Horário de Lisboa: 15h31 € Cotação: Euro Hoje

Descubra aqui se vale a pena investir em Portugal e conheça as melhores opções de investimento para brasileiros.

Com o empreendedorismo ocupando cada vez mais espaço entre os brasileiros, é natural que muitos já pensem em expandir seus negócios ou mesmo mudá-los de região – não apenas de cidade, mas de país. Não por acaso, muitos empreendedores brasileiros já se perguntam se vale a pena investir em Portugal.

Após passar pela crise mundial no ano de 2012, Portugal conseguiu se recuperar e conta hoje com uma economia aquecida e em crescimento. Grandes empresas voltaram a investir no país e o comércio e a indústria mostram bons sinais dessa recuperação.

Portanto, não é arriscado dizer que, se você está pensando em investir seu dinheiro em outro país, Portugal é pode ser uma boa opção de lugar.

Vale ressaltar que investir em Portugal não requer, necessariamente, que você abra uma empresa lá.

Por exemplo: é possível optar pelo investimento no mercado imobiliário. Para isso, já publicamos aqui um post específico que explica tudo sobre como comprar um imóvel em Portugal e tudo sobre o Golden Visa Portugal.

Mas se você está pensando em levar seus negócios para fora do país, vamos detalhar a seguir alguns dos principais aspectos desse investimento e se vale a pena investir em Portugal como brasileiro.

 Como investir em Portugal?

Antes de pensar no tipo de investimento que você deseja fazer em Portugal, é preciso entender como o país enxerga os investidores estrangeiros.

Em primeiro lugar, um dos principais critérios para levar sua empresa para Portugal é mostrar que o seu negócio é relevante para a economia do país. Você precisa estar alinhado com os mesmos propósitos de Portugal, a fim de agregar valor e contribuir para seu crescimento.

Este, aliás, é um dos principais critérios a serem considerados para a concessão de visto de empreendedor estrangeiro em Portugal. Por isso, para empreender em Portugal você precisa estar totalmente antenado com o que acontece no país.

Portanto, não é só uma questão de ter o dinheiro para investir, e sim de que forma esse investimento trará benefícios para Portugal.

O que investir em Portugal

Por que investir em Portugal?

Investir em Portugal pode ser uma ótima alternativa para não deixar seu dinheiro parado no Brasil e ter rentabilidade. O Brasil vive momentos de instabilidade e fazer um investimento seguro em Portugal pode ser uma boa saída. 

Pertencente a União Europeia e a zona do euro, Portugal tem se mostrado como um país estável para investir. A localização geográfica também é uma das vantagens e a porta de entrada da Europa. 

Certamente, o idioma também conta bastante na hora de fazer um investimento com segurança. No mundo existem mais de 250 milhões de falantes de língua portuguesa e Portugal se destaca como o país mais promissor e único dentro do continente europeu. 

Dados gerais de Portugal 2020: economia, política e mais

assessoria visto Portugal

Qual o melhor investimento em Portugal?

Confira algumas das áreas mais promissoras e que fazem acreditar que vale a pena investir em Portugal:

Tecnologia

Empreendedores que atuam nas áreas de tecnologia e inovação têm maiores chances de conquistar seu lugar ao sol em Portugal.

Existe hoje uma Rede Nacional de Incubadoras e Aceleradoras com mais de 130 incubadoras no país para apoiar os empreendedores. Além disso, o ambiente é extremamente favorável para startups.

Além disso, uma das iniciativas atuais do Governo Português que visa estimular o empreendedorismo é o Vale Incubação, que oferece apoio direto aos empreendedores.

Os beneficiários do Vale Incubação podem ser micro e pequenas empresas. É indiferente a natureza do negócio e a forma jurídica, desde que criadas há pelo menos 1 ano. 

O valor do apoio a receber pode chegar aos € 5 mil euros para os serviços prestados pela incubadora. Estes serviços podem ser: gestão, marketing, assessoria jurídica, desenvolvimento de produto e financiamento.

Setor de Alimentação

Outro bom investimento em Portugal é na área de gastronomia. Os cidadãos portugueses adoram comer bem, ir em restaurantes, padarias, café com espaço ao ar livre (esplanadas) e bater papo. Assim, abrir um restaurante com preços acessíveis, bom atendimento, comida de qualidade pode ser um excelente atrativo com fortes chances de sucesso.

