Horário de Lisboa: 10h04 € Cotação: Euro Hoje

Dificilmente você nunca ouviu falar de Multibanco em Portugal, pois se você mora ou já visitou o país, com certeza você já deve ter visto e ouvido esta palavra em vários comércios ou bancos locais. Mas você sabe o que ela significa e quais as suas funcionalidades? Se não, fique por aqui que vamos te contar!

O que é o Multibanco em Portugal?

A funcionalidade financeira que ganhou o território português, Multibanco surgiu em 1985 e desde então, só expande os seus serviços, para facilitar as operações financeiras que ocorrem em Portugal!

A ideia inicial surgiu para funcionar como terminal de pagamento automático (POS) e caixa automático (ATM).

Diferente dos ATMs comuns, em seus terminais eletrônicos, no Multibanco em Portugal pode-se comprar títulos de transporte e passes, carregar os celulares, pagar contas de água, luz, energia e gás, além de efetuar pagamentos ao Estado (Governo) e até fazer doações!

Criado por uma empresa 100% portuguesa, o Multibanco orgulha-se de vestir a camisa tuga e de facilitar a vida dos que moram ou visitam Portugal!

Hoje, a rede Multibanco em Portugal possui mais de 12 mil caixas automáticos em funcionamento, mais de 337 mil POS e mais de 23,7 milhões de cartões em circulação. Ou seja, eles dominam o território português todo e estão mais do que inseridos no dia-a-dia da vida portuguesa.

E, indo na linha do desenvolvimento tecnológico, em 2015 a empresa lançou o MB Way, que é uma versão do Multibanco para os celulares. 

No aplicativo, você poderá realizar todas as operações financeiras mais comuns e ainda poderá sacar dinheiro no caixa Multibanco sem a necessidade do cartão bancário, poderá fazer compras online e em lojas físicas, enviar dinheiro e dividir as contas com os seus amigos!

Seguindo o mesmo sucesso da versão física do Multibanco, o aplicativo MB Way, hoje, já conta com 2,6 milhões de usuários!

Assim, quando estiver em Portugal não se assuste se for fazer uma compra e uma pessoa te perguntar: “Vai pagar com Multibanco?”, o que significa se você irá com cartão ou pelo aplicativo.

Como funciona o Multibanco, afinal?

A rede Multibanco em Portugal funciona para  todas as instituições financeiras que aderiram ao sistema oferecido pela empresa. 

Se você possui uma conta bancária em Portugal, possivelmente o seu Banco oferecerá os serviços do Multibanco (MB) em seus caixas eletrônicos, internet banking e outros métodos de pagamento.

O Multibanco, por ser 100% português não será encontrado em outros países da União Europeia e, quando você tiver que pagar alguma conta em Portugal, é comum as pessoas exigirem que o pagamento seja feito em banco português, justamente para que o recebedor possa usar os serviços do Multibanco e possa garantir a segurança que o sistema oferece.

Vamos conhecer um pouco mais sobre ele?

Onde encontrar um Multibanco?

Com o Google Maps em mãos é muito simples encontrar caixas de Multibanco que estejam perto de você, já que é uma opção de serviço que pode ser localizada no mapa, junto com outras opções, como restaurantes, hotéis, hospitais etc.

Mas, se você não é fã do Google, o próprio Multibanco oferece um mapa onde você poderá facilmente localizar um caixa eletrônico mais perto de você.

multibanco

Quem pode utilizar o Multibanco?

Bom, usar o Multibanco em Portugal é muito vantajoso para quem já possui uma conta bancária em terras portuguesas e, assim, poderá usufruir de todos os serviços oferecidos.

Se você ainda não possui conta bancária em Portugal alguns serviços ficam limitados, como o pagamento de alguns serviços ou até mesmo de entidades de classe, como a Ordem do Advogados de Portugal, bem como realização de transferências, que exigem que sejam realizadas somente entre bancos portugueses aderentes ao serviço.

De qualquer forma, como turista, você também poderá utilizar os serviços do Multibanco, principalmente para realizar saque de valores.

O sistema Multibanco em Portugal aceita 13 marcas de cartões internacionais, incluindo as mais famosas (Visa e Mastercard) e, inclusive ele aceita fazer o levantamento em outras moedas, mas você deve atentar-se ao valor do câmbio que é cotado na hora e aparecerá na tela do terminal.

