Horário de Lisboa: 13h52 € Cotação: Euro Hoje

Portugal reserva lugares quase secretos aos turistas. A região de Trás-os-Montes e Alto Douro é uma delas. Repleta de montanhas, aldeias históricas e muito sabor, Trás os Montes é responsável por grande parte da produção de azeite, castanha, mel e vinho de Portugal. 

Veja a seguir como visitar a região do interior de Portugal, o que fazer, quais as principais cidades e como chegar. 

Onde fica Trás os Montes e Alto Douro? 

A região de Trás os Montes e Alto Douro está localizada na região norte de Portugal. É conhecida como Terra Altas e o inverno é rigoroso nessa região portuguesa. 

O nome Trás os Montes foi nomeado devido a sua localização: atrás das montanhas do Marão e Alvão, que ficam ao norte do rio Douro.

Desse modo, Trás os Montes e Alto Douro é uma província de Portugal que faz fronteira com o Minho e o Douro. 

É uma região pouco povoada e com bastante emigração. Muitos moradores decidem ir para as cidades grandes de Portugal ou para trabalhar em outros países europeus.

Quem fica, normalmente trabalha na produção de alimentos e produtos regionais ou no setor de serviços. 

Como chegar a Trás os Montes?

Da cidade do Porto até Vila Real, por exemplo, são 97 quilômetros, em um trajeto de 1h10 minutos de subida à serra. 

Já para Bragança, a viagem saindo do Porto dura 2h20 minutos, em 208 quilômetros. 

Por isso, a melhor forma de conhecer Trás os Montes e Alto Douro em Portugal é alugando um carro. Desse modo, você consegue ter mais flexibilidade de horários e consegue conhecer mais cidades. 

Como é uma região pouco turística, não há muitas opções de transportes públicos, com poucos horários de partida e chegada. 

Principais cidades de Trás os Montes e Alto Douro

Conheça quais as principais cidades de Trás os Montes e Alto Douro e o que visitar na região.

Vila Real

Entre as principais cidades de Trás os Montes está a charmosa Vila Real. Localizada no alto de uma serra, fica a 450 metros de altitude. 

Além disso, Vila Real é a capital da província de Trás os Montes e Alto Douro e conta com cerca de 51 mil habitantes. 

Os invernos são gelados e a geada e neve são comuns nos meses mais frios do ano, janeiro e fevereiro. As temperaturas ficam perto do 0ºC e abaixo disso principalmente à noite. 

Contudo, a cidade é muito bem preservada e com um centro histórico muito bonito. Mesmo tendo um porte médio, Vila Real possui a Universidade Trás os Montes e Alto Douro, a UTAD.

Com 7 mil alunos, a instituição atende a região norte de Portugal e as terras altas, para que a população local possa estudar e cursar o Ensino Superior. Ela é uma universidade pública, fundada em 1973.

Da mesma forma, o Jardim Botânico da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro é considerado um dos maiores da Europa e é um local para visitação da região.

Trás os Montes - Vila real
Centro de Vila Real – Fonte: Blogtravelbook.blogspot.com

Bragança

A cidade de Bragança possui um dos castelos mais representativos da arquitetura medieval. É uma cidade com invernos bem intensos e vários dias de neve. 

Além disso, possui muralhas preservadas e é uma cidade muito bem cuidada. Possui 35 mil habitantes e fica no nordeste de Portugal, bem pertinho da Espanha.

Bragança - Trás os Montes
Cidade de Bragança – Fonte: NIT.pt

Mirandela

Com 23 mil habitantes, Mirandela está localizada às margens do Rio Tua. A cidade é uma importante produtora de azeite, com solos férteis de oliveiras. 

Além disso, a alheira de Mirandela é uma das mais famosas de Portugal, com um sabor incomparável. 

A alheira é um prato típico da culinária portuguesa. Trata-se de um enchido, que pode ser feito com carne de aves ou carne de caça.

trás os montes
Alheira de Mirandela

Chaves

Além disso, Chaves é outra importante cidade da região de Trás os Montes, a segunda maior do Distrito de Vila Real. Com 41 mil habitantes, é banhada pelo rio Tâmega e fica bem perto da Espanha. 

Conheça mais sobre Chaves neste artigo

Montalegre

A vila de Montalegre, que faz fronteira com a Espanha, conta com mais de 25% do seu território incluído no Parque Nacional da Peneda Gerês.

Possui um castelo muito bem preservado que oferece uma vista lindíssima 360 graus.

O que fazer na região

A região de Trás os Montes em Portugal é repleta de aldeias, muito preservadas. Conhecer o interior de Portugal é viajar no tempo e se preparar para comer muito bem. 

Desse modo, os preços são bem acessíveis, tanto para se hospedar quanto para fazer refeições em restaurantes. 

Veja alguns dos pontos turísticos de Trás osmMontes para visitar em Portugal:

Rota das águas termais – Chaves e Vidago

A cidade de Chaves é muito importante no turismo termal, com várias nascentes. As águas termais são importantes para o tratamento de diversas doenças e são consideradas águas medicinais. 

Trás os Montes
www.termasdechaves.com

Fundação da Casa de Mateus – Vila Real

A Fundação Da Casa De Mateus é uma das atrações turísticas de Vila Real. Trata-se de um palácio incrível com jardins exuberantes. No local também há eventos culturais e vale a pena conhecer.

trás os montes
Fundação Casa de Mateus

Castelo de Bragança

Construído em 1409, o Castelo de Bragança é uma das atrações de quem visita a região de Trás os Montes. Com uma torre de Menagem e muralhas que protegiam o castelo, ao todo são 15 torres e três portas. 

O destaque vai para a Torre da Princesa, antiga Casa dos Alcaides, onde uma princesa havia sido prisioneira. 

Produtos tradicionais (rota do vinho)

Além dos pontos turísticos, Trás os Montes conta com uma rota dos vinhos, com uma tradição secular. Os vinhos transmontanos possuem certificados de autenticidade e os vinhos tintos são geralmente frutados e levemente adstringentes.

As castas comuns são Bastardo, Marufo, Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional e Trincadeira.

Já os vinhos brancos da região são suaves e com aroma floral. As castas mais comuns são Côdega do Larinho, Fernão Pires, Gouveio, Malvasia Fina, Rabigato, Síria e Viosinho.

A região foi a primeira regulamentada para a produção vinícola do mundo, em 1756, e reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade por causa das suas vinhas.

Aproveite para conhecer na região a rota do vinho do Porto e conhecer as vinhas e vinícolas. 

Além dos vinhos de qualidade única, a região é grande produtora de azeites de oliva, castanhas, enchidos (alheira), aguardente, azeitonas e queijos. 

Veja o Guia do Vale do Rio Douro em Portugal

Universidade de Trás os Montes e Alto Douro – UTAD

Por outro lado, a região transmontana de Portugal conta com uma universidade pública para atender a demanda de estudantes universitários. 

Possui 5 escolas e é um importante ponto de referência universitário português. Dos 7 mil alunos da instituição, 5.153 são alunos de Licenciatura, 1.380 alunos de Mestrado, além de 427 acadêmicos de Doutorado. 

Como resultado, a UTAD possui centros de investigação e recebe muitos alunos de doutorado-sanduíche do Brasil. 

Desse modo, as escolas e áreas de estudo da UTAD são:

  • Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias (ECAV)
  • Ciências e Tecnologias (ECT)
  • Escola de Ciências da Vida e do Ambiente (ECVA)
  • Ciências Humanas e Sociais (ECHS)
  • Escola Superior de Saúde (ESS)

Aproveite também para conhecer quais as melhores Universidades de Portugal e saber como se candidatar. 

Por Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é brasileira, jornalista, mora na Europa desde 2014. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, experiência na área de assessoria de imprensa e televisão. Já morou na Inglaterra e atualmente mora em Portugal. Amanda já visitou 15 países do mundo, ama viajar e conhecer novas culturas e gastronomias. É co-fundadora do site Vagas pelo Mundo, apresentadora do podcast "Partiu Morar Fora" e produtora de conteúdo.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.