Neve em Portugal: melhores lugares para aproveitar Neve em Portugal: melhores lugares para aproveitar
Horário de Lisboa: 14h46 € Cotação: Euro Hoje

Apesar de ser um país conhecido por suas temperaturas agradáveis, praias apaixonantes e cenários inspiradores à beira-mar, você sabia que é possível ver neve em Portugal, nos pontos mais altos do país?

Sim, a precipitação de flocos formados por cristais de gelo está presente em pelo menos cinco distritos portugueses.

Por isso, se você está curioso para entender quais são esses locais e onde se situam, a melhor época para ver neve, temperaturas mínimas e até mesmo informações sobre uma estação de ski em Portugal, fique atento ao conteúdo. Boa leitura!

A neve em Portugal

De dezembro até fevereiro, período em que ocorre a brusca queda das temperaturas na Europa, os turistas começam a busca por destinos de viagem que ofereçam atrativos diferentes para os meses mais frios, além de lugares em que é possível contemplar a neve de perto.

Suécia, Finlândia e Noruega, na região da Escandinávia, são algumas das nações que mais se destacam por suas “paisagens geladas”.

No entanto, se o intuito é observar os flocos de neve, outras regiões do continente europeu podem igualmente oferecer cenários de tirar o fôlego, por preços bem mais convidativos.

Portugal é uma dessas gratas surpresas quando o tema é neve. De um total de 18 distritos portugueses, cinco deles (Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança) reservam a neve para que moradores e turistas a apreciem.

Leia também: Clima em Portugal

Onde ver Neve em Portugal?

Serra da Estrela

Localizada no distrito de Castelo Branco, a Serra da Estrela é o lugar mais alto e, por consequência, mais frio de Portugal. O seu ponto mais elevado, com 1.993 metros de altitude, chama-se Torre.

Por este motivo, pode estar confiante que, em algum dia do Inverno, você poderá se deparar com o tapete branco de neve na Serra. Este verdadeiro manto aparece junto das temperaturas negativas, que chegam a menos de 10 graus negativos. Loriga, Manteigas, Vale do Rossim, Penhas Douradas, Gouveia e Covilhã são outros locais em que a neve pode se fazer presente, localizados nas proximidades da Serra.

Parque Natural de Montesinho

A Aldeia de Montesinho, dentro do Parque Natural de Montesinho, em Bragança, está a mais de mil metros de altitude. Além da prática de turismo de aventuras, os visitantes que chegam a este ambiente de natureza em abundância, também esperam pela neve.

Na aldeia preservada, os turistas podem alugar casas típicas e passar alguns dias conhecendo a riqueza geológica de Montesinho. Torna-se válido saber mais a respeito do modo de vida daqueles que residem na região e passear pela Igreja de Montesinho, pelo Núcleo Interpretativo de Montesinho e pelo Museu instalado numa casa transmontana.

Parque Nacional Peneda-Gerês

No Peneda-Gerês, as temperaturas negativas estão, sobretudo, no extremo norte do Parque, já no concelho de Montalegre, na marca de aproximadamente 8 °C negativos.

Este Parque abrange áreas do Minho e de Trás-os-Montes e costuma contar com a neve nos meses de dezembro a fevereiro. Se pretende desbravar a região em períodos de clima frio, passe também por Soajo, Pitões das Júnias, Lindoso ou Castro Laboreiro.

Serra do Marão

Sétima maior elevação de Portugal Continental, com 1.416 metros de altitude e 681 metros de proeminência topográfica, a Serra do Marão encontra-se no meio do Douro Litoral e o Alto Douro.

Além da neve, que seguramente é umas das atrações da Serra, as minas de volfrâmio, que datam da Segunda Guerra Mundial, são outras opções turísticas desta área.

Serra do Açor

A Serra do Açor compõe a Cordilheira Central, da qual também fazem parte a Serra da Lousã e a Serra da Estrela. O Pico de Cebola, que alcança um total de 1.418 metros, é o seu ponto mais alto.

O Monte do Colcurinho (1.242 metros), o Alto de São Pedro (1.341 metros), no Alto Ceira, e o Cabeço do Gondufo (1.342 metros) são extensões da Serra do Açor que proporcionam encanto aos turistas e representam ainda mais alternativas para que se torne viável admirar a neve.

Qual o período da neve em Portugal?