Pagamentos por serviços também podem ser feitos com cartões estrangeiros, se o comércio aderiu ao serviço do Multibanco para tanto.

Como fazer um pagamento com Multibanco?

Bom, então, como falamos antes, muitos serviços do Multibanco estão disponíveis somente para quem já tem uma conta bancária em Portugal.

Assim, vamos falar aqui da situação de quem já possui uma conta em Portugal e deseja fazer um pagamento.

Com a rede Multibanco em Portugal, você poderá pagar faturas de diversos serviços e buscar pela informação, “Referência”, com ela o pagamento é feito de forma rápida e imediata!

O caminho é mais ou menos assim: no equipamento (caixa eletrônico) selecione “Pagamento de Serviços” > “Cartão MB?” > Entidade > Referência > Montante > PIN. 

Se o seu banco oferece Internet Banking, o processo é mais ou menos o mesmo, mas tudo pode ser feito de casa ou pelo aplicativo do celular.

Além disso, atualmente ainda, você poderá realizar o pagamento de compras nos terminais de pagamento automático (POS – Point of Sale) da rede Multibanco por meio de leitura de QR Code, que pode ser feito se você apontar o celular, muito rápido e prático!

Como fazer um depósito com o Multibanco?

Os depósitos podem ser realizados sem problemas, desde que o envelope seja colocar em um terminal relacionado com o seu Banco.

A quantia a ser depositada não poderá ser superior a 100.000,00€ e quando realizada, ela pode ser compensada em até um dia útil.

A única informação importante, além de você preencher o envelope com todas as informações certinhas, é que o depósito pode ser realizado para uma conta a que o cartão Multibanco esteja associado, mas, sempre que exista mais de uma conta associada basta indicar qual a conta a que se destina o depósito.

Como fazer transferências com Multibanco?

Fazer transferências entre contas portuguesas é muito simples através do Multibanco, basta informar o IBAN (com PT50 no início) ou o NIB do beneficiário e pronto.

E se você quiser fazer uma transferência dentro da zona do Euro, também é bem simples, basta informar o IBAN destinatário.

Agora, se você quiser transferir dinheiro para o Brasil com o Multibanco, tal possibilidade não é possível, pois as transferências internacionais são mais complexas e precisam ser feitas por um Banco ou empresas especializadas em transferências desse tipo.

Assim, por exemplo, se você quiser fazer uma transferência com um banco, que seja de Portugal para o Brasil, você precisará das seguintes informações: 

  • código SWIFT do banco destino (típico para transferências internacionais);
  • dados completos do destinatário (nome completo, dados bancários);
  • endereço do banco destino / nome e país, pelo menos; e
  • motivo da transferência.

Tais informações são geralmente exigidas por Bancos, pois eles precisam fazer uma série de procedimentos para justificar o motivo pelo qual aquele dinheiro está sendo levado para outro país e, com isso, as taxas por estas transferências costumam ser altas.

Já as transferências realizadas com empresas especializadas, são mais fáceis e práticas, pois, mesmo que eles também sejam sujeitos a uma série de leis, o processo é mais simples e rápido e o custo é bem mais baixo, a única coisa é que você precisa ter uma conta em Portugal, para poder transferir para uma outra no Brasil.

Vale a pena aderir ao Multibanco em Portugal?

Bom, se você pensa em morar em Portugal você não poderá fugir muito do serviço, já que ele está dentro do sistema financeiro português e funciona muito bem.

Assim, uma vez com conta bancária em Portugal, você poderá usufruir de todos os serviços e benefícios que o Multibanco oferece!

E se você estiver somente turistando por lá, ele poderá te ajudar bastante, quando você precisar usar o seu cartão do Brasil, quando os Euros em nota já tiverem acabado.

Por Fernanda Terron

Advogada, escritora e empreendedora na Europa. Sou aquela que deixou a rotina das 09h às 18h em grandes empresas para viver a experiência do desconhecido, primeiro, desbravando Portugal e, hoje, a Alemanha. Nesta vida que levo, descobri que viver pode ser bem descomplicado, dependendo da forma como você enxerga o mundo e das pessoas que você encontra no caminho.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.