Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

O auge do verão português é, sem dúvidas, em agosto! Se você gosta de temperaturas altas, roupas leves e não se importa com o agito do mês de férias no país, Portugal em agosto é o seu período do ano para visitá-lo!

Como é o clima de Portugal em agosto?

O verão na Europa começa no final de junho e termina no final de setembro. Ou seja, agosto é o auge do verão português e costuma ser o mês mais quente!

Se você programar sua viagem para Portugal em agosto, com certeza a sua mala deverá carregar roupas leves, protetor solar e roupas de banho!

As temperaturas geralmente variam entre 18°C e 35°C, podendo atingir a casa dos 40°C em algumas regiões, principalmente mais ao sul do país.

Horário de Verão

A partir de 2021, o Parlamento Europeu decidiu por cancelar o horário de verão no velho continente, que durava do mês de março até outubro. 

Assim, o fuso horário de Portugal, com relação ao horário de Brasília permanecerá o mesmo durante o ano todo, ou seja:

  • Ilha dos Açores: + 2 horas
  • Ilha da Madeira: + 3 horas
  • Portugal continental: + 3 horas

Os preços de Portugal em agosto

Agosto é alta temporada, o que gera preços mais elevados, principalmente no setor do turismo, já que grande parte da população está de férias e Portugal recebe milhares de turistas de todos os lugares do mundo.

Preço dos hotéis 

Os preços dos hotéis de Portugal em agosto costumam ser mais elevados, principalmente por conta da alta demanda.

A região do Algarve (queridinha pelos portugueses) é o local onde os hotéis ficam mais caros durante o mês de agosto. 

Entretanto, agosto também pode ser uma ótima época para conhecer as regiões de Portugal que não são destinos de verão, como a Serra da Estrela e o norte do país, sendo uma boa alternativa para você não gastar muito com hospedagem e ter uma experiência mais tranquila.

Preço dos serviços

Passeios e aluguel de carro podem sofrer aumentos em agosto, por conta do aumento da demanda também. Já restaurantes não costumam variar tanto seus preços durante o ano todo.

Uma boa alternativa para economizar na viagem, se você estiver viajando em grupo é dividir o aluguel do carro, que pode compensar mais do que todos pagaram transporte público, mas se a viagem for com até duas pessoas, alugar um carro pode não compensar.

Importante saber: falando sobre serviços, o mês de agosto é o mês favorito pelos portugueses para tirar férias. Assim, é muito comum encontrar restaurantes fechados nesta época do ano.

Principais eventos de Portugal em agosto

O verão é a estação favorita da maioria dos europeus e é a época do ano em que as pessoas estão mais animadas e onde muitos eventos ocorrem.

Vale lembrar que a maioria dos eventos é divulgada pelas Câmaras Municipais em seus respectivos sites, então, vale a pena visitar o site da cidade antes de programar a viagem. 

Para te ajudar um pouco, vamos listar alguns eventos que geralmente ocorrem anualmente e podem ser boas alternativas para você curtir suas férias!

  • MEO Sudoeste – o festival de música, conhecido por sua irreverência, criatividade e diversidade, ocorre na vila de pescadores de Zambujeira do Mar, no sudoeste do país, dura 5 dias e traz grandes nomes nacionais e internacionais, de vários estilos musicais.
  • Neopop Festival – ocorre em Viana do Castelo e é um dos maiores eventos de música eletrônica do país.
  • Festas do Povo – a pequena cidade de Campo Maior, que fica quase na fronteira com a Espanha, recebe anualmente uma decoração especial em agosto. Suas ruas são decoradas com flores e outros objetos que colorem a cidade e mostram uma rica cultura regional!
  • Semana do Mar – o animado festival ocorre nos Açores (Ilha do Faial), geralmente na primeira semana de agosto.
  • Mercado Medieval de Óbidos – aos que possuem curiosidade em conhecer como era a vida e os costumes na época medieval, ter a experiência completa na cidade medieval (e bem conservada) de Óbidos é mergulhar na história!
  • Feira de São Mateus – Viseu recebe a feira mais antiga da Península Ibérica. Existente há mais de 600 anos, a feira recebe milhares de pessoas e é recheada de música, cultura e gastronomia.

Agora que você já anotou os principais eventos de Portugal em agosto, vamos para outras opções para você garantir um mês relaxante de férias!

mercado medieval de òbidos
Mercado medieval de Óbidos – Foto Nit

As praias de Portugal em agosto

Falar em verão é pensar em praia! 

Portugal oferece muitas opções de praias e já fizemos um artigo falando sobre algumas delas aqui, mas durante o mês de agosto, as praias podem ficar mais movimentadas.

As praias mais badaladas em agosto

Se você gosta de agitação e não se importa com muita gente, as praias abaixo são ideias para você curtir o verão em Portugal.

  • Praia da Zambujeira do Mar – a praia que fica no sudoeste do país e recebe o festival que falamos acima, fica bem agitada durante o mês de agosto todo!
  • Praia da Comporta – a praia fica em Setúbal e a água azul do mar e a areia branca, recebem até pessoas famosas de Portugal, sendo um local considerado elitista e com muito estilo!
  • Praia da Albufeira – situada no destino favorito de verão, no Algarve, esta praia é uma das mais populares e baladas da costa algarvia. 
  • Praia de Matosinhos – a praia mais popular do norte de Portugal recebe milhares de turistas que passam férias no Porto e estendem a visita até Matosinhos, para conhecer a sua praia de extensa faixa de areia e água geladas.

As praias menos badaladas em agosto

Para aqueles que querem relaxar sem agitação e aglomeração, as praias a seguir são perfeitos destinos (mesmo em agosto):

  • Senhor da Pedra – a praia que fica em Vila Nova de Gaia e já foi considerada uma das 10 praias mais bonitas da Europa, além de ter uma charmosa capela nas pedras, reserva um ambiente mais calmo, para quem quer somente contemplar o mar.
  • Praia do Brejo Largo – localizada no sul do país, a praia é destino para os amantes da natureza, com sua reserva natural bem preservada.
  • Praia da Murração – localizada na região do Algarve, é um dos poucos destinos que ainda estão pouco frequentados na região. 
  • Praia Forte do Paço – outra praia do norte, que fica em Viana do Castelo e suas formações rochosas reservam bons momentos de tranquilidade!

Vale a pena visitar Portugal em agosto?

Sim!

Agosto é verão, as temperaturas estão mais altas, a luz do dia dura mais tempo e as cidades ficam repletas de atrações, eventos e feiras. Ou seja, é um pacote completo para boas férias!

Mas, como nem tudo são flores, viajar em agosto também pode trazer as suas desvantagens, como preços mais altos na hospedagem e nos passeios. 

Para quem não gosta de locais cheios, visitar Portugal em agosto também pode ser um pouco desafiador, já que a quantidade de pessoas aumenta nesta época do ano.

De qualquer forma, no geral ainda assim visitar Portugal em agosto é muito recomendável!

Portugal em agosto, Algarve. www.carvoeirocaves.com

                       

Por Martins & Oliveira - Sociedade de Advogados

Sociedade de Advogados

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.