Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Portugal continental é lindo, mas essa beleza vai além-mar e chega até o arquipélago dos Açores, um paraíso natural ainda muito preservado que esconde incríveis paisagens e uma natureza exuberante. O arquipélago dos Açores em Portugal já foi inúmeras vezes ganhador de prêmios de melhor destino da Europa, bem como de melhor ponto para observação de baleias no continente europeu. 

Por isso, se ficou curioso com tanta beleza, venha conhecer um pouco mais sobre os Açores em Portugal. 

A descoberta do arquipélago dos Açores em Portugal

O arquipélago dos Açores é composto por 9 ilhas e a principal delas é a Ilha de São Miguel, onde está localizada a capital dos Açores: Ponta Delgada. É para lá que muitos voos se destinam, visto que é uma das cidades com mais estrutura do arquipélago. 

Uma curiosidade do arquipélago dos Açores é que todas as suas ilhas são de origem vulcânica e elas entram no mapa oficial da Europa entre 1427 e 1431 durante as explorações marítimas portuguesas lideradas pelo infante D. Henriques. Desde então, elas foram colonizadas, primeiro por animais e depois passaram a ser habitadas aos poucos pelos colonos, que iam além dos portugueses. 

Após resistir a erupções, guerras, terremotos e doenças, o arquipélago dos Açores resistiu e pode-se perceber a bravura do povo açoriano. 

Como é composto o arquipélago dos Açores em Portugal?

As 9 ilhas então foram divididas em 3 grupos: o Grupo Oriental, composto por Santa Maria e São Miguel, o Grupo Central com as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, e o Grupo Ocidental composto pelas ilhas Corvo e Flores. 

Mapa do arquipélago dos Açores

Todas estão localizadas em uma faixa de 600 km de distância no oceano Atlântico Norte. E reza a lenda de que Platão já falava sobre elas quando mencionava Atlântida em suas reflexões filosóficas. 

Embora faça parte de Portugal, o arquipélago dos Açores, juntamente com os arquipélagos da Madeira, Canárias e Cabo Verde formam a região biogeográfica da Macaronésia, que significa “ilhas afortunadas”.

Como chegar aos Açores em Portugal?

O arquipélago dos Açores em Portugal fica a uma distância de 2 horas a 2:40h de voo do continente (para São Miguel) e este percurso é feito por algumas companhias aéreas. O tempo de voo depende da origem e do destino no arquipélago dos Açores. 

As companhias mais comuns que viajam para lá são a Sata Azores Airlines, TAP e Ryanair. Já o valor dos bilhetes pode variar e muito durante o ano entre a baixa e a alta temporada. Por exemplo, um voo para a baixa temporada custa em média 50€ o trecho, podendo custar mais dependendo da disponibilidade ou da companhia aérea. 

Depois das restrições de viagem com a pandemia, é preciso apresentar um teste PCR negativo à covid-19 realizado até 72h antes do embarque. 

Os viajantes de Portugal e da Região Autônoma da Madeira podem realizar o teste gratuitamente nos laboratórios conveniados. 

Já para o deslocamento entre as ilhas do arquipélago dos Açores em Portugal, os transportes mais comuns são barcos (atentar para a disponibilidade durante a baixa temporada) e também voos locais pela Sata Azores Airlines. 

As ilhas do arquipélago dos Açores 

Cada ilha possui características próprias e nem parecem que estão no mesmo arquipélago, já que até o clima muda bruscamente de uma região para outra. Venha conhecer quais as atrações nas ilhas mais importantes dos Açores em Portugal e quais as suas particularidades. 

Ilha de São Miguel

A maior ilha do arquipélago dos Açores, tanto em extensão como em número de habitantes, é onde se concentra a maior parte dos visitantes dos Açores. São Miguel sempre teve relativa importância comercial dentro do arquipélago, com o cultivo de trigo, laranja e mais tarde abacaxi, chá e tabaco. Além disso, o desenvolvimento da agropecuária levou São Miguel a ter forte relevância na indústria de laticínios. 

