Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Se você está pensando em buscar novos desafios profissionais, que tal trabalhar na Europa? Se a ideia te pareceu boa, listamos aqui algumas dicas e também empresas de Portugal que costumam contratar brasileiros para fazerem parte de seus times!

Mas antes de passarmos para a lista, vale lembrar que se você tem interesse em trabalhar em Portugal, estar com a situação do seu visto em dia, é essencial para garantir as melhores vagas.

Feita essa observação, vamos para mais algumas dicas que irão te ajudar na hora de concorrer com outros candidatos em Portugal.

Como as empresas de Portugal enxergam a mão-de-obra brasileira

A frase pode parecer polêmica, mas a verdade é que cada vez mais, as grandes empresas europeias estão praticando a “diversidade” e a “inclusão” como ferramentas que resultam no aumento de suas colocações nos rankings de melhores empresas para se trabalhar, sem contar as vantagens que ganham com investimentos externos, incentivos fiscais e outros reconhecimentos.

As empresas de Portugal, portanto, não estão de fora desta estratégia positiva e sempre que puderem incluir mão-de-obra estrangeira em seus times, elas irão fazer.

Segundo a Associação Portuguesa para Inclusão e Diversidade – APPDI, ter uma equipe formada por pessoas com diferentes históricos, culturas e pensamentos, poderá ser muito benéfico, sendo uma verdadeira vantagem competitiva.

Assim, se o seu foco é trabalhar nas empresas de Portugal, saiba que a sua nacionalidade brasileira poderá ser uma vantagem, principalmente se você fizer parte das categorias de empregos onde há escassez de mão-de-obra, ou nas categorias que se encaixam para o visto Blue Card da União Europeia ou visto D3, de mão-de-obra altamente qualificada.

Apesar disso, vale lembrar que nem todas as empresas seguem a boa prática de inclusão e diversidade, então não é bom se iludir com a ideia de que será um caminho fácil. 

De qualquer forma, foque nas empresas de Portugal que são sérias e irão respeitar os seus funcionários e, para isso, para garantir melhores ambientes de trabalho, quando começar a busca, comece pelas melhores empresas para se trabalhar em Portugal, pois este já poderá ser um primeiro passo para garantir uma melhor experiência.

Então, como conseguir um emprego nas empresas de Portugal?

Não existe uma única resposta para esta questão, mas aqui vão algumas dicas que poderão te ajudar na busca:

  • Se a vaga estiver em inglês, todo o seu material de aplicação também deverá ser preparado em inglês – muitas empresas de Portugal possuem sedes em outros países da Europa e acabam usando o inglês como idioma oficial, então, saber falar a língua é um grande diferencial;
  • Deixe claro no seu material de aplicação, a sua situação de visto ou cidadania (se você possui cidadania europeia, por exemplo);

Bom, obviamente existem muitas outras dicas que poderão ser seguidas, mas entre todas, vamos para a principal que é saber quais empresas de Portugal que contratam brasileiros!

Quais empresas de Portugal contratam brasileiros

Como falamos até aqui, está cada vez mais comum empresas europeias diversificarem as suas equipes, através da contratação de pessoas de diferentes partes do mundo. 

A vantagem principal para as empresas de Portugal contratarem brasileiros é o fator da língua, sem dúvidas, e também as diferentes facilitações existentes entre ambos os países (Brasil e Portugal), o que facilita trâmites burocráticos.

Então, separamos aqui algumas empresas que costumam contratar brasileiros, com certa facilidade:

LOGGI

A empresa brasileira de logística, que recentemente virou uma unicórnio (valendo mais de US$1 bilhão), levou a sua ideia para Lisboa e está oferecendo inúmeras vagas na sua equipe, principalmente na área de Tecnologia da Informação.

Se você trabalha na área, aproveite esta chance!

NATIXIS

A empresa do setor financeiro, cuja sede é na França e possui mais de 16.000 funcionários espalhados em mais de 38 países, está agora no Porto e está com inúmeras vagas abertas e uma delas, poderá ser preenchida por você!

São vagas em diversos setores, principalmente na área de TI, mas também em áreas operacionais e de atendimento ao cliente, onde o diferencial da língua portuguesa poderá ser uma vantagem aos candidatos brasileiros.

BAYER

A gigante alemã do setor farmacêutico é uma empresa que está sempre nas listas de melhores empresas para se trabalhar.

Apesar da maioria das vagas serem oferecidas no idioma inglês, por conta da cultura globalizada na empresa, quando você se candidata para uma vaga em Portugal, falar o português é um diferencial.

As vagas disponíveis podem ser vistas aqui.

TAP Air Portugal

A empresa aérea portuguesa é uma das empresas mais conhecidas entre os brasileiros que viajam para Portugal e é uma empresa que oferece vagas para os brasileiros, principalmente no atendimento.

Se você possui experiência na área ou tem interesse em trabalhar para esta grande empresa portuguesa, as vagas abertas ficam disponíveis aqui.

NOKIA

A empresa finlandesa que se orgulha em dizer que possui um ambiente de trabalho diversificado, com mais de 15 nacionalidades em seus escritórios de Amadora e Aveiro, possui inúmeras vagas abertas, principalmente para os profissionais de tecnologia.

E se você conseguir uma vaga lá, trabalhar e morar em Amadora ou Aveiro não seria nada mal, não é mesmo?

Dica extra antes você trabalhar nas empresas de Portugal

Bom, a lista que falamos até aqui não é limitante e inúmeras empresas de Portugal costumam contratar brasileiros para diferentes funções.

Antes de você começar a se candidatar, é importante lembrar que conseguir encontrar a empresa ideal varia muito da cultura e dos valores praticados pela companhia, então, sempre que ver uma vaga, utilize sites como Glassdoor e até mesmo o LinkedIn, para verificar o ambiente organizacional.

Geralmente, quanto mais globalizada a empresa for, maior é a chance do ambiente de trabalho ser mais convidativo para outras nacionalidades.

Por Fernanda Terron

Advogada, escritora e empreendedora na Europa. Sou aquela que deixou a rotina das 09h às 18h em grandes empresas para viver a experiência do desconhecido, primeiro, desbravando Portugal e, hoje, a Alemanha. Nesta vida que levo, descobri que viver pode ser bem descomplicado, dependendo da forma como você enxerga o mundo e das pessoas que você encontra no caminho.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.