
Descobrir como é a qualidade de vida em Portugal antes de se mudar para o país europeu é fundamental. A nação é um dos países mais pacatos do mundo, com segurança e uma população pequena. Mas será que vale a pena morar em Portugal? Hoje vamos te contar sobre como é a vida no país.
Índice de Conteúdo do Artigo
Como é a qualidade de vida em Portugal
Portugal é um país do sul da Europa, com bastante qualidade de vida e apenas 10,3 milhões de habitantes. O país luso possui uma das dietas mais saudáveis de todo o continente europeu, com muitos peixes grelhados, frutos do mar, sopas, azeitonas e azeite de oliva.
Gastronomia portuguesa: conheça os pratos típicos de Portugal
O povo português tem prioritariamente uma dieta mediterrânica e isso influencia muito na longevidade da população.
Atualmente, com uma expectativa de vida em 80-93 anos, Portugal se destaca pela vida calma, mais tranquila e com baixos índices de violência.
Com uma vida ativa e mais opções de espaço de desporto, os jovens portugueses têm parques e praças para praticar atividades físicas.
A sensação de segurança em Portugal também é um dos fatores que impressiona, principalmente nas cidades do interior, vilas e aldeias. É possível caminhar a qualquer hora do dia, sem grandes preocupações.
Desse modo, a qualidade de vida em Portugal está altamente ligada a sua segurança.
Cidades com melhor qualidade de vida em Portugal
Ainda que os grandes centros como Lisboa e Porto possuam mais opções de emprego e oportunidades para investimento, as cidades do interior de Portugal são as que possuem mais qualidade de vida.
Com menos horas no trânsito, menos movimento e muito menos turistas, optar por morar nas cidades menores, principalmente aquelas com menos de 100 mil habitantes é conseguir proporcionar mais qualidade de vida para você e sua família.
Entre as cidades com melhor qualidade de vida em Portugal estão:
- Funchal (Ilha da Madeira)
- Viseu
- Leiria
- Guimarães
- Almada
- Vila Nova de Gaia
- Oeiras
- Sintra
- Aveiro
- Matosinhos
Escolher uma cidade para morar em Portugal vai depender muito do seu estilo e perfil. Se você gosta de praia, de cidade maior, de interior, se vai precisar trabalhar, ou se vai viver de renda ou aposentadoria.
Quem possui filhos em idade escolar ou em idade universitária, também vai precisar escolher uma cidade que possua boas escolas ou universidades que tenham o curso desejado pelos filhos.
Portugal é um país bastante religioso, com muita história. Se você gosta de cultura, museus, castelos, palácios e igrejas, certamente irá se encantar com o país e as diversas atrações para passear nos finais de semana e nos seus dias de folga.
As 15 melhores cidades de Portugal para viver de acordo com cada perfil
Qualidade de vida dos idosos em Portugal
A qualidade de vida em Portugal para os idosos é bastante grande e com atividades direcionadas para o público da terceira idade.
Há espaços para caminhadas e quem vive na praia, ainda conta com a vantagem de poder caminhar no calçadão a beira-mar.
As cidades do sul de Portugal são as que possuem mais dias de sol por ano e fazem menos frio do que o norte.
Portugal – o melhor país para aposentados morarem
Expectativa de vida
Os idosos são grande parte da população portuguesa e a expectativa de vida em Portugal é atualmente de 80,93 anos, de acordo com os dados no INE (Instituto Nacional de Estatística) de Portugal. Além disso, 20,3% da população tem mais 65 anos.
As mulheres vivem mais do que os homens, uma média de 83,51 anos. Enquanto os homens portugueses vivem até os 77,95 anos.
Como a aposentadoria acontece aos 66,5 anos (com no mínimo 15 anos de contribuição), os idosos em Portugal ainda conseguem aproveitar bons anos em família e curtindo os netos.
O valor das aposentadorias em Portugal depende dos anos de contribuição e dos salários do trabalhador. Na aposentadoria por velhice (idade superior a 66,5 anos) quem contribuiu mais de 31 anos com a Segurança Social ganha € 398,34 (valores mínimos).
Visto D7 Portugal para Aposentados ou Titulares de Rendimentos
Segurança em Portugal
A sensação de segurança em Portugal é muito grande e isso se reflete em menos preocupação e mais qualidade de vida. Não precisar se preocupar com a bolsa, com o celular, em poder andar sozinha nas ruas durante a noite te garante um bem-estar indescritível.
Porém, é claro, que existem crimes, furtos, roubo de carros e brigas, mas os números de criminalidade são bastante baixos. Pelo número de ocorrências, a maior concentração de crimes acontece na capital Lisboa.
Os crimes de maior incidência em Portugal são ofensa à integridade física, violência doméstica, ameaça, roubo ou furto.
Mas se comparado ao Brasil, os números são pouco significativos. Por ano, ocorrem 81 homicídios em Portugal (dados do PORDATA de 2018). Enquanto no Brasil, no mesmo período, foram 51.589 homicídios.
Leia também: Portugal é o terceiro país mais seguro do mundo em 2020.
Saúde em Portugal
A qualidade de vida em Portugal é refletida pela qualidade dos cuidados com a saúde dos moradores e da forte questão de prevenção das doenças.
Desse modo, a saúde em Portugal é considerada a 9ª melhor da Europa e a 12ª do mundo. O sistema público de saúde em Portugal (SNS – Serviço Nacional de Saúde) funciona muito bem na maioria das cidades, através de centros de saúde (ACES) com médicos de família, hospitais e unidades locais de saúde (ULS).
Apenas 10% da população portuguesa conta com um seguro privado de saúde.
Entre os principais fatores de risco de doenças e causas de morte prematura em Portugal estão o tabagismo. Atualmente, 20% da população portuguesa fuma diariamente, um número alarmante de 1,8 milhões de residentes fumantes.
Saúde Pública em Portugal: saiba como ter acesso e quais os custos.
Comparativo com outros países
Ainda que haja bastante qualidade de vida em Portugal para os seus residentes, o salário mínimo baixo (€ 635,00 euros por mês) é um dos fatores que não coloca Portugal na lista dos melhores países da Europa para morar.
Entre os melhores países para morar na Europa (membros da União Europeia), com um alto PIB per capita estão:
1) Luxemburgo
2) Irlanda
3) Países Baixos
4) Dinamarca
5) Áustria
6) Alemanha
7) Suécia
8) Bélgica
9) Finlândia
10) França
Leia também como morar em Portugal: tudo o que você precisa saber.