Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

O Porto é uma cidade a norte de Portugal que merece muito ser visitada. A invicta, como tantas vezes é chamado, oferece uma grande diversidade de atrações que não pode perder, se estiver de visita ou a morar em Portugal. Se estiver a preparar o seu roteiro de visita, e ainda não souber o que fazer no Porto, não se preocupe. Aqui, vai encontrar tudo o que precisa para conhecer a cidade de um lado ao outro. 

Como chegar ao Porto em Portugal? 

O Porto é um destino bastante acessível e bem localizado no mapa português. É possível chegar ao Porto através de avião, trem, carro, ônibus ou até de barco. 

O Porto fica a cerca de 300km de distância de Lisboa, ou seja a 3 horas de carro, 3h20 de trem e 50 minutos de avião. Já de Braga, a distância é mais curta: por volta dos 55km, ou seja, 45 minutos de carro. Se estiver no centro de Portugal, em Coimbra por exemplo, vai demorar 1h20 a chegar ao Porto de carro. 

Apesar de estar no litoral de Portugal, o Porto fica relativamente perto de Espanha. Por exemplo, fica a 5 horas de carro de Madrid (560km), mas apenas a 1h10 de avião.  

Todas estas viagens de avião são bastante acessíveis porque a cidade do Porto tem o Aeroporto internacional Francisco Sá Carneiro, localizado a 11km do centro da cidade. Existem, inclusive, voos diretos do Porto para São Paulo ou Rio de Janeiro. 

Também o trem é um transporte público muito acessível na cidade, pois está situado mesmo ao lado da Avenida dos Aliados. 

Por que devo visitar o Porto, em Portugal?

O Porto é uma das cidades mais famosas e bonitas de Portugal. Conhecido pelos fantásticos finais de tarde à beira Rio (Douro), ou pelas manhãs de nevoeiro, o Porto é uma cidade charmosa e vibrante. Além da sua história, cultura, ruas coloridas, a boa comida é também motivo para visitar o Porto.  

Em 2017, a cidade do Porto foi eleita pela terceira vez como o Melhor Destino Europeu pela European Best Destinations. O aroma dos vinhos, a gastronomia e a beleza das paisagens que a cidade oferece são os grandes fatores que fazem do Porto um destino de eleição.

Se ainda tem dúvidas se deve visitar o Porto, veja aqui algumas razões principais que o vão encantar:

– Clima: À semelhança de quase todo o país, o Porto tem um clima bastante agradável. Os verões são quentes, as primaveras e outonos são amenos e os invernos chuvosos, mas sem grandes tempestades ou frio aterrorizador. 

– Gastronomia: A gastronomia portuguesa é deliciosa, correto? Mas no Porto tem um encanto ainda mais especial. Os pratos de carne na brase ou bacalhau As tripas à moda do Porto ou a famosa Francesinha são pratos que não perder.  

– Hospitalidade: O povo português é, por natureza, bastante simpático e acolhedor. Mas costuma dizer-se que as pessoas do Porto são ainda mais calorosas. A hospitalidade nortenha é cada vez mais um símbolo da cidade do Porto e, por isso, atrai muitos turistas. 

– História e cultura: No Porto, não lhe faltam locais cheios de história para conhecer e arte para admirar. Os azulejos da Capela das Almas, o Centro Histórico do Porto e o Palácio da Bolsa fizeram do Porto o melhor destino de História e Cultura, em 2021. Reconhecimento feito por editores de todo o mundo da revista National Geographic UK. 

– Praias: De um lado, os museus, os edifícios históricos, os centros cheios de arquitetura representativa de vários séculos. Do outro lado, as praias. Com o clima agradável do Porto, há sempre tempo para um passeio à beira-mar ou um mergulho no Oceano Atlântico. 

Quando devo visitar o Porto?

O Porto tem um clima ameno e agradável todo o ano. A temperatura média no inverno é 12ºC e o clima úmido. Já no verão, as temperaturas chegam aos 30ºC. 

No verão, entre os meses de julho e agosto, o Porto é muito movimentado por turistas. Se preferir encontrar menos movimento, a melhor estação do ano é a primavera (maio/junho) ou início de outono (setembro). Nesta altura do ano, o clima também é bastante agradável e com muito sol. 

