Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Como dizia Carlos Paião, cantor e compositor português: “Viva o Santo Antônio, viva o São João! Viva o 10 de Junho e a Restauração! Viva até São Bento, se nos arranjar! Muitos feriados para festejar!” A antiga canção portuguesa espelha bem o que é o mês de Junho: Santos Populares em Portugal e feriados para festejar. 

No país, o mês de Junho é o mês das festas dos Santos Populares. Desde o Santo António ao São Pedro, de norte a sul festeja-se os santos padroeiros com celebrações típicas de cada região, com sardinhas assadas e muitos arraiais. 

Se está de passagem em Portugal ou acaba de chegar ao país, fique a conhecer estas festas dos Santos Populares. 

Origem das Festas dos Santos Populares em Portugal

O início das comemorações no mês de Junho, em várias partes do Norte Europeu, dos Santos Populares, se deu em virtude do solstício de verão, e as fogueiras acesas marcavam o período de união das comunidades envolvidas. Apesar da celebração ter se iniciado em regiões de tradição pagã, foi a Igreja, que ao se propagar por tais lugares, uniu as datas à celebração dos seus Santos e feriados, como São Pedro, São João e Santo Antônio por exemplo.

Festas dos Santos Populares

Sabor a sardinha no pão e manjerico na mão, aí vamos nós para as festas populares! Os grelhadores voltam a aquecer, as cervejas arrefecem, os cantores populares afinam as vozes e as ruas das cidades enchem-se de alegria e muita animação. 

Surpreenda-se com as Festas dos Santos Populares em Portugal
Manjerico na Festa dos Santos Populares em Portugal – Foto A Senhora no Monte.

As principais festas de Santos Populares são o Santo Antônio em Lisboa, São João no Porto e São Pedro na Póvoa de Varzim ou Sintra. 

Estas festas são autênticos arraiais, idênticos às festas juninas brasileiras. Ninguém quer perder e há até quem fique à espera destas festas o ano inteiro! 

Conheça as principais festas de Santos Populares e o que se faz em cada uma delas:

Festa de Santo Antônio, em Lisboa

O santo mais popular de Lisboa transforma a cidade num imenso arraial bem popular. Por toda a cidade é possível sentir o ambiente das Festas Populares. As ruas aparecem decoradas com balões de papel, fitinhas, bandeirolas e manjericos. 

A enchente e a animação começam a aparecer pelas ruas dos vários bairros que preparam estes dias com muito entusiasmo. Visite os arraiais de Alfama, Graça, Bica, Mouraria ou Madragoa, por exemplo. São tantos os arraiais à sua disposição, que o melhor é mesmo sair à rua e explorar a cidade. Pelo caminho, vai encontrar sempre barraquinhas de comida e bebida nos largos e ruas. 

Mas estas festas populares são muito mais. Saiba o que pode fazer nas festas de Santo António, em Lisboa.

Festa de Santo Antônio em Lisboa
Festa de Santo Antônio em Lisboa – Foto Chicken or Pasta.

Arraiais e festas de bairro

Cada largo ou viela de Lisboa é sinónimo de festa popular, durante o mês de Junho. Cada bairro tem a sua própria programação, cantores, espetáculos e tradições. Mas uma coisa é comum em todos os bairros: Todos estão ali para se divertirem, para comer, beber e dançar. As festas começam cedo, logo ao fim da tarde (quando não é mais cedo) e duram pela noite dentro. 

Conheça os vários bairros de Lisboa onde existem arraiais de Santo António:

– Arraial da Misericórdia, Miradouro de São Pedro da Alcântara;

– Arraial da Praça da Alegria;

– Arraiais Banana Café;

– Arraial P’ra Sempre, na Mouraria;

– Arraial da Academia de Santo Amaro;

– Arraial de Alvalade;

– Arraial Beco de Lisboa;

– Arraial dos Navegantes, Parque das Nações;

– Arraial da Vila Berta, no Bairro da Graça;

– Arraial Lisboa Pride;

– Arraiais nos Bairros da Bica, Madragoa, Alfama, etc. 

São muitos os arraiais que tem à escolha. Saia para a rua e divirta-se! 

Gastronomia

Nos Santos Populares, come-se caldo verde e sardinha assada! Esta é uma das delícias da culinária portuguesa que é servida por todos os cantos, onde as churrasqueiras vão para as calçadas para aromatizar o ambiente por quem lá passa .Mas não só. Também se grelha a famosa entremeada (carne de porco), e petisca-se moelas, rojões e pica-pau (e não é o pássaro). 

Além disso, facilmente você encontrará os bolinhos de bacalhau, chamuças de carne, bifanas, caldo verde, as imperiais (nosso chopp) bem geladas, licor de ginjinha, pastéis de nata, queijadinhas, etc. E como já há vários brasileiros vivendo em Portugal, não se surpreenda se encontrar disponíveis na rua para comprar petiscos juninos típicos do Brasil.

