Horário de Lisboa: 15h35 € Cotação: Euro Hoje

Se você está planejando uma viagem para Europa, não pode deixar de conhecer a região do centro de Portugal. Com lugares históricos, mosteiros, praias, neve, igrejas e castelos, foi cenário de muitas batalhas e conquistas. Confira um roteiro do que visitar no centro de Portugal e se encante com cada monumento e cada praia. 

Onde fica a região do centro de Portugal

A região centro de Portugal tem mais de 2,3 milhões de habitantes e conta com uma área de 28.405 km². A região está localizada na região central de Portugal e a Vila de Rei é considerada o ponto central do país. 

Na Vila de Rei está localizado o Picoto da Melriça, um miradouro considerado o Centro Geodésico de Portugal (considerado o ponto central do país). O local fica na Serra da Melriça, com uma altitude de 592 metros.


Mapa de Portugal: turismo, geografia, divisões políticas e mais

Quais as principais cidades da região do centro de Portugal?

Segundo o Turismo do Centro, há oito regiões que compõem a área central de Portugal: Ria de Aveiro, Viseu Dão Lafões, Região de Coimbra, Serra da Estrela, Região de Leiria, Médio Tejo, Oeste e Beira Baixa.

Nestas, se localizam as principais cidades do centro de Portugal: Coimbra, Viseu, Aveiro, Leiria, Guarda, Castelo Branco e Fátima.

A cidade de Coimbra é a cidade mais populosa da região centro de Portugal, com cerca de 143 mil habitantes e muitos estudantes internacionais na renomada Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra é uma das universidades mais antigas da Europa, fundada em 1290. Atualmente conta com mais de 24 mil alunos e a sua Biblioteca Joanina é um dos principais pontos turísticos da cidade.

Leiria é também uma importante cidade do centro do país, considerada uma das melhores cidades para morar em Portugal. A cidade tem 99 mil habitantes, é tranquila e o Castelo de Leiria (inaugurado em 1135) é uma das atrações da cidade, mandado construir por D. Afonso Henriques para defesa durante as guerras. 

centro de portugal - leiria
Castelo de Leiria

Já a cidade de Aveiro é uma relíquia na região centro de Portugal. Considerada a Veneza portuguesa, possui lugares lindos para visitar, entre eles as casas coloridas de pescadores. 

Outra cidade que se destaca é Fátima, o principal destino religioso de Portugal e um lugar mágico. Para quem é devoto de Nossa Senhora de Fátima fica emocionado ao visitar o local. O Santuário de Fátima é a atração mais visitada e a Capelinha das Aparições foi o local onde Nossa Senhora de Fátima fez uma de suas aparições. 

O que visitar no centro de Portugal

Veja quais os principais pontos turísticos do centro de Portugal e monte seu roteiro de viagem por Portugal.

Serra da Estrela

A Serra da Estrela é a região mais alta de Portugal continental, com 1.993 metros de altitude. É uma região lindíssima no inverno, que fica coberta de neve. Conta com uma estação de ski e muitos hotéis e pousadas para curtir o turismo de serra e fazer esportes de inverno.

centro de portugal - serra da estrela
Serra da Estrela

Covilhã é uma das principais cidades da Serra da Estrela e é muito charmosa. Quando visitei a Serra da Estrela era o mês de abril e ainda foi possível ver neve em vários pontos. Mas se você quiser ver a neve caindo, sentado na frente de uma lareira e aproveitando a vista lá do alto, viaje nos meses de janeiro e fevereiro, o período mais frio do ano. 

centro de portugal - covilhã
Cidade de Covilhã

Mosteiro de Alcobaça

O Mosteiro de Alcobaça é uma das atrações da região centro de Portugal, classificado como Monumento Nacional. Construído em 1178 e inaugurado em 1187 foi a primeira obra completamente gótica de Portugal.

centro de portugal - alcobaça
Mosteiro de Alcobaça

No local estão sepultados Inês de Castro e D. Pedro I de Portugal, a história de amor mais famosa de Portugal. Além da rainha de Portugal Urraca de Castela, a rainha Beatriz de Castela e o rei de Portugal D. Afonso III de Portugal. 

