Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

A história do país é contada quando falamos sobre os castelos em Portugal, eles já foram residência de reis e rainhas, mas a principal função destas construções sempre foi a de fortificação.

Os castelos de Portugal foram por muito tempo locais para vigiar os inimigos e proteger o povo, por isso tem localizações muito bem pensadas e contam com vistas amadas pelos turistas.

A seguir, encontre a lista dos castelos de Portugal que conta com alguns dos mais visitados, mais bonitos e onde você poderá obter as melhores fotos dos castelos em Portugal.

Esta relação de monumentos está dividida entre as regiões de Portugal, para que seja mais fácil de você se organizar e conhecer tudo no mapa dos castelos de Portugal.

Castelos em Portugal na Região Norte

Esta região, que em grande parte faz divisa com a Espanha, tem diversos monumentos que devem fazer parte do seu roteiro de visitas, conheça agora quais são os principais castelos do norte de Portugal.

Castelo de Guimarães

O Castelo de Guimarães foi construído no século X, como um mosteiro, e fortificado no século XII, este monumento está entre os castelos antigos de Portugal.

Castelo de Guimarães - Portugal
Castelo de Guimarães

Conta a história que dentro dos muros deste castelo nasceu D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, e por isso, foi ali que nasceu a nação portuguesa. Não é por pouco que hoje em dia ele é o cartão postal da cidade.

Castelo de Bragança

O Castelo de Bragança é um dos mais representativos castelos medievais em Portugal, já que até hoje está em ótimo estado de preservação.

Ele foi construído também no século X e restaurado em 1930, e em sua Torre de Menagem encontra-se o Museu Militar de Bragança, de onde é possível ter uma bela vista das serras em torno da cidade. 

Castelo de Bragança Portugal
Castelo de Brança

Castelo de Montalegre

O Castelo de Montalegre localiza-se no topo de um monte granítico no Distrito de Vila Real, ao lado da serra do Gerês.

Foi Afonso III que tomou as rédeas do castelo por conta da sua localização próxima da divisa com a Espanha, e por isso ele é reconhecido por assegurar as fronteiras transmontanas em uma época que o seu entorno ainda era deserto de população.

Castelo de Montalegre
Castelo de Montalegre

Castelos de Portugal na Região Centro

Nesta região, também podemos encontrar muitos castelos de Portugal, muitos deles da época da Ordem dos Templários, já que este era o caminho até a antiga capital, Coimbra.

Castelo de Santa Maria da Feira

O Castelo de Santa Maria da Feira ganha vida nos meses de julho e agosto quando os moradores da cidade voltam aos tempos medievais. 

Sua construção data do século XI e representa a preocupação portuguesa com a defesa de seu território e foi crucial para diversas vitórias de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal. 

Ele é parte dos castelos do Porto em Portugal, e fica a cerca de 30 minutos da cidade.

Castelo de Santa Maria da Feira
Castelo de Santa Maria da Feira

Castelo de Porto de Mós

O Castelo de Porto de Mós é conhecido como um dos mais belos castelos de Portugal, que foi construído sob os escombros de um vigia romano no distrito de Leiria.

O monumento de torres verdes contém influências militares, góticas e renascentistas adquiridas durante os anos, e inicialmente era uma fortaleza árabe, que foi conquistada pelos portugueses durante o século XII.

Castelo de Porto de Mós
Castelo de Porto de Mós

Castelo de Leiria

O Castelo de Leiria está localizado no topo da cidade e tem fácil acesso para os visitantes. Este é um dos castelos de Portugal que deu origem a uma vila em seu redor.

Datado da Era Medieval, o castelo foi abandonado depois da Restauração da Independência em 1640, mas passou por um longo processo de restauro durante o século XX e atualmente recebe de 50 a 70 mil visitantes por ano.

Castelo de Leiria
Castelo de Leiria

Castelos de Portugal na Região de Lisboa

Na região da atual capital, Lisboa, também podem-se encontrar castelos que contam a história deste país, como exemplo temos os castelos de Sintra que serão apresentados a seguir.

Castelo dos Mouros

O primeiro castelo de Sintra é conhecido como o Castelo dos Mouros e foi fundado no século X, época da ocupação muçulmana na Península Ibérica com uma posição estratégica para defesa do território local e do acesso marítimo à cidade de Lisboa.

Situado no alto de uma serra, ele conta com uma vista espetacular da vila de Sintra, do Palácio da Pena e uma natureza que faz você esquecer a subida cansativa. 

O Palácio da Pena, também em Sintra, teve sua construção no século XIX, e conta com um extenso jardim cheio de cores em seu redor, combinando com a atmosfera romântica da arquitetura do palácio idealizado pelo “Rei Artista” D. Fernando II.

Idealizado como moradia de verão da família real, este palácio é incomum aos outros desta lista, e sua influência mourisca nos leva para uma cena de “mil e uma noites”.

Castelo dos Mouros
Castelo dos Mouros

Castelo de Óbidos

Situado a menos de uma hora de Lisboa, o Castelo de Óbidos e a vila que é abraçada pelas suas muralhas são restaurados e estão em perfeito estado de conservação, nos levando para outro tempo, para a época dos castelos medievais em Portugal.

Como um porto marítimo, passaram por Óbidos diversos povos que fortificaram esta construção, entre eles os romanos e os muçulmanos. Mas o que chama atenção é o desenvolvimento urbano desta cidade murada, que é comprovado por documentos de 1254.

Castelo de Óbidos
Castelo de Óbidos

Castelo de São Jorge

Mas uma construção de origem moura, o Castelo de São Jorge, no bairro de Alfama na capital Lisboa, parece uma jóia repousada no ponto mais alto da cidade. Com uma vista incrível para grande parte do centro, o castelo de São Jorge é com certeza o mais visitado dos castelos em Lisboa.

Na visita, você pode conhecer as 11 torres do castelo, que estão viradas para todos os lados e serviam de local de observação e ataque aos invasores.

Castelo de São Jorge
Castelo de São Jorge

Castelos no Alentejo

A região do Alentejo é a maior do país, e por isso conta com Castelos de Portugal no Alentejo, que localizados em topos de montes e serras defenderam as vilas de potenciais invasores e atualmente contam parte da história alentejana dentro de suas muralhas.

Castelo de Tomar

O Castelo de Tomar está na lista dos castelos dos templários em Portugal, e teve o início da sua fundação no ano de 1160, no concelho de Tomar, Ribatejo.

Este monumento foi de extrema importância na época da Reconquista dos reinos cristãos, e buscava proteger o caminho à Coimbra, capital da época. 

Ele tem como base, estruturas urbanas árabes em formato de labirinto, e hoje é considerado Patrimônio Mundial, como o Convento de Cristo, que existiu dentro do castelo após o fim da Ordem dos Templários.

Castelo de Tomar
Castelo de Tomar

Castelo de Arraiolos

O Castelo de Arraiolos também conhecido como Paço dos Alcaides, está localizado no Distrito de  Évora é um dos poucos castelos do mundo que tem uma planta circular, contando também com duas torres de observação.

Foi construído como moradia do rei D. Denis em 1305 e se situa no alto de um monte, e pode desfrutar de um cenário extraordinário.

Castelo de Marvão é um dos castelos de Portugal mais bonito dessa região, ele está localizado no distrito de Portalegre, no pico da serra de São Mamede. Por isso, a visita conta também com uma vista impressionante da planície alentejana.

A história conta que sua principal função era de vigiar a fronteira com a Espanha que se encontra a menos de 1 km de distância.

Castelo de Arraiolos
Castelo de Arraiolos

Castelos de Portugal no Algarve

No extremo sul do país, também podemos conhecer alguns dos principais castelos de Portugal.

Esta região foi a mais devastada pelo terremoto de 1755 e colocou abaixo alguns castelos de Portugal notáveis que faziam parte dos sete castelos da bandeira portuguesa, ilustrando a conquista definitiva da região do Algarve em 1249.

Castelo de Aljezur 

O Castelo de Aljezur foi erguido no século X pelos árabes e fez parte integrante do sistema defensivo de Silves, durante os séculos XII e XIII.

Conta-se que foi o último castelo islâmico a ser conquistado pelos cristãos no Algarve, e de onde se desfruta de uma magnífica vista panorâmica de onde controlava-se a Ribeira de Aljezur.

Castelo de Aljezur
Castelo de Aljezur

Castelo de Paderne

Castelo de Paderne fica localizado no distrito de Albufeira e foi construído entre os séculos XI e XII durante o período muçulmano, servia para vigiar a zona agrícola que ali se situava e também a antiga via romana.

Na visita a este castelo se conhece também os vestígios das vilas que um dia existiram dentro das suas muralhas, com antigas cisternas mouras, e casas de pedra cristãs.

Castelo de Paderne
Castelo de Paderne

Castelo de Tavira

No Castelo de Tavira, também construído na época dos muçulmanos, você pode aproveitar uma bela vista da cidade e do mar.

O monumento foi ali edificado como base do sistema defensivo, e foi muito importante nas linhas de defesa do território após a Reconquista Cristã.

Castelo de Tavira
Castelo de Tavira

Por Mariana Camargo

Mariana Camargo é brasileira com raízes, em parte, lusitanas. Jornalista, possui experiência com redação de revistas, comunicação interna e gestão de redes sociais. Quando era mais nova morou no Canadá, e por conta do seu mestrado Erasmus Mundus Journalism, residiu também na Dinamarca e na Alemanha, mas decidiu retomar a sua carreira em Portugal. Mari, como gosta de ser chamada, adora conhecer novas culturas, provar novas comidas, e está sempre pronta para uma boa conversa.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.