Surpreenda-se com as Festas dos Santos Populares em Portugal
Sardinha assada na festa dos Santos Populares – Foto Escapada Rural.

Música Popular

As músicas tradicionais portuguesas são as que embalam as festas por entre as barraquinhas de comida e ruas das cidades por todo o país, quer seja ao vivo ou não. Mais conhecida como a música pimba, é a preferida dos arraiais. 

Marchas Populares

As Marchas Populares são um dos pontos mais fortes das festas de Santo António, em Lisboa. As primeiras marchas tinham o principal objetivo de dar a conhecer os trajes, as músicas e a união do povo lisboeta na celebração do Santo António.

Na noite de 12 de junho (véspera do dia oficial de Santo Antônio), vários bairros lisboetas saem à rua para desfilar na Avenida da Liberdade. Um desfile com coreografias e músicas trabalhadas por cada grupo, com o objetivo final de ganhar a competição bairrista. É uma grande celebração, onde grupos dos bairros mais tradicionais mostram os seus melhores atrativos, bem como reverenciam os Santos e personagens da história portuguesa. 

É uma tradição muito bonita com quase 90 anos de existência. Ao longo da avenida, a Câmara Municipal monta arquibancadas, para que a população possa assistir e apoiar os seus favoritos.

 

Procissão a Santo Antônio

Dia 13 de junho é o dia de Santo António (marcado pela morte de Santo Ant|onio). Todos os anos, às 17h, ocorre a tradicional procissão a um dos santos portugueses mais queridos do mundo. A saída da procissão é da sua igreja, situada em Alfama, junto à Sé Catedral, local onde Santo António nasceu, por volta do ano de 1193. São cerca de 2 horas de percurso pelas ruas do bairro da Alfama. Além da procissão, a igreja de Santo António celebra missas especiais durante todo o dia.

Casamentos de Santo Antônio 

Outra das tradições portuguesas desta época do ano são os casamentos de Santo António. A iniciativa é organizada há 25 anos pela Câmara Municipal de Lisboa, mas foi em 1958 que, pela primeira vez, 26 casais se casaram na Igreja de Santo António. O objetivo era possibilitar o casamento a casais com maiores dificuldades financeiras. Hoje em dia é uma das tradições mais queridas dos lisboetas, constituindo uma marca incontornável na tradição popular de Lisboa. Este ano, continua a ter bastante adesão por parte de casais que aproveitam esta época para casar. 

Outros locais onde se festeja o Santo Antônio, em Portugal

Lisboa não é a única cidade portuguesa onde o Santo António é o Santo Padroeiro. Existem outras cidades onde também se celebra este santo querido:

– Amares;

– Cascais;

– Estarreja;

– Ferreiro do Zêzere;

– Proença-a-Nova;

– Reguengos;

– Vale de Cambra;

– Vila Nova da Barquinha;

– Vila Verde.

Festa de São João no Porto

Passamos para o Norte de Portugal, onde se celebra o São João. No Porto, a festa é idêntica em cor e alegria nos bairros mais tradicionais, como Miragaia, Fontainhas, Ribeira, Massarelos e outros.

Trata-se de uma manifestação popular que arrasta multidões para a rua, contagiando cada um dos bairros da cidade, entusiasmando todos que participam nesta festa.

A boa disposição e animação estão garantidos, mas saiba aqui o que pode fazer no São João:

Martelinhos de plástico e balões de ar quente

Se vai passear pelas ruas cheias da cidade do Porto, é natural que leve muitas “marteladas” na cabeça. Não se assuste nem se preocupe. É normal. Conta a tradição, que no início das celebrações, eram utilizados  ramos de alho poró e de cidreira para pedir por fertilidade e prosperidade.

Hoje, foram trocados por martelinhos de plástico, que devem tocar as outras pessoas com o intuito de desejar coisas boas e boa sorte para o próximo.

Ao longo do seu percurso pelas ruelas, vai encontrar dezenas de lojinhas e vendedoras ambulantes com martelos de várias cores e balões de ar quente. 

Esta é outra tradição na noite de São João. Um ato de grupo, em que todos contribuem entusiasticamente para acender o balão de São João. Quando ele sobe e se torna um pontinho luminoso no céu, é uma alegria para todos. E sim, vai ver muitos pontinhos luminosos no céu na noite de São João!

Surpreenda-se com as Festas dos Santos Populares em Portugal
Tradicionais martelinhos de São João no Porto – Foto Publico.

