Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Fazer um curso de MBA em Portugal é uma ótima oportunidade de ampliar seus horizontes. Além da experiência única de se conectar a uma nova cultura, fazer Mestrado em Administração de Negócios no exterior valoriza o seu currículo e enriquece a sua carreira. Então, veja agora tudo o que precisa saber para fazer um MBA em Portugal. 

Como fazer MBA em Portugal?

O MBA é tanto uma graduação profissional como um grau máximo. Esses cursos são recomendados para estudantes de pós-graduação que desejam se especializar em diversos aspectos do mundo dos negócios, incluindo marketing, finanças, contabilidade e recursos humanos.

Se você tem esse perfil, pode ser um bom candidato. Para começar a planejar um MBA em Portugal é importante organizar na mente quais são os passos que você deve dar. 

Qual o meu objetivo com esse curso?

Antes de tudo, defina o seu objetivo com esse curso: conseguir uma promoção no trabalho, mudar de área, realização pessoal? Definir isso, ajuda você a escolher o curso e a instituição ideais, que atendam suas necessidades. Além do mais, evita que você desperdice tempo e dinheiro com algo que não era bem o que você pretendia. 

O que é essencial pesquisar?

Para fazer uma boa escolha de MBA em Portugal, você deve pesquisar pela internet as instituições que oferecem MBA para brasileiros. Aqui mesmo, no decorrer do artigo, vamos listar várias para você começar sua pesquisa. Nessa pesquisa, verifique os cursos e as datas para candidatura, documentos exigidos e preço total do curso.

Lembre-se também de pesquisar sobre o custo de vida em Portugal, na cidade em que você vai ficar durante o período do curso. Assim você inicia o seu planejamento financeiro o quanto antes para não ter essa preocupação.

Os próximos passos serão fazer a sua inscrição na instituição e curso escolhidos, preparar a documentação, solicitar seu visto de estudante para Portugal e comprar suas passagens. Anote esses pontos importantes.

Como se candidatar a um MBA em Portugal como brasileiro?

Cada instituição de ensino tem suas particularidades quanto a exigências para ingressar no MBA em Portugal. Mas, de modo geral, você começa preenchendo um formulário on-line e enviando seu currículo (possivelmente vão pedir que seja em inglês). 

Como é uma especialização, o envio do currículo é fundamental para comprovar a sua experiência profissional. Você também precisará informar o contato de referências profissionais, preparar cartas de recomendação e de motivação, e seu histórico escolar da graduação.

Dependendo da instituição que você escolher para cursar seu MBA em Portugal, poderá ser necessário fazer o exame de proficiência em inglês e apresentar o resultado das provas GMAT (Graduate Management Admission Test) e o GRE (Graduate Record Examination).

Por fim, pode ser necessário fazer uma entrevista de admissão. É bastante coisa, mas não se preocupe com isso já, pois essas exigências variam conforme o curso. Importante mesmo é fazer tudo com muita antecedência porque as aulas em Portugal ocorrem em épocas diferentes do que no Brasil.

Embora sejam muitos documentos, provas e testes, é tudo por um bom motivo: selecionar os melhores. Assim, você tem a certeza de que estará ingressando em um curso de alto nível e que seu investimento valerá a pena. 

Qual o visto para estudar MBA em Portugal?

A parte do visto é o que preocupa muitas pessoas, mas não há motivos para isso quando você conta com profissionais especializados nesses processos. Os vistos possíveis de pedir para fazer um MBA em Portugal são o D4, o D5 e o E9. 

Visto D4

Esse visto pode ser solicitado por estrangeiros com matrícula ou carta de aceitação de instituição de ensino em Portugal. Portanto, para solicitação deste visto você vai precisar ter em mãos a matrícula ou a carta de aceitação de uma universidade em Portugal.

Então, você deve contratar um advogado especializado para analisar seus documentos de estudante, preencher o termo de responsabilidade financeira e dar todas as instruções necessárias. Veja todos os detalhes neste artigo sobre o visto D4.

Visto D5

Outra opção de visto para fazer MBA em Portugal é o D5. Esse é o Visto de Residência no Âmbito da Mobilidade dos Estudantes do Ensino Superior. Serve para aqueles que já estejam estudando na Europa e queiram residir e estudar em Portugal.

Se você já faz algum curso de nível superior em um país da União Europeia há menos de 2 anos, e quer transferir seus estudos para Portugal ou dar continuidade aos estudos fazendo um MBA em Portugal, esse visto é o indicado. Leia nosso artigo com os detalhes sobre o visto D5.

Visto E9

Quando o visto é da modalidade “E”, significa que ele serve para permanência de até 12 meses em Portugal. É um visto temporário, voltado para aqueles que pretendem frequentar curso em estabelecimento de ensino ou de formação profissional.

