Horário de Lisboa: 13h23 € Cotação: Euro Hoje

Feriados sempre são datas aguardadas para comemorar um período especial ou, simplesmente, para que seja possível relaxar em casa, com a família, sem grandes preocupações. Se você é residente em terras lusitanas ou se está programando a sua próxima viagem para cá, veja o calendário completo com todos os feriados em Portugal em 2021!  

Feriados obrigatórios em Portugal em 2021

No total são 13 os feriados obrigatórios em 2021, vamos a eles:

Janeiro

01    SEX  Dia de Ano-Novo

Abril

02    SEX  Sexta-Feira Santa

04    DOM   Páscoa

25    DOM   Dia da Liberdade – 25 de Abril

Maio

01    SÁB  Dia do Trabalhador

Junho

03    QUI  Corpo de Deus

10    QUI  Dia de Portugal

Agosto

15    DOM   Assunção de Nossa Senhora

Outubro

05    TER  Implantação da República

Novembro

01    SEG  Dia de Todos os Santos

Dezembro

01    QUA Restauração da Independência

08    QUA Dia da Imaculada Conceição

25    SÁB  Natal

Feriados com finais de semana prolongados em 2021

Dentre os feriados mais comuns que caem aos finais de semana estão os de Páscoa, como é o habitual, e neste ano celebrado em 4 de abril, além do Dia da Liberdade (25 de abril, um domingo).

Já, o Dia do Trabalhador, 1º de maio, será em um sábado de 2021, o dia da Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto), que será em um domingo e o Natal, comemorado em 25 de dezembro, um sábado.

Mesmo assim, alguns dos feriados em Portugal em 2021 permitem os chamados fins de semana prolongados. O Dia de Ano Novo é um deles, 01 de janeiro, uma sexta-feira, além da Sexta-feira Santa, em 2 de abril.

Outra data, que é 01 de novembro, Dia de Todos os Santos, será em uma segunda-feira e haverá dias de descanso consecutivos.

Em relação às emendas de feriados, 3 e 10 de junho (corpo de Deus e Dia de Portugal) respectivamente, serão nas quintas-feiras. Deste modo, os trabalhadores que podem fazer a emenda do feriado, conseguirão aproveitar estas mini-férias.

Um pouco adiante, em Outubro, o dia 5 será em uma terça-feira e, outra vez, caso o trabalhador possa deixar de trabalhar para compensar o dia de segunda, será contemplado com dias de folga a mais.

Neste caso, vale ainda falar sobre o Carnaval, que não é considerado feriado obrigatório em Portugal mas, sim, facultativo. Geralmente apenas as escolas e os órgãos públicos são as instituições que costumam conceder folga aos trabalhadores no Carnaval e, fazem isso, no dia da terça-feira. Portanto, neste ano, seria em 16 de fevereiro.

feriados em portugal
Carnaval é um feriado facultativo em Portugal – Fonte: Sabado.pt

Quais são os feriados nacionais em Portugal?

Dia da Liberdade

O chamado “25 de abril” é o Dia da Liberdade de Portugal. Marca o fim da ditadura portuguesa e a vitória dos revolucionários, que conseguiram a implantação do regime democrático e a instauração da nova Constituição Portuguesa. Isso se deu em 25 de abril de 1976, de forma pacífica.

Nesta data, os portugueses também celebram a Revolução dos Cravos, flor que foi colocada nas armas dos militares neste dia e que hoje é reconhecida como um emblema de paz.

feriados em portugal
Fonte: Sapo.pt

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Em 10 de junho foi quando faleceu o poeta português Luís Vaz de Camões, autor de “Os Lusíadas”, em 1580. Nesta data, também é celebrado o Dia de Portugal, uma homenagem ao país e sua história, além das comunidades portuguesas que imigraram e, hoje, residem em várias partes do mundo.

Assunção de Nossa Senhora

Romarias, festividades locais e homenagens acontecem em 15 de agosto, data de Assunção de Nossa Senhora, que é a rainha de Portugal. Muitos devotos e a própria Igreja Católica exaltam este dia, como aquele em que houve a elevação do corpo da Virgem Maria aos céus, ao final de sua vida terrestre.

Conheça mais sobre o Santuário de Fátima

Implantação da República

O fim de uma era monárquica e as boas-vindas à república destacam-se em 05 de outubro, com a Independência de Portugal e a Implantação da República, no ano de  1910. Manuel de Arriaga foi eleito presidente de Portugal em 24 de agosto de 1911.

Restauração da República

Já em 01 de dezembro, o feriado é correspondente à Restauração da Independência de Portugal, ocorrido em 1640.

Imaculada Conceição

Por fim, no dia 8 de dezembro, celebra a vida da Virgem Maria.

Diferença dos feriados em Portugal e no Brasil

Portugal conta com 13 feriados nacionais no geral, enquanto que, no Brasil, este número sobe para 16. Lembrando que estas datas podem ser permanentes ou mudar, anualmente. Ambos os países possuem feriados ligados à religião, com santos padroeiros de determinadas regiões e municípios ou, até mesmo, celebrações específicas ligadas por cunho religioso.

Natal, Páscoa e Sexta-feira Santa são alguns destes exemplos. No entanto, os feriados internacionais, como o Dia do Trabalhador, em 01 de maio, também fazem parte dos calendários, tanto do Brasil, quanto de Portugal.

Feriados municipais em Portugal

Os feriados municipais que entram em evidência em Portugal são os das principais cidades de Portugal Continental e das ilhas do país. Via de regra, o dia do padroeiro de determinados municípios e o dia da emancipação da cidade entram na listagem dos principais feriados.

Assim, o dia de Santo Antônio, em 13 de junho, e o dia de São João, em 24 de junho, são considerados datas especiais em Lisboa. O Dia de São João, em 24 de junho, é o feriado municipal da cidade do Porto.

Leia também: Festas Populares em Portugal

Na Ilha da Madeira são dois feriados: o Dia da Madeira, em 01 de julho, e o dia da Primeira Oitava, em 26 de dezembro, um feriado religioso. Por outro lado, nos Açores, comemora-se a Segunda-feira do Espírito Santo (ou Dia dos Açores), em 24 de maio de 2021.

Saber sobre os feriados de um país também significa compreender mais a respeito da sua história, tradição e cultura!

Saiba mais: Tradições Portuguesas

Por Naiara Andrade

Naiara Andrade é brasileira, catarinense e jornalista. Tem experiência em produção de conteúdo, mas também em outras atividades nas áreas da Publicidade e do Marketing Digital. Já morou na Irlanda, onde aprimorou um segundo idioma. Atualmente reside em Portugal e cursa Mestrado em Comunicação Estratégica, na UBI. Apesar de gostar muito do mar, Naiara aprendeu a apreciar as montanhas. Apaixonada por música, ela adora viajar, curte cinema e está sempre aberta a novos desafios pelo caminho.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.