Horário de Lisboa: 14h11 € Cotação: Euro Hoje

Você brasileiro que pretende estudar e morar fora do Brasil, sabe como conseguir bolsa de estudo em Portugal?

Para abraçar o desafio que é estudar fora do país de origem, bolsas de estudo são de grande valia, no intuito de auxiliar financeiramente os estudantes.

Afinal, despesas mensais que envolvem alimentação, moradia e serviços essenciais, pesam no bolso e merecem ser contempladas na planilha de gastos de um futuro aluno de universidade.

Curioso para conhecer mais informações? Leia o texto e descubra como conseguir uma bolsa de estudo em Portugal, além de saber dos fundos de incentivo aos quais você pode recorrer.

Como conseguir bolsas de estudo em Portugal?

Antes de qualquer coisa, o interessado em obter uma bolsa deve pesquisar pelas instituições que a concedem.

Em Portugal, a Fundação Lions, a Fundação Rotária Portuguesa, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, o Instituto Camões e o Symington Family Estates são alguns dos exemplos de entidades que proporcionam este tipo de benefício.

Para que a pessoa consulte as condições de aplicação à bolsa, deve, deste modo, acessar os sites correspondentes a cada organização, pois os critérios de seleção diferem de uma instituição para outra.

Feito isso, o estudante precisa atentar para uma série de documentos que será imprescindível nesta fase.

Além de verificar datas limites para envio de documentação e o cumprimento das normas de determinados programas. Ou seja, o aluno deve ser elegível para concorrer à bolsa, e isto pode incluir uma faixa etária específica, comprovação de renda,  comprovação do local onde mora, dentre outros requisitos.

Bolsas de estudos para universitários brasileiros em Portugal – Guia de Financiamento Europeu

Se o aluno é brasileiro já residente na Europa, pode consultar o, que é Guia de Financiamento Europeu.

A plataforma atua por meio de um algoritmo que apresenta apenas as bolsas, financiamentos e prêmios correspondentes ao perfil individual de cada aluno.

No total, são 12.000 programas de apoio disponíveis, que cobrem um vasto leque de contribuições para as quais os universitários podem solicitar apoio (financeiro). Por exemplo, despesas diárias, mensalidades das universidades, estágios e custos extra para cumprir semestres de estudo em outros países.

Bolsa de estudo em Portugal pelo ENEM

Algumas universidades portuguesas oferecem desconto em mensalidades (propinas) para os estudantes brasileiros que conseguem sucesso nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e desejam vir a terras portuguesas para cursar uma Licenciatura.

Uma destas instituições de ensino é a Universidade de Aveiro, que oferece bolsas de estudos parciais e totais a candidatos de destaque no ENEM. Assim, estas pessoas não precisam realizar as provas de acesso à universidade e contam com um apoio financeiro. Entre pagar de 4.000 a 5.500 euros por ano, os selecionados pagarão o máximo de 1.000 euros anuais, quando têm acesso a uma bolsa parcial. Para isto, a nota de candidatura do estudante deve ser igual ou superior a 15. Se a bolsa for integral, o custo do curso é zero.

Na Universidade da Beira Interior é oferecido um benefício parcial. As bolsas, neste caso, permitem que os estudantes internacionais de graduação paguem uma anuidade igual à que é paga pelos estudantes portugueses (697€). Os contemplados por esta bolsa precisam, da mesma maneira, obter notas satisfatórias no ENEM.

As melhores Universidades de Portugal: como se candidatar

Bolsas de estudo para pós-graduação (Mestrado e Doutorado)

Em relação à bolsa de estudo em Portugal para brasileiros, para os que ainda estão no Brasil, as Fundações de Amparo à Pesquisa Estaduais oferecem, em alguns casos, bolsas de pesquisa ou ensino no exterior (ex.: FAPESP, FAPERJ, FAPESB). Há bolsa de estudo em Portugal para pós-graduação, mestrado ou doutorado.

Outro programa famoso por disponibilizar bolsas de estudo é o Ciência sem Fronteiras (CsF). Para mais detalhes, visite o site do CNPq e verifique as informações atualizadas.

bolsa de estudo em portugal para brasileiros

Bolsas do Banco Santander

Um dos projetos mais conhecidos, porque financia apoio aos universitários há anos, pertence ao Banco Santander.

Existem diferentes alternativas de bolsa, de acordo com as áreas de conhecimento e também conforme o enquadramento do aluno (idade, local de origem, objetivos no curso, etc.).

Bolsas de estudo para Portugal em Graduação, bolsas de estudo para Pós-graduação, bolsas para Mestrado e para Doutorado entram na lista das contribuições apresentadas aos candidatos. Os apoios abrangem pessoas de todo o mundo.

As Bolsas Santander Futuro 2020/2021, por exemplo, vêm sendo divulgadas desde o final de 2020, e se dirigem a estudantes universitários com recursos econômicos limitados. Estes alunos devem estar inscritos numa Instituição de Ensino Superior, parceria do Banco Santander, que seja aderente ao programa.

Também é preciso que o aluno esteja comprometido em dar continuidade ou finalizar um ciclo da carreira acadêmica – esta é uma condição obrigatória para concorrer ao benefício.

Mais uma vez, vale ressaltar que, para saber se a sua instituição de ensino possui algum vínculo com o Santander e é elegível para este benefício, consulte a secretaria acadêmica.

Bolsa de estudo do Programa Erasmus + em Portugal

Além das opções já mencionadas, as Bolsas do Erasmus +, em Portugal, constituem mais uma vantagem para os estudantes.

Com o objetivo de conquistar a bolsa para o mestrado, a pessoa precisa ter graduação completa (no geral, na área do curso pretendido), além de não estar morando na Europa há mais de 15 meses até o início do curso (para que seja um candidato elegível).

Os pré-requisitos da candidatura às bolsas no ano de 2021 ainda irão passar por atualizações, por este motivo é que os próximos editais devem ser revistos atentamente.

Hoje, sabe-se que as bolsas dos que são considerados Países Parceiros Erasmus (incluindo Brasil), geralmente cobrem custos da passagem, do curso, do seguro saúde, e uma quantia mensal para que os bolsistas possam cursar um mestrado ou um doutorado, por exemplo. 

No entanto, o interessado na bolsa deve deixar claro, no início do processo, se pretende concorrer como estudante de Partner Country (para brasileiros sem cidadania) ou Programme Country (para brasileiros com cidadania europeia).

Com todas estas dicas e com a relação de incentivos que podem ser disponibilizados aos estudantes, a motivação para estudar fora do país torna-se até maior, não é mesmo?

Se você quer concorrer a uma bolsa de estudo e espera, em breve, morar em Portugal, entre em contato com a nossa assessoria. Trabalhamos na viabilização de Vistos de Residência e Nacionalidade Portuguesa.

Envie-nos uma mensagem e aguarde novidades!

Por Naiara Andrade

Naiara Andrade é brasileira, catarinense e jornalista. Tem experiência em produção de conteúdo, mas também em outras atividades nas áreas da Publicidade e do Marketing Digital. Já morou na Irlanda, onde aprimorou um segundo idioma. Atualmente reside em Portugal e cursa Mestrado em Comunicação Estratégica, na UBI. Apesar de gostar muito do mar, Naiara aprendeu a apreciar as montanhas. Apaixonada por música, ela adora viajar, curte cinema e está sempre aberta a novos desafios pelo caminho.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.