O principal requisito para solicitar o visto é ter sido aceito ou aprovado em uma instituição de ensino superior ou curso de formação profissional em Portugal.

E assim como para os outros vistos, recomendamos que você contrate os serviços de uma assessoria para não ter de lidar com todas as burocracias e tornar o processo muito mais complexo do que pode ser. Saiba mais sobre o visto E9.

MBA em Portugal tudo o que você precisa saber
MBA em Portugal (foto Partiu Intercâmbio)

Quais as instituições que oferecem MBA em Portugal?

Já que é para investir, com certeza você quer cursar algum dos melhores cursos de MBA em Portugal. Então, de acordo com Global MBA Ranking 2022, existem duas instituições portuguesas consideradas entre as melhores do mundo para fazer MBA em Portugal:

De fato, essas instituições são boas porque aparecem em outro ranking, o da  Keystone Education Group. Neste, também aparecem outras instituições portuguesas para você acessar o site e conhecer melhor:

Mas não significa que outras instituições de ensino mereçam ser descartadas da sua lista. Considere também os cursos das instituições:

Alguns dos melhores cursos de MBA em Portugal

O que você considera ao elencar o que é “melhor”? Quando são feitos os rankings dos melhores cursos de MBA, são considerados fatores como empregabilidade, reputação, diversidade de gênero e retorno de investimento. 

Tudo isso porque as instituições querem formar alunos ansiosos para impulsionar e inspirar mudanças com propósito. Lembre-se disso quando for criar a sua carta de motivação. Não é só você quem escolhe: a instituição também deve ter bons motivos para escolher você. 

Então, se você se enquadra nesses requisitos, aqui estão alguns dos melhores cursos de MBA em Portugal:

O MBA Executivo – Porto Business School (Porto)

Características: EMBA; Tempo integral; 18 meses de duração; Inglês e Português.

Apresentação: Neste programa, o aluno obtém uma visão atual do mundo dos negócios; desenvolve o pensamento estratégico e inovador, fortemente focado no empreendedorismo, ao mesmo tempo em que valoriza suas competências sociais. 

Executive MBA – ISCTE Executive Education (Lisboa)

Características: EMBA; Meio período; 18 meses de duração; Português.

Apresentação: O curso proporciona aos participantes o desenvolvimento de competências essenciais para a Gestão, num panorama internacional competitivo, complexo e interligado, o que se tem refletido no reconhecimento do curso em Portugal e no estrangeiro.

MBA executivo – ISAG – European Business School (Porto)

Características: EMBA; Meio período; 12 meses de duração; Inglês e Português.

Apresentação: Preparar-se para funções de gestão executiva em PMEs e grandes empresas com uma sólida preparação nas diversas áreas da Gestão. Desenvolvimento de habilidades essenciais de liderança para qualquer gerente executivo. Formação que combina especificidades nacionais com o ambiente internacional e global.

MBA em excelência organizacional – ISG Business & Economics School (Lisboa)

Características: MBA; Período integral; 240 horas de duração; Inglês.

Apresentação: O curso busca ampliar o conhecimento dos participantes na área da excelência organizacional, através de uma perspectiva integrada e multidisciplinar. O curso foi projetado para dar novas habilidades para todos os profissionais que querem treinar em modelos de organizações de excelência.

MBA em Gestão Hoteleira Internacional – Vatel Portugal (Braga)

Características: MBA; 24 meses de duração; Inglês e Português.

Apresentação: Depois de adquirirem o básico em gestão hoteleira e cultura profissional, os alunos podem se concentrar em métodos analíticos e na tomada de decisões como gerentes. Estudar as principais regras estratégicas e aplicá-las em empresas internacionais de todos os campos leva os alunos a definir exemplos concretos de gestão nas áreas de turismo e gestão hoteleira. 

MBA Internacional – The Lisbon MBA (Lisboa)

Características: MBA; Período integral; 12 meses de duração; Inglês.

Apresentação: The Lisbon MBA International é um programa intensivo de tempo integral de 1 ano criado para fornecer as competências de gerenciamento necessárias para o mundo dos negócios globais de hoje.

O MBA Internacional – Porto Business School (Porto)

Características: MBA; Período integral; 13 meses de duração; Inglês.

Apresentação: Com o MBA Internacional, o estudante vai ampliar sua futura carreira; frequentar um MBA no Porto, um dos polos de rápido crescimento da Europa em tecnologia; obter exposição de negócios internacionais por meio de semanas de imersão internacional experimental em uma das melhores escolas de negócios dos EUA (UC Berkeley), projetos finais de consultoria e programas de intercâmbio e parcerias.

