Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Com o “boom” do turismo nos anos anteriores, e com o olhar para além da pandemia, todos os olhos têm se voltado para a ideia de investir em Portugal em 2021 e nos anos seguintes. Isso ocorre principalmente entre os brasileiros que buscam conseguir um visto de residência e uma fonte de renda em uma tacada só.

Porém, antes de investir em um visto de empreendedor ou Golden Visa é importante conhecer bem o país e entender onde o seu investimento terá retorno. Por isso, acompanhe no post de hoje quais são as regiões em que as oportunidades para investir em Portugal em 2021 estão rendendo mais frutos.

Investir em Portugal em 2021: região de Lisboa

Lisboa é uma cidade que está se atualizando a passos largos e pensando no amanhã. Não é à toa que o WebSummit, a maior conferência de tecnologia da Europa, tomou a cidade como sua casa: por aqui, as startups têm vez e as conversas giram cada vez mais em assuntos do mundo digital, como inteligência artificial, comunicação e TI.

Com isso, quem está pensando em investir em Portugal em 2021 na área da tecnologia, encontrará em Lisboa a mão de obra qualificada que precisa, o espaço para crescer e a possibilidade de captar investidores de outros países próximos.

Uma prova de que a cultura das startups e dos nômades digitais chegou para ficar é a pluralidade de coworkings e incubadoras que vêm surgindo pela cidade. Inclusive, Lisboa é a cidade com maior número de scaleups nas áreas de software solutions, business analytics, saúde, educação, serviços empresariais, turismo e mobile, respectivamente.

Já para quem está pensando em investir em Portugal em 2021 no setor de imóveis, também tem boas notícias. De acordo com o relatório EMEA Investor Intentions Survey 2021, divulgado em abril deste mesmo ano, Lisboa está ocupando o 10º lugar entre as cidades europeias mais atrativas para investimento imobiliário. 

Investir em Portugal em 2021: região do Porto

Engana-se quem pensa que a vida tecnológica e criativa do país existe apenas na capital. O Porto também é uma cidade que vem recebendo muitas startups e se tornou um pequeno polo dessas atividades no norte de Portugal.

A cidade nortenha vem sempre competindo com Lisboa pelos investimentos estrangeiros com startups, tendo, inclusive, ganhado essa disputa no ano de 2018.

Ou seja, ela é uma opção real para quem deseja investir em Portugal abrindo uma empresa com base em tecnologia, especialmente por conta dos custos de vida ainda um pouco abaixo do que na capital.

Para se ter uma ideia, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), apenas em 2015, foram constituídas 1722 startups na região metropolitana do Porto. Em 2018, a cidade já era a líder em criação de empresas de tecnologia. 

E se você não está pensando em investir em Portugal em 2021 para trabalhar fora dessa área não tem problema, temos outros números que podem te animar!

De acordo com um estudo encomendado pelo município do Porto, somente no ano de 2017 nasceram 30.188 novas empresas na Área Metropolitana da cidade. Destas, 27 mil foram na área de serviços e cerca de 2 mil foram no setor da indústria. 

Com isso, o PIB do Porto e região cresceu mais de 4% na taxa média anual de 2014 a 2017, assim como o investimento direto estrangeiro cresceu 11,4% ao ano de 2013 a 2018.

A gestão da cidade, através da InvestPorto, se orgulha da ascensão da economia no Porto e em toda a região Norte, em contexto nacional e internacional. Segundo o presidente da câmara municipal, Rui Moreira, a cidade tem uma localização estratégica que está permitindo se firmar como principal motor do setor de exportação no país.

Sabe o que isso significa? Que existe um fomento à economia local e à criação de uma ampla oferta de empregos. Ou seja, uma população com melhores salários, empregos ficando mais estáveis, que podem se tornar o público consumidor da sua marca. 

Agora, se você pensa em investir em Portugal em 2021 na área de imóveis, os caminhos também levam ao norte.

O país é um dos que exige os menores aportes do continente para que estrangeiros conquistem um Golden Visa.

Com isso, o Porto tomou o lugar da capital na lista de lugares bons para se investir em imóveis, ainda sendo possível encontrar bons espaços, com preços cerca de 30% abaixo de Lisboa. 

Investir em Portugal em 2021: no litoral

Um dos motivos que tornou Portugal tão atraente para todo o mundo foi a sua reinvenção com o turismo. Há 4 anos consecutivos, o país traz para casa o prêmio de Melhor Destino da Europa, atraindo turistas de todas as partes do mundo.

Muitos turistas são, inclusive, da própria Europa, já que Portugal é considerado um destino barato se comparado ao restante do continente.

Com isso, ao longo de todo o ano é possível ver o movimento dos estrangeiros pelas principais cidades turísticas do país. Porém, é no verão que Portugal verdadeiramente explode de visitantes, todos buscando um lugar paradisíaco para se deitar ao sol.

Investir em Portugal em 2021

E é nesse cenário que o Algarve se encaixa perfeitamente nos planos de quem pretende investir em Portugal em 2021. Ganhador do prêmio de Melhor Destino de Praia da Europa em 2020, a região fica com hotéis lotados durante os meses de calor e as fotos de praias com falésias enormes se espalham pelo Instagram.

