Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

A história da origem do povo português remonta a tempos muito antigos, pelo menos até o século VI a.C. Foi a mistura de alguns outros povos que viviam na Península Ibérica que deu origem aos portugueses. Neste artigo vamos entender qual é a origem do povo português e quais as suas influências na cultura brasileira.

Qual a origem do povo português?

O povo português tem sua origem nos celtiberos, um povo que habitava as regiões próximas aos rios Tejo e Douro, principalmente nas porções mais montanhosas. Pelos registros históricos, estas zonas eram habitadas pelos celtiberos, há pelo menos, 2600 anos (desde o século VI a.C.).

Indo mais longe em busca dessa história, descobrimos que os celtiberos descendiam dos iberos, a população originária da Península Ibérica – que é onde o território de Portugal fica localizado.

Os iberos eram o povo originário da região, que, a partir do século X a.C. recebeu a chegada do povo celta. Com o passar do tempo, celtas e iberos se miscigenaram, dando origem aos celtiberos.

Provavelmente na porção exata da Península Ibérica onde hoje é Portugal (no ocidente da Península), viviam os lusitanos, um dos vários grupos celtiberos. São estes, especificamente, os primeiros antepassados portugueses que conhecemos.

Outros povos que fazem parte da formação do povo português

Também fazem parte da origem do português os romanos e os mouros, os que se fizeram presentes no território da Península Ibérica. A ocupação romana iniciou por volta do ano 194 a.C. e os mouros adentraram o território no ano 711.

Há indícios de que muitos outros povos também fizeram parte da formação do povo português, e que estiveram na região em diferentes períodos: africanos, gregos, fenícios e visigodos. 

Além disso, também há em Portugal a presença dos descendentes dos judeus sefarditas e dos ciganos, que habitam o território português há alguns séculos. De acordo com as informações oficiais, os ciganos estão no território português desde o ano de 1462.

Já os judeus sefarditas, foram expulsos do território durante o período da Inquisição, em 1497. Provavelmente, eles habitavam a Península Ibérica desde a época do Império Romano, pelo menos.

Hoje em dia, para reparar as consequências da perseguição e expulsão dos judeus sefarditas, Portugal concede a nacionalidade portuguesa aos seus descendentes.

Qual a etnia do povo português?

Como vimos com o resumo da história do surgimento, o povo português é um grupo étnico da Península Ibérica.

Portugal não tem dados oficiais (e exatos) sobre a etnia do povo, mas estima-se que a maioria seja de etnia Ibérica. Em relação aos grupos minoritários, a etnia predominante é, provavelmente, norte-africana.

Em 2021, pela primeira vez, Portugal terá um estudo que pretende averiguar quais são as etnias presentes no país. O Inquérito às Condições, Origens e Trajetórias da População Residente foi conduzido pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), mas os resultados ainda não foram publicados.

Quais as características do povo português?

Entre as muitas características do povo português, podemos destacar algumas que são bem positivas e que deixam a convivência do dia a dia fácil. Eis algumas boas características dos portugueses:

São pessoas prestativas

Os portugueses, de modo geral, são pessoas bastante prestativas e que estão dispostas a ajudar sempre que é possível. Por exemplo, não é difícil encontrar alguém disponível para dar uma informação a um estranho na rua, dar uma boleia (carona) ou carregar uma caixa. 

São honestos

A honestidade também é uma das qualidades que encantam nos portugueses. Procurar o dono de um objeto perdido ou guardar uma carteira encontrada na rua são coisas que vemos facilmente por aqui.

São francos e diretos

Essa é uma característica admirável, embora algumas pessoas não gostem e considerem falta de educação. Normalmente, os portugueses não têm receio de dar sua opinião, de reclamar (se for preciso) ou de demonstrar quando estão descontentes com alguma coisa. A fala direta e sem muitos rodeios é uma realidade em Portugal.

Têm orgulho da cultura

O povo português tem orgulho da sua história e da sua origem, e fala abertamente sobre isso. Eles são orgulhosos de serem quem são e não escondem esse fato. 

Os portugueses também admiram a própria gastronomia e ficam felizes em apresentar os pratos mais típicos do país para os recém-chegados. Ser recebido na casa de um português é sinal de amizade e boa comida na mesa.

Principais heranças que recebemos dos portugueses

A cultura portuguesa é muito presente na vida e nos costumes dos brasileiros, pois herdamos muitos hábitos e costumes do povo português, que hoje em dia estão integrados na nossa cultura.

Língua Portuguesa

A língua é uma das heranças mais óbvias e é um ponto que une Brasil e Portugal – indiscutivelmente. Apesar de hoje existirem muitas diferenças entre os dois idiomas (o que às vezes gera algumas discussões), o fato é que Brasil e Portugal falam a mesma língua.

Gastronomia

Muito do que comemos no Brasil tem origem nos hábitos alimentares e na gastronomia portuguesa. Alguns exemplos são os variados pratos feitos com bacalhau e sardinhas, o caldo verde, as broas, os doces à base de ovos e os queijos portugueses.

Povo português conheça as suas origens e características
Pastel de Nata Português.

Literatura

Muitos escritores portugueses também estão presentes no Brasil e são uma herança da cultura no Brasil, como Luís de Camões, Fernando Pessoa, José Saramago, Eça de Queirós e Florbela Espanca.

Atualmente, o escritor Valter Hugo Mãe, o sociólogo Boaventura de Sousa Santos e a escritora Matilde Campilho também chegaram ao conhecimento dos brasileiros.

Povo português conheça as suas origens e características
Estátua de Fernando Pessoa em frente ao Café A Brasileira.
Estátua de Fernando Pessoa em frente ao Café A Brasileira. (Foto Descubra Lisboa)

Arquitetura

A arquitetura colonial portuguesa é muito presente nas construções do Brasil até o século XIV, principalmente nas casas térreas e nas construções religiosas, com a presença marcante de telhas de barro, azulejos e elementos da religiosidade. Outr

A arquitetura Rococó, Barroca e Neoclássica, muito marcantes nas construções desse período, também são uma representação da herança da arquitetura portuguesa no Brasil. Outro ponto que marca a herança de Portugal no Brasil, são as calçadas portuguesas, com suas pedras características e desenhos temáticos.

Por Tié Lenzi

Mestre em Direito e redatora. Vive em Portugal e logo que chegou ao país começou a trabalhar com redação e revisão de conteúdo. Gosta de conversar, partilhar informações e de entender como as coisas funcionam, por isso produz conteúdos para estar sempre atualizada e ajudar outras pessoas.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.