Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Conheça o clima em Portugal, e as características de cada estação do ano! Programe sua viagem sem sustos e com um planejamento certeiro com as dicas que vamos lhe dar.

Hábito comum entre quem viaja muito, pesquisar o clima e a previsão do tempo do destino escolhido é uma das primeiras tarefas a se fazer antes de sair comprando passagens e reservando hotel, não é mesmo?

Assim, planejar a sua viagem para Portugal envolve muitas coisas, entre elas, saber qual a melhor estação do ano para conhecer o território é muito importante e algo que deve ser levado em consideração.

E aqui é que se esbarra em algo bastante característico do país: Portugal oferece calor, praia, frio e neve – ou seja, existe espaço para todos os desejos e preferências.

Dessa forma, se você pretende fazer apenas uma viagem turística ou se está considerando morar em Portugal, vamos explicar o que lhe espera em cada uma das estações do ano no país, e como é o clima em Portugal. Confira tudo sobre o clima em Portugal!

Como é o clima em Portugal?

Portugal é um país conhecido por ter 300 dias de sol durante todo o ano. Ou seja, por se localizar na Europa, esse é um diferencial e tanto para quem busca um clima mais agradável e prefere o calor.

Via de regra, Portugal tem um clima temperado e as estações são bem divididas. Os Verões são quentes e secos e os invernos frios e úmidos (a depender da cidade e da região).

Já a Primavera e o Outono possuem temperaturas mais amenas. Os municípios se tornam floridos, com parques e praças, que apresentam flores de diferentes espécies. Além disso, no Outono, o amarelo e o marrom são as tonalidades que cobrem as ruas, com as folhas que caem das árvores.

Há programações para todos os gostos, que são divididas de acordo com as estações do ano. De festivais e shows a céu aberto a concertos indoor – sempre existe uma alternativa para curtir a diversão e os atrativos que cada temporada proporciona.

Além disso, os cardápios dos restaurantes acompanham os diversos períodos do ano e os pratos se adequam à temperatura: mais um motivo para visitar Portugal e conhecer as delícias da gastronomia portuguesa.

Temperatura agora em Portugal.

Como é o clima na primavera em Portugal?

A primavera em Portugal começa em 20 de março e vai até 21 de junho. A estação mais florida do ano começa a colorir o país de uma forma tão incrível que faz até os rostos mais sisudos esboçar um sorriso de alegria, constituindo uma das mais belas estações que fazem parte do clima em Portugal.

As flores são exuberantes e deslumbrantes. Lisboa se torna uma verdadeira pintura viva – tenha o celular ou câmera sempre à mão, pois é uma foto mais linda do que a outra.

primavera em Portugal
Primavera em Portugal – Açores – byacores.com

Como é o verão em Portugal?

O clima em Portugal no verão começa em 21 de junho e vai até 23 de setembro. Durante esses três meses você pode esperar muito calor e pouca (ou nenhuma) chuva. Bermudas, camisetas, bonés e óculos de sol deverão ser suas principais vestimentas.

A temperatura no verão em Portugal fica entre mínimas de 20°C e máximas, dependendo da região, de 40°C (há registros de 50°C em regiões mais quentes como Alentejo).

Para quem vive em regiões mais quentes do Brasil, como o Norte e Nordeste, o verão em Portugal não deve causar espanto. Já os habitantes do Sul e Sudeste sentirão bem mais o calor.

Durante o período de férias, os portugueses costumam migrar para o sul em busca das praias do Algarve – uma tradição portuguesa. Se você não é muito chegado ao agito e badalação, é recomendável evitar a região durante o mês de agosto, o ápice do verão.

Já se você quer curtir o calor com mais tranquilidade, prefira ir no início de julho ou em setembro, períodos bem mais tranquilos.

Os dias de verão em Portugal são longos e o sol começa a desaparecer lá pelas 22h. Entre as regiões onde o calor predomina, destacam-se Alentejo, Alcácer do Sal, Setúbal, Bragança, Évora, Santarém e Lisboa.

verao em Portugal - nacionalidade portuguesa
Verão em Portugal – Costa da Caparica

Como é o clima no outono em Portugal?

Como estação de transição e prenúncio do inverno, o clima do outono em Portugal começa em 23 de setembro e vai até 21 de dezembro. Nessa época as temperaturas já começam a cair progressivamente e aquele friozinho gostoso toma conta das ruas e avenidas.