Para se ter sucesso na área de alimentação em Portugal é fundamental ter um horário estendido, serviço de take-away, uma boa localização e conhecer bem o perfil e os hábitos de consumo do público português. 

Importante também focar no bom atendimento, em estratégias de Marketing e na fidelização do cliente também são fatores importantíssimos para o sucesso de um negócio em Portugal. 

Imóveis

É um bom momento para investir em Portugal na área de imóveis. Com a pandemia do coronavírus, o setor imobiliário ficou ainda mais atraente para quem pretende comprar um imóvel em Portugal. 

Os imóveis abandonados em áreas históricas das cidades portuguesas podem ser excelentes opções com preços bastante atrativos. 

Comprar e reformar uma casa ou prédio em Portugal pode render bons aluguéis em euro para o investidor. 

Em Portugal é muito comum a criação e o arrendamento de salas comercias embaixo de prédios e esse é um investimento baixo, que vale muito a pena pesquisar e conhecer as opções do mercado. 

Saiba como comprar um imóvel em Portugal.

Turismo

O turismo em Portugal bateu o recorde em 2019 e investir nesse setor pode ser promissor para 2021 – no cenário Europa pós-pandemia – com a volta das viagens em todo o mundo. 

Foram mais de 27 milhões de turistas que visitaram Portugal em 2019 e a expectativa é que Portugal volte a ser um dos destinos preferidos dos viajantes em 2021.

Uma boa opção de investimento em Portugal é comprar um apartamento, fazer uma reforma e transformar um grande apartamento em flats/studios individuais para alugar pelo Airbnb. 

Serviços

Além das áreas que listamos acima, existem outros setores para investir em Portugal que você pode considerar, como academias, salões de beleza e estética, franquias e sites de vendas.

Incentivos de governo português para investimento

Portugal tem incentivado o investimento estrangeiro no país através de vários acordos e programas para abertura de empresas. Além da rapidez para abrir uma empresa em Portugal, há regiões com maiores demandas em alguns setores da economia e incentivos das Câmaras Municipais. 

Dentre as vantagens da abertura de uma empresa em Portugal é isenção de alguns impostos no primeiro ano, a contratação de estagiários (recém-formados ou em formação) com salários pagos pelo governo. Veja a lista completa das razões para investir em Portugal e o enquadramento legal no site do governo de Portugal. 

investir em lisboa

Parque das Nações – Lisboa

Investir em Portugal no pós-pandemia

A recuperação da economia em Portugal será em “U” de acordo com os analistas. O FMI (Fundo Monetário Internacional) prevê uma recessão do PIB de -8% para 2020, com um crescimento de 9% da economia em 2021.

A tendência é que o consumo das famílias portuguesas volte a crescer no próximo ano. Da mesma maneira, que o turismo volte a ser um dos principais geradores de emprego no país (um em cada cinco empregos gerados). 

O governo português já anunciou um Programa de Estabilização Econômica e Social para garantir recursos, projetos e linhas de crédito para as empresas gerarem emprego e voltarem a contratar e a crescer. 

Visto D2 e Golden Visa, saiba como investir em Portugal

Portugal também possui dois programas bastante atraentes para investidores estrangeiros. Trate-se do Visto D2 Portugal para empreendedores e o Golden Visa para investimentos com valores superiores. 

O visto para empreendedor em Portugal também é válido para o reagrupamento familiar, para que toda a família possa residir em Portugal. 

Entre as vantagens de ter um visto de investidor em Portugal é poder circular livremente pelo Espaço Schengen europeu (26 países da Europa). Além disso, poder solicitar a nacionalidade portuguesa (dupla cidadania) após 5 anos de residência em Portugal. 

Agora que você já sabe como investir em Portugal, aproveite as dicas para pesquisar mais sobre o mercado português e definir qual o melhor investimento em Portugal para o seu perfil. E para complementar, não deixe de ler nosso artigo sobre as melhores cidades para investir em Portugal.

vistos banners (10)

Por Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é brasileira, jornalista, mora na Europa desde 2014. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, experiência na área de assessoria de imprensa e televisão. Já morou na Inglaterra e atualmente mora em Portugal. Amanda já visitou 15 países do mundo, ama viajar e conhecer novas culturas e gastronomias. É co-fundadora do site Vagas pelo Mundo, apresentadora do podcast "Partiu Morar Fora" e produtora de conteúdo.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.