Horário de Lisboa: 01h30 € Cotação: Euro Hoje

Um novo trabalho pode ser uma ótima oportunidade que viabiliza a possibilidade de morar em outro país. São diversos os sites de busca de emprego em Portugal para brasileiros em 2021 e você pode começar, já antes de planejar a sua mudança, uma procura por vagas em sua área de interesse.

Deste modo, leia o conteúdo, descubra os sites mais indicados para esta finalidade, planeje os seus próximos passos no âmbito profissional e boa sorte!

Quais os principais sites de busca de emprego em Portugal para brasileiros?

É a partir de uma breve pesquisa na internet sobre sites de busca de empregos em Portugal que você já se depara com algumas opções. O mais importante, neste caso, é avaliar se as alternativas de trabalhos que aparecem são verdadeiras, com datas atualizadas, e se os anúncios são credíveis.

LinkedIn

linkedin.com

É uma rede que, apesar de fazer sucesso no Brasil, não é muito utilizada em terras portuguesas. Apenas grandes empresas cadastram as suas vagas no LinkedIn. No entanto, ainda assim é interessante manter o seu perfil atualizado na plataforma e usar as ferramentas disponíveis, como filtros por região, área de atuação, data de publicação do anúncio e, até mesmo, pesquisa limitada a trabalhos remotos.

Mesmo que não ocorram chances de emprego em Portugal, podem aparecer vagas até em outros países da Europa. E um detalhe que chama a atenção é que os empregadores costumam divulgar o montante, em euros, por exemplo, oferecido por ano ao trabalhador que vai ocupar aquele determinado cargo anunciado.

Carga de Trabalhos

cargadetrabalhos.net

Outro site de emprego em Portugal que é conhecido por profissionais dos segmentos de comunicação, marketing, artes e design é o Carga de Trabalhos.

As vagas publicadas geralmente contam com uma descrição bem completa, data de anúncio, cidade da vaga (ou se o trabalho pode ser realizado em regime home office), requisitos que o candidato deve preencher, tempo de contrato, benefícios, dentre outros detalhes.

Os dados para envio do currículo também são disponibilizados, como endereço de e-mail do empregador ou número de telefone, o que facilita o contato.

Net Empregos

net-empregos.com

O Net Empregos entra em evidência quando se trata de referência em site de empregos em Portugal em 2020. Isso porque, por meio de um cadastro e, posteriormente, do login, o candidato pode fazer a sua busca profissional de acordo com a profissão desejada ou o nome da companhia para a qual deseja trabalhar. Também pode localizar a região, a área e o tipo de emprego: se é part-time, full-time, estágio ou trabalho remoto.

Assim, ao acessar as informações que aparecem a partir desta seleção prévia, é possível encontrar o nome da agência de recrutamento, e-mail, além de dados gerais das vagas.

Sapo Emprego

emprego.sapo.pt

Um site de empregos que apresenta trabalhos em Braga, em Lisboa, no Porto e em outras cidades de Portugal é o Sapo Emprego. Agrega mais de 25.000 vagas e tem parceria com empresas de renome, bem como espaço para “ofertas em destaque”, “empresas em destaque” e “ofertas nas últimas 24 horas”. Estes atrativos tornam a pesquisa do candidato ágil e eficiente.

Indeed

indeed.com

Útil para a procura de emprego não somente em Portugal, mas em outros locais da Europa, o Indeed permite a pesquisa grátis por trabalhos de uma maneira simplificada.

Ao preencher os campos que indicam profissão ou palavra-chave e cidade ou distrito, o usuário observa ofertas condizentes com a sua preferência. Em alguns dos anúncios o salário surge como informação adicional.

Alerta Emprego

alertaemprego.pt

O Alerta Emprego é também uma alternativa de site de busca de emprego em Portugal. Mostra quantas ofertas de emprego existem e qual o número de publicações de vagas nas últimas 24 horas.

Divide, por números, as oportunidades de trabalho em cada uma das grandes áreas onde há maior contratação e separa, ainda, os cargos sugeridos para você, com base no seu perfil e histórico de utilização.

Expresso Emprego

expressoemprego.pt

Ligado ao site do jornal Expresso, o Expresso Emprego é um site seguro. O candidato encontra opções de emprego em Portugal e vagas no exterior.

Um fato curioso é que o site reserva lugar não somente para as oportunidades profissionais do momento, já que ainda há uma aba com “Notícias da Atualidade” e outra aba para “Carreiras”.

BEP

bep.gov.pt

Vagas para profissionais técnicos, professores, investigadores científicos e profissionais operacionais são algumas das que você verifica no site do BEP (Bolsa de Emprego Público) de Portugal.

As oportunidades anunciadas são, portanto, no setor público. Você pode acompanhar quais são os processos seletivos em vigência, no entanto, geralmente para as vagas no setor público é necessário que o candidato possua o Estatuto de Igualdade de Direitos.

Sites de busca de emprego em Portugal

IT Jobs

itjobs.pt

Destinado às vagas na área de IT, neste site você consegue inserir o cargo que procura e a localidade. O IT Jobs traz os anúncios mais recentes, as empresas contratantes, cursos e formações no setor da Tecnologia da Informação e eventos que podem ser de interesse do candidato.