Há uma curiosidade: No dia 11 de novembro comemora-se o Dia da São Martinho, cuja lenda diz que um cavaleiro romano cortou sua capa em duas e de uma metade a um mendigo na rua para que se protegesse do frio e, então, a chuva parou, dando lugar para o sol e calor.

Por causa disso, essa semana é chamada de “Verão de São Martinho”, onde quase todos os anos surge um veranico em pleno novembro.

Em dezembro o frio já se instala e começam a surgir os assadores de castanhas pelas ruas das cidades portuguesas.

O inigualável aroma dessas castanhas assadas é um convite mais do que bem-vindo para se fazer um passeio no frio: enrole o cachecol no pescoço e coloque as mãos no bolso do casaco (ou na cintura da sua companhia) e saia para um agradável bater de pernas por Portugal.

As roupas, obviamente, já devem ser próprias para a estação: blusas, casacos, calças e boinas em dias mais frios.

outono em Portugal - nacionalidade portuguesa
Outono em Portugal – Castanhas assadas – www.vortexmag.net

Como é o inverno em Portugal?

O inverno em Portugal começa no dia 21 de dezembro e estende-se até 20 de março. Nessa época os dias já ficam bem mais curtos – em 21 de dezembro, há apenas nove horas de luz do sol natural.

Nesse período, a chuva também é uma constante, podendo chover por vários dias seguidos. E a temperatura despenca. Em cidades ao sul, como Lisboa, onde o clima é mais quente, a temperatura oscila entre 8°C e 14°C.

Já no norte o frio é bem mais intenso – e quem busca neve e temperaturas negativas em Portugal, pode encontrá-las nas regiões mais altas, como Serra da Estrela. No Porto, a segunda cidade de Portugal, o clima é mais úmido e faz mais frio do que em Lisboa.

Sendo assim, quem gosta de frio deve conhecer lugares como Porto, Guimarães, Braga, Viana do Castelo e a pequena Ponte do Lima. Muitos desses lugares com estruturas medievais que encantam os visitantes.

Portanto, você deve se preparar para enfrentar ventos fortes e dias frios e úmidos. Quem não está habituado pode estranhar bastante, mas com o tempo você se acostuma e passa até a gostar do frio e do clima de Portugal nesse período do ano.

Clima de Portugal em Janeiro

O clima em Janeiro em Portugal conta com temperaturas baixas. O frio do Inverno faz com que os dias sejam cinzentos e as pessoas procurem por lareiras, aquecedores, mantas de tecidos pesados e meios em que seja possível manter o calor dentro das casas.

As chuvas também marcam presença ao longo do mês de Janeiro, assim como os galhos secos das árvores que podem ser vistas pelas janelas, e que completam as paisagens nas ruas portuguesas.

Clima de Portugal em Fevereiro

Com um pouco menos de chuva do que nos outros meses de Inverno, o clima em Fevereiro em Portugal continua frio, mas convida as pessoas aos festivais e eventos dos municípios, realizados nesse momento do ano. E, mesmo aqui, o Carnaval é comemorado com desfiles e carros alegóricos, por isso, nem o ar frio é capaz de espantar a comunidade e os turistas.

As temperaturas baixas são registradas mais comumente na região norte, particularmente na Serra da Estrela, onde é possível nevar.

clima em portugal

Clima de Portugal em Março

Marcado pelo fim do inverno e início da primavera, Março é o mês em que o horário de Verão começa.

Fora da alta temporada, o clima em Março em Portugal faz com que os passeios sejam realizados de forma mais tranquila, com a visitação a pontos turísticos e programações que podem ser aproveitadas em família ou entre amigos.

Ainda faz frio, porém não em demasia. Mas, atenção, porque os casacos e as calças ainda são exigidos. Portanto, é necessário andar agasalhado (a). Proteja-se!

Clima de Portugal em Abril

O clima em Abril em Portugal se caracteriza por apresentar dias mais longos, atividades culturais e a temperatura agradável.

Uma boa notícia para os que não gostam do frio: é em abril que os moradores de Portugal podem se despedir do vestuário com roupas mais pesadas. A temperatura se altera e, na capital Lisboa, os termômetros durante o dia alcançam os 21°C.

É como se, em Abril, as pessoas voltassem a ocupar os espaços públicos, a espera do calor que se anuncia.