Por outro lado, se quiser visitar o Porto no Inverno, vai encontrar igualmente muitas atrações. As esplanadas na Ribeira, com vista privilegiada para o rio Douro, continuam em funcionamento em dias de sol de inverno. A partir de novembro, já é possível encontrar os mercadinhos de Natal e as ruas enfeitadas e iluminadas. 

Ou seja, toda a altura do ano é boa para visitar o Porto. Mas há épocas em que as visitas se tornam especiais. Experimente visitar a cidade invicta nas Festas dos Santos Populares, que decorre em junho. No São João, toda a cidade ganha uma nova vida e em todas as ruas é possível sentir o clima de festa. Se quiser juntar o “útil” ao agradável, já sabe quando visitar o Porto. 

O que visitar no Porto?

E chegámos ao tão esperado momento: afinal, o que se pode fazer no Porto? 

Vamos enumerar as atrações principais para que fique a conhecer o Porto em dois dias. Caso tenha mais tempo, mostramos-lhe mais alguns sítios que pode visitar e enamorar:

Estação de São Bento

Construída em 1900, a Estação de São Bento tornou-se um dos cartões postais da cidade. Está revestida com mais de 20 mil azulejos e com pinturas que remetem à história de Portugal. É um local de paragem obrigatória para quem vem de trem ou para quem está de passagem. 

O que fazer no Porto em Portugal guia completo de 2022
Estação de São Bento (Foto Euro Dicas)

Sé do Porto

Situada no coração da cidade do Porto, é um dos monumentos mais antigos e famosos de Portugal. Quem visita a Sé do Porto, assim como outras igrejas também na cidade do Porto, fica repleto com a história da cidade, num estilo romântico, que remonta o século XII. 

O que fazer no Porto em Portugal guia completo de 2022
Sé do Porto (Foto Férias em Portugal)

Avenida dos Aliados

A avenida dos Aliados é uma importante e larga avenida no centro do Porto. As suas laterais são construídas por edifícios de bancos, restaurantes e hotéis, com fachadas de uma arquitetura histórica muito interessante. No topo da Avenida está a Câmara Municipal do Porto e, do lado oposto, fica a Praça da Liberdade, marcada por uma grande estátua de Dom Pedro I, montado no seu cavalo. 

No Natal, a Avenida enche-se de magia e na virada do ano, enche-se de pessoas para festejar enquanto o fogo de artifício preenche o céu. 

A Avenida está cheia de pombos, por isso faça cuidado. Eles têm boa pontaria. 

O que fazer no Porto em Portugal guia completo de 2022
Avenida dos Aliados (Foto O que Visitar?)

Torre dos Clérigos

A Torre dos Clérigos é o monumento mais alto do Porto e o mais alto de Portugal. Tem 76 metros de altura e 200 degraus. Esta torre oferece uma vista panorâmica para toda a cidade. A Torre dos Clérigos tem no seu interior cerca de 49 sinos, uma vez que faz parte da Igreja dos Clérigos, também local de visita. 

O que fazer no Porto em Portugal guia completo de 2022
Torre dos Clérigos (Foto Dicas de Lisboa)

Livraria Lello

Pode parecer estranho que um dos pontos de visita principais seja uma livraria. Mas esta não é uma livraria qualquer. A Livraria Lello é um dos edifícios mais emblemáticos do neogótico português e é reconhecida mundialmente. Toda a arquitetura da Livraria Lello é muito interessante e inspiradora. As escadas serviram de inspiração aos livros do Harry Potter, dada a influência da autora J.K.Rowling na cidade do Porto (morou no Porto). As filas para entrar são longas, mas a espera vale a pena. 

O que fazer no Porto em Portugal guia completo de 2022
Livraria Lello (Foto Arrumando as Malas)

Centro histórico do Porto

Não pode deixar de conhecer as míticas ruas do centro histórico do Porto. As ruas são íngremes e estreitas, com casinhas antigas revestidas de azulejos. No alto das ruas é possível avistar o Rio Douro. O centro do Porto mantém o seu estilo antigo e histórico, motivo pelo qual é bastante visitado de dia e de noite. 