Mas é o turismo a grande aposta de hoje e de fato há muito o que ver na ilha. Ponta Delgada é a capital da ilha e também dos Açores, o que faz dela uma cidade com grande infraestrutura sem nada a desejar de cidades grandes. Visite as Portas da Cidade, cartão postal de Ponta Delgada, e os miradouros próximos para ter vistas de tirar o fôlego. 

Ainda na ilha de São Miguel nos Açores há muito o que ver, lá estão as principais lagoas do arquipélago. Reserve uns dias para desfrutar da beleza da ilha e vivenciar a natureza com passeios de canoa, observação de baleias, mergulho e trilhas. 

Furnas

Conhecida como cidade do fogo, as Furnas está localizada em um vale dentro da cratera de um dos vulcões mais ativos da ilha de São Miguel. Isso faz com que suas atrações sejam voltadas para as características desse cenário, como as águas termais e as caldeiras aquecidas por magma. Lá também você pode provar o Cozido das Furnas, uma refeição que literalmente é cozida no solo. 

furnas açores
Furnas na Ilha de São Miguel nos Açores

Ponta da Ferraria 

São as nascentes de águas terapêuticas a grande atração da Ponta da Ferraria nos Açores em Portugal, que possui uma fajã lávica, ou seja, um terreno originário do escoamento de lava de uma montanha em direção ao mar. 

ponta da ferraria açores
Ponta da Ferraria em São Miguel

Lagoas das Sete Cidades

É uma das Sete Maravilhas de Portugal e sua formação por duas lagoas de cores distintas, a Lagoa Verde e a Lagoa Azul, cria uma paisagem de extrema beleza. 

lagoa de 7 cidades são miguel
Lagoas de 7 Cidades

Ilhéu de Vila Franca do Campo

A cerca de 1km da costa, o Ilhéu de Vila Franca do Campo é resultado de uma cratera de um antigo vulcão submerso, o que faz da piscina natural em seu interior ter uma circunferência perfeita e ser motivo de muitas visitas turísticas. Lá também foi realizada uma das etapas do Red Bull Cliff Diving, campeonato de mergulho em penhasco. 

açores ilheu de vila franca do campo
Ilhéu de Vila Franca do Campo: Foto: Byacores.com

Outros pontos a visitar na Ilha de São Miguel nos Açores

Ponta Delgada

Lagoa do Fogo

Nordeste

Farol do Arnel

Fábrica de Chá

Plantação de Ananás

Passeio para avistar baleias e golfinhos

Mosteiros

Lagoa do fogo açores
Lagoa do Fogo

ponta da ferraria açores
Mosteiros – Foto: Ekonomista

Ilha de Santa Maria

A primeira ilha a ser descoberta no arquipélago dos Açores em Portugal e faz parte do Grupo Oriental, juntamente com São Miguel. Seu clima mais quente e seco rendeu-lhe o nome de Ilha do Sol, bem como a fama de estância balnear. A Praia Formosa é uma das mais procuradas para prática de surf e outros esportes aquáticos e o Pico Alto é onde terá a melhor vista da ilha. 

ilha de santa maria perto da ilha de são miguel nos açores
Ilha de Santa Maria. Foto: got2globe.com

Ilha Terceira

É a segunda ilha mais habitada dos Açores em Portugal e pertence ao Grupo Central. Seu nome tem origem na ordem do descobrimento: foi a terceira ilha a ser descoberta nos Açores, depois de Santa Maria e São Miguel. Possui duas das cidades com forte influência na história do comércio e das guerras: Angra e Praia, que após grandes consagrações ficaram conhecidas como Angra do Heroísmo e Praia da Vitória. 

miradouro mirante serra do cume ilha terceira
Serra do Cume na Ilha Terceira. Foto: Fabiana Rocha, Pinterest.

O centro histórico angrense foi reconhecido em 1983 como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Na ilha Terceira os Açores em Portugal, não deixe de visitar a maior mancha de urze, uma flor lilás que cobre grande parte da ilha e lhe dá o nome de Ilha Lilás. O geoturismo também é um dos diferenciais da ilha. 

angra do heroísmo açores
Angra do Heroísmo na Ilha Terceira

Ilha da Graciosa

Faz parte do Grupo Central do arquipélago dos Açores em Portugal e é conhecida por ser um ponto excelente para a prática de mergulho. É a segunda menor dos Açores e seus terrenos planos favorecem a pecuária e a produção de carne e laticínios. Mesmo pequena ainda possui muitos pontos de aventura, como grutas, trilhas e passeios de barcos. Para relaxar aposte no moderno balneário termal Termas do Carapacho. 

