Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Neste artigo vamos responder quando viajar para Portugal.

Uma viagem internacional requer sobretudo duas fundamentais escolhas antes de montar o roteiro. O destino e a época do ano. Se a sua próxima viagem tem Portugal no mapa, este artigo vai ajudar na escolha que mais combina com você, e assim fazer a sua viagem se tornar inesquecível. 

 

Viajar para Portugal 

Portugal é lindo e tem atrações durante todo o ano, independente do período da sua visita.

Porém, é importante estar ciente de quais são as peculiaridades de viajar para Portugal nas diferentes épocas, estações e principais festividades do país. 

A resposta para a pergunta “Quando viajar para Portugal?”, pode variar de acordo com o perfil de cada um, mas a resposta pode ficar mais fácil se excluirmos algumas possibilidades.

 

Influência do clima em Portugal 

Você detesta passar frio e não tem paciência para pegar uns dias de chuva? Então não venha para Portugal no inverno, pelo menos não de novembro a março, principalmente ao norte.

Mas se o clima não é uma variável que pode interferir no seu humor, saiba que o inverno também é a baixa temporada em Portugal, por isso sua viagem será mais econômica.

No entanto, fique de olho nas datas festivas como Natal e Ano Novo, pois os voos trazem pegadinhas nesta épocas. 

 

Leia também: Saiba como é o clima em Portugal em todas as estações

 

Viagem econômica para Portugal 

Não quer gastar muito dinheiro? Evite o Algarve no verão, principalmente entre junho e agosto, é a alta temporada e o sul de Portugal está cheio de nórdicos e europeus endinheirados. 

 

 

Aliás, o verão europeu costuma ser mais caro para um turista em qualquer país.

Um meio termo para curtir diazinhos agradáveis com clima ameno sem gastar fortunas, são os meses de abril e maio, na primavera, ou então em setembro e outubro, quando o verão se despede e o outono deixa as árvores com cores de encantar os olhos. 

 

Leia também: Guia para visitar Portugal em 7 dias

 

Cultura e tradição em Portugal 

Quer conhecer as festas populares nas aldeias? Consulte o calendário das cidades e regiões através dos sites das Câmaras Municipais, em Portugal as agendas são confirmadas geralmente com um ano de antecedência e isso facilita a compra das passagens e reservas de hospedagens.

 

Leia também: Surpreenda-se com as Festas dos Santos Populares em Portugal

 

O mês de maio é movimentado no turismo religioso, sobretudo na cidade de Fátima, e na semana do dia 13, quando é celebrado o dia em que a Virgem Maria apareceu para as três crianças portuguesas. 

 

Leia também: Conheça o Santuário de Fátima e seus arredores

 

Maio também costuma ser escolhido por peregrinos que atravessam o país em direção a Santiago da Compostela na Espanha. Os fiéis aproveitam as temperaturas amenas e os dias limpos da estação para evitar caminhar na chuva, comum em Portugal  no outono e inverno. Além disso, também preferem evitar as altas temperaturas do verão que podem cansar demais os peregrinos que enfrentam muitos quilômetros de caminhada. 

 

Leia também: Caminho de Santiago de Compostela – Trajeto Português

 

Melhor clima para viajar para Portugal 

Se até aqui você ainda não se decidiu sobre quando viajar para Portugal, vamos a mais detalhes e separar as opções por estações do ano:

 

Primavera

(21 de março a 20 de junho)

Além do colorido das flores, a Primavera portuguesa costuma ter temperaturas amenas, dias limpos com céu azul e poucas nuvens. A medida que os dias vão esquentando o clima começa a ficar mais seco, mas ainda há uma certa umidade no ar, pois as árvores ainda precisam dela para voltar a florescer e restaurar o verde que havia sumido no inverno. 

A temperatura, varia entre os 11°C e 20°C. Ao norte a umidade deixa o ar mais fresquinho pelas manhãs, mas nas demais regiões do continente e nas ilhas os dias já permitem o uso de roupas mais leves. Seja onde estiver, leve um casaquinho leve, pois o anoitecer pode chegar com um ar mais fresco ou uma chuva de leve. 

Locais sugeridos 

Lisboa, Sintra, Aveiro, Óbidos e Alentejo.