O que fazer no Porto em Portugal guia completo de 2022
Rua das Flores (Foto Pinterest)

Ribeira do Porto

Chegando à Ribeira, vai poder avistar imensas esplanadas, cafés e restaurantes com uma vista privilegiada para o Rio Douro. Pode almoçar ou tomar um café, enquanto aprecia a bela paisagem que esta zona lhe oferece. Se quiser aprofundar a sua visita, pode também fazer um passeio de barco pelo rio Douro e admirar as pontes que unem as margens do Rio Douro. 

O que fazer no Porto em Portugal guia completo de 2022
Ribeira do Porto (Foto Patrimônio da Humanidade)

Ponte D.Luís I

Estando na Ribeira, é quase inevitável ver a Ponte de D.Luís I. É um dos cartões postais do Porto pela sua beleza e riqueza paisagística. Foi construído pelo famoso Gustave Eiffel, criador da Torre Eiffel. A Ponte, que une o Porto e Vila Nova de Gaia, tem duas passagens: a superior limitada ao metrô e a pedestres, e a parte inferior à circulação de automóveis e de pedestres também. O nosso conselho é fazer a travessia para Vila Nova de Gaia por um dos pisos e regressar pelo outro. Assim, consegue ver o melhor da paisagem para o Rio Douro.

O que fazer no Porto em Portugal guia completo de 2022
Ponte D. Luis 1 (Foto N Cultura)

Funicular dos Guindais

Outra perspectiva para o Rio Douro e para a cidade de Vila Nova de Gaia é pegar o funicular e rapidamente encontra-se na parte alta da cidade. O Porto é uma cidade íngreme e, por isso, o Funicular dos Guindais dá jeito para um acesso rápido. Além disso, a vista é incrível que, por si só, já é uma atração para muitos turistas.

O que fazer no Porto em Portugal guia completo de 2022
Furnicular dos Guindais (Foto Viajando Portugal)

Palácio de Cristal

Construído em 1865, o Palácio de Cristal foi construído para acolher manifestações culturais. No entanto, em 1951 foi destruído para dar lugar a um pavilhão de esportes, hoje conhecido como Pavilhão da Rosa Mota. este edifício foi inspirado no Crystal Palace de Londres. Hoje em dia, os seus jardins são a grande atração. Para além de uma bela vista para o Rio Douro, tem ainda fontes e esculturas representativas de cada estação do ano. Apesar dos largos anos que já passaram após a destruição do Palácio de Cristal, este nunca perdeu o nome e os jardins continuam a ser chamados de Jardins do Palácio de Cristal.

O que fazer no Porto em Portugal guia completo de 2022
Palácio de Cristal (Dicas de Lisboa)

Palácio da Bolsa

O Palácio da Bolsa é um luxuoso edifício construído em 1842, mas demorou aproximadamente 70 anos para ser edificado. Hoje em dia, é o símbolo comercial da cidade (é sede da Associação Comercial do Porto), onde se realizam vários eventos culturais, sociais ou políticos. É também local  da Viniportugal, onde se fazem degustações de vinho de várias zonas do país. O Palácio da Bolsa está aberto ao público para visita às diversas salas: a galeria dos presidentes, a sala de tribunal, sala das assembleias, entre outras. É uma atração Porto que vale a pena conhecer.

O que fazer no Porto em Portugal guia completo de 2022
Palácio da Bolsa (Foto Wikipédia)

Rua de Santa Catarina

A Rua Santa Catarina é uma espécie de calçadão, bastante agitada durante o dia. É uma das ruas mais conhecidas da cidade do Porto e concentra um grande número de lojas, ideal para quem quer fazer umas compras. É a rua mais tradicional de comércio do Porto, localizada no centro da cidade. Aqui, pode encontrar lojas de marcas nacionais e internacionais, lojas de roupas, artesanato, mas também lojas de souvenirs.

O que fazer no Porto em Portugal guia completo de 2022
Rua de Santa Catarina (Foto Mari Pelo mundo)

Café Majestic

O Café Majestic é um dos pontos mais emblemáticos da cidade. Inaugurado em 1921, já foi considerado um dos cafés mais belos do mundo. O seu estilo de decoração e arquitetura deslumbram todos os que por lá passam. Além disso, é conhecido como o ponto de encontro dos pensadores da região. Era ponto de paragem da autora dos livros do Harry Potter, J.K.Rowling, enquanto habitante do Porto. 

