Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

A qualidade de vida em Portugal é considerada uma das mais altas do mundo. Nesse texto nós vamos trazer alguns dos motivos que fazem com que o país ibérico seja bem avaliado nesse sentido e uma lista com aquelas que são consideradas as 10 melhores cidades.

O que é qualidade de vida?

Mas, antes, fica a pergunta: o que vem à sua cabeça quando falamos em “qualidade de vida”? A ideia quanto ao significado do conceito costuma variar entre as pessoas, de acordo com a realidade que cada uma experimenta, expectativas, dentre outros aspectos. Inclusive, a Organização Mundial da Saúde (OMS) define que qualidade de vida é a percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.

De qualquer modo, existem algumas questões que costumam ser consideradas fundamentais quando tocamos nesse assunto, como segurança, acesso à saúde e à educação. 

Como é a qualidade de vida em Portugal?

Segundo dados colhidos em 2021 pelo Instituto Nacional de Estatística, a expectativa de vida em Portugal aumentou. Hoje é de, em média, 81,06 anos. É claro que nem sempre viver muito e viver bem são fatores em comum, mas existe sim uma associação no caso de Portugal. Alguns motivos que contribuem para esse aumento estão diretamente ligados à qualidade de vida. Por exemplo, a segurança: Portugal é considerado o quarto país mais seguro do mundo, atrás apenas da Islândia, Nova Zelândia e Dinamarca. Só para se ter uma ideia, o Brasil ficou na posição de número 126 em 2021, uma diferença considerável.

Interessante destacar que cerca de 20% da população portuguesa tem mais 65 anos e que a aposentadoria no país ibérico acontece a partir dos 66,5 anos (com no mínimo 15 anos de contribuição). 

O acesso aos cuidados de saúde também é um diferencial. Além de muitos dos serviços prestados pelo sistema público serem de qualidade, também não é demasiado alto o custo para se ter um plano de saúde . Vale lembrar que o custo de vida em Portugal também é um dos mais baixos da Europa, o que torna facilitado, por exemplo, o acesso à alimentação saudável.

É claro que existem problemas a serem superados e que alguns números da qualidade de vida em Portugal ficam abaixo de outras nações europeias, mas, ainda assim, a média é bem superior à da maioria dos países do globo.

As 10 cidades com melhor qualidade de vida em Portugal 

Uma pesquisa feita pela DECO PROTESTE entre outubro e novembro de 2020 ouviu cerca de 3500 habitantes das 12 capitais de distrito com mais população: Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu, com o objetivo de conhecer o grau de satisfação dos portugueses com vários aspectos da cidade onde vivem

Dez quesitos foram avaliados, sendo considerados determinantes em termos de qualidade de vida em Portugal, e três deles – custo de vida, segurança e criminalidade, e limpeza e gestão de resíduos – os que têm maior impacto.

As cidades definidas como aquelas com melhor qualidade de vida em Portugal foram:

Viseu

Não é a primeira vez que essa cidade aparece com destaque dentre aquelas com melhor qualidade de vida em Portugal. Em 2018 um estudo da associação “Escolha do Consumidor” deu a Viseu o título de “Um lugar para ser feliz”. Já foi apontada também como uma das melhores da Europa nesse sentido.

Quem busca uma cidade de médio porte e com custo de vida relativamente baixo pode considerar essa uma ótima opção. Pode ser ideal para aposentados e famílias que gostam de localidades menores e com menos agito e badalação.

A freguesia de Viseu tem apenas 25 mil habitantes, enquanto o concelho como um todo (e suas 25 freguesias) abriga quase 100 mil pessoas. O aeroporto mais próximo fica no Porto, a 127km e até o litoral, em Aveiro, leva menos de uma hora de carro.

Morar em Viseu é se deparar com belezas naturais, parques e espaços verdes perto dos rios Vouga e Dão. Em termos de educação, o Instituto Politécnico de Viseu disponibiliza aos estudantes cursos de licenciatura, mestrado, entre outros. A cidade também sedia um Campus da Universidade Católica Portuguesa e tem 116 escolas. 