Clima de Portugal em Maio

Sol, calor, flores e frutas vistas das árvores: assim é o mês e o clima em Maio em Portugal.

As temperaturas máximas registradas ficam acima dos 20 graus. E esse período é destaque, também, pela colheita das cerejas, especialmente na região central do país. Os campos verdes são tomados pelo vermelho brilhante das cerejas, um verdadeiro espetáculo a ser visto de perto!

Clima de Portugal em Junho

Banhos de mar e de rio ou banhos de sol nos gramados dos parques: essas são as vantagens do clima em Junho em Portugal. A temperatura média em Lisboa, por exemplo, é de 23° C, portanto, não há motivo para não curtir os dias ensolarados.

Festas típicas populares, festivais de jazz, exposições e campeonatos esportivos são apenas algumas das atrações que completam o mês de Junho nas terras portuguesas, onde o calor faz com que as pessoas estejam mais animadas.

Clima de Portugal em Julho

O clima em Julho em Portugal é seco, com chuvas mais escassas durante o mês. Como é Verão, as temperaturas são mais altas e ultrapassam os 30° C.

Os turistas, especialmente europeus, dão preferência à visitação de regiões com praia em Portugal e espaços verdes, em que há o contato direto com a natureza.

Clima de Portugal em Agosto

Época em que o Verão ainda é o grande responsável por lindos dias de sol, o clima em Agosto em Portugal garante a manutenção de altas temperaturas, mais uma vez acima dos 30° C em algumas cidades.

Lisboa, a capital, tem uma faixa de temperatura que vai dos 18° C aos 28° C.

As chuvas podem começar a ocorrer com um pouco mais de frequência, contudo o tempo ainda permanece muito seco.

Clima de Portugal em Setembro

Se você pretende visitar o país neste mês, saiba que o clima em Setembro em Portugal é quente, com mínimas de 17,8° C e máximas de 27,1° C.

Ainda desse modo, há menos turistas em terras portuguesas, os alunos voltam às aulas e o clima mais quente dá adeus aos poucos, visto que Setembro é o último mês do Verão.

Este mês pode ser uma boa pedida para o turismo, visto que o clima em Portugal propicia passeios ao ar livre e o deslocamento facilitado entre as cidades.

Clima de Portugal em Outubro

Aos apreciadores do frio, o clima em Outubro em Portugal apresenta uma oportunidade de começar a tirar os casacos do guarda-roupa.

É Outono e as temperaturas caem, com mínimas em Lisboa de 15° C. Mas, em outras cidades portuguesas, é possível que se alcancem até mesmo os 10° C.

Nesse sentido, se Outubro é o mês escolhido para a sua viagem, coloque as roupas de frio na mala para não enfrentar imprevistos.

Clima de Portugal em Novembro

A partir do Outono, o clima em Novembro em Portugal atinge os 11,4 ° C em Lisboa.  Passear pelas ruas e vilas, neste mês, é se dar conta de que as tonalidades marrons e vermelhas dão um toque especial à estação.  

O frio passa a fazer parte do cotidiano, assim como as comidas típicas, que envolvem sopas, caldos mais reforçados e assados com carne de porco. É um excelente período para apreciar um bom vinho e para se estar perto de uma lareira.

Clima de Portugal em Dezembro

A troca do Outono para o Inverno é o que determina o clima em Dezembro em Portugal, quando as temperaturas começam a ficar mais baixas.

Em Lisboa, as temperaturas mínimas atingem por volta dos 5° C.

No norte do território português, as temperaturas são ainda mais baixas. Pode haver neve nas regiões da Serra da Estrela e Trás dos Montes, por exemplo. O turismo de neve é muito praticado já a partir de Dezembro em Portugal. Assim se dá o clima perfeito de Natal em Portugal.

Clima em Lisboa

No decorrer do texto foi possível perceber como é a temperatura em Lisboa, conforme as mudanças ocorridas nas diferentes estações do ano. Mas, para elucidar as informações, há destaque para o Verão, morno e seco, de um céu quase sem nuvens.  

Isso faz com que na região da capital, o clima em Portugal seja uma ótima oportunidade de curtir a praia e os banhos de mar.

O inverno, por outro lado, é fresco, com chuvas, ventos fortes e céu encoberto.

Em termos gerais, a temperatura varia de 8 °C a 29 °C.  Cabe citar que Lisboa tem  praticamente o mesmo clima encontrado em Cascais.