O que fazer no Porto em Portugal guia completo de 2022
Café Majestic (Foto Minube)

Casa da Música

A Casa da Música do Porto é um local que também vale a pena visitar, após já ter visitado as principais atrações do centro do Porto. O edifício tem um design peculiar, mas interessante e inovador. Para além dos concertos incríveis, a Casa da Música do Porto ainda promove workshops e eventos educativos para adultos e crianças. A Casa da Música foi projetada pelo famoso arquiteto holandês, Rem Koolhaas, para o evento “Capital Europeia da Cultura”. É um edifício bastante completo, com excelente acústica, auditórios espaçosos e outras salas de espetáculo igualmente grandes, ideal para os artistas atuarem.

O que fazer no Porto em Portugal guia completo de 2022
Casa de Música (Foto ArchDaily)

Museus da Cidade do Porto em Portugal

Fundação Serralves

A Fundação Serralves é um excelente ponto de visita, para os amantes das artes e dos espaços modernos. A Casa Serralves é um museu cultural que promove a arte contemporânea. Um edifício incrível desenhado pelo famoso e reconhecido arquiteto português Álvaro Siza Vieira. 

O que fazer no Porto em Portugal guia completo de 2022
Fundação Serralves (Foto Wikipédia)

Museu do Vinho do Porto

Se pretende incluir um conhecimento mais aprofundado sobre o Vinho do Porto na sua visita, então não deixe de ir ao Museu do Vinho do Porto. É um armazém restaurado, onde se realizam várias exposições sobre o Vinho do Porto, nomeadamente as máquinas que antigamente se usavam para produzir o vinho. 

Museu do carro elétrico

O Museu do Carro Elétrico situa-se numa antiga central termoelétrica. Antigamente, os elétricos eram os principais meios de transporte da cidade. Hoje em dia, é possível vê-los restaurados e em diferentes exposições neste museu. 

Jardins do Porto

Jardim das Oliveiras

O Jardim das Oliveiras fica entre a Torre dos Clérigos e a Livraria Lello. É um local agradável para aproveitar o sol ou ideal para descansar à sombra. Para além de bares, há ainda lojas de roupa e artesanato. Um jardim bem verdinho e com muita exposição solar.

Jardins do Palácio de Cristal

Como já falado neste artigo, os Jardins do Palácio de Cristal são bastante conhecidos pela sua paisagem, fontes e esculturas. É o local ideal para descansar um pouco do passeio pelo Porto. 

Jardim das Virtudes

Imagine uma vista privilegiada para o Rio Douro ao pôr do sol. Já imaginou? Então é aqui mesmo. Para além da natureza envolvente (é um bonito espaço verde), está localizado a poucos metros do centro histórico do Porto. Já sabe, não perca o pôr do sol visto daqui. 

Mercados da cidade 

Mercado do Bolhão

O Mercado do Bolhão é dos mais antigos e dos mais famosos mercados do Porto. Aqui pode encontrar frutas, verduras, peixes, carnes, pão, queijos, sementes e outros produtos frescos e saborosos. Mas não é só os alimentos que pode encontrar aqui. O Mercado do Bolhão demonstra a cultura e os costumes locais da gastronomia do Porto. Além disso, ainda pode ficar a conhecer histórias bastante interessantes dos comerciantes que lá trabalham. 

Mercado do Bom Sucesso

O Mercado do Bom Sucesso é um dos locais de paragem obrigatória, sobretudo se tiver ido à Casa da Música, uma vez que fica nessa zona. Inaugurado em 1952, o Mercado do Bom Sucesso é um charmoso e moderno edifício, com dezenas de restaurantes e quiosques de produtos frescos. Os produtos são de excelência, mas consegue encontrá-los a preços acessíveis. Hoje em dia, é um dos locais mais visitados do Porto, não só pela qualidade e diversidade que oferece, mas também por turistas que ficam deslumbrados com este mercado.

Mercado Ferreira Borges

Ainda que a população local prefira os mercados a céu aberto, os mercados tradicionais assumem uma grande responsabilidade turística, não só pela qualidade que oferecem, mas também pela cultura que partilham. O Mercado Ferreira Borges tem assumido a sua posição ao longo dos anos. Foi construído em 1885, e hoje em dia, abriga várias exposições. Se foi visitar o Palácio da Bolsa, pode dar um saltinho ao Mercado Ferreira Borges, que se localiza ao lado. 