Se a sua ideia for investir na cobiçada ilha da Madeira, pode recorrer a sistemas de incentivos e de apoio ao investimento. Alguns são oferecidos pelo governo do país, e outros pelo governo regional.

Para as empresas que quiserem fazer parte do Centro Internacional de Negócios da Madeira, existem as vantagens de um regime fiscal considerado o mais vantajoso da União Europeia, baixa burocracia, estabilidade política e social, além de baixos custos operacionais.

As áreas de atividade que podem fazer parte do Centro Internacional de Negócios da Madeira são: 

  • Serviços internacionais (trading, consultoria, serviços profissionais ou técnicos, holding, entre outros internacionais);
  • Atividades industriais ou de armazenamento;
  • Transportes marítimos, registro de navios, plataformas petrolíferas e de iates comerciais ou de recreio.

Investir no litoral é saber aproveitar a temporada

É claro que investir em Portugal em 2021, focando no litoral, deve ser um planejamento bem calculado. Apesar de o país contar com muitos meses de sol, principalmente ao sul do território, ainda assim o seu negócio sofreria com a sazonalidade e teria pelo menos 4 a 5 meses de período de baixa demanda (durante o outono e inverno).

Ou seja, qualquer estabelecimento precisa ser altamente lucrativo enquanto houver calor. Mas essa não parece ser uma tarefa difícil de cumprir em praias tão disputadas e admiradas por todo o país.

Investir em Portugal 2021: Programa Trabalhar no Interior

Não é apenas nas cidades maiores e praianas que vale a pena investir em Portugal em 2021. O país também está investindo para atrair mais pessoas para as cidades do interior. Em 27 de março de 2020 foi aprovado o Programa Trabalhar no Interior, que entrará em vigor até 31 de dezembro de 2021. 

Trata-se de um conjunto de medidas para estimular e facilitar a fixação de trabalhadores e suas famílias nas cidades do interior, como agilidade na busca de empregos, de moradias, formação profissional e apoio financeiro para os custos associados ao deslocamento até o interior.

Também, está planejada a criação de uma plataforma nacional de agregação de informação por onde será possível divulgar as infraestruturas de acolhimento empresarial e os incentivos  para empresas e famílias.

Em resumo, esse Programa pretende acelerar e simplificar os processos administrativos para execução e concretização de investimentos no interior do país. Para se candidatar ao Projeto de Investimento para o Interior, a empresa candidata deve apresentar os seguintes requisitos:

  • Representar um investimento global de pelo menos 10 milhões de euros;
  • Criar pelo menos 25 postos de trabalho diretos;
  • Ter comprovada viabilidade econômica;
  • Ser ambiental e territorialmente sustentável;
  • Apresentar um impacto positivo em pelo menos três dos seguintes domínios:
  1. Aproveitar dos recursos endógenos da região em que se insere;
  2. Enquadrar-se na estratégia de especialização da região;
  3. Interagir com outras atividades da região, particularmente nas micro e pequenas empresas;
  4. Produzir bens e serviços transacionáveis inovadores que confiram uma vantagem competitiva no mercado global;
  5. Utilizar de processos tecnológicos inovadores ou desenvolvidos em colaboração com entidades do sistema científico e tecnológico regional (como universidades, politécnicos, centros de investigação, entre outras);
  6. Valorizar o patrimônio natural ou cultural da região.

Investir em Portugal em 2021: Plano de Ação Reativar o Turismo e Construir o Futuro

Portugal é um país turístico em todas as suas regiões. Então, se você pretende investir em Portugal em 2021, pode contar com as estratégias do Plano de Ação Reativar o Turismo e Construir o Futuro, aprovado em 21 de maio de 2021 para incentivar a retomada do setor de turismo nacional.

O interessante é que, ao investir no turismo, automaticamente outros setores são beneficiados, como imobiliário, saúde, vinhos, agricultura, indústrias, comércio, serviços e transportes.

Então, a implementação desse plano chega para alavancar o desenvolvimento global da economia de Portugal. A estratégia conta com 4 eixos de atuação:

  • Apoiar empresas;
  • Fomentar segurança;
  • Gerar negócio;
  • Construir o futuro.

Como resultados a curto, médio e longo prazo, o Plano pretende posicionar o setor de turismo português em um patamar superior de criação de valor, aumentando o PIB e ultrapassando os 27 milhões de euros de receitas turísticas em 2027. Veja todos os detalhes no plano, com as estratégias para cada eixo de atuação, e motive-se a investir em Portugal em 2021.

Por Pri Fortinho

Sou uma brasileira de Santa Catarina, graduada em Publicidade e Propaganda e especializada em redação criativa. Em 2017 me mudei para Portugal com o objetivo de conhecer novas culturas e refinar minha perspectiva sobre o mundo. A mudança de país me apresentou a um estilo de vida mais minimalista e à oportunidade de trabalhar produzindo conteúdo para inspirar as pessoas a buscarem mais qualidade de vida e bem-estar.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.