Ilha Graciosa. Foto: iloveazores.net

Ilha de São Jorge

Também situada no Grupo Central, esta ilha do arquipélago dos Açores em Portugal é um dos vértices das chamadas Ilhas do Triângulo, juntamente com as ilhas Faial e Pico. Suas excelentes pastagens deram fama à ilha de São Jorge, que é responsável pela produção do queijo típico feito de leite de vaca cru, o queijo São Jorge. É do Miradouro das Velas que se tem a visão do alto dos portos modernos e das outras ilhas próximas. 

ilha de são jorge açores
Ilha de São Jorge nos Açores. Foto: Catarina Maia – @thecatarinamaia

Ilha do Pico

É a segunda maior ilha do arquipélago dos Açores em Portugal em extensão. Faz parte das Ilhas do Triângulo e foi uma das ilhas onde mais aconteceu a exploração baleeira. Hoje, a atividade é proibida e a observação das baleias, bem como sua preservação, ainda se mantém ali. Diversas festividades fazem parte desta tradição, como a corrida de botes baleeiros e a Semana dos Baleeiros. O vinho também é uma das atividades que completam a economia da ilha.

ilha do pico açores
Ilha do Pico

Ilha do Faial

O Faial tem grande representatividade ao longo dos tempos para o arquipélago dos Açores em Portugal. Sua posição geográfica fez com que fosse escala dos hidroaviões em travessias do Atlântico e ainda hoje possui um dos portos de abrigo mais famosos no mundo, a Marina da Horta. Também é a escala das regatas transatlânticas e possui muitas atividades relacionadas ao esporte, além do Peter Café Sport, ponto de encontro de velejadores desde 1918. A observação de baleias e golfinhos é uma das atividades turísticas mais disputadas da ilha. 

ilha do faial açores
Ilha do Faial. Foto: jn.pt

Ilha das Flores nos Açores

E você gosta de aventura, está no lugar certo. Os passeios de barco nesta ilha do arquipélago dos Açores em Portugal te levam a conhecer a diversidade da flora e da fauna presentes por ali. Nestes passeios, você pode observar os cetáceos ou explorar a natureza, como o Arco de Santa Cruz das Flores ou a Gruta dos Enxaréus, com 50 metros de comprimento. Além disso, possui quedas d’água e duas grandes fajãs, falésias formadas pelo escoamento da lava no mar. 

Ilha das flores Portugal
Ilha das Flores. Foto: aventurax.pt

Ilha do Corvo

Local internacionalmente conhecido para a observação de pássaros, o Corvo, no arquipélago dos Açores em Portugal, também serve como parada para aves migratórias da América do Norte. É a menor ilha dos Açores e também a que permaneceu mais tempo preservada, já que apenas em 1991 foi inaugurada uma rota aérea regular que conectou o Corvo às outras ilhas do Grupo Ocidental. A pequena ilha é um edifício vulcânico principal, com uma caldeira no topo, o Caldeirão, o principal atrativo turístico do Corvo. 

caldeirão do corvo açores
Ilha do Corvo – Caldeirão

Se você é amante da natureza, o arquipélago dos Açores em Portugal é destino certo para sua próxima viagem. Ecoturismo, esportes de aventura e observação de animais são atividades presentes nas 9 ilhas dos Açores. Um cenário rico e praticamente inexplorado é o que você vai encontrar na sua visita ao arquipélago dos Açores em Portugal.

Por Camila Ciberi

Jornalista e produtora de conteúdo. Trocou a rotina intensa de São Paulo para viver na tranquilidade de Portugal. Residente em Cascais, relata suas experiências diariamente no blog e canal @quesejaportugal. Nas horas vagas, gosta de testar receitas veganas, curtir a família e turistar em novos lugares.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.