O MBA Digital – Porto Business School (Porto)

Características: MBA; Período integral ou Meio período; 12 a 48 meses de duração; Inglês e Português.

Apresentação: Com este programa o aluno irá desenvolver um pensamento estratégico e inovador com forte enfoque na área digital; obter uma visão atualizada do mundo dos negócios; ampliar suas oportunidades de desenvolvimento profissional e, agora, as tendências de negócios do futuro. 

MBA em Gestão Sustentável – ISCTE Executive Education (Lisboa)

Características: MBA; Período integral; 15 meses de duração; Inglês.

Apresentação: Um programa inteiramente criado para proporcionar uma forma única de conjugar uma componente forte e científica e prática nas áreas da gestão e da sustentabilidade. O objetivo é contribuir para dar resposta a problemas de natureza variada e cada vez mais interligada, que se colocam aos gestores, executivos e profissionais responsáveis pela tomada de decisões neste contexto. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, esse programa visa contribuir para que organizações e empresas façam avançar a Agenda 2030. 

Programa MBA Executivo (Online) – ISAG – European Business School (Porto)

Características: MBA; Meio período; Inglês.

Apresentação: Programas executivos, sólidos e seletivos. É uma combinação de teoria e prática. Programas desenvolvidos por instituição com experiência e qualidade.

Qual o valor de um curso de MBA em Portugal?

Os cursos de MBA em Portugal variam de preço conforme a instituição, as características do curso e sua reputação. Mas, só para ter uma ideia, os valores ficam entre 19 mil e 40 mil euros, no total.

Para dar o exemplo das instituições mais conceituadas, que são the Lisbon MBA e Porto Business School, alguns preços são os seguintes (vide atualizações nos respectivos sites):

The Lisbon MBA Programs

  • The Lisbon International MBA full-time – € 39.500
  • The Lisbon Executive MBA – € 32.000

Porto Business School

  • The Magellan MBA – € 25.000
  • MBA Executivo – € 25.000
  • The Digital MBA – € 19.500

Existe Bolsa de estudos para MBA em Portugal?

Como já visto, os cursos de MBA em Portugal exigem um bom investimento, sobretudo para alunos brasileiros que precisam converter o Real para Euro em meio à crise econômica.

Então, é possível tentar conseguir uma bolsa de estudos, só que para MBA funciona diferente do que para graduações. O motivo é justamente a categoria superior desses cursos, que é mais exigente.

Cada instituição de ensino tem suas regras para a concessão de bolsas de estudos. Por isso, recomendamos que você verifique as informações detalhadas no site da instituição que você tem interesse.   

Mas, para ter uma noção, vamos dar o exemplo do renomado The Lisbon MBA Internacional, que é um dos mais caros MBA em Portugal. Para esse curso, existem bolsas que podem ser concedidas aos alunos que atenderem a determinados critérios.

Entre os critérios, estão o mérito acadêmico e profissional, a capacidade de contribuição com o programa e a viabilidade de seus objetivos de carreira depois de finalizado o MBA. Também, é claro, precisa cumprir com os critérios básicos de admissão no curso.

E o tipo de bolsa também varia de acordo com o objetivo, podendo ser Bolsa Empreendedor, Bolsa por Mérito, Prêmio Impacto Social, The Lisbon MBA Scholarship e Prêmio Mulheres de Negócios.

Na Porto Business School – outra das mais renomadas, também é possível conseguir bolsa. A concessão é analisada individualmente, de acordo com a classificação de GMAT (exame de admissão), background acadêmico, profissional, e conforme a performance do candidato na entrevista individual. 

Assim como na The Lisbon existe a Bolsa Prêmio Mulheres de Negócios, na Porto Business School existe um incentivo para as mulheres ingressarem no curso MBA Executivo. A bolsa cobre até 20% do valor do programa.

MBA em Portugal EAD (ensino a distância) 

Quando listamos alguns dos melhores cursos de MBA em Portugal, vimos que existe sim a possibilidade de estudar à distância, total ou parcialmente. Mas, você precisa estar em Portugal de qualquer maneira, e passar por todo o processo de admissão. 

Um exemplo é o Programa MBA Executivo da ISAG – European Business School, no Porto. Outro exemplo é o The Digital MBA da Porto Business School, que foi uma adaptação à realidade atual da pandemia.

Visando respeitar e proteger seus alunos e colaboradores, a Escola de Negócios da Universidade Porto mudou as aulas presenciais do MBA Executivo e do MBA Full Time para o modo on-line.

Outras instituições que oferecem essa modalidade de ensino são a IMF Business School – que oferece cinco opções de MBA para estudar à distância, e a Universidade Aberta de Portugal. Nessa instituição, todos os cursos de licenciatura, mestrado e doutorado são realizados 100% on-line, desde 2007.

