Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

O período em que o outono bate à porta e que você já percebe as folhas caídas pelo chão… Para começar, isso é o que pode ser dito sobre Portugal em outubro. Se você está com vontade de conhecer o país e elegeu outubro como o mês da sua viagem, veja o texto na íntegra para saber a respeito do clima, das festividades, diferenças em comparação ao Brasil e outras curiosidades. Acompanhe a leitura!

Clima em outubro em Portugal

Época de outono, que vai de 21 de setembro a 20 de dezembro, outubro constitui-se em um mês de variação climática. Isso porque o frio começa a dar sinais claros, seja através do vento mais intenso, dos casacos e blusas que começam a fazer parte do vestuário dos portugueses, ou das folhas de árvores secas, que cobrem as ruas e trazem um ar nostálgico aos parques e praças.

Em 2020, o horário de verão chegou ao fim no dia 25 de outubro e, por este motivo, também começou a escurecer mais cedo. Mas este fato não significa que os dias são sempre cinzas. No início de outubro ainda são registradas temperaturas consideradas altas para esta época do ano, com máximas de 22 graus no Centro-Norte do país, incluindo a região do Porto, e cerca de 25 graus na cidade de Lisboa. Obviamente, a partir do dia 15 de outubro essas temperaturas tendem a cair, e as mínimas podem chegar a 10 graus.

Outubro é conhecido pelo mês em que ocorre a colheita das azeitonas para a produção do azeite. As chuvas acontecem ocasionalmente, entretanto, já auxiliam as plantações de alimentos característicos do período, como as castanhas, amêndoas e avelãs. Por outro lado, as frutas mais comumente encontradas nas feiras e supermercados são laranja, banana, pêssego, romã, uva, pera e maçã, por exemplo.

Festividades e atrações em outubro em Portugal

Talvez você pense que não será tão deslumbrante conhecer Portugal em um mês em que não há o calor esperado, mas acredite, as temperaturas amenas podem até assumir um papel interessante, se a sua intenção é caminhar, e muito, para visitar alguns locais de seu interesse nas principais cidades do país.

Portanto, outubro é um mês propício para passear por regiões serranas, incluindo a Serra da Estrela ou Gerês. Outro caminho possível é rumo ao Algarve, onde as temperaturas ainda seguem proporcionando bons dias de praia e céu azul. Já, em Nazaré, há a promessa das chamadas “ondas gigantes”. Muitos surfistas escolhem o mês de outubro para viajar até esta, que é a praia do surf radical em Portugal.

Aveiro, Porto e Lisboa, municípios turísticos, geralmente contam com menor movimentação de pessoas em outubro, o que pode significar mais tranquilidade ao realizar quaisquer atividades. Em contrapartida, as peregrinações a Fátima abrangem um número considerável de pessoas, lotando os santuários. Por isso, tudo depende de qual é a sua intenção na viagem: aventurar-se por lugares sossegados ou estar onde existe grande circulação de visitantes.

Vale lembrar que, em Faro, acontece a Feira de Santa Iria. Nesta festa, as tradições originalmente portuguesas unem-se à região costeira, com uma culinária inigualável. Contudo, ao Norte, na região do Douro, durante esta época há a oportunidade de desfrutar de paisagens lindas e de um visual especial oferecido pelas vinhas. A vindima, período de colheita das uvas, abrange o final de agosto até o mês de outubro.

Destaques, ainda, para a Festa de Nossa Senhora do Rosário e as Festas de São Simão, em Penafiel, além da Feira das Mercês, em Sintra. São atrações regionais que costumam convidar portugueses e visitantes a se deliciarem com uma gastronomia típica, bem como a participarem de procissão religiosa e shows musicais. Estas comemorações servem, ainda, para que os comerciantes e artesãos possam expor seus trabalhos nas ruas e nos quiosques, levando a cultura e os artesanatos locais ao conhecimento de todos.  

Mudança do Fuso horário em Outubro em Portugal

É no mês de outubro que o horário de verão em Portugal acaba, e o fuso passa a ter novamente 3 horas de diferença a mais da região continental do país para o horário de Brasília.

Diferenças para o Brasil

Em Portugal, a grande diferença do turismo em outubro, na comparação com o Brasil, é que em terras lusitanas o visitante não sentirá o clima tão quente. Assim, a pessoa que vem deve estar preparada com determinada variedade de roupas na mala e, claro, checar as previsões climáticas antes de pegar o avião, para poder aproveitar os dias de viagem com toda a confiança. O clima começa a ficar um pouco mais úmido em outubro, motivo pelo qual as chuvas, vez ou outra, podem surgir.

Como é Portugal em Outubro
Como é Portugal em Outubro?

Agora, se o desejo é desfrutar de passeios com segurança e baixo custo, Portugal é uma ótima opção no mês de outubro. A segurança no transporte é um fator muito positivo, logo, alugar um carro, utilizar táxi ou um transporte público para a locomoção, ficará a critério do turista. Outra coisa importante: diferentemente do Brasil, onde qualquer entrada em parque ou lugar de recreação privativo já vem somada a preços “salgados”, Portugal oferece variedade de atrações, muitas vezes, de graça, como alguns festejos regionais e outros passeios já citados ao longo do texto. Os ingressos para as entradas em castelos e museus costumam não ser tão caros e você pode equilibrar os seus gastos durante os dias de viagem.

Cabe ressaltar que a comida típica portuguesa pode ser um empecilho para os turistas que não são tão acostumados a peixes e frutos do mar, assados em geral, ou carnes mais pesadas. De todo o modo, caso prefira não arriscar, o visitante consegue aderir a restaurantes mais comuns ou aos conhecidos fast foods.

Ao fazer um saldo geral, é possível afirmar que Portugal possui opções para todos os gostos e bolsos. O que vai definir a temática da sua viagem é o destino escolhido por você ao chegar no país.

Por Naiara Andrade

Naiara Andrade é brasileira, catarinense e jornalista. Tem experiência em produção de conteúdo, mas também em outras atividades nas áreas da Publicidade e do Marketing Digital. Já morou na Irlanda, onde aprimorou