Horário de Lisboa: 00h10 € Cotação: Euro Hoje

Um país com duas línguas, a fronteira mais antiga da Europa e que está entre os cinco lugares mais seguros do mundo. Três situações que por si só já dariam muito que falar, mas saiba que existem diversas outras curiosidades sobre Portugal.

E como na Nacionalidade Portuguesa você fica sabendo tudo sobre Portugal, nós preparamos uma lista com oito tópicos para que turistas e imigrantes cheguem a terras lusitanas bem informados.

Um pequeno país com muitas diferenças

República Portuguesa: este é o nome oficial do país fundado em 1143, ano da celebração do Tratado de Zamora – assinado entre D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, e Afonso VII, de Leão e Castela. Ocupa uma área total de 92.212 Km2 – semelhante ao estado brasileiro de Santa Catarina. A densidade demográfica é de 115,4 habitantes/km².

Dentre as muitas curiosidades sobre Portugal está o clima: mesmo sendo um país pequeno, a variação climática é capaz de confundir novos habitantes e viajantes desprevenidos.  No Norte, as precipitações são mais elevadas e as temperaturas mais baixas durante o ano. Já na região onde se situa a Serra da Estrela se registram algumas das maiores amplitudes térmicas do país, com invernos rigorosos (com direito a bastante neve) e verões intensos e muito secos, tendo altos índices de queimadas. 

A sul do Tejo, o maior rio da Península Ibérica, é possível sentir as influências mediterrânicas, com verões bastante quentes e prolongados, assim como invernos curtos e de pouca chuva. Já a Madeira tem temperaturas amenas todo o ano, enquanto os Açores apresentam um clima temperado marítimo com chuvas abundantes.

Por aqui fala-se a língua mirandesa

Uma das curiosidades de Portugal é o idioma – e não estamos falando das diferenças entre o português lusitano e o brasileiro: desde 1999 o Mirandês tem status de língua oficial, concedido pela Assembleia da República. É falado no nordeste do país, mais especificamente na região de Miranda do Douro. Vem desde o latim e pertence à família de línguas asturo-leonesas. Esta língua, antes tida apenas como dialeto, foi preservada especialmente pela população rural e, atualmente, é ensinada até mesmo em algumas escolas.

De um lado a outro do país em poucas horas

Do litoral português a oeste até a fronteira com a Espanha a leste são menos de três horas de viagem de carro em um caminho por estradas pedagiadas. Mas, é claro, em algumas regiões a duração do percurso pode ser maior ou menor porque depende de fatores como, por exemplo, o relevo.

O interessante é que essa é a fronteira estável mais antiga da Europa. Isso mesmo! A linha que separa Portugal e Espanha foi definida há mais de sete séculos a partir do Tratado de Alcañices, assinado entre os reis de Portugal e Castela, D. Dinis e Fernando IV, a 12 de Setembro de 1297. Essa é outra interessante curiosidade sobre Portugal que, naquela época, já tinha contornos semelhantes aos atuais.

De norte a sul, hoje, são mais de 1300 km de fronteira desde a foz do Rio Minho até à foz do Rio Guadiana.

Curiosidades sobre Portugal

Presidente e Primeiro Ministro

O sistema de governo é outra curiosidade sobre Portugal: no Brasil, o regime é presidencialista, onde o poder concentra-se em uma pessoa. Ou seja, o presidente é o chefe de Estado e chefe do Governo. É só dele, por exemplo, a escolha e demissão de ministros – tem plena responsabilidade política. Já em Portugal, este poder é dividido entre Presidente e Primeiro Ministro – uma República democrática semipresidencialista.

Neste caso, tanto presidente quanto deputados são eleitos por voto secreto, mas o presidente ainda precisa indicar um Primeiro Ministro. O cargo é definido a partir de uma consulta aos partidos representados na Assembleia da República. Não há senado. Os dois têm funções políticas diferentes, mas complementares.

Estrutura político-administrativa

Mais uma curiosidade sobre Portugal neste sentido é a divisão do país. Enquanto no Brasil temos estados e municípios, o território Luso é estabelecido da seguinte maneira: existem distritos (são 18 em Portugal Continental) e cada distrito divide-se em concelhos – onde estão as câmaras municipais – e estes ainda se subdividem em freguesias.

Tem ainda duas regiões autônomas – que, curiosamente, também são ilhas. Estamos falando dos Açores e da Madeira. Ambas têm estatutos político-administrativos e de órgãos do governo próprios. Ou seja, pertencem a Portugal, mas são geridas de forma mais independente.

Os Açores são um arquipélago composto por nove ilhas – São Miguel é a maior delas, onde fica Ponta Delgada, a capital. Esta é também a cidade mais populosa. De Lisboa até lá, de avião, são aproximadamente duas horas, mas existem também voos para as ilhas Santa Maria, Terceira, Pico e Horta.

Já o arquipélago da Madeira é formado por oito ilhas, porém apenas as duas maiores (Madeira – onde fica a capital, Funchal – e Porto Santo) são habitadas. A viagem de avião partindo de Lisboa dura 1h30.

Exemplo em segurança

O relatório Global Peace Index 2021 mais uma vez coloca Portugal entre os cinco países mais seguros do mundo: agora, na quarta colocação. À frente estão apenas Islândia, Nova Zelândia e Dinamarca em um total de 163 analisados.

A curiosidade sobre Portugal neste caso é a grande evolução em pouco tempo: conforme o Ministério da Administração Interna do país, em 2014, Portugal ocupava o 18.º lugar na lista. Hoje, é considerada a segunda nação mais segura da Europa. 

Imigração em alta

Portugal tem hoje cerca de 10,2 milhões de habitantes e, destes, mais de 660 mil são imigrantes – números que aumentam pelo quinto ano consecutivo. Dados mais recentes do governo português apontam para um incremento em pouco menos de 72 mil pessoas entre 2019 e 2020. 

Os brasileiros são maioria: aproximadamente 150 mil residentes oficiais. Em segundo lugar aparecem os nativos de Cabo Verde e em terceiro os nascidos no Reino Unido.

Um paraíso nem sempre português

O Algarve é uma das regiões mais famosas de Portugal, conhecido por suas belezas naturais e exuberância construída também pela mão do homem. Mas, nem sempre este território pertencia aos portugueses.

Nossa lista de oito curiosidades sobre Portugal encerra com uma informação histórica que até hoje reflete na cultura do país: cinco Reis portugueses lutaram para que o território do el-Garbh (que em árabe significa “o Ocidente”) fosse conquistado e reconquistado dos muçulmanos, desde 1139 até 1249. O Reino do Algarve passou a integrar Portugal oficialmente apenas a partir de 1267, depois de resolvida também uma situação de conflito com a Espanha. 

Por Carol Patatt

Jornalista e produtora de conteúdo, escolheu o interior de Portugal para fazer um mestrado em Jornalismo e dar um "pause" na vida de repórter esportiva no Rio de Janeiro - ainda que, ocasionalmente, trabalhe com futebol em terras lusitanas. Mostra a região da Serra da Estrela no canal no Youtube "saiadarotina" e também é pesquisadora via Erasmus na Universidad de La Rioja (Espanha).

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.