Clima no Porto

Ao norte, no Porto, turistas e moradores observam que o Verão é agradável, seco e de um céu quase sem nuvens. Já o inverno é de um frio marcante, com chuvas constantes.

A variação de temperatura vai de 6 °C a 24 °C, raramente é inferior a 1 °C ou superior a 30 °C.

De 19 de junho a 24 de setembro é quando se registram temperaturas mornas, com  média diária acima de 22 °C. Já o clima mais frio ocorre de 22 de novembro a 6 de março. A máxima diária, em média, fica abaixo dos 16 °C.

Clima em Braga

O clima em Braga é similar ao clima em Guimarães, cidade próxima.

Na cidade de Braga, há um Verão reduzido, de clima morno, seco e céu quase sem nuvens.

Nos meses mais frios, o inverno traz as chuvas recorrentes.

A temperatura média anual varia de 5 °C a 27 °C, dificilmente é inferior a 1 °C ou atinge máximas acima dos 33 °C.

Clima em Faro

Entender sobre o clima em Faro é saber mais sobre o clima característico do Algarve.

O Verão seco, quase que árido, torna as idas à praia obrigatórias.

O inverno é longo, ameno e chuvoso. No entanto, durante o ano, a temperatura varia de 8 °C a 29 °C. Por essa razão, é possível concluir que esta não é uma das regiões mais frias de Portugal, pelo contrário, é um local em que as temperaturas permanecem agradáveis.

Clima em Coimbra

As temperaturas em Coimbra condizem com o clima que existe na região de Viseu.

Coimbra fica a 28 metros acima do nível do mar e conta com clima quente e temperado. O Verão é muito mais seco do que o inverno e a temperatura anual, em média, fica na marca dos 15 °C.

O mês mais quente do ano é Agosto, com média de 21, 9 °C. Em Janeiro, os termômetros alcançam os 8 °C.

Clima nos Açores

Você sabia que o clima em Portugal continental é diferente do clima nos Açores?

Açores tem o clima oceânico. E os sites de institutos de meteorologia indicam que a melhor época para viajar aos Açores é de julho até outubro. Isso quer dizer que poderá ser mais fácil aproveitar os dias nas Ilhas e não contar com imprevistos nesse período, já que há menor possibilidade de ocorrer chuvas.

A temperatura média mais elevada na região dos Açores é 23°C, no mês de Agosto e, a mais baixa, ronda os 16°C, em Janeiro.

Para colocar os pés na água, torna-se prudente saber: a temperatura da água fica na faixa dos 16°C aos 25°C.

Clima na Ilha da Madeira

A Madeira possui um clima peculiar, conhecido como um clima oceânico subtropical, que pode ser melhor interpretado pela localização geográfica da Ilha e seu relevo montanhoso.

Entre Outubro e Fevereiro é quando chove em maior intensidade, e a precipitação anual é de 700 mm. São cerca de 90 dias de chuva por ano, contrapostos por mais de 2.400 horas de sol.

Entre Maio e Setembro, os meses são secos. Portanto, escolhidos como os meses ideais para a visita à Madeira e aos seus atrativos turísticos.  

A curiosidade é que o clima da Madeira é exclusivamente ameno. As temperaturas máximas se alternam entre 25°C no Verão e 20°C no Inverno, com mínimas que variam entre 20°C no Verão e 13°C durante o inverno.

Ao contar com essas informações relacionadas ao clima em Portugal, será muito melhor programar a viagem ao país para conhecê-lo de norte a sul.

Você conseguirá prever os meses mais chuvosos e aqueles em que o sol vai brilhar sem empecilhos! Da praia à serra, há muito o que se fazer em Portugal, basta encontrar espaço na agenda e traçar o roteiro!

 

Por Naiara Andrade

Naiara Andrade é brasileira, catarinense e jornalista. Tem experiência em produção de conteúdo, mas também em outras atividades nas áreas da Publicidade e do Marketing Digital. Já morou na Irlanda, onde aprimorou um segundo idioma. Atualmente reside em Portugal e cursa Mestrado em Comunicação Estratégica, na UBI. Apesar de gostar muito do mar, Naiara aprendeu a apreciar as montanhas. Apaixonada por música, ela adora viajar, curte cinema e está sempre aberta a novos desafios pelo caminho.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.