Leiria

A cidade de Leiria fica na região Centro de Portugal, bem perto do litoral (até a praia mais próxima são 23km) e distante 148 km de Lisboa, onde fica o aeroporto mais próximo. É a capital do distrito de Leiria e conta com cerca de 126 mil habitantes. 

É uma cidade histórica, tranquila, segura, pouco turística e uma opção a ser considerada por quem busca segurança, sossego, viver em família e fugir do agito sem deixar de ter acesso a, por exemplo, ensino de qualidade: o Instituto Politécnico de Leiria oferece Licenciaturas e Mestrados nas áreas de Artes e Design, Educação e Ciências Sociais, Saúde, Tecnologia e Gestão, e Turismo e Tecnologia do Mar.

Outra vantagem de morar em Leiria, é ter um custo de vida mais baixo que o dos grandes centros urbanos de Portugal. Além disso, a cidade possui bom transporte público e muitas ciclovias para quem busca atividades ao ar livre ou para se locomover na cidade. 

Braga

Eleita melhor destino europeu em 2021, a cidade de Braga possui muitas características que encantam aqueles que a escolhem como destino para viver. Tem mais de dois mil anos de história: fundada pelos romanos no ano 16 a.C. e denominada de “Bracara Augusta”, em honra do imperador César Augusto. 

Hoje, abriga cerca de 200 mil habitantes. Está no norte do país – a 60 quilômetros do Porto.

Mesmo sendo a terceira maior cidade portuguesa é bastante tranquila e ao visitá-la fica fácil entender o porquê de integrar a lista das cidades com melhor qualidade de vida em Portugal: oferece excelente infraestrutura, com várias redes de supermercados, opções de restaurantes e dois grandes shopping centers. Isso sem falar na Universidade do Minho, uma das melhores e maiores do país.

Viana do Castelo

Conhecida como “A pérola do Minho”, é a capital do distrito com o mesmo nome. No município, dividido em 27 freguesias, vivem pouco mais de 85 mil habitantes – destes, aproximadamente 40 mil na cidade de Viana do Castelo. Está a pouco mais de 70 quilômetros distante do Porto, o que de transporte público representa aproximadamente 1h15 (o município possui estações férrea e rodoviária).

Além de um belo patrimônio histórico e arquitetônico, a localização no litoral  também é um atrativo. A pequena distância da Espanha (cerca de 40 km) é outro quesito a ser levado em consideração.

Viana do Castelo tem um Instituto Politécnico que leva o nome da cidade e oferece 24 licenciaturas e 33 mestrados, dentre outras opções de formação.

Coimbra

Uma cidade histórica e jovial, conhecida por sua belíssima universidade e que figura na lista das cidades com melhor qualidade de vida em Portugal. Conta com diversas áreas verdes, parques e jardins bem preservados, uma ampla gama de atividades culturais, além de boa infraestrutura de transportes, shoppings centers, bares e restaurantes.

Coimbra está localizada na região Centro de Portugal, a 204 Km da capital Lisboa e apenas 40 minutos da praia de Figueira da Foz.

Caminhar à beira do rio Mondego é uma das melhores vistas da cidade. Ele nasce na Serra da Estrela, passa por Coimbra e vai até à Figueira da Foz.

Castelo Branco

Viver em uma cidade sem trânsito, com baixíssimos índices de poluição, a 224 km de Lisboa e a menos de 60km da fronteira com a Espanha pode ser um atrativo para muita gente. Não é à toa que Castelo Branco receba tantos imigrantes:  em 2019 foi apontada como uma das capitais de distrito mais procurada por pessoas de outros países, o que aumentou a população em 11,9%.

Além de parques, áreas ao ar livre e contato com a natureza, Castelo Branco preserva muitos pontos históricos e medievais que são um convite à visitação, como o famoso Palácio Episcopal e seus jardins. 

No que diz respeito à educação, o Instituto Politécnico de Castelo Branco oferece mais de 70 cursos (dentre Técnicos Superiores Profissionais, Licenciaturas, Pós-Graduações e Mestrados), em diversas áreas científicas.

Aveiro

A Veneza Portuguesa não é apenas charmosa, oferece também outros atrativos que fazem com que esta seja uma das principais opções ao falarmos de qualidade de vida em Portugal.