Quinta das Lágrimas

A Quinta das Lágrimas está localizada em Coimbra e o local que marca o amor de Inês de Castro e D. Pedro I de Portugal. O futuro rei D. Pedro se apaixonou pela nobre Inês de Castro, uma espanhola, nascida no Reino da Galiza. Depois da morte da sua esposa, D. Pedro assume o relacionamento com Inês e tem quatro filhos com ela. 

centro de portugal - quinta das lágrimas
Quinta das Lágrimas

Porém, a família não aceitava o relacionamento e temia o poder da família de Inês. Por isso seu pai D. Afonso IV mandou matar Inês. Ao ser coroado rei de Portugal, D. Pedro mandou coroar Inês como sua rainha e construir um túmulo majestoso. Os dois estão sepultados juntos no Mosteiro de Alcobaça.

E é na Quinta das Lágrimas (hoje um hotel privado, mas aberto a visitação) onde os jardins eram local de encontro dos dois apaixonados, que se encontravam em segredo.

Segundo a lenda no local onde Inês foi morta, brotou uma fonte com as suas lágrimas e o pedras foram manchadas para sempre com o seu sangue. 

Até hoje é possível ver a cor avermelhada na fonte e o local se tornou um destino romântico dessa trágica histórica de amor. O local é realmente mágico. 

 

Mosteiro da Batalha

O Mosteiro da Batalha está localizado na cidade de Batalha, na região do centro de Portugal e é um dos importantes pontos turísticos da cidade. O Mosteiro está na lista do Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e é considerado uma das obras da arquitetura portuguesa e europeia mais bonitas. 

 mosteiro da batalha
Mosteiro da Batalha

Convento de Cristo

O Convento de Cristo é um conjunto de monumentos construídos na cidade de Tomar. Constituído pelo Castelo Templário de Tomar possui uma grande importância histórica. É Patrimônio Mundial da UNESCO e uma das atrações que vale a pena visitar no centro de Portugal. 

 templário de tomar
Castelo Templário de Tomar

Universidade de Coimbra

Há quem ache que a Universidade de Coimbra é somente para alunos, mas não. O local está aberto a visitação, com visitas pagas e guiadas. A Biblioteca Joanina é a principal atração e você ficará de queixo caído com seu interior.

É um dos locais mais impressionantes que já visitei em Portugal e quando visitei havia uma pessoa tocando um piano de cauda. Simplesmente lindíssimo. 

Aveiro

Aveiro tem praias, tem passeios de gôndola, ovos moles (tradicional doce da cidade) e muita coisa para fazer. Ílhavo deve entrar na sua lista de lugares para visitar no centro de Portugal, com várias casinhas coloridas, que eram de pescadores. Um lugar bem tradicional e que vale a pena conhecer. 

centro de portugal - aveiro
Cidade de Aveiro

Fátima

A cidade de Fátima dispensa comentários, é sede do Santuário de Fátima e o maior centro religioso de Portugal. Hoje conta com uma estrutura muito boa e vários hotéis para se hospedar. 

Fátima
Santuário de Fátima

Saiba qual a melhor época para viajar para Portugal 

Principais praias do centro

Confira alguns dos principais destinos de praia na região centro para visitar no litoral de Portugal:

Nazaré

Nazaré está bem próxima da cidade de Fátima e é conhecida mundialmente pela praia das ondas gigantes. Com muitos campeonatos de surf, é um destino que vale a pena visitar em Portugal. 

Saiba mais sobre as ondas gigantes de Nazaré

As falésias dão um charme a mais para Nazaré e é possível subir de carro ou de Ascensor até o Miradouro do Suberco. O Farol de Nazaré é outro local para visitar e apreciar a vista lá do alto. As principais praias são a Praia de Nazaré e a Praia do Norte.

 nazaré
Nazaré

Figueira da Foz

A cidade de Figueira da Foz está localizada a 40 quilômetros de Coimbra e é uma excelente cidade para morar ou visitar no Verão. A Praia da Figueira da Foz é uma das principais da região. Outros importantes pontos turísticos são a Torre do Relógio e a Praia da Claridade, com mais de dois quilômetros de extensão. 

 figueira da foz
Figueira da Foz

Peniche

Peniche é uma cidade do centro de Portugal, que pertence ao Distrito de Leiria. O arquipélago das Berlengas é a principal atração da região, com águas cristalinas e um dos lugares mais lindos para visitar durante a sua viagem para Portugal

centro de portugal - berlengas
Berlengas

Por Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é brasileira, jornalista, mora na Europa desde 2014. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, experiência na área de assessoria de imprensa e televisão. Já morou na Inglaterra e atualmente mora em Portugal. Amanda já visitou 15 países do mundo, ama viajar e conhecer novas culturas e gastronomias. É co-fundadora do site Vagas pelo Mundo, apresentadora do podcast "Partiu Morar Fora" e produtora de conteúdo.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.