Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

O último mês do verão inicia o período de baixa temporada, o que pode garantir mais tranquilidade para aqueles que querem viajar ainda no verão, mas sem pegar tanta aglomeração. Quer saber mais como é Portugal em Setembro? Vamos te contar aqui!

Como é o clima de Portugal em Setembro?

Por ser o último mês do verão, as temperaturas ainda estão elevadas, não há muita chuva e ainda é possível carregar na mala roupas leves, protetor solar e roupas de banho, principalmente se sua viagem está marcada para o sul do país (como para Lisboa ou ao Algarve), mas se você for para o norte, como em Porto, leve algum agasalho, pois as temperaturas podem chegar aos 11°C em setembro!

Horário de Verão

O mês de Setembro em Portugal, marca o fim do horário de verão no país.

Assim, o fuso horário de Portugal, com relação ao horário de Brasília, de março a outubro, permanece assim:

Ilha dos Açores: + 3 horas

Ilha da Madeira: + 4 horas

Portugal continental: + 4 horas

Depois do dia 31 de outubro de 2021, há a mudança do fuso, e os dois países ficam com os seus horários habituais, com uma hora a menos de diferença.

O que acontece em Portugal em Setembro?

Setembro marca o início do ano letivo em basicamente todas as escolas e universidades portuguesas.

Se você planeja estudar e morar em Portugal, com certeza a sua nova jornada se iniciará em setembro!

Para quem quer somente visitar Portugal em setembro, é uma ótima época para conhecer as atrações turísticas e praias com um pouco mais de tranquilidade e com hospedagem mais em conta.

Além disso, muitos eventos de verão estendem suas datas até pelo menos a primeira semana de setembro, com a diferença de que eles estão mais vazios, o que pode render outra experiência.

Nos alive Portugal
NOS Alive

Principais eventos que ocorrem em Setembro

Diferente dos meses de julho e agosto, em setembro já não ocorrem tantos eventos e feiras em Portugal.

Por isso, sempre que for planejar sua viagem é interessante consultar o site da Câmara do Município onde você vai se hospedar, para conferir a agenda atualizada.

De qualquer forma, ainda há alguns eventos que ocorrem em Portugal em setembro, claro! E vamos te contar aqui, para você colocar na sua agenda!

  • Noite Branca de Braga – o evento celebra o retorno às aulas e é um evento muito curioso, que lembra a celebração do ano novo no Brasil, pois todos vestem-se de branco e vão para as ruas decoradas da cidade! O evento ocorre geralmente em 3 noites. Há palcos e DJs espalhados pelas ruas da cidade, garantindo música para todos, o que torna o evento bem agradável!
  • Festa do Caldo de Quintandona – a festa que ocorre na cidade de Penafiel, perto do Porto, é dedicada à gastronomia local, principalmente, sopas! São três dias de festa com tradição portuguesa, comida e muita música.
  • Feiras Novas de Ponte de Lima – a tradicional festa que dura vários dias, ocorre na região do Minho e traz grandes atrações que marcam muito as tradições portuguesas, e até o desfile de grandes bonecos, chamados de “cabeçudos”, que lembram os bonecos de Olinda.
  • Festa das Vindimas de Palmela – setembro é o mês das vindimas, ou seja, é época de colher uvas para a produção de vinhos, e a cidade da Palmela, no centro do país, tem uma festa dedicada para este evento!
  • Lisb-ON Jardim Sonoro – é uma comemoração de três dias de música eletrônica underground que decorre no fim do verão em Lisboa e já virou tradição anual.

lisbon jardim sonoro
Lisb-ON Jardim Sonoro

Vantagens e Desvantagens de estar em Portugal em Setembro

A principal vantagem de viajar para Portugal em setembro é, sem dúvida, pegar menos turistas e lotação pelo caminho!

Outra vantagem é garantir preços um pouco mais baixos em hospedagem, principalmente a partir da segunda semana de setembro.

Além disso, estar em Portugal em setembro também é contar com temperaturas mais brandas, o que garante maior conforto nos passeios e andanças pelos lugares que visitar.

Outra vantagem também é o fato de em setembro ainda anoitecer mais tarde, por volta das 20h00, o que garante mais tempo para aproveitar os passeios.

Por outro lado, há algumas desvantagens também.

A maioria dos eventos de verão não ocorrem em setembro e os que ocorrem, são somente na primeira semana. 

Outra desvantagem é nas praias, pois algumas já não ficam com supervisão de salva-vidas e já possuem mais barracas e cadeiras para alugar. 

Conclusão: Vale a pena ir para Portugal em Setembro?

A resposta para esta pergunta é muito pessoal, mas se você é do tipo de pessoa que ainda quer pegar o calor do verão, sem ter que enfrentar muitos turistas pelo seu caminho, setembro é o seu mês para visitar Portugal!

Além disso, se você é fã dos vinhos portugueses ou tem curiosidade em fazer turismo em alguma vinícola, entre setembro e outubro, você pode participar e ter a experiência de colher uvas em Portugal, o que ocorre somente nessa época do ano.

Então, se você for para Portugal em setembro, não esqueça de nos marcar nas redes sociais!

Por Fernanda Terron

Advogada, escritora e empreendedora na Europa. Sou aquela que deixou a rotina das 09h às 18h em grandes empresas para viver a experiência do desconhecido, primeiro, desbravando Portugal e, hoje, a Alemanha. Nesta vida que levo, descobri que viver pode ser bem descomplicado, dependendo da forma como você enxerga o mundo e das pessoas que você encontra no caminho.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.