Horário de Lisboa: 10h02 € Cotação: Euro Hoje

Que Portugal é um país que oferece muito lazer e é considerado um dos destinos turísticos mais conhecidos da Europa, todo mundo sabe, mas como filtrar os melhores lugares para conhecer? Preparamos uma lista com as melhores praias de Portugal para você poder aproveitar a costa portuguesa de norte a sul!

Como são as praias de Portugal?

O território potuguês possui praias em sua costa toda. São 832 km de costa atlântica e de norte a sul as paisagens irão mudar, assim como a temperatura da água e o clima.

As praias do norte do país costumam ter águas mais geladas, não possuem tantas falésias e venta bastante!

O centro do país é conhecido pela famosa praia de Nazaré, com suas ondas gigantes, que não ocorrem durante o ano todo, mas mesmo assim as praias de lá não deixam de ser belíssimas.

Já no sul, onde está a região do Algarve, as praias reservam paisagens deslumbrantes com falésias e as águas costumam ser um pouco menos geladas, por isso a região sul é o destino favorito dos amantes de praia!

Em resumo, todas as praias de Portugal são um convite para relaxar! 

Antes de pegar o guarda-sol e correr para uma praia, é importante você conhecer alguns costumes que poderão ser bem úteis para que seu passeio seja bem agradável!

Clima e comida nas praias de Portugal

Sabe aquele guarda-sol tão típico das praias brasileiras? E aquelas barraquinhas de comida e vendedores ambulantes? Então, em Portugal eles não costumam ser muito populares!

Primeiro sobre o guarda-sol. Ele não costuma ser muito popular, porque venta muito. Assim, é comum as pessoas usarem umas barraquinhas que são montadas durante as estações mais quentes do ano e podem ser alugadas, para servirem de abrigo para você se proteger do sol e do vento.

E se você quiser tomar um pouco de vitamina D (com moderação e proteção) é mais útil você investir em um “tapa vento”, um equipamento muito interessante que funciona como um guarda-sol, mas para o vento! 

Já a comida, não pense que irá encontrar barraquinhas ou muitos vendedores ambulantes, vendendo comidas que poderão ser consumidas na areia, e isso nem é aconselhável, por motivos ambientais. Se a fome bater, há vários restaurantes próximos às praias que oferecem conforto e boa comida! 

Atenção às bandeiras de sinalização de uso das praias

Assim como a maioria dos países, as praias de Portugal também adotam critérios para comunicar aos seus visitantes sobre as condições do mar e da praia em si. 

As principais cores se sinalização são:

Bandeira azul – a bandeira mais querida! Ela sinaliza que aquela praia atende os critérios de natureza ambiental, de segurança, conforto e promove informação e sensibilização ambiental aos seus visitantes. Das 530 praias de Portugal, 322 possuem a bandeira azul. Se quiser conhecer um pouco mais sobre esse programa, fizemos um artigo aqui só sobre ele!

Bandeiras Verde, Amarela e Vermelha – as cores que lembram as do semáforo, possuem o mesmo sentido, ou seja: verde, significa que o mar está tranquilo e as pessoas podem entrar no mar e nadar livremente; amarela, significa que o mar está um pouco agitado e precisa tomar cuidado, por isso pode só entrar, mas não pode nadar. Já a vermelha, significa que o mar está bem agitado e não deve ser desafiado, ou seja, nem entrar, nem nadar!

Vale lembrar, que o não respeito às regras das bandeiras pode gerar multa! 

Bandeira Xadrez Azul e Branco – significa que aquela praia está sem vigilância, ou seja, sem salva-vidas!

Bandeira Preta – significa que a praia não está em boas condições de uso (tanto a areia, quanto mar).

Bandeira Roxa ou Branca com o símbolo de algum animal marítimo – significa que aquela praia está com algum animal que poderá te causar algum tipo de ferimento, como a água viva! 

Agora que já entende o funcionamento de uma praia portuguesa, vamos conhecer as melhores praias de Portugal de norte a sul!

Praias de Portugal – Norte

Praia da Apúlia – Esposende

Praia da Apúlia - Esposende
Praia da Apúlia – Esposende

Esta praia, além de oferecer muita beleza natural preservada, ela também conta um pouco de história em sua paisagem, com a presença de moinhos de vento que eram utilizados antigamente na moagem de grãos.

Para um passeio que combina história e ecologia, é uma bela opção! A praia possui uma boa faixa de areia fofinha e boa estrutura para quem quer só visitar o local, sem ter que pisar na areia.

Onde fica: Av. da Colónia 43, Esposende, Portugal

Praia do Moledo – Caminha

Praia do Moledo - Caminha
Praia do Moledo – Caminha

Situada quase na fronteira com a Espanha, esta praia é considerada uma das melhores praias de Portugal, por ser muito bonita, ter a natureza muito bem preservada e ainda por ser conhecida por suas qualidades terapêuticas, pela quantidade de iodo que se encontra em suas águas. 

Além disso, por estar localizada em uma região de muito vento, a praia é ideal para quem quer praticar esportes aquáticos, como windsurf, surf e bodyboard.

Onde fica: R. de Fontela 324, 4910-249 Moledo, Portugal

Praias de Portugal – Centro

Praia da Costa Nova – Aveiro

Praia da Costa Nova - Aveiro
Praia da Costa Nova – Aveiro

Conhecida por suas casinhas coloridas, que antigamente serviam de moradia e depósito para os pescadores da região, a Praia da Costa Nova é uma praia tranquila, de areia fofinha, boa estrutura e com mar azulzinho e convidativo ao banho! 