De dezembro a meados de março é a temporada de Inverno em terras portuguesas. Logo, será durante estes meses que haverá maior possibilidade de ocorrer neve em Portugal.

Dentre todas as localidades citadas ao longo do texto é, sem dúvida, na Serra da Estrela que a probabilidade de haver neve ao longo de vários dias do Inverno, é maior. Isso se dá em razão da altitude. Mesmo as partes mais baixas da Serra possuem neve em dias de temperaturas congelantes.

Assim, cabe dizer, caso visite a Serra da Estrela no Verão, é provável que perceba: a água das trilhas e das cachoeiras da região conserva temperaturas realmente muito baixas.

A altitude também é a responsável pela importância que a Serra da Estrela tem no abastecimento de água das cidades de Coimbra e Lisboa. Suas nascentes alimentam os rios Douro, Tejo e Mondego.

Neve em Portugal
Serra da Estrela

Temperaturas em Portugal

Conhecido por contar com um Inverno mais ameno, Portugal, de uma forma geral, não apresenta temperaturas baixíssimas. As regiões Norte e Centro, além de algumas cidades do interior do país, são as que oferecem temperaturas mais baixas. Outra informação importante é que, nesta estação, você perceberá que os dias se tornam mais curtos, já que o sol se põe cedo.

Na capital Lisboa, por exemplo, ao longo do ano o termômetro varia de 8 °C a 29 °C e raramente é inferior a 5 °C ou superior a 34 °C. Por isso, as mudanças de clima entre Outono e Inverno não são drásticas.

Entretanto, em algumas cidades como Guarda, Covilhã, Porto, Braga, Guimarães, Viseu e Viana do Castelo, o frio pode se tornar mais intenso.

Além disso, mais uma vez, a Serra da Estrela, na região Centro, caracteriza-se por ocasionar experiências de temperaturas abaixo de 0°C aos seus turistas. No cume da Serra, as mínimas ocasionalmente podem atingir a marca de -20°C no inverno.

Estação de ski em Portugal

Na Serra da Estrela brotam os dois maiores rios exclusivamente portugueses (Mondego e Zêzere), bem como o Alva. Também é lá que existem as 25 lagoas de origem glacial, espelhos d’ água, que compõem a paisagem do ambiente da maior altitude existente no território nacional.

Os vales glaciares, únicos em Portugal, são em parte responsáveis pela queda de neve do Parque Natural da Serra da Estrela e, atualmente, formam a imagem viva do efeito da Era Glacial – ocorrida há milhares de anos.

E é em meio a estas belezas naturais especiais que fica centrada a única Estância de Ski do país, para que os visitantes desfrutem de aventuras em plena neve.

Nas regiões mais altas da Serra, a estrutura da Estância de Ski da Serra da Estrela está situada nas encostas. A aprendizagem da técnica exigida para esquiar é permitida pelas modernas infraestruturas e pelos instrutores capacitados para auxiliar os alunos nesse processo.

No site da Estância os praticantes podem ter acesso aos preços de aulas de snowboard e ski. Interessado em saber mais detalhes? Acesse: www.skiserradaestrela.com.

Como você observou, o Inverno em Portugal também proporciona neve aos seus turistas. Não é raro conhecer pessoas que chegam ao país à procura de neve e voltam para casa com a sensação de terem aproveitado uma gélida temporada de Inverno!

E você, também pretende desbravar as maravilhosas surpresas que Portugal oferece? Se pensa em residir em terras portuguesas ou se pretende obter uma consultoria a respeito de vistos de residência e aquisição da Nacionalidade Portuguesa, entre em contato com a nossa assessoria!

Por Naiara Andrade

Naiara Andrade é brasileira, catarinense e jornalista. Tem experiência em produção de conteúdo, mas também em outras atividades nas áreas da Publicidade e do Marketing Digital. Já morou na Irlanda, onde aprimorou um segundo idioma. Atualmente reside em Portugal e cursa Mestrado em Comunicação Estratégica, na UBI. Apesar de gostar muito do mar, Naiara aprendeu a apreciar as montanhas. Apaixonada por música, ela adora viajar, curte cinema e está sempre aberta a novos desafios pelo caminho.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Os principais serviços oferecidos são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência para Portugal e demais procedimentos que envolvam os dois países.

Nossos advogados têm inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil e de Portugal.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.