Vale a pena fazer um MBA em Portugal?

Com certeza você vai agregar muito valor à sua vida estudantil, profissional e pessoal ao fazer um MBA em Portugal. Escolhendo o curso certo para o seu perfil e seus objetivos, essa decisão pode levar você mais longe do que imagina.

Escolas renomadas

Como você viu, muitas escolas de MBA em Portugal são renomadas, fazem parte dos rankings mundiais e têm parcerias com outras excelentes instituições. Assim, existe a possibilidade de fazer intercâmbios em outros países.

Se você escolher, por exemplo, a The Lisbon MBA, não é à toa que pagará mais caro. A escola tem uma parceria com o MIT Sloan School of Management – uma das faculdades de negócios mais famosas do mundo. Você terá a oportunidade de fazer uma imersão de um mês em Cambridge, nos Estados Unidos.

Com isso, além de se tornar um especialista na área da sua escolha, poderá criar uma rede de contatos invejável, bem como conhecer professores incríveis e ter acesso ao conteúdo que os alunos da Cambridge têm.  

Currículo mais valorizado no Brasil

No Brasil, você se destaca de outros candidatos quando têm experiências internacionais no currículo. Então, se pretende fazer um MBA em Portugal para atuar no Brasil, essa é uma ótima estratégia. Você voltará ao mercado de trabalho brasileiro com mais conhecimento, experiência, mais vivências e mais cultura. Terá acesso a melhores cargos e salários.

Portugal é um ótimo lugar para estar

E quanto a escolher Portugal entre outros países, uma das vantagens é o idioma. Embora alguns cursos de MBA sejam totalmente em inglês, você pode querer “descansar” usando seu idioma nativo nos momentos de folga das aulas.

Ainda sobre o idioma, você irá estudar com pessoas de várias partes do mundo, podendo aprender línguas e culturas de outros lugares no seu dia a dia. 

Outro ponto positivo de Portugal é que os acordos que existem com o Brasil facilitam muitos processos, inclusive se você resolver se mudar e trabalhar em Portugal depois do seu curso.

Aliás, se resolver ficar no país, as portas do mercado de trabalho estarão mais abertas para você do que para profissionais que não têm especialização portuguesa ou europeia. Muitos profissionais brasileiros com formação somente no Brasil não conseguem vagas em Portugal, e você já sairá em vantagem nesse sentido.

Fora isso, Portugal é um país encantador, de norte a sul. O clima é agradável, as pessoas são educadas e valorizam muito a própria cultura, o que é ótimo para enriquecer sua vivência.

Principais diferenças de fazer MBA em Portugal e no Brasil

Em primeiro lugar, o seu currículo ganha muito mais valor quando conta com uma especialização na Europa. As empresas brasileiras se atentam a isso, e você amplia suas oportunidades de trabalho para empresas multinacionais sediadas no Brasil. 

Agora, quanto aos cursos em si, a variedade é maior em Portugal do que no Brasil, que tem menos opções de MBA por áreas específicas.

Outra diferença é que você tem a oportunidade de estudar em algumas das melhores universidades do mundo, se beneficiando da qualidade do ensino, da infraestrutura e dos pontos a mais no currículo só por esse motivo. 

Também é importante destacar que as instituições portuguesas que oferecem MBA são mais rigorosas no processo de seleção. Então, ao ser aprovado para cursar MBA em Portugal, você sabe que realmente é uma pessoa capacitada e que irá estudar com outros profissionais do mesmo nível ou superior ao seu. Isso agrega muito na qualidade do conhecimento que você irá absorver. 

Depois que você concluir o seu MBA em Portugal e voltar para o Brasil, pode pedir a validação do seu diploma com o MEC, reconhecido como Mestrado Strictu Sensu, que seria quase o equivalente.

E então, com todas essas informações, ficou mais fácil decidir ingressar em um MBA em Portugal? Esperamos ter ajudado com suas dúvidas, e se tiver mais questões, deixe nos comentários abaixo.

Sobre a parte do visto, a forma mais eficiente de conseguir é com o auxílio dos nossos parceiros do escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados. Os contatos estão aqui ao final da página, seja para atendimento no Brasil ou em Portugal, caso você já esteja no país. 

Por Pri Fortinho

Sou uma brasileira de Santa Catarina, graduada em Publicidade e Propaganda e especializada em redação criativa. Em 2017 me mudei para Portugal com o objetivo de conhecer novas culturas e refinar minha perspectiva sobre o mundo. A mudança de país me apresentou a um estilo de vida mais minimalista e à oportunidade de trabalhar produzindo conteúdo para inspirar as pessoas a buscarem mais qualidade de vida e bem-estar.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.