Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Uma instituição de ensino muito antiga, mas que, nem por isso, parou no tempo. Pelo contrário! A Universidade de Évora figura na lista das dez melhores de Portugal e, em alguns quesitos, está também entre as melhores do mundo. 

Se o seu sonho é estudar em Portugal, neste texto daremos algumas dicas interessantes que podem ajudar no processo e, quem sabe, na escolha pela Universidade de Évora. 

Conheça a Universidade de Évora em Portugal

A Universidade de Évora foi oficialmente fundada em 1559 e é a segunda mais antiga de Portugal, atrás apenas da Universidade de Coimbra. Fortemente ligada à Igreja e aos Jesuítas em seu início, passou por inúmeras transformações – até mesmo períodos turbulentos ao longo dos séculos. A maneira como a instituição de ensino se estrutura hoje foi estabelecida em 1979.

Está situada na cidade de Évora, distante aproximadamente 140 km de Lisboa. Fica no centro-sul de Portugal, na sub-região do Alentejo, com população por volta dos 56 mil habitantes.

Dentre os destaques da Universidade estão cursos das áreas de Ciências e Tecnologia, com alguns projetos reconhecidos internacionalmente. Podemos citar como exemplo o trabalho de mapeamento de combustíveis florestais para prevenir incêndios, aprovado pela NASA em julho de 2021.

Cursos oferecidos pela Universidade de Évora

A Universidade de Évora oferece 42 cursos de licenciatura e mestrados integrados nas áreas de Artes, Ciências e Tecnologia, Ciências Sociais e Enfermagem.

Destaque para a licenciatura em enologia, com duração de seis semestres – vale lembrar que a região do Alentejo é uma das principais em termos de vitivinicultura em Portugal e que em Évora fica uma das Adegas mais emblemáticas do país, a Adega da Cartuxa, cuja história também tem relação com a Universidade.

A instituição de ensino também conta com 57 possibilidades de mestrado nas mesmas áreas nas quais oferece graduação.

Chamamos a atenção para outra área bastante relacionada com esta região portuguesa: o mestrado em olivicultura e azeite tem duração de quatro semestres. O Alentejo, onde está situada a Universidade de Évora, tem alguns dos melhores azeites de oliva do mundo, premiados e reconhecidos internacionalmente.

Existem ainda outras doze oportunidades de Pós-Graduação nas áreas de Ciências e Tecnologia, Ciências Sociais, e Enfermagem, assim como um curso de formação contínua em Geotecnia.

Já os doutorados estão associados ao Instituto de Investigação e Formação Avançada, totalizando 31 cursos.

Candidaturas para alunos internacionais 

A Universidade de Évora conta com um processo de admissão específico para estudantes de países que não são membros da União Europeia, como é o caso do Brasil. Mas, atenção: ele não é válido para quem já tem dupla nacionalidade com alguma nação da UE.

Neste artigo vamos falar especificamente para os brasileiros. Existem três possibilidades, conforme mostraremos a seguir.

Universidade de Évora
Universidade de Évora

Disciplinas Isoladas

Quem deseja ter uma experiência internacional, mas sem necessariamente fazer um curso todo no exterior, pode optar pelas disciplinas isoladas. Na Universidade de Évora elas estão disponíveis tanto na licenciatura, como na pós-graduação, mestrado ou doutorado. As vagas e as disciplinas a serem ofertadas são definidas anualmente, assim como o custo de cada uma.

É preciso ter pelo menos 17 anos completos para dar início ao processo e atender alguns requisitos. Prazos, regulamentos e a ficha de inscrição estão nesta aba do site da Universidade de Évora.

Mobilidade

Este caso é exclusivo para estudantes e professores que já estão vinculados a alguma universidade e desejam passar apenas algum período fora do país. O primeiro passo é saber se a sua instituição de ensino tem convênio com a Universidade de Évora. A partir daí, o contato é feito entre as duas universidades, de acordo com o tipo de contrato que exista entre elas.

Existem também as bolsas de mobilidade com inscrições abertas duas vezes por ano e que abrangem diferentes áreas.

Licenciaturas e utilização da nota do ENEM

Utilizar a nota do ENEM é a maneira mais prática do estudante brasileiro ingressar na Universidade de Évora. A candidatura costuma ser feita entre janeiro e março (para o ano letivo que inicia em setembro). Para saber se está apto a ingressar no curso desejado, o candidato deve conhecer a nota mínima exigida, que varia de acordo com a universidade e o curso. Para saber mais, verifique o edital de abertura de candidaturas para o curso no qual você está interessado.

Se não fizer o ENEM, a admissão vai acontecer de acordo com seu histórico escolar. De qualquer modo, este documento também é necessário na hora da inscrição, assim como comprovante de conclusão do ensino médio. Existem ainda outros documentos necessários, como, por exemplo, uma declaração da Instituição que emitiu o histórico (certificado de habilitações) ou da Embaixada com a média final e a escala de classificação utilizada nesta instituição, identificando a classificação mínima a que corresponde aprovação.

O processo também é realizado de maneira online e é necessário o pagamento de uma taxa de inscrição.

Pós-graduações, Mestrados e Doutorados

Assim como nos demais casos, a inscrição para pós-graduação, mestrado ou doutorado é toda feita pela Internet. É preciso apresentar:

  • Diploma de conclusão do ensino superior (ou mestrado, no caso do doutorado) apostilado em cartório (Apostila de Haia);
  • Histórico contendo notas e média final – também apostilado (Apostila de Haia);
  • Curriculum Vitae;
  • Selo da Ordem dos Enfermeiros, no caso dos candidatos a mestrado em enfermagem;
  • Declaração da Instituição que emitiu o certificado de habilitações ou da Embaixada com a média final e a escala de classificação utilizada nesta instituição, identificando a classificação mínima a que corresponde aprovação (caso não conste histórico). Esta declaração é necessária na conversão da classificação para a escala portuguesa e para apurar os candidatos que recebem Bolsa de Mérito para Estudantes Internacionais;

É necessário o pagamento de uma taxa de inscrição e os prazos da primeira fase de inscrições acontecem entre janeiro e março para o ano letivo que inicia em setembro. 

Quanto custa estudar na Universidade de Évora

Em Portugal, o valor das chamadas “propinas” é estabelecido de maneira anual. No caso da Universidade de Évora pode ser dividido em até dez parcelas sem acréscimo de juros.

Conforme despacho publicado pela Universidade em janeiro de 2021, o valor anual para estudantes internacionais, tanto das Licenciaturas quanto Mestrados e Doutorados foi fixado em 2.500,00 €.

Esperamos que estas informações sejam úteis para você que pensa em estudar em Portugal. No blog do Nacionalidade Portuguesa também temos informações sobre outras importantes universidades do país.

Por Carol Patatt

Jornalista e produtora de conteúdo, escolheu o interior de Portugal para fazer um mestrado em Jornalismo e dar um "pause" na vida de repórter esportiva no Rio de Janeiro - ainda que, ocasionalmente, trabalhe com futebol em terras lusitanas. Mostra a região da Serra da Estrela no canal no Youtube "saiadarotina" e também é pesquisadora via Erasmus na Universidad de La Rioja (Espanha).

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.