo 5 melhores cidades para aposentados em Portugal

Como é viver em Portugal e abrir um negócio

Se a sua ideia é se mudar para Portugal e abrir um negócio ou então investir em algum que já existe, saiba que não está sozinho. Cada vez mais brasileiros seguem este caminho e tem conseguido sucesso. 

No entanto, é preciso estar ciente de que nem todos os segmentos podem ser bons investimentos e por isso o ideal é fazer muita pesquisa. 

O que investir em Portugal: quais são as melhores oportunidades de negócio

Alguns setores têm se destacado nos últimos anos, como os de tecnologia, informática e turismo. O setor de serviços também tem subido no ranking, mas ainda é mais tímido do que no Brasil. 

Os investimentos mobiliários também têm atraído fortemente os estrangeiros. E o mercado de construção civil e reformas tem se aquecido nos últimos anos, sobretudo nas grandes cidades onde há investimento do poder público para atrair investidores interessados em restaurar prédios antigos e preservar a história. 

Para saber mais leia o artigo Investir em Portugal: conheça as melhores cidades

Como ter acesso à saúde em Portugal?

Em Portugal o Sistema de Saúde Nacional (SNS)  é o equivalente ao SUS no Brasil, no entanto, podemos dizer que ele funciona melhor e de forma mais uniforme por todo país, diferente do Brasil. 

Para ter acesso ao atendimento de saúde pública, o brasileiro precisa de um documento chamado PB4.

É importante saber que mesmo sendo público, o atendimento de saúde não é gratuito. Mas os valores são baixos, tanto nas consultas, como nos exames e tratamentos. Os medicamentos comprados nas farmácias também têm uma parte financiada pelo governo. 

Para ter acesso ao sistema público de saúde em Portugal é necessário apresentar o PB4 juntamente com a Autorização de Residência (solicitada logo na chegada à Portugal e emitida pelo SEF), você deve procurar um Centro de Saúde mais próximo do seu endereço e então solicitar o seu número de utente. 

Assim, com esse número de utente você estará oficialmente registrado no SNS e com ele poderá marcar consultas, exames e tratamentos. Esses agendamentos podem ser solicitados por e-mail que são brevemente respondidos. Também é possível ter acesso a receitas médicas e saber dos resultados de exames de forma remota. É prático e seguro. 

Se você não tiver Autorização de Residência poderá ser preciso contratar um plano de saúde particular. Recomendamos a leitura do texto: Plano de saúde em Portugal: vale a pena contratar?

Como funciona a educação para os brasileiros que vivem em Portugal ? 

Esta é realmente uma pergunta bem ampla, mas vamos lá. Você pode querer saber como morar em Portugal com visto de estudante, o Visto D4, ele é indicado para estudos de longa duração, ou seja, mais de um ano. Independente do curso, pode ser secundário, superior, técnico, investigador (pesquisador), ou outro. Leia o artigo Como estudar em Portugal – Visto D4 e entenda melhor esse tipo de visto. 

Há várias opções de universidades conceituadas em Portugal e a cada ano novos cursos são criados. Para conhecer as melhores e mais reconhecidas universidades leia o artigo As melhores Universidades de Portugal: como se candidatar.

Ou ainda, você pode querer saber como é a educação para as crianças, caso tenha filhos ou dependentes menores em idade escolar. Neste caso saiba que a qualidade de ensino português é bastante elevada e os estudantes passam boa parte do dia na escola. Os professores costumam ser exigentes e o ensino rigoroso.

Para ter ideia, os estudantes que se formam no secundário já saem da escola com um nível da língua inglesa bastante elevado e o preparo para a vida acadêmica começa cedo. 

Saiba mais em: Educação infantil em Portugal: creches e escolas

Como matar a saudade do Brasil enquanto viver em Portugal? 

A saudade é uma companheira constante de quem mora em outro país, seja ela da família, dos amigos, daquele prato preferido ou daquela festa com a galera. A saudade do Brasil em Portugal pode ser amenizada com alguns truques. 

Você pode garimpar um mercado que tenha produtos brasileiros e preparar uma receita com o sabor da sua infância, ou então frequentar algum lugar onde toca música ao vivo, ao som do português do Brasil. Ainda há alguns grupos e associações criadas por brasileiros para aproximar quem está longe de casa. 

E claro, ligações e chamadas de vídeos longas e divertidas serão essenciais para amenizar a saudade e a falta das pessoas que estão do outro lado do oceano. 

As vantagens e recompensas culturais de viver em Portugal

Por fim, mas não menos importante destacamos as vantagens e recompensas culturais de viver em Portugal. Séculos de história a cada esquina, aqui você literalmente caminha pela história. Duvida? Então leia o artigo sobre a Calçada Portuguesa – história e arte

Lendas a cada aldeia. História em cada monumento. Música, teatro, literatura e uma riqueza cultural sem fim, assim é viver em Portugal.

Museus de Portugal: Guia Completo

A gastronomia é única, os artistas são vários, a arte é lindíssima e só mesmo estando no país e respirando a cultura local é possível emitir uma opinião de verdade. Por isso, se viver em Portugal está nos seus planos, prepare-se bem e seja bem-vindo. 

Por Liliane Machado

Jornalista, formada pela Unisociesc (Blumenau/SC/Brasil) e especialista em Mídias Digitais. Cursa mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho (Braga/Portugal) e tem experiência em TV, rádio, assessoria de imprensa e web. Mora em Portugal desde setembro/18, adora contar histórias, fazer amizades e não resiste a uma boa conversa seja com quem for: pessoas, animais, plantas e até extraterrestres.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.