Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Muitas pessoas que desejam morar em Portugal, vão com o objetivo de terem seus próprios negócios. Decidir em qual cidade iniciar essa nova jornada, pode ser um desafio e tanto. Pensando nisso, vamos falar por aqui sobre o cenário de empreendedorismo no Porto, para te ajudar na escolha e te apresentar quais as vantagens de montar o seu negócio por lá. Por que empreender no Porto?

Conhecida como Invicta, Porto tem muita história de superação e desenvolvimento. Como  a maior cidade do Norte de Portugal, Porto é considerada o maior hub de Startups do país

Só por esse único motivo, já seria uma boa razão para surfar no empreendedorismo no Porto, porém, os motivos não se limitam ao cenário convidativo para Startups.

Além de ser um ótimo local para inovação, o Porto oferece outras vantagens, como: boa localização geográfica, baixo custo inicial, boa qualidade de vida e outras que vamos falar mais detalhadamente a seguir.

O Porto em números

A cidade que margeia o Rio Douro, é uma grande porta de entrada ao turismo, tendo sido eleita, por três vezes, pelo European Best Destination Award – em 2012, 2014 e 2017, como melhor destino de viagem da Europa.

Além disso, algumas informações interessantes, que são essenciais para você saber, se quiser investir no empreendedorismo no Porto:

A cidade conta com 231.962 habitantes (2021);

41,42 km² de tamanho;

Em termos de área metropolitana, o Porto engloba 14 municípios: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia, Arouca, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Trofa e Santo Tirso (total de 1.737.395 habitantes);

Há 7 pontes que ligam o Porto à Vila Nova de Gaia, onde estão as famosas Caves de Vinhos do Porto;

No aeroporto do Porto, operam 15 companhias aéreas, de onde é possível voar para 65 destinos diferentes, incluindo o Brasil.

Em outras palavras, a cidade do Porto, se comparada com a capital portuguesa, que possui uma população de 2.871.133 de habitantes em sua área metropolitana (2021), ainda é considerada pequena, porém, isso pode ser bom, especialmente, se você estiver pensando em menor concorrência.

Por que investir no empreendedorismo no Porto?

Há diversos fatores que podem te encorajar a iniciar um empreendimento no Porto. As razões variam desde o tamanho do seu território, custos, qualidade de vida, até mesmo para o fator de expansão para outros territórios europeus. 

A seguir vamos detalhar alguns deles.

Espaço territorial

Além das razões que já falamos até aqui, alguns dos motivos para investir no empreendedorismo no Porto é pelo fato da cidade ser menor, e vamos explicar a razão de isso ser uma vantagem.

Menor concorrência – em um espaço geográfico menor, é mais fácil você encontrar menos concorrência para o seu negócio. 

Menor custo inicial – custos como locação, mão-de-obra e até mesmo taxas municipais podem ser mais baratas, do que na região metropolitana de Lisboa, por exemplo.

Melhor qualidade de vida – em uma cidade menor, conciliar trabalho com vida pessoal é mais fácil, já que você não gastará tanto tempo em descolamento, ou visitando clientes.

Maior chance de ter uma clientela fiel – uma vez que você conseguiu montar o seu negócio e conseguiu fazer as primeiras vendas, em uma cidade menor, a recomendação é a carta na manga (o contrário também é verdade, por isso é sempre importante manter a qualidade dos serviços).

Expansão para outros territórios

Além do fator espaço geográfico, outra grande vantagem de se investir no empreendedorismo no Porto é a possibilidade de expansão para outros territórios.

Como Porto fica bem pertinho da Espanha, a depender do tipo de negócio que você decidir ter, esse poderá ser o primeiro país europeu para onde exportar os seus produtos ou serviços.

Aliás, ter negócios com a Espanha, ainda morando em Portugal, pode ser uma vantagem, pois o poder de compra dos espanhóis é maior, o que te possibilita vender a um preço mais alto, pagando custos mais baixos em Portugal (fica a dica).

Além disso, a partir do Porto é possível expandir os seus negócios para muitos outros lugares, graças ao seu aeroporto, ótimas estradas, transporte pelo Rio Douro, porto e malha ferroviária.

Há incentivos para o empreendedorismo no Porto?

Sim! Os incentivos para o empreendedorismo são comuns no Governo português e já fizemos alguns conteúdos sobre isso. 

Entretanto, além dos incentivos do governo federal, a própria Câmara do Porto oferece excelentes programas que fomentam o empreendedorismo no Porto, dentre os quais destacamos:

Invest Porto –  um programa através do qual o investidor é acompanhado desde o início do seu negócio, através de orientações importantes que irão contribuir para uma melhor estruturação e desenvolvimento da sua empresa.

European Innovation Academy (EIA) – até 2026, o Porto será a sede do maior programa de empreendedorismo tecnológico e digital do mundo. A primeira edição foi em 2022, e espera receber todos os anos 500 estudantes, de mais de 120 universidades internacionais, acompanhados por 100 mentores e oradores de todo o mundo.

A ideia do programa é que em 3 semanas, os alunos irão ter uma imersão em empreendedorismo e inovação, com o objetivo de desenvolver uma mentalidade empreendedora.

ScaleUp Porto – o programa, incentivado pela Câmara Municipal do Porto, tem por objetivo oferecer solo fértil para empresas que desejam ter suas sedes na sede, mas também buscam escalonar seus negócios internacionalmente.

O programa oferece orientação e promove contatos, para financiamento do seu negócio, acesso ao mercado, além de promover cursos de aperfeiçoamento.

Em resumo, se você possui uma boa ideia de negócios e está pensando no Porto como porta de entrada, é interessante verificar no site da Câmara Municipal do Porto, para ver quais programas de incentivo estão abertos, pois sempre haverá um para te ajudar a dar os primeiros passos.

Melhores setores para empreender no Porto

Com o programa Portugal 2030, os investimentos que mais mereceram destaque no Porto e terão mais chances de participarem dos programas de incentivos são aqueles que estiverem relacionados com os seguintes setores:

Tecnologia e inovação;

Sustentabilidade; e 

Exportação.

Apesar de serem somente 3 áreas, elas trazem uma infinidade de possibilidades e, se você tiver uma ideia que se encaixe em alguma delas, as suas chances de sucesso serão maiores!

Como os brasileiros podem empreender no Porto

Se você não possui um passaporte da União Europeia, para poder montar o seu negócio no Porto, é necessário obter um visto específico. Para isso, há algumas opções:

Visto D2 – Visto de Empreendedor – é um dos vistos mais populares entre empreendedores brasileiros.

Startup Visa – esta modalidade de visto é ideal para quem quer aproveitar a fama do Porto de ser hub de empreendedorismo em Portugal e iniciar uma Startup por lá. 

Além de se aplicar para novos negócios, ele também pode ser aplicado para aqueles que já possuem uma empresa no Brasil, há menos de quatro anos, e desejam internacionalizá-la.
Golden Visa – apesar de ser mais popular entre aqueles que desejam investir em imóveis, ele também é destinado para quem deseja empreender no país, fazendo investimentos a partir de 500.000€.

Por Fernanda Terron

Advogada, escritora e empreendedora na Europa. Sou aquela que deixou a rotina das 09h às 18h em grandes empresas para viver a experiência do desconhecido, primeiro, desbravando Portugal e, hoje, a Alemanha. Nesta vida que levo, descobri que viver pode ser bem descomplicado, dependendo da forma como você enxerga o mundo e das pessoas que você encontra no caminho.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.