Fogo-de-artifício

Não se pode perder o famoso fogo-de-artifício, que é lançado à meia-noite em pleno rio Douro. É um espetáculo a céu aberto de cerca de 15 minutos, que junta milhares de pessoas junto ao rio Douro, seja do lado do Porto, seja do lado de Gaia. 

fogos de artifício no Porto
Fogos de artifício no Porto – Foto Evasão

Arraiais e festas

Depois do espetáculo de fogo-de-artifício, há música e bailaricos a animar a noite por toda a cidade. A Câmara Municipal prepara uma agenda completa, que integra várias iniciativas de animação, desde concertos e espetáculos ao desporto, passando pelas tradicionais rusgas, arraiais e bailaricos. Todos os bairros preparam as suas festas, num ambiente de alegria e emoção. 

Gastronomia

As sardinhas assadas em cima de um pedaço de broa e o caldo verde são tradição! Assam-se sardinhas em qualquer canto da cidade, por isso vai sentir o cheirinho em qualquer rua por onde passe. Já percebeu que as sardinhas são a grande estrela dos Santos Populares, certo?

Surpreenda-se com as Festas dos Santos Populares em Portugal
Broa com Caldo Verde – Foto Pinterest.

Mergulhos no mar

A noite acaba para muitos junto à praia, para ver nascer o sol ou para um banho matinal (para os mais aventureiros), como manda a tradição.

Outros locais onde se festeja o São João, em Portugal

Não é só no Porto que se celebra o São João. Braga, por exemplo, também é uma importante Festa dos Santos Populares em Portugal, com várias festividades. A Figueira da Foz também celebra o São João numa festa parecida à cidade do Porto. Em Évora, também há a festa de São João, apesar de se celebrar em São Pedro. 

Além disso, ali ao lado de Lisboa, Almada espera que as festas de Santo António adormeçam para festejar o São João. Nos Açores, também se comemora o São João com marchas, desfiles e muita animação. 

Festa de São Pedro

Para terminar a época das festas dos Santos Populares em beleza, a 29 de junho comemora-se o São Pedro. Cidades como Sintra, Évora ou Setúbal têm o São Pedro como o seu Santo Popular padroeiro. 

Apesar deste Santo não ser tão popular como os outros dois, devido essencialmente à popularidade das grandes cidades, a festa de São Pedro é feita de tradições muito semelhantes ao Santo António e ao São João. 

As ruas enchem-se de cor e animação, com bandeirolas, fitas e manjericos. Procissões, marchas populares e bailes são organizadas nas ruas e a música está sempre presente. Na gastronomia, a sardinha assada, o pimento, broa, caldo verde e vinho são os elementos principais da festa.

No entanto, dependendo da região do país onde se celebra o São Pedro, há tradições específicas. Fique a conhecer algumas:

Festas de São Pedro da Afurada

As festas de São Pedro da Afurada são celebradas com arraiais e muita animação, mas também com uma procissão marcante, onde pescadores, vestidos com trajes tradicionais, carregam santos. A Ponte da Arrábida é palco de um espetacular fogo-de-artifício invertido, chamado de Cascata de Fogo. 

Festas de São Pedro da Póvoa

Na Póvoa de Varzim, celebra-se o São Pedro com um cortejo de usos e costumes, missas, concertos e arruadas. Faz-se também a Inauguração dos Tronos, feita por seis bairros distintos do município que competem pelo prémio de trono mais bonito.

Festas de São Pedro do Montijo

Nestas festas, as tradições são um pouco diferentes, até porque estamos no Ribatejo. A festa inicia-se com uma oferenda a São Pedro, com flores dedicadas à sua estátua e com hastear de bandeiras. Fazem-se largadas e corridas de touros. Também é comum as Alvoradas, e a procissão noturna.

Festas de São Pedro do Seixal

Aqui, as festas são celebradas com marchas populares, ao jeito de Lisboa. Destaca-se a Marcha das Canas, que já tem anos de história. 

Festas de São Pedro de Macedo de Cavaleiros

Ainda, nas Festas dos Santos Populares em Portugal, em Macedo de Cavaleiros, fazem-se disputas de concertinas e concertos pela noite dentro. Além disso, há arruadas todos os dias à tarde. 

Nestas festas populares, ainda resistem tradições como saltar a fogueira, oferecer à namorada ou namorada manjericos com quadras de amor. A origem destas festividades está ligada ao solstício de verão e a antigos rituais de fertilidade. 

As festas populares são um grande marco das festas tipicamente portuguesas. Não faltam boas razões para visitar um destes muitos locais onde se festeja os Santos Populares em Portugal e aproveitar para se divertir. 

Por Liliana Pastor

Sou portuguesa, tenho 28 anos e sou profissional de Marketing Digital. Tenho licenciatura em comunicação social e mestrado em marketing.
Tenho experiência em desenvolvimento de negócio nacional e internacional, bem como, desenvolvimento e implementação de planos de venda, de acordo com os objetivos de cada empresa.
Procuro conseguir, por via do Marketing Digital, aumentar a visibilidade e reconhecimento de marcas e empresas, aumentar o engagement e, consequentemente, aumentar as vendas.
Sou responsável e muito motivada a fazer sempre mais e melhor.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.