Horário de Lisboa: 15h11 € Cotação: Euro Hoje

São 474 estações ativas em todo o país, o que facilita muito na hora de escolher as cidades para visitar em sua viagem de trem por Portugal.

Só para lembrar que trem no português de Portugal se diz comboio.

Ao todo, a rede ferroviária portuguesa movimenta 24 milhões de passageiros por mês. Ou seja, é um importante meio de transporte para todos.

Mas antes, é preciso saber informações importantes e regras de como viajar de trem em Portugal, além das principais linhas e estações.

Como é a rede ferroviária de Portugal?

Com mais de 2.500 km de linhas ferroviárias, o trem é uma boa opção para viajar por Portugal.

Ele pode ser usado tanto no transporte diário, os chamados trens urbanos, como para viagens mais longas. São diversas nomenclaturas para as linhas em Portugal e vamos entender melhor o que elas querem dizer e quem opera a rede ferroviária do país.

Guia para visitar Portugal em 7 dias


Conheça as empresas e linhas de trem em  Portugal

A principal empresa de trens no país é a CP – Comboios de Portugal. Ela é responsável por 2.179 km de extensão, ou seja, quase 90% de toda a rede ferroviária. As principais linhas são:

  • Comboios Urbanos: linhas entre cidades, viagens de curta duração, normalmente usadas no transporte diário, porém com ligações para as linhas de viagens internacionais e de longa duração. Há trens urbanos em Lisboa, Coimbra e Porto.  
  • Alfa Pendular: um trem de viagem. Vai de Norte a Sul do país e possui serviço de bar e cafeteria, assim como banheiros, Wi-Fi gratuito, tomadas e lugares reservados. Tudo para garantir uma viagem com conforto e segurança. Há a Classe Turística e a Classe Conforto, esta com lounge exclusivo de descanso na Estação do Oriente em Lisboa.
  • Intercidades: faz a ligação entre as principais cidades do país. Possui 1ª e 2ª classe, bar e Wi-Fi gratuito.
  • Regional e Inter Regional: liga cidades e regiões. É tanto um transporte diário regular, como para viagens por Portugal. Também faz a ligação com as demais linhas.
  • Celta: uma linha que liga Porto a Vigo, no Norte da Espanha.

 Consulte o mapa das linhas para você viajar de trem por Portugal.

A outra empresa que opera em Portugal é a Fertagus. Sua rede é muito menor e liga apenas Lisboa a Setúbal, atravessando a Ponte 25 de Abril.

É um importante transporte para quem mora na chamada Margem Sul de Lisboa ou para quem quer conhecer as praias paradisíacas da Costa da Caparica e da Serra de Arrábida.

Apesar de haver linhas de Norte a Sul do país, as mais movimentadas ainda são as de Lisboa e Porto.

Como alugar carro em Portugal

 

Quais são as principais estações de trem em Portugal?

Lisboa e Porto, juntas, somam as 10 estações mais movimentadas de toda a rede, com 38% do total do fluxo de passageiros. De qualquer uma delas, é possível viajar de trem por Portugal.   

Mesmo partindo do Sul, rumo ao Norte, você passará por Lisboa. As principais estações são: Oriente e Santa Apolônia.  

Já no Porto, a principal estação é Campanhã, com trens para todo o país.

Coimbra, Albufeira, Aveiro, Braga e Guimarães também são muito importantes no mapa ferroviário de Portugal.  

Transporte público em Portugal é bom? Como funciona?

Onde comprar os bilhetes?

– Online

A CP Comboios oferece bilheteria online para a compra dos bilhetes, tanto no site como no aplicativo. Assim, é possível fazer o planejamento da sua viagem de trem por Portugal com antecedência e tranquilidade.

 

– Bilheteria Física

Mas se preferir a bilheteria física, as principais estações possuem atendimento presencial ou máquinas de venda automática. Veja qual a mais perto de você.

 

– Multibanco

Além disso, é possível adquirir seus bilhetes nos terminais Multibanco (ATM) para os trens Alfa Pendular e Intercidades e recarregar os cartões para os comboios urbanos.

 

– Telefone

Também é possível comprar pela linha de atendimento 707 210 220. O custo da ligação é cobrado.

 

Já para os trens da Fertagus, os bilhetes podem ser comprados nas estações, nos terminais Multibanco (ATM), com o Via Verde (similar ao Sem Parar) e carregamento pelo Lisboa VIVA. Também são aceitos passes mensais e viagens pré-compradas.  

viajar de trem em portugal

Estação Oriente em Lisboa

 

A hora do embarque no trem em Portugal

Já é possível acompanhar em tempo real as viagens de trem pelo aplicativo, porém, é sempre bom chegar com antecedência para as viagens mais longas, mesmo com o lugar marcado na hora da compra. Assim, você poderá identificar a plataforma de embarque com calma e não correr o risco de perder o horário.

Os bilhetes serão conferidos na entrada do trem ou durante o percurso da viagem.

Os trens urbanos também possuem um quadro de horários já pré-determinados. Nestas linhas, a validação do bilhete acontece em catracas ou em totens espalhados pela estação.

É obrigatória a validação do bilhete antes de embarcar e ela pode ser conferida por um fiscal durante a viagem.

 

Posso levar bagagem nos trens?

Sim, é possível levar bagagem em sua viagem de trem por Portugal. É permitido um volume por pessoa, sem considerar computadores portáteis, malas de mão, bolsas e/ou mochilas ou similares. Nos trens da Alfa Pendular e Intercidades, mais de um volume pode ser considerado excesso de bagagem e está sujeito à taxa.

Nos trens da Fertagus, apenas uma mala de mão é permitida.

É possível também transportar bicicletas gratuitamente nos trens de Portugal, desde que seja uma bicicleta comum. Cada passageiro pode transportar apenas uma e nos trens da Alfa Pendular é preciso desmontá-la para caber nos locais destinados às bagagens comuns. Também há linhas com restrições de horários, por isso, consulte antes de embarcar.

Posso viajar com animais de companhia nos trens?

Os animais de companhia são permitidos desde que não sejam de raças potencialmente perigosas. Os gatos e cães de pequeno porte devem estar acondicionados em caixas de transporte, que serão consideradas como mala de mão.

Já cães de porte médio e grande podem viajar, porém com algumas regras. Nos comboios urbanos, o transporte é gratuito. Já nos demais, é preciso adquirir um bilhete especial.

Covid-19

Após a pandemia, é obrigatório o uso de máscara nos transportes públicos. Além disso, a lotação máxima foi reduzida, por isso, planeje-se e conheça todas as normas de higiene e segurança

Quer economizar em sua viagem de trem por Portugal?

Para quem consegue se planejar melhor, é possível contar com descontos de até 65% nas compras de bilhetes para os trens Alfa Pendular e Intercidades.

Jovens até 25 anos também têm vantagens na hora de viajar de trem por Portugal: é possível conseguir 25% de desconto em todas as viagens, exceto nos trens urbanos, basta apresentar sua identificação na hora da compra.

Grupos, idosos e acompanhantes de necessidades especiais também podem usufruir de descontos especiais.

 

Por Camila Ciberi

Jornalista e produtora de conteúdo. Trocou a rotina intensa de São Paulo para viver na tranquilidade de Portugal. Residente em Cascais, relata suas experiências diariamente no blog e canal @quesejaportugal. Nas horas vagas, gosta de testar receitas veganas, curtir a família e turistar em novos lugares.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.