Localizada a 75 quilômetros do Porto, a cidade litorânea – com seus quase 80 mil habitantes – oferece tranquilidade junto ao mar. 

Dentre os diferenciais de Aveiro podemos destacar a facilidade de locomoção: é possível fazer muita coisa a pé no dia a dia e a Câmara Municipal também incentiva o uso de bicicletas na cidade, oferecendo para moradores e turistas. O passe mensal dos ônibus urbanos também é bastante acessível (€ 19,50 por mês para a zona 1, com 13 linhas disponíveis).

Falando em educação, a cidade possui uma das melhores universidades públicas do país e dentre as 100 melhores instituições de ensino superior da Europa, com mais de 14 mil alunos.

Faro

Morar no Algarve, a famosa região de praias ao sul de Portugal, é um sonho para muita gente. No Faro ele fica relativamente fácil de ser realizado, porque, diferente de muitas outras localidades litorâneas, essa oferece uma ampla gama de valores de aluguéis. É possível encontrar preços bastante acessíveis na comparação a outras grandes cidades do país.

A cidade de Faro tem o terceiro maior aeroporto de Portugal e aproximadamente 61 mil habitantes. Rica em belezas naturais e banhada pela Ria Formosa, a região é considerada Reserva Natural desde 1978.

Além de turismo de excelência, Faro também possui uma importante Universidade, que é conhecida principalmente nas áreas das ciências do mar, gestão turística e biotecnologia. 

É uma cidade relativamente pequena, o que facilita a locomoção. No quesito saúde, possui grandes Hospitais – tanto públicos, quanto privados: destaque para o Centro Hospitalar do Algarve e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

Setúbal

Está em uma zona de praias, apenas 48 km distante de Lisboa – o que faz com que muita gente opte por morar em Setúbal e trabalhar na capital portuguesa, já que o aluguel é bem mais barato e a calmaria aliada à boa infraestrutura costumam compensar. De transporte público, o trajeto até o Centro de Lisboa aliando trem, ônibus e ferry, para atravessar o Tejo, dura cerca de 1h20.

Também há belezas para todos os gostos, desde o litoral, passando pelo Estuário do Sado, até a belíssima Serra da Arrábida. Isso sem falar na parte histórica da cidade.

O Instituto Politécnico de Setúbal é outro diferencial, com cursos de Licenciatura, Pós-Graduação e Mestrado oferecidos em 5 diferentes grandes áreas de atuação.

Porto

A segunda maior cidade portuguesa dispensa apresentações. Quem a conhece deve imaginar o porquê de, mesmo sendo um grande centro, entrar na lista das cidades com melhor qualidade de vida em Portugal: ainda que amplamente turística, com o segundo maior aeroporto do país, conserva ares de um centro menor.

Morar no Porto significa ter oportunidades de acesso a inúmeros eventos culturais, ótimas instituições de ensino, e preços (de um modo geral, especialmente em aluguéis), um pouco mais convidativos do que Lisboa.

Por estar entre as 100 cidades mais visitadas do mundo acaba atraindo também uma ampla gama de investimentos, o que a torna uma possibilidade interessante para diferentes tipos de profissionais e pessoas dos mais variados estilos, com variadas ambições – sejam jovens estudantes, famílias com filhos ou idosos.

É claro que só levar em conta uma lista assim para decidir o melhor lugar para morar em Portugal não é suficiente, mas pode dar uma boa ideia do que cada cidade tem para oferecer. A dica sempre é: pesquise de acordo com sua área de atuação profissional, leve em conta o clima, aquilo que você gosta de fazer…enfim, aquilo que, para além do básico, representa qualidade de vida na sua opinião. 

Por Carol Patatt

Jornalista e produtora de conteúdo, escolheu o interior de Portugal para fazer um mestrado em Jornalismo e dar um "pause" na vida de repórter esportiva no Rio de Janeiro - ainda que, ocasionalmente, trabalhe com futebol em terras lusitanas. Mostra a região da Serra da Estrela no canal no Youtube "saiadarotina" e também é pesquisadora via Erasmus na Universidad de La Rioja (Espanha).

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.