É um ótimo passeio bate e volta para quem está no Porto e pode ser visitada, depois de conhecer a cidade de Aveiro.

Onde fica: R. da Quinta do Cravo 17, Gafanha da Encarnação, Portugal

Praia de São Pedro de Moel – Marinha Grande

Praia de São Pedro de Moel - Marinha Grande
Praia de São Pedro de Moel – Marinha Grande

Com uma excelente estrutura para passar o dia todo, esta praia é considerada uma das melhores praias de Portugal! 

As casinhas brancas de telhados vermelhos que contornam a praia proporcionam uma harmonia com o mar azul que completa a paisagem, rendendo boas fotos!

Onde fica: S. Pedro de Moel – 2430-502 M.nha Grande, Portugal

Praia da Nazaré

Nazaré é a famosa praia de Portugal que ficou conhecida pela onda gigante, fica situada em uma região de cultura portuguesa bem marcante! Por ser uma antiga vila de pescadores, ainda é comum encontrar mulheres em trajes típicos das sete saias, que ficam cuidando dos peixes que secam em palitos ao sol.

Se quiser admirar a praia e toda a sua beleza, não deixe de subir pelo elevador de mais de cem anos, que liga o centro da cidade ao ponto mais alto da cidade.

E se está com curiosidade para saber sobre as ondas gigantescas, fizemos um post só sobre elas aqui.

Onde fica: Praia da Nazaré Portugal

Praias de Portugal – de Lisboa ao Algarve

praias de portugal
Praias de Portugal

Não tem jeito, a região sul de Portugal é a que reserva as melhores opções de praias.

Com falésias e águas um pouco mais quentinhas, as melhores praias de Portugal são facilmente encontradas no Sul. Então, prepare-se para uma lista um pouco maior!

Praia do Guincho

Praia do Guincho
Praia do Guincho

A praia que fica próxima de Cascais, destaca-se como sendo uma das melhores praias de Portugal para a prática de esportes aquáticos, principalmente surf, kitesurf e windsurf!

Além do  mar, a Praia do Guincho também oferece uma zona protegida de dunas que é boa para fazer caminhadas e apreciar a paisagem. 

Onde fica: Praia do Guincho – Portugal

Praia de Carcavelos – Estoril

Praia de Carcavelos
Praia de Carcavelos

A cerca de 17km de Lisboa, esta praia destaca-se como sendo uma das melhores praias de Portugal por oferecer um equilíbrio entre beleza natural e atrações turísticas interessantes, como o Forte de São Julião da Barra e, um pouco mais afastado, o  Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal e o Casino de Estoril, que podem ser visitados para compor um tour que completa o passeio!

Onde fica: Praia de Carcavelos – Portugal

Portinho da Arrábida – Setúbal

Portinho da Arrábida - Setúbal
Portinho da Arrábida – Setúbal

Uma das melhores praias de Portugal e uma das mais bonitas também, sem dúvidas está em Setúbal, a cidade vizinha de Lisboa!

Com águas cristalinas, em vários tons de azul, a praia que faz parte da reserva ambiental do Parque Natural da Serra da Arrábida, tem também areia fina e branca que em contraste com o verde da mata da serra, oferece um paisagem e relaxante!

Onde fica: Praia do Portinho da Arrábida – Setúbal – Portugal

Praia dos Pescadores – Albufeira, Faro

Praia dos Pescadores - Albufeira, Faro
Praia dos Pescadores – Albufeira, Faro

A praia que antes era uma vila de pescadores, virou destino cobiçado por muitos turistas, por oferecer boa estrutura, mar tranquilo e areia macia. 

A paisagem com casinhas brancas, faz a cidade faz lembrar a Grécia!

Onde fica: 8200-001 Albufeira, Portugal

Praia do Odeceixe – Alentejo

Praia de Odeceixe
Praia de Odeceixe

Uma praia que agrada quem gosta de água salgada e nem tão salgada assim, já que ela fica localizada entre o rio e o mar e reserva paisagens belíssimas. Está localizada a 3 km da Vila de Odeceixe, na foz da Ribeira de Seixe.

Por ser uma região de águas mais tranquilas, é ótima para quem gosta de praticar canoagem e passeios de barco.

Onde fica: Praia do Odeceixe, Portugal

Praia do Camilo – Lagos

Praia do Camilo - Lagos
Praia do Camilo – Lagos

A famosa praia que sempre está em estampada em propagandas do Algarve, é uma das melhores praias de Portugal!  Formada por belas falésias, possui uma pequena faixa de areia, que é acessado por escadaria com cerca de 200 degraus. 

Ali perto ainda, há ainda a Ponta da Piedade, uma formação rochosa impressionante com formas irregulares e cavernas intemperizadas pelo mar. 

Além da vista da praia, a paisagem também pode ser admirada pelo mar, em um passeio de barco, e ainda poderá seguir para o interior das cavernas, para navegar por belas praias desertas entre as rochas. 

Onde fica: 8600-315 Lagos, Portugal

A lista poderia seguir por toda a costa portuguesa, mas vamos parar por aqui, para que você possa ter tempo para conhecer todas com calma e assim decidir qual região será a sua favorita!

Por Fernanda Terron

Advogada, escritora e empreendedora na Europa. Sou aquela que deixou a rotina das 09h às 18h em grandes empresas para viver a experiência do desconhecido, primeiro, desbravando Portugal e, hoje, a Alemanha. Nesta vida que levo, descobri que viver pode ser bem descomplicado, dependendo da forma como você enxerga o mundo e das pessoas que você encontra no caminho.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.