 

 

Verão

(21 de junho a 20 de setembro)

O verão português pode pegar de surpresa até os brasileiros acostumados ao clima tropical.

O ar seco pode tirar o fôlego e a sua melhor amiga será uma garrafa d’água. Protetor solar e óculos de sol também são fiéis companheiros para os dias quentes em Portugal.

Se o calorão chegar de vez e você quiser se refrescar nas águas do mar, vá devagar, pois as águas das praias portuguesas são consideradas frias mesmo no verão. 

As temperaturas mais altas durante o dia podem chegar os 40°C  com 11 ou 12 horas de Sol. No Verão o Sol se põe depois das 9 da noite. Por isso, serviços de restaurantes e cafés também se prolongam, principalmente em locais onde o turismo é bem desenvolvido. 

Locais sugeridos

Algarve, Cascais, Porto, Madeira e Açores.

 

 

Outono

(21 de setembro a 20 de dezembro)

Uma das estações mais bonitas em Portugal e a predileta de muita gente. O frio ainda não chegou com força total e a natureza esbanja beleza e cores. É tempo das folhas caírem e colorirem o chão em tons de dourado, laranja e amarelo. Os dias começam a ficar mais curtos e a noite chega de repente, e em muitas regiões vem acompanhada de vento e garoa. A Chuva começa a se tornar uma companheira constante, principalmente ao norte, nas regiões do Porto, Minho e Trás-os-Montes. 

As temperaturas caem significativamente, ficam em torno dos 15ºC nas ilhas e 10ºC a sul, enquanto nas demais regiões do país diminuem ainda mais, variando entre 7ºC e 12ºC da metade do país para cima. As regiões com maior altitude as temperaturas podem facilmente ficar em torno do 0ºC. O Sol se põe mais cedo e por volta das 18h já é noite. O mar fica mais agitado e alertas de vento forte são comuns neste período. 

Locais sugeridos

Braga, Guimarães, Alto Douro e Évora.

 


 

Inverno

(21 de dezembro a 20 de março)

Embora Portugal seja conhecido como o mais “tropical” país da Europa, não se engane. A terra de Camões pode ser bem gelada no inverno.

Além disso, os dias são bem mais curtos do que no verão, o que pode diminuir o tempo hábil para alguns tipos de programas, especialmente aqueles que precisam de iluminação natural, como um pic-nic em um parque natural ou um bate e volta em uma cidade com praia. A chuva no inverno é uma constante em Portugal, quanto mais a norte, maior é a chance de chuva.

 

Leia também: Como é o Inverno em Portugal

 

Nas regiões do norte do país e nas áreas mais altas, o inverno é ainda mais frio, e por vezes, a neve cai com força na Serra da Estrela, Gerês e Trás-os-Montes. As temperaturas dos locais com maiores altitudes ficam negativas, há estações de esqui na Serra da Estrela e hospedagens onde lareiras e aquecedores não são artigo de luxo e sim de necessidade. 

Para quem não está habituado ao frio, é bom se preparar com acessórios como luvas, gorros, cachecóis, botas reforçadas, além de protetor labial e bebidas quentes. A gastronomia costuma ser o refúgio dos dias gelados do inverno português e é praticamente impossível resistir a uma sopa quentinha, um bom vinho ou a um saboroso chocolate para arrematar o paladar.

A boa notícia é que a alimentação costuma ser barata se comparada a produtos da mesma qualidade encontrados no Brasil. 

Locais sugeridos

Serra da Estrela, Trás-os-Montes e Coimbra.

 

E então, já sabe qual o período do ano que mais combina com você?

Tente adaptar o seu roteiro com seus gostos e necessidades pessoais, assim sua jornada terá mais chances de ser bem aproveitada. Boa viagem.

 

Por Liliane Machado

Jornalista, formada pela Unisociesc (Blumenau/SC/Brasil) e especialista em Mídias Digitais. Cursa mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho (Braga/Portugal) e tem experiência em TV, rádio, assessoria de imprensa e web. Mora em Portugal desde setembro/18, adora contar histórias, fazer amizades e não resiste a uma boa conversa seja com quem for: pessoas, animais, plantas e até extraterrestres.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.