Horário de Lisboa: 16h10 € Cotação: Euro Hoje

Conheça o clima em  Portugal, e as características de cada estação do ano. Programe sua viagem sem sustos.

Hábito comum entre quem viaja muito, pesquisar o clima e a previsão do tempo do destino escolhido é uma das primeiras tarefas a se fazer antes de sair comprando passagens e reservando hotel.

Assim, programar a sua viagem para Portugal envolve muitas coisas, entre elas, saber qual a melhor estação do ano para conhecer o país é muito importante.

E aqui esbarramos em algo bastante peculiar: Portugal oferece calor, praia, frio e neve – ou seja, há espaço para todos os gostos e preferências.

Dessa forma, se você pretende fazer apenas uma viagem turística ou se está considerando morar em Portugal, vamos explicar aqui o que lhe espera em cada uma das estações do ano no país, e como é o clima em Portugal.

 

www.otempo.pt

Como é a primavera em Portugal?

A primavera em Portugal começa em 20 de março e vai até 21 de junho. A estação mais florida do ano começa a colorir o país de uma forma tão incrível que faz até os rostos mais sisudos esboçarem um sorriso de alegria.

As flores de Portugal são belíssimas e deslumbrantes. Lisboa se torna uma verdadeira pintura viva – tenha o celular ou câmera sempre à mão, pois é uma foto mais linda do que a outra.

primavera em Portugal
Primavera em Portugal – Açores – byacores.com

A temperatura da primavera em Portugal é bastante amena, oscilando entre 11°C e 20°C, o que é muito agradável para passeios e caminhadas ao ar livre.

Os dias vão ficando progressivamente maiores e uma sensação de bem-estar e alegria vai tomando conta do coração sem nenhum motivo aparente.

Você se sente feliz apenas por estar ali.

Leia também: Quando viajar para Portugal 

Como é o verão em Portugal?

O clima em Portugal no verão, começa em 21 de junho e vai até 23 de setembro. Durante esses três meses você pode esperar por muito calor e pouca (ou nenhuma) chuva. Bermudas, camisetas, bonés e óculos de sol deverão ser suas principais vestimentas.

verao em Portugal - nacionalidade portuguesa
Verão em Portugal – Costa da Caparica

A temperatura no verão em Portugal fica entre mínimas de 20°C e máximas, dependendo da região, de 40°C (há registros de 50°C em regiões mais quentes como Alentejo).

Para quem vive em regiões mais quentes do Brasil, como o Norte e Nordeste, o verão em Portugal não deve causar espanto. Já os habitantes do Sul e Sudeste sentirão bem mais o calor.

Durante o período de férias, os portugueses costumam migrar para o sul em busca das praias do Algarve – uma tradição portuguesa. Se você não é muito chegado ao agito e badalação, é recomendável evitar a região durante o mês de agosto, o ápice do verão.

Já se você quer curtir o calor com mais tranquilidade, prefira ir no início de julho ou em setembro, períodos bem mais tranquilos.

Os dias de verão em Portugal são longos e o sol começa a desaparecer lá pelas 22h.

Entre as regiões onde o calor predomina, destacam-se Alentejo, Alcácer do Sal, Setúbal, Bragança, Évora, Santarém e Lisboa.

 


Como é o outono em Portugal?

Como estação de transição e prenúncio do inverno, o clima do outono em Portugal começa em 23 de setembro e vai até 21 de dezembro. Nessa época as temperaturas já começam a cair progressivamente e aquele friozinho gostoso toma conta das ruas e avenidas.

Há uma curiosidade: No dia 11 de novembro comemora-se o Dia da São Martinho, cuja lenda diz que um cavaleiro romano cortou sua capa em duas e de uma metade a um mendigo na rua para que se protegesse do frio e, então, a chuva parou, dando lugar para o sol e calor.

Por causa disso, essa semana é chamada de “Verão de São Martinho”, onde quase todos os anos surge um veranico em pleno novembro.

Em dezembro o frio já se instala e começam a surgir os assadores de castanhas pelas ruas cidades portuguesas.

outono em Portugal - nacionalidade portuguesa
Outono em Portugal – Castanhas assadas – www.vortexmag.net/

O inigualável aroma dessas castanhas assadas é um convite mais do que bem-vindo para se fazer um passeio no frio: enrole o cachecol no pescoço e coloque as mãos no bolso do casaco (ou na cintura da sua companhia) e saia para um agradável bater de pernas por Portugal.

As roupas, obviamente, já devem ser próprias para a estação: blusas, casacos, calças e boinas em dias mais frios.

Como é o inverno em Portugal?

O inverno em Portugal começa no dia 21 de dezembro e estende-se até 20 de março. Nessa época os dias já ficam bem mais curtos – o próprio dia 21 de dezembro tem apenas nove horas de luz do sol natural.

Nessa época a chuva também é uma constante, podendo chover por vários dias seguidos. E a temperatura despenca. Em cidades ao sul, como Lisboa, onde o clima é mais quente, a temperatura oscila entre 8°C e 14°C.

Já ao norte o frio é bem mais intenso – e quem busca neve e temperaturas negativas em Portugal, pode encontrá-las nas regiões mais altas, como Serra da Estrela. No Porto, a segunda cidade de Portugal, o clima é mais úmido e faz mais frio do que em Lisboa.

Inverno em Portugal
Inverno em Portugal – www.portugaldenorteasul.pt

Sendo assim, quem gosta de frio deve conhecer lugares como Porto, Guimarães, Braga, Viana do Castelo e a pequena Ponte do Lima. Muitos desses lugares com estruturas medievais que encantam os visitantes.

Portanto, você deve se preparar para enfrentar ventos fortes e dias frios e úmidos. Quem não está habituado pode estranhar bastante, mas com o tempo você se acostuma e passa até a gostar do frio de Portugal.

 

Por Martins & Oliveira - Sociedade de Advogados

Sociedade de Advogados

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.