Horário de Lisboa: 14h12 € Cotação: Euro Hoje

Calor, Sol, férias e praia, se para você essas palavras fazem lembrar o  Brasil no começo do ano, é melhor se acostumar como é Portugal em Janeiro, mas ainda assim cheio de charme.

Portugal em janeiro é muito diferente do Brasil. Isso porque Portugal está no Hemisfério Norte e no país europeu em janeiro é inverno e no Brasil, no Hemisfério Sul, é verão. Porém, as diferenças não cessam por aí e hoje vamos falar como é Portugal em janeiro.

Clima de Janeiro em Portugal

Janeiro é um dos meses mais frios da Europa, afinal o calendário climático é invertido em relação ao Brasil. Então se nos trópicos o Sol brilha e as praias estão lotadas, em Portugal é tempo de se aquecer na lareira e enfrentar os dias cinzentos de inverno.

O primeiro mês do calendário português é frio e chuvoso, principalmente no Minho, região norte, onde as temperaturas ficam em torno dos 10°C. As árvores estão com os galhos secos e o charme das folhas coloridas caídas ao chão já não é mais visto, pois foram recolhidas ainda durante o outono.

Na região sul, precisamente no Algarve onde a beleza das praias é exuberante, a temperatura é mais amena, mas não passa muito dos 16°C, e para dar um mergulho é preciso coragem já que a água fica em torno dos 14°C.

Nos locais mais altos, como a Serra da Estrela, visitantes procuram pela neve que começa a cair com mais intensidade e os termômetros marcam médias de 5°C. No litoral os dias são de vento forte e possibilidade grande de chuva. É um período indicado para observar as ondas gigantes de Nazaré, mas tudo depende da natureza então é aconselhável consultar o monitoramento em tempo real da Praia do Norte antes de pegar a estrada.

A temperatura não é a única diferença entre Portugal e o clima com que os brasileiros estão acostumados no mês de janeiro. Para quem tira férias nesta época, pode aproveitar a baixa temporada turística de diversas cidades portuguesas, principalmente as menores, já que Lisboa e Porto são exceções e tem turistas durante o ano todo.

A neve se torna uma atração no inverno português

Podemos afirmar, sem dúvidas, que a neve é uma atração em Portugal em janeiro. A Serra da Estrela, no centro do país, conta com a montanha mais alta de Portugal Continental. São 1.993 metros na Torre da Serra da Estrela e por lá neva para valer.

Em certos períodos, alguns acessos para a Serra da Estrela costumam ser fechados por conta do excesso de neve. Como as rodovias são sinuosas e estreitas, as nevascas podem colocar os motoristas em risco e a polícia fecha as estradas.

Contudo, não é somente na Serra da Estrela onde você encontra neve em Portugal em janeiro. Nos concelhos do norte do país é comum haver muita neve e em Montalegre, Vila Real, Guarda e Bragança as chamadas “terras altas” ficam branquinhas e com muito gelo.

Por isso, se você nunca teve a oportunidade de ver neve, em Portugal você vê de maneira fácil. Apesar das temperaturas muito baixas e até negativas, com certeza brincar na neve deixa crianças e adultos tão encantados que o frio nem faz tanta diferença.

Leia também: Neve em Portugal

Turismo em Janeiro em Portugal

Os preços da rede hoteleira em geral ficam mais atrativos assim que as comemorações de ano novo terminam. Para viajar dentro do país, os portugueses contam com um sistema ferroviário muito eficiente. Os comboios, como são chamados os trens, funcionam bem e respeitam horários.

Em janeiro há descontos para viagens mais curtas aos fins de semana, para grupos de três a nove pessoas. É uma forma de incentivar o turismo interno e possibilidade para conhecer pedacinhos de Portugal cheios de história.

janeiro em portugal
Praia da Rainha em Cascais

Visitar Portugal em janeiro

Se você pretende visitar Portugal em janeiro, invista em boas roupas quentes. Talvez a sua não seja suficiente, mas você encontra bons preços em lojas como a Primark e pode ficar mais preparado para as baixas temperaturas e os dias chuvosos em janeiro.

