Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

O custo para alugar imóvel em Portugal é uma das primeiras preocupações dos brasileiros ao imigrar. E, acredite, há motivos para isso: existe uma variação muito grande de região para região do país.

Por isso, neste texto vamos apresentar algumas variáveis que podem ajudar a orientar você, leitor, a estabelecer um paralelo custo-benefício de acordo com as médias de valores encontradas em cada região.

Trazemos também alguns exemplos específicos de cidades que podem ajudar na tomada dessa decisão tão importante: escolher onde morar. Apesar de ser um país pequeno, Portugal tem muitas opções, com características e valores bem divergentes entre si.

Assim, no texto de hoje, falaremos sobre alugar imóvel em Portugal em cidades com excelente custo-benefício, em diversas regiões do país. Confira!

O custo de alugar imóvel em Portugal

Alugar imóvel em Portugal a bons preços pode ser um desafio para os brasileiros que chegam ao país devido a muitos fatores. Ainda que a pandemia do Coronavírus tenha travado a expansão do turismo, nas cidades mais voltadas a este setor, a transformação de muitos apartamentos em Airbnbs para atender hóspedes sazonais é uma realidade. E aí, claro, dependendo da época do ano, os preços também mudam consideravelmente, interferindo nos aluguéis habituais.

A maior procura por parte dos imigrantes também mantém o mercado imobiliário aquecido e, assim, com preços em alta. Assim, em cidades como Lisboa e Porto, por exemplo, o custo de vida pode se tornar consideravelmente maior do que em outras partes do país impulsionado justamente pelo aluguel.

No entanto, vale lembrar, alguns municípios de pequeno a médio porte, além de áreas de menor movimentação em grandes centros urbanos, reservam preços interessantes quando o assunto é alugar imóvel em Portugal. Então, ao unir a tranquilidade de uma cidade mais pacata, por exemplo, à qualidade de vida, o acesso a apartamentos e casas de bom tamanho e a baixo custo, é uma realidade para muitos que escolhem viver e buscar um imóvel para alugar em Portugal.

Onde alugar imóvel em Portugal: 15 cidades com ótimo custo-benefício

Reunimos aqui algumas boas opções no interior e também áreas metropolitanas de cidades maiores, o que reduz não apenas o aluguel, mas o custo de vida como um todo (restaurantes, entretenimento, lojas, etc.). Destaca-se que o salário mínimo em Portugal, em 2021, é de 665 Euros.

Levamos em consideração a facilidade de acesso a grandes centros e também questões como, por exemplo, a presença de Universidades conceituadas, dentre outros aspectos.

Ordenamos as opções de forma crescente em relação ao custo para um apartamento de dois quartos com um padrão médio de estrutura e conforto – você pode encontrar preços maiores ou menores também de acordo com a época do ano que realizar a busca.

1. Alugar imóvel em Leiria

Uma cidade pequena, de 50 mil habitantes, mas com bastante oferta de cafés, restaurantes e comércio, Leiria não costuma ser muito conhecida pelos brasileiros, mas já conquistou o 4º lugar entre as melhores para se viver em Portugal. Também conta com um instituto politécnico que oferece dezenas de licenciaturas e mestrados.

Leiria fica a 1h50 de carro ou a 3h de trem de Porto. Já para Lisboa, o trajeto de transporte público é mais demorado, em média 4 horas. De carro é feito em 1h40.  Os gastos com aluguel de um apartamento de dois quartos gira em torno dos 450 Euros.

2. Alugar imóvel em Viana do Castelo

Ao Norte de Portugal, Viana do Castelo é uma cidade de 40 mil habitantes, sede do distrito de mesmo nome – onde, no total, vivem 91 mil pessoas. Fica no litoral e está apenas 1h (de carro) distante do Porto (quem depende de transporte público leva, em média, 2h15).

Um apartamento de dois quartos nesta localidade custa cerca de 450 Euros mensais. Vale ressaltar que é também uma cidade bastante ligada ao turismo, com diversas festas típicas. Os 24 km de costa neste concelho fazem ainda com que a pesca seja outra atividade considerada muito importante.

3. Alugar imóvel em Barcelos

Barcelos é uma antiga cidade ao Norte do Porto com um patrimônio medieval bastante preservado. É famosa pelo “galo de Barcelos”, que muitos associam como o símbolo de Portugal (clique aqui e conheça a lenda https://www.cm-barcelos.pt/visitar/caminho-portugues-de-santiago/a-lenda-do-galo/). A cidade combina tradição e modernidade de uma forma muito atrativa: economicamente, apresenta um grande crescimento a partir da indústria têxtil e de vestuário. Além disso, em virtude da sua produção de cerâmica, Barcelos faz parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco.