Praias da cidade do Porto

Já viu o centro histórico do Porto e todas as suas atrações principais, já conheceu os jardins e os mercados, e até já visitou os museus. Está na hora de seguir viagem para a ligação do rio Douro com o Oceano Atlântico: a Foz do Douro, localizada na zona ocidental do Porto.

Esta zona dispõe de várias praias arenosas e rochosas. No Verão, são a principal atração dos nortenhos, mas também dos turistas que aproveitam para nadar no mar e tomar banhos de sol. 

Praia de Matosinhos

A Praia de Matosinhos é uma das praias mais conhecidas da cidade do Porto. O seu extenso areal, face a outras de menor dimensão, fazem com que muitos residentes do Porto ou turistas visitem a praia nos dias mais quentes. Mas não é só a praia que poderá visitar. O Mercado Municipal e os excelentes restaurantes da região são também um ponto de atração.

Praia dos Ingleses

A praia dos Ingleses proporciona uma tranquilidade incrível, sem que seja aborrecida. Por ser mais pequena não é tão visitada por turistas como a Praia de Matosinhos, por exemplo, o que permite que os visitantes usufruam mais do mar e do relaxamento. 

Praia do Homem do Leme

A praia do Homem do Leme é uma das praias mais icónicas do Porto. Composta por diferentes tipos de rochas e por areia de grão médio, esta praia foi a primeira do Porto a conseguir Bandeira Azul. Para além da agradável praia, ainda vai encontrar uma estátua de bronze com um homem a agarrar um leme, em homenagem aos pescadores pela sua garra e coragem, dando assim nome à praia. 

Se não gosta de praia, não significa que não possa visitar esta zona do Porto. Toda a área é ideal para passeios à beira-mar, pois tem excelentes acessos. Poderá visitar o Forte de São João Batista. Um edifício construído no século XVI, cujo objetivo era proteger a entrada no Porto. 

Tour de Vinho do Porto 

Não podemos deixá-lo terminar esta viagem sem fazer uma tour pelas caves de Vinho do Porto. 

Apesar de grande parte das vinícolas e caves estarem localizadas em na Ribeira de Gaia, vale a pena tomar nota de alguns passeios ou visitas que pode fazer. Aproveite para conhecer um pouco mais da história do Porto, mas também para provar o tão famoso Vinho do Porto:

– Real Companhia Velha: é a empresa de vinho mais antiga de Portugal, fundada em 1756. Criada pelo Marquês de Pombal na segunda metade do século XVIII, hoje em dia é a mais emblemática empresa de vinhos de Portugal.

– Caves Calém: Fundada em 1859, as Caves Calém oferecem uma visita guiada à cave e uma degustação do vinho.

– Espaço Porto Cruz: Pensada para amantes do vinho, este é um espaço moderno e dinâmico. Proporcionam experiências sensoriais e interativas para descobrir os vinhos do Porto, para além das exposições de artistas contemporâneos portugueses. 

Motivos não lhe faltam para visitar o Porto. E atividades para fazer também não! 

Esta nossa sugestão de roteiro pelo Porto é destinada a cerca de uma semana, considerando que todos os dias visitamos vários locais diferentes. Se tiver apenas dois ou três dias, opte pelos locais que mais lhe fazem sentido e usufrua! 

Só não pode perder o pôr do sol (seja onde for), provar a Francesinha e o Vinho do Porto e apaixonar-se por esta cidade maravilhosa. 

Por Liliana Pastor

Sou portuguesa, tenho 28 anos e sou profissional de Marketing Digital. Tenho licenciatura em comunicação social e mestrado em marketing.
Tenho experiência em desenvolvimento de negócio nacional e internacional, bem como, desenvolvimento e implementação de planos de venda, de acordo com os objetivos de cada empresa.
Procuro conseguir, por via do Marketing Digital, aumentar a visibilidade e reconhecimento de marcas e empresas, aumentar o engagement e, consequentemente, aumentar as vendas.
Sou responsável e muito motivada a fazer sempre mais e melhor.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.