Entre os pontos positivos de visitar Portugal em janeiro está o fato de que os locais não estão tão cheios. Como janeiro não é um mês de férias para os europeus, você consegue passagens aéreas para a Europa mais baratas e hospedagens com preços acessíveis.

Porém, vale ressaltar que nada melhor do que uma noite fria para que um bom vinho (e em Portugal não faltam) seja apreciado. Sem contar com o “glamour” de visitar a Europa, ver neve, comer bem e experimentar excelentes vinhos esquentando os pés em uma lareira.

Por isso, Portugal em janeiro pode ser um país inesquecível para se visitar e de quebra você gastará menos dinheiro e poderá aproveitar para investir suas reservas em boa comida, bebida e hospedagens de alto padrão.

 


Compras

Janeiro é sem dúvida, o melhor mês para ir às compras, se o seu objetivo é economizar. Com as lojas prontas para vender os estoques que sobraram do Natal e poucos meses antes de receber novas coleções este é um período em que o comércio exibe descontos que chegam a 80%, e são descontos de verdade. Uma vantagem para quem prefere comprar em shoppings, é que em Portugal o estacionamento é de graça, independente se você compre ou não.

Leia também Os melhores lugares para se fazer Compras em Lisboa.

Sabores e aromas

Se há um aroma marcante nas ruas de Portugal no inverno é o da castanha assada na brasa. Carrinhos enchem as esquinas de fumaça e é possível sentir o aroma a distância. Um saquinho da iguaria custa em média e 3 euros com 12 castanhas, que é melhor degustada se compartilhada. Mas há outros sabores típicos de Portugal em janeiro.

É muito comum os dias santos terem algum alimento específico para ser saboreado na ocasião, é uma tradição que dura o ano todo. Em Braga, por exemplo, é possível experimentar os moletinhos de São Vicente, um pãozinho de leite muito macio e doce. Na cidade é tradição comer o doce no dia 22 de janeiro, dia de São Vicente, mas durante todo mês as doçarias e supermercados oferecem o alimento em local de destaque com lembretes convidativos “Prove nossos moletinhos de São Vicente”.

Festividades

Ainda que Portugal em janeiro o tempo frequentemente seja frio e chuvoso, existem algumas festividades e eventos que conseguem deixar as temperaturas mais altas. Mas, antes de falar das festividades, é importante lembrar que Portugal é um país de tradição católica, ou seja, existem diversos santos e festas relacionadas a eles.

Das Festas e Romarias em Portugal em janeiro, destacam-se a Festa de Santo Amaro em Fornelos, Ponte de Lima (15 de janeiro), a Festa de Santo Amaro do Cortelho em Cerdeira, Sabugal (15 de janeiro) e a Festa de Santo Antão em Óbidos (17 de janeiro).

Além destas, tem também a Festas em Honra de S. Sebastião em várias localidades do concelho de Boticas (20 de janeiro), a Festa de S. Sebastião e “Festa das Chouriças” em Valado de Frados, Nazaré (20 de janeiro). 

Além da Festa das Fogaceiras em honra de S. Sebastião em Santa Maria da Feira (20 de janeiro) e os festejos em honra de S. Sebastião em Cortes, Leiria (último fim de semana de janeiro).

Outro evento popular e cheio de sabores que acontece em janeiro em Portugal é a Feira do Fumeiro de Montalegre. Considerado um dos maiores encontros gastronômicos da região de Trás os Montes, tem como atração principal carne de porco defumada, música tradicional e a Chega de Bois.

Agora que você já sabe como é Portugal em janeiro, prepare-se para viver todo encanto do país no primeiro mês do ano. Não se esqueça de colocar na mochila um par de luvas, touca, cachecol e dependendo da previsão do tempo um bom guarda-chuva.

 

Por Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é brasileira, jornalista, mora na Europa desde 2014. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, experiência na área de assessoria de imprensa e televisão. Já morou na Inglaterra e atualmente mora em Portugal. Amanda já visitou 15 países do mundo, ama viajar e conhecer novas culturas e gastronomias. É co-fundadora do site Vagas pelo Mundo, apresentadora do podcast "Partiu Morar Fora" e produtora de conteúdo.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.