É uma boa opção também para quem considera estar próximo ao Porto como um fator importante na hora de definir onde alugar imóvel em Portugal: fica a 55 min de carro ou entre 1h20 e 1h45 de transporte público. A grande cidade mais próxima seria Braga, que está a 25 min de carro ou 1h40 de transporte público.

Alugar um apartamento de dois quartos em Barcelos custa aproximadamente 450 Euros.

4. Alugar imóvel em Coimbra

Coimbra conta com a Universidade de Coimbra, a mais antiga do país e com um ensino de referência. Por conta disso, é comum ver uma população jovem pela cidade, enchendo os restaurantes e bares. Ao longo do ano também são realizadas diversas festas populares e abertas.

Situada no centro de Portugal, ela fica 2h de carro ou 2h30 de transporte público da capital. Já para o Porto o trajeto leva cerca de 1h20, tanto de trem quanto de carro. Dentro da cidade há um bom serviço de transporte público, mas também é possível fazer quase tudo caminhando.

Em Coimbra, o custo médio do aluguel de um apartamento de dois quartos parte dos 475 Euros. Por esses motivos, esta também se constitui em uma ótima alternativa de lugar para alugar imóvel em Portugal.

5. Alugar Imóvel em Guimarães

Outra bela cidade medieval, que une a tranquilidade ao movimento proporcionado pelo turismo e à vida universitária dos estudantes da Universidade do Minho. 

Localizada no Norte do país, Guimarães fica a 1h de transporte público ou 30 min de carro de Braga e a 50min de carro ou 1h40 de transporte público do Porto.

A partir de 500 Euros/mês é possível encontrar um apartamento de dois quartos, sendo uma boa opção para alugar imóvel em Portugal.

6. Alugar imóvel em Braga

Situada no Norte de Portugal, Braga é uma das maiores cidades do país. Capital do Minho, ela tem o título de “Roma portuguesa”. Isto porque as igrejas, jardins e praças no entorno da cidade são alguns dos atrativos para os turistas que vêm a Braga. A arquitetura peculiar e as construções históricas estão presentes e são um charme a mais no lugar.

Viver em Braga pode ser muito interessante para quem deseja estar próximo ao Porto: fica a 40 min de carro.

Braga possui 37 freguesias e é reconhecida ainda por sediar a Universidade do Minho. Aqui o aluguel parte de 500 Euros para um apartamento de dois quartos. 

7. Alugar imóvel em Figueira da Foz

Se morar em uma pequena cidade de praia é seu objetivo de vida, então não pode deixar de pensar em alugar imóvel em Portugal em um local chamado Figueira da Foz. Localizada no centro do país, no distrito de Coimbra, está situada no ponto onde o rio Mondego encontra o Oceano Atlântico.

Uma das principais vantagens é a localização estratégica: são 40 km de Coimbra, 120 km do Porto e 180 km de Lisboa. As principais atividades econômicas giram em torno do turismo.

Um apartamento dois quartos custa mensalmente, em média, 500 Euros.

Alugar imóvel em Portugal

8. Alugar imóvel em Gondomar

A cidade de Gondomar tem 50 mil habitantes, mas pertence a um município de mesmo nome, dividido em 7 freguesias que é um dos mais populosos da região metropolitana do Porto,  onde vivem aproximadamente 174 mil pessoas.

É uma ótima opção para quem gostaria de morar perto do Porto, mas muitas vezes se depara com preços exorbitantes de alguns aluguéis: são apenas 20 minutos de carro ou 1h10 de transporte público entre as duas cidades. Em Gondomar, o custo do aluguel de um apartamento de dois quartos é de aproximadamente 550 Euros. 

9. Alugar imóvel em Setúbal

Se você começou a sua análise quanto a alugar imóvel em Portugal, provavelmente já se deparou com a possibilidade de morar em Setúbal. Ela é considerada a 9ª melhor cidade do país para se viver e fica bem próxima à capital Lisboa (50 min de carro ou 1h20 de transporte público), sendo bem mais barata.

Vale dizer que é uma cidade portuária, com clima de interior e ampla gama de bares e restaurantes para movimentar a vida noturna. De dia, não faltam praias maravilhosas e próximas para se conhecer, o que torna tudo ainda mais fácil para os brasileiros.

É possível encontrar apartamentos de dois quartos a partir de 550 Euros.

10. Alugar imóvel em Aveiro

Quando buscar pelas opções de imóveis que existem na cidade de Aveiro, verá que esta cidade, situada a 75 quilômetros do Porto, é um belo município litorâneo que oferece uma vida de paz e segurança junto ao mar.

Com cerca de 80 mil habitantes, Aveiro fica na Região Centro. Conhecida como a Veneza Portuguesa, pelos seus lindos canais, a cidade é também sede da Universidade de Aveiro. Por esta razão, recebe universitários que chegam, a cada semestre, para cumprir com seus ciclos de estudo.

Aveiro tem uma ampla rede de serviços, com variedade de lojas, supermercados e restaurantes para todos os gostos. Ainda assim, é conhecida por possibilitar aos seus moradores uma vida sossegada. 

Apartamentos de dois quartos podem ser encontrados em Aveiro a partir de 550 Euros mensais.

11. Alugar imóvel em: Santa Maria da Feira

Se morar perto da praia é importante para você, Santa Maria da Feira pode ser uma ótima opção em termos de alugar imóvel em Portugal. A cidade com menos de 20 mil habitantes fica no distrito de Aveiro: em apenas 20 minutos de carro você já está de frente para o mar. Já da cidade de Aveiro são 35 minutos – 1h30 a 2h de transporte público. O tempo de deslocamento até o Porto é praticamente o mesmo.

O aluguel de um apartamento de dois quartos gira em torno dos 600 Euros/mês.

12. Alugar imóvel em Sines

Sines é outra cidade portuguesa à beira-mar que pode ser uma ótima opção para alugar imóvel em Portugal. De ônibus, fica a 2h45 de Lisboa, já de carro, o percurso leva aproximadamente 1h45. Está localizada na região do litoral alentejano (com belas praias) e bastante próxima do Algarve (são 74 km até Odeceixe – ainda no oeste – e só 2h de carro até o Faro).

Na cidade de Sines, sede do município de mesmo nome, é possível encontrar apartamentos de dois quartos a partir de 600 Euros/mês. Vale lembrar que a localidade tem apenas 14 mil habitantes, o que, especialmente no verão, pode dificultar a busca por imóveis. 

13. Alugar imóvel em Almada

Para quem deseja alugar imóvel em Portugal próximo a Lisboa sem pagar os preços da capital, Almada é uma ótima opção: são cerca de 25 min de carro ou 1h de transportes públicos para cruzar a ponte e chegar a esta cidade na Margem Sul do Tejo.

Além dessa vantagem, Almada também é uma boa ideia para os apaixonados por praia. Afinal, a cidade fica logo ao lado da Costa da Caparica, onde não faltam alternativas para um dia sob o sol. Em média, um apartamento de dois quartos custa mensalmente 650 Euros.

14. Alugar imóvel em Vila Nova de Famalicão

Vila Nova de Famalicão fica ao Norte do país, bastante próxima ao Porto: menos de uma hora de trem e 40 minutos de carro. Também está perto de Braga, outra cidade importante em Portugal – apenas 20 km.

A atividade industrial é o foco neste concelho, que se destaca pelo volume de exportações, mas que oferece também belas opções de lazer, como o Parque Verde da Devesa – considerado o “pulmão” da região Norte. São 23 hectares de espaço verde, cruzado por um rio agora despoluído, um lago e vários equipamentos culturais.

Por lá, o custo do aluguel de um apartamento de dois quartos é de aproximadamente 650 Euros.

15. Alugar imóvel em Maia

Esta é mais uma cidade para quem deseja alugar imóvel em Portugal bem perto do Porto: Maia está a aproximadamente 20 minutos de carro e 1h10 de transporte público.

Mesmo sendo uma região bastante industrial, a cidade da Maia também conta com alguns atrativos turísticos, dentre os quais, o Jardim Zoológico e o Parque de Avioso.

O custo de aluguel para apartamento de dois dormitórios gira em torno dos 750 Euros.

Sites para alugar imóvel em Portugal

Ao investigar a respeito de portais de imóveis para compra, venda e aluguel, certamente a curiosidade do imigrante está em conhecer o melhor site para alugar apartamento em Portugal. Mas a verdade é que alguns se destacam neste sentido, como o www.custojusto.pt, o www.idealista.pt e ainda o www.imovirtual.com.

Em cada uma destas plataformas, você pode filtrar a busca de acordo com a localidade onde pretende morar em terras lusitanas, os valores estimados, tamanho das casas ou apartamentos, entre outras informações que envolvem a pesquisa mais adequada para o seu caso.

Por Carol Patatt

Jornalista e produtora de conteúdo, escolheu o interior de Portugal para fazer um mestrado em Jornalismo e dar um "pause" na vida de repórter esportiva no Rio de Janeiro - ainda que, ocasionalmente, trabalhe com futebol em terras lusitanas. Mostra a região da Serra da Estrela no canal no Youtube "saiadarotina" e também é pesquisadora via Erasmus na Universidad de La Rioja (Espanha).

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.