Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Portugal em fevereiro ainda é frio, porém as baixas temperaturas começam a oscilar com dias mais ensolarados. Ainda que o segundo mês do ano seja de inverno, os dias começam a ficar mais longos e não tão gelados como no final de dezembro e em todo o janeiro. Hoje vamos contar como é Portugal em fevereiro, vem comigo!

Como é Portugal em fevereiro para visitar?

Se você está planejando viajar, saiba que visitar Portugal em fevereiro pode ser uma boa oportunidade. Isso porque como ainda é inverno no Hemisfério Norte, as passagens costumam ficar mais em conta para quem pretende viajar dentro da Europa, por exemplo.

Porém, como no Brasil fevereiro é o mês do carnaval (não vamos levar em conta a pandemia), as passagens aéreas costumam subir bastante. Contudo, em Portugal você também pode aproveitar o carnaval, mas é bem diferente do Brasil.

Portugal em fevereiro começa a ter dias um pouquinho mais longos do que em dezembro e janeiro, por exemplo. Além disso, as temperaturas já não são tão baixas e você consegue aproveitar mais. Sem contar que a chuva também dá mais trégua em fevereiro e isso facilita a vida de quem vive e visita Portugal em fevereiro.

Mas antes de viajar é bom estar preparado para o frio, com roupas adequadas para a estação e de preferência térmicas.

Como é o clima de Portugal em fevereiro?

Em fevereiro, cidades como Lisboa e Porto registram temperaturas entre 16°C e 9°C respectivamente.

O clima é fresco e agradável, desde que você use roupas adequadas. A possibilidade de chuva é grande, mas não contínua.

Algarve registra temperaturas entre 17°C e 13°C, o que torna a região extremamente agradável para passeios perto da praia e curtir alguns restaurantes da região.

Já na Serra da Estrela as temperaturas podem ser negativas e é possível brincar na neve e saborear os incríveis queijos da região.

O destino torna-se uma das principais atrações turísticas em Portugal no inverno.

E na região sul, especialmente no Algarve, o inverno passa quase despercebido, atraindo milhares de turistas de toda a Europa para curtirem um ‘calorzinho de inverno.

Festividades em Portugal no mês de fevereiro

Poucas festas e eventos acontecem em Portugal em fevereiro, porém podemos destacar  as Festas em Honra de S. Brás em Vila Velha, Vila Real (2 e 3 de fevereiro), as Festas de S. Brás na Nazaré (3 de fevereiro) e o 1º Domingo de Fevereiro que ocorre a Festa de S. Brás em Calheiros, Ponte de Lima.

Vale ressaltar que Portugal é um país predominantemente católico e, por isso, as festas e eventos populares geralmente levam isso em consideração. Porém, os meses de verão são os que contam com uma maior quantidade de festas e eventos, incluindo os grandes festivais.

Mas, fevereiro em Portugal também é época do Dia dos Namorados (ou Dia de São Valentim), que acontece no dia 14 de fevereiro. Assim como no Brasil, não é feriado, mas se você planeja ir a algum restaurante ou hotel, é preciso reservar com antecedência devido à grande procura na data.

Além disso, em fevereiro ocorrem muitos festivais em Portugal, como o Petfestival (para quem ama animais), o Chocolate em Lisboa (que dispensa explicações), a Feira do Queijo do Alentejo, a Expo Estrela (artesanatos da Serra da Estrela), entre outros.

E o carnaval de Portugal?

Sim, Portugal em fevereiro tem carnaval (não vamos levar em conta o período de pandemia). A cidade de Torres Vedras, por exemplo, tem um dos carnavais mais conhecidos do país. São dezenas de eventos em uma programação extensa que reúne de DJs a carros alegóricos, passando por desfiles pelas ruas.

Em Alcobaça, o centro histórico também se transforma para comemorar o carnaval. Porém, em Sesimbra (bem pertinho de Lisboa), você encontra desfiles, escolas de samba e até grupos recreativos.

Mais para o sul de Portugal, em Loulé está um dos carnavais mais quentes do país. Talvez seja o carnaval mais próximo do que estamos acostumados no Brasil e até as roupas dos participantes são menores. Ah, e também tem desfiles e carros alegóricos.

Todavia, é o Carnaval de Ovar, no distrito de Aveiro, o que mais atrai pessoas. São pelo menos 10 dias de festa e a cidade inteira fica em em festa. A Aldeia do Carnaval, o local onde ocorre o carnaval, recebe milhares de visitantes durante o dia ou à noite.

https://www.nacionalidadeportuguesa.com.br/carnaval-de-portugal/

Visitar Portugal em fevereiro

Se você planeja visitar Portugal em fevereiro, saiba que ainda que seja inverno, as temperaturas já não são tão baixas como em dezembro e janeiro. Além disso, os dias começam a ficar mais longos e mais ensolarados, ideal para quem quer visitar o país.

Entre as vantagens, podemos citar os preços mais acessíveis das passagens aéreas para outros países da Europa (com a grande vantagem das companhias low cost). Mas também podemos referir que como não é um mês de férias para os portugueses e europeus, os locais turísticos ficam facilmente acessíveis e até com promoções de hospedagem.

Entretanto, entre os pontos negativos estão os dias frios e por vezes chuvosos que o inverno em Portugal costuma proporcionar. Porém, se você tiver roupas adequadas e um bom guarda-chuva, isso passa ao lado e você consegue aproveitar suas férias e visitar tranquilamente.

Viver em Portugal

Para quem vive em Portugal em fevereiro, é meio estranho. Estranho porque o país não parou durante o recesso de fim de ano e como está frio, as pessoas seguem trabalhando normalmente. Isso para nós brasileiros pode parecer um pouco estranho à primeira vista.

Um exemplo é a questão do carnaval. Portugal em fevereiro segue “normal” e não tem aquela de descanso e feriadão não. Aulas seguem, a vida segue e em nada se parece com as cidades brasileiras que, por conta do calor e do carnaval, ganham outro ritmo.

Diferença para o Brasil em fevereiro

Entre as principais diferenças entre Portugal em fevereiro e o Brasil estão a questão do frio e da chuva e do carnaval, sem dúvidas. Enquanto no Brasil está calor e todo mundo está se preparando para pular o Carnaval, em Portugal o ano já começou há muito tempo e tudo segue na mais perfeita normalidade.

Mesmo as cidades referidas e que pulam carnaval em Portugal não ficam “fechadas” e concentradas somente nisto. O ano escolar, para melhor explicar, começa em Portugal em setembro e acaba em junho, portanto em fevereiro está tudo normal.

No caso dos estudantes universitários, no fim de janeiro ocorre uma breve pausa (10 dias) entre o fim do primeiro semestre letivo (entre setembro e janeiro) e o começo do segundo semestre (final de janeiro ou começo de fevereiro até junho).

Isso, confesso, que me causava alguma confusão logo que cheguei aqui em Portugal. Porém, com o passar dos anos a gente se acostuma e passa a entender melhor o calendário de aulas, férias e festas do país europeu.

Em resumo: Portugal e a Europa como um todo valorizam os meses de julho e agosto e consideram esse o único período de “descanso oficial”. Nos outros meses do ano, tudo segue normalmente e nem o Natal ou o Ano Novo são capazes de fazer as pessoas e os países darem uma pausa.

By Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é brasileira, jornalista, mora na Europa desde 2014. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, experiência na área de assessoria de imprensa e televisão. Já morou na Inglaterra e atualmente mora em Portugal. Amanda já visitou 15 países do mundo, ama viajar e conhecer novas culturas e gastronomias. É co-fundadora do site Vagas pelo Mundo, apresentadora do podcast "Partiu Morar Fora" e produtora de conteúdo.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.