Horário de Lisboa: 15h49 € Cotação: Euro Hoje

Você conhece o Programa Erasmus+ em Portugal? Nesta iniciativa são oferecidas bolsas de estudos a acadêmicos do mundo inteiro, para que venham estudar na Europa. Excelente oportunidade para que os participantes tenham uma experiência universitária em um país diferente e, ainda, para que obtenham um diploma reconhecido.

Desde 2014 que o conceito, antes subdividido entre Erasmus Mundus, Tempus, Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, EduLink, Alfa e Juventude em Ação, passou a ser integrado em um só, o Erasmus+. Acompanhe o conteúdo e saiba todas as informações relativas ao projeto!

O que é o Programa Erasmus+?

De acordo com o próprio site de divulgação do Programa Erasmus+, em 30 de maio de 2020 foi gerada uma proposta para a duplicação do orçamento, com o intuito de chegar aos 30 milhões de euros para o período de 2021-2027.

Deste modo, as próximas ações visam possibilitar aprendizagem e mobilidade a 12 milhões de estudantes, número muito maior se comparado aos 4 milhões de pessoas incluídas no Programa atual. Importante ressaltar, também, que ocorrerão novas modificações quanto às diretrizes do Programa, ainda em 2021.

A ideia é de que o Erasmus+ seja mais inclusivo, com oportunidades em áreas do conhecimento voltadas para o futuro, como alterações climáticas, inovação, robótica, entre outras.

Hoje, sabe-se que as bolsas dos que são considerados Países Parceiros Erasmus (incluindo Brasil), geralmente garantem custos da passagem, do curso, do seguro saúde, e uma quantia mensal para que os bolsistas possam cursar um mestrado ou um doutorado, por exemplo. 

Mas, atenção, o interessado nas bolsas do Erasmus+ em Portugal deve citar, no início do processo, se pretende concorrer como estudante de Partner Country (para brasileiros sem cidadania) ou Programme Country (para brasileiros com cidadania europeia). A razão para este lembrete é porque há bolsas para os alunos que aplicam como europeus, no entanto, o número de bolsas neste caso pode ser menor do que as bolsas para estrangeiros.

Como ocorrem as inscrições para brasileiros no Erasmus+ em Portugal?

Os brasileiros que já estiverem cursando uma universidade precisam estar atentos aos prazos e, depois, validar a inscrição na própria entidade, por meio do Gabinete de Relações Internacionais, assim que novas vagas foram abertas.

No entanto, se o estudante não estiver vinculado a uma universidade no Brasil, ele deve pesquisar por uma universidade da Europa que seja elegível para o Erasmus, fazer a candidatura para esta universidade e, após isso, solicitar o pedido de bolsa dentro do Programa Erasmus+ em Portugal.

As modalidades que o Erasmus abrange são diversas, beneficiando acadêmicos de mestrado, doutorado ou pós-doutorado. Isto sem contar com uma espécie de intercâmbio, do tipo estágio, em que o aluno pode integrar pesquisas em projetos de outra universidade.

Confira a lista com as melhores universidades de Portugal.

Sobre a viabilidade de vistos com o Erasmus+

Os participantes do projeto Erasmus+ em Portugal podem precisar de um visto para permanência no País do Programa ou Parceiro que acolhe a atividade. Segundo o site do Erasmus+ em Portugal, fica sob a responsabilidade de todas as organizações participantes do projeto a garantia das autorizações necessárias (autorizações de residência ou vistos para estadas de curta ou longa duração). A documentação tem de estar em ordem antes da vigência do Erasmus, para que o estudante não enfrente problemas.

Portanto, a recomendação é que as autorizações sejam pedidas com a devida antecedência às autoridades competentes, já que o processo pode demorar várias semanas.

Saiba como solicitar seu visto de estudante.

Erasmus+ em Portugal

Requisitos para as bolsas Erasmus+ em Portugal

Ao interessado em participar do Erasmus+ em Portugal, pode ser exigida a proficiência em inglês comprovada (na maioria dos cursos). Também é necessário que a pessoa não tenha terminado a última formação há mais de cinco anos.

Para o mestrado, a pessoa precisa ter graduação completa (no geral, na área do curso pretendido), além de não estar morando na Europa há mais de 15 meses até o início do curso (para concorrer às bolsas). Como os requisitos para concorrer às bolsas passam por atualizações, é fundamental que o estudante se informe e leia atentamente os editais que forem lançados.

Como fazer a inscrição no Erasmus+?

Para se candidatar a um curso de mestrado ou doutorado no Programa Erasmus+ em Portugal, você deverá seguir os seguintes passos:

1-      Selecione o curso do seu interesse na lista completa de mestrados e doutorados.

2-      Visite o site do curso escolhido e siga as instruções de candidatura. Vale lembrar que cada curso define regras e períodos particulares de candidatura e seleção.

3-      Prepare toda a documentação solicitada dentro do prazo previsto. A candidatura dos mestrados e doutorados deve ser enviada diretamente para a coordenação do curso. A duração depende de cada curso variando de 1-2 anos no caso dos mestrados e em média de 3 anos no caso dos doutorados. Desta forma, o valor das bolsas também é particular a cada curso, porém, sempre são calculadas de forma a cobrir integralmente todos os gastos do bolsista.

Essencial lembrar que você pode se candidatar simultaneamente a, no máximo, três cursos. Mais do que isso, o candidato será automaticamente desclassificado. Para conhecer os demais requisitos e, principalmente, os prazos de candidatura, você pode visitar o site específico do curso escolhido.

O prazo para as inscrições, que são gratuitas, também variam. Em geral, vão até dezembro ou janeiro de cada ano.

O que o Erasmus+ em Portugal oferece aos participantes?

1-      Excelência acadêmica em cursos de alto nível e relevância.

2-      Oportunidade de estudar e viver na Europa.

3-      Apoio financeiro integral aos candidatos selecionados.

4-      Diplomas oferecidos por cada instituição-membro do curso conjunto.

5-      Um ambiente internacional e multicultural, em razão da convivência com colegas e professores de todas as partes do mundo.

6-      Oportunidade de viajar pela Europa e fazer amigos de todo o mundo.

Com todas essas vantagens já ditas, a expectativa é a de que você se prepare para, em breve, estar inscrito no Erasmus+ em Portugal e receber a tão sonhada bolsa de estudos!

Se tiver dúvidas ou quiser conhecer detalhes no que diz respeito à obtenção de vistos ou da Nacionalidade Portuguesa, a nossa consultoria também pode lhe ajudar neste sentido.

Por Naiara Andrade

Naiara Andrade é brasileira, catarinense e jornalista. Tem experiência em produção de conteúdo, mas também em outras atividades nas áreas da Publicidade e do Marketing Digital. Já morou na Irlanda, onde aprimorou um segundo idioma. Atualmente reside em Portugal e cursa Mestrado em Comunicação Estratégica, na UBI. Apesar de gostar muito do mar, Naiara aprendeu a apreciar as montanhas. Apaixonada por música, ela adora viajar, curte cinema e está sempre aberta a novos desafios pelo caminho.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.