Emprego Saúde

empregosaude.pt

Totalmente voltado aos profissionais da saúde, o Emprego Saúde permite que o candidato esteja em contato com vagas nas áreas de fisioterapia, enfermagem, odontologia, medicina e outras. A maioria dos anúncios segue um padrão que mostra nome da empresa, enquadramento do trabalho, requisitos prévios, benefícios, salário e localização.

É essencial dizer que os profissionais brasileiros de saúde necessitam da validação de seu diploma para que possam trabalhar em Portugal.

Dicas na pesquisa por um emprego em Portugal

Uma carta de apresentação que revele a sua experiência profissional anterior, os seus objetivos e a razão de estar em busca de uma nova posição profissional torna-se fundamental nesta hora.

Tenha o cuidado de formatar o seu currículo de maneira a ressaltar as suas habilidades, características pessoais e profissionais que podem contribuir com a função que pretende ocupar. É importante mencionar o seu nível de conhecimento em outros idiomas, isso sempre conta a favor.

Se for adicionar alguma foto, prefira aquelas que lhe retratam em um ambiente de trabalho, ou com uma roupa mais formal.

E, sem esquecer de mais uma coisa, preste atenção aos modelos de currículos. O chamado “Europass” é um dos que mais se valoriza em Portugal, porém existem outros modelos que podem cumprir claramente com o papel de evidenciar as suas informações profissionais mais relevantes.

Agências de recrutamento e seleção de vagas em Portugal

Se você, além de focar em sites de busca de empregos em Portugal, pretende conhecer quais são as agências de emprego disponíveis, saiba que existem algumas famosas no mundo todo e que possuem escritórios em diversas cidades do país.

Estas agências funcionam como empresas que realizam o serviço de recrutamento em variadas ocasiões. Desta forma, a agência de recrutamento faz todo o processo seletivo para encontrar candidatos ideais para oportunidades específicas.

O contato com essas agências pode ocorrer, primeiramente, através do acesso ao site e a inscrição a uma oportunidade de trabalho.

Randstad

randstad.pt

A Randstad explica que seu portfólio responde às necessidades de talento das organizações e combina a experiência dos consultores com tecnologia de suporte à decisão em processos de recrutamento. É uma agência presente em Portugal e em mais de 40 países. Os serviços correspondem ao recrutamento e também à seleção em trabalhos permanentes ou temporários.

ManPower

manpowergroup.pt

É uma agência de recrutamento muito conhecida, que possui escritórios no mundo inteiro. A ManPower, em Portugal, conta com mais de 500 clientes e 277 trabalhadores internos. O grupo Manpower declara que gera valor para candidatos e clientes nos 80 países em que se faz presente, desde 1948.

Talenter

talenter.com

A Talenter é um grupo de empresas especializadas no encontro entre o talento das pessoas e as necessidades do mercado de trabalho. A agência diz que é voltada ao desenvolvimento e à retenção de talentos, com soluções como Recrutamento & Seleção, Formação Profissional, Trabalho Temporário, Outsourcing e Consultoria de Gestão de Talentos.

Adecco

adecco.pt

Com 30 anos de história em Portugal, 250 colaboradores, 1500 clientes e 18 delegações, a Adecco proporciona trabalho a mais de 24.000 pessoas, em variados setores de atividade. A Adecco Portugal recebeu o prêmio de melhor empresa de serviços e integrou a lista dos Melhores Fornecedores RH em diversas categorias.

Kelly Services

kellyservices.pt

A Kelly, organização líder em Gestão de Recursos Humanos, oferece vagas a mais de 500.000 pessoas por ano.

Em 2015, 2016, 2017 e 2018 a Kelly Services foi considerada como uma das 100 melhores empresas para trabalhar em Portugal e ainda em 2017, 2018 e 2019 foi classificada como uma das 25 empresas com maior engajamento no Linkedin.

Visto para trabalhar em Portugal

Para cumprir com o objetivo de morar em Portugal, a partir de contratação por meio de um emprego, é necessário obter o Visto de Trabalho para Portugal, mais conhecido como Visto D1. No entanto, a obtenção deste tipo de visto ocorre com a existência de uma proposta de trabalho no país.

Esse visto diz respeito às atividades profissionais subordinadas. Porém, vale esclarecer que há outros tipos de vistos pautados pelo exercício profissional em Portugal.

A realidade do trabalho em Portugal

A pessoa que decide por iniciar uma nova vida e um novo trabalho em outro país tem de estar aberta a enfrentar desafios, e esses podem não ser fáceis. Em Portugal trabalha-se bastante e o salário mínimo é um dos menores da Europa.

Entretanto, cabe informar que existem grandes empresas preparadas para investir no funcionário, ainda mais se ele possui as qualificações desejadas para ocupar uma vaga específica. Então, seja seletivo na sua procura.

Filtre os sites de busca de emprego em Portugal de acordo com as orientações aqui dadas e tenha em mente que os seus cursos, a sua especialização e a sua formação podem ser os diferenciais dentro de uma corporação.

Por Naiara Andrade

Naiara Andrade é brasileira, catarinense e jornalista. Tem experiência em produção de conteúdo, mas também em outras atividades nas áreas da Publicidade e do Marketing Digital. Já morou na Irlanda, onde aprimorou um segundo idioma. Atualmente reside em Portugal e cursa Mestrado em Comunicação Estratégica, na UBI. Apesar de gostar muito do mar, Naiara aprendeu a apreciar as montanhas. Apaixonada por música, ela adora viajar, curte cinema e está sempre aberta a novos desafios pelo caminho.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.