Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Descubra a rota dos vinhos portugueses para visitar e se apaixonar.

Conhecer a rota dos vinhos de Portugal e fazer uma viagem através do país pode ser uma das experiências mais incríveis que você terá na vida. Se você é apaixonado por vinhos, saiba o que visitar em Portugal e quais as principais regiões produtoras. 

Importância do vinho de Portugal na história

O vinho tem uma importância histórica em Portugal. Tendo passado por muitas fases ao longo do tempo, em 1756 foi criada a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro pelo Marquês de Pombal. 

Desse modo, foi criada a primeira região demarcada do mundo. O principal objetivo era registrar as vinhas e assim, classificá-las de acordo com sua qualidade. 

De lá pra cá o país só aumentou sua produção da bebida e criou novas regiões demarcadas.

Além disso, Portugal ficou em 9º lugar no top 10 dos maiores exportadores de vinho do mundo em 2019. 

Já em 2020, cresceu o valor das exportações de vinhos portugueses em 2,43%. Um montante significativo de € 589,6 milhões de euros (dados divulgados de janeiro a setembro de 2020 pela ViniPortugal e do IVV – Instituto da Vinha e do Vinho. Por isso muitos estrangeiros quando vem ao país, decidem conhecer a rota dos vinhos portugueses.

Maior consumidor de vinho do mundo

Além de ser um grande exportador de vinho, Portugal também é um grande consumidor da bebida. Sendo os portugueses considerados os maiores consumidores per capita de vinho do mundo. Ao todo, são mais de 5,5 milhões de hectolitros da bebida vendidas no mercado nacional português. 

A média de venda por habitante é de 62,1 litros por pessoa (acima dos 15 anos) por ano! Os portugueses gostam tanto de vinho que superam os franceses e os italianos no consumo anual.

Agora sim, que entendemos um pouco da importância do vinho de Portugal para o mundo e para o próprio país, vamos identificar a rota dos vinhos portugueses.

Principais regiões produtoras de vinho em Portugal

De norte a sul Portugal possui muitas regiões produtoras de vinho, com diferentes castas de uvas. Por isso a rota dos vinhos portugueses é muito ampla.

Os vinhos portugueses possuem alta qualidade pelas condições climáticas que são ideais para o crescimento de videiras de excelência. 

Entre as principais regiões produtoras de vinho em Portugal estão:

Alentejo: Vinhos Regionais Alentejanos;

Algarve: Vinho Regional do Algarve;

Dão: Região Demarcada do Dão;

Douro: Região Vinhateira do Alto Douro e Região Demarcada do Douro;

Vinho Verde: Região Demarcada dos Vinhos Verdes.

Denominação de origem

A denominação de origem é como os vinhos são reconhecidos pela sua região e características. Eles estão classificados como:

DOC: Denominação de Origem Controlada;

IPR: Indicação de Proveniência Regulamentada;

Vinho de Mesa: não se enquadram nas designações, seja pela combinação de castas, vinificação ou outras características;

Vinho Regional: são os vinhos de mesa com indicação da região de origem. Elaborados com um mínimo de 85% de uvas provenientes da mesma região.

Qual a rota dos vinhos portugueses?

Se você pretende conhecer a rota dos vinhos portugueses, confira onde ficam e escolha quais visitar:

Rota do Vinho do Porto

A rota do Vinho do Porto é feita em um local belíssimo de paisagens exuberantes no norte do país. Com muitas encostas e o Rio Douro como principal atração, a região do Alto Douro Vinhateiro tem o título de Patrimônio Mundial.

Desse modo, você pode visitar as vinícolas e quintas produtoras nas cidades de Lamego, Pinhão e Vila Real. Outra opção é pegar um cruzeiro da cidade do Porto até o Alto Douro, um passeio inesquecível. 

rota dos vinhos portugueses
Cruzeiro no Rio D’Ouro

Rota dos Vinhos Verdes

O vinho verde é a maior região produtora de vinho no noroeste de Portugal, indo do rio Minho até ao rio Douro. Com um solo fértil, os vinhos produzidos na região são jovens, leves e frescos. Parada fundamental na rota dos vinhos portugueses.

Entre os principais locais para visitar estão Amarante, Barcelos, Braga, Guimarães, Ponte de Lima e Viana do Castelo

rota dos vinhos portugueses
Mapa da Rota dos Vinhos de Portugal

Rota do Vinho do Alentejo

Já a rota do vinho do Alentejo conta com muitas planícies, com calor e lindas paisagens. Você pode visitar cidades e aldeias como Marvão, Monsaraz, Borba, Redondo. Já a cidade de Évora é Patrimônio Mundial e um importante lugar histórico de Portugal, com muralhas e um templo romano. 

Rota dos Vinhos da Península de Setúbal

Se você estiver em Lisboa, aproveite a rota dos vinhos portugueses perto da capital do país. Na região sul e onde está o Rio Tejo fica a Rota dos Vinhos da Península de Setúbal. Entre o principal vinho da região está o Moscatel de Setúbal. 

Aproveite para visitar Sesimbra, Setúbal, Palmela e Vila Nogueira de Azeitão. 

rota dos vinhos portugueses

Rota da Bairrada

Já na região centro de Portugal, fica a rota dos vinhos portugueses com a Rota da Bairrada. Localizada no litoral, onde estão as cidades de Aveiro e Figueira da Foz e também Coimbra

rota dos vinhos portugueses
Rota da Bairrada

Época das vindimas (colheita da uva)

E para que o vinho chegue à mesa dos consumidores é necessário a colheita das uvas. A época das vindimas em Portugal acontece no fim do verão e início do outono. Dessa forma, é durante essa época que as uvas ganham cor, aroma e paladar. 

Entre os meses de setembro e outubro é quando as uvas já estão maduras e também ganham peso para que a produção de vinho aconteça. 

Certamente uma das tradições mais importantes da cultura portuguesa e que muitas quintas produtoras abrem suas portas para os visitantes, que podem ajudar a colher e até pisar nas uvas.

Principais quintas produtoras de vinho em Portugal

Para preparar a sua rota do vinho de Portugal, você deve escolher qual região do país quer visitar ou qual tipo de vinho deseja degustar. Existem quintas produtoras de vinho em todas as regiões do país, entre as principais estão:

Quinta da Aveleda – Casal Garcia

Quinta da Aveleda

Para quem gosta de vinhos verdes, leves, jovens e frescos, pode visitar a Quinta da Aveleda. O local é onde é produzido o famoso vinho Casal Garcia, entre outros rótulos. 

Existem várias opções de passeios e até mesmo piqueniques nos jardins centenários. Aproveite para fazer a visita em um dia de sol e se surpreenda com as paisagens exuberantes. 

rota dos vinhos portugueses
Quinta da Aveleda

Quinta da Pacheca

Quinta da Pacheca

A Quinta da Pacheca é um dos locais mais famosos na rota dos vinhos portugueses. Localizada no Douro, fica na cidade de Lamego. Além de se hospedar em um barril de vinho, é possível passar o dia e ter uma experiência inesquecível. 

rota dos vinhos portugueses
Quinta da Pacheca

rota dos vinhos portugueses

Quinta do Bomfim

Quinta do Bonfim

Outro local para conhecer na rota dos vinhos em Portugal é a Quinta do Bomfim no Douro, norte do país. Com uma vista panorâmica é um lugar lindíssimo para visitar e degustar bons vinhos. A Quinta possui muitos vinhos premiados e vários vinhos do Porto.

rota dos vinhos portugueses
Quinta do Bonfim

Quinta do Seixo

Quinta do Seixo

Também no Douro, está a Quinta do Seixo. Produtora do vinho Sandeman é um local super tradicional e com muita história. Localizado na margem sul do rio Douro, vale a pena a visita!

rota dos vinhos portugueses
Quinta do Seixo

Por Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é brasileira, jornalista, mora na Europa desde 2014. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, experiência na área de assessoria de imprensa e televisão. Já morou na Inglaterra e atualmente mora em Portugal. Amanda já visitou 15 países do mundo, ama viajar e conhecer novas culturas e gastronomias. É co-fundadora do site Vagas pelo Mundo, apresentadora do podcast "Partiu Morar Fora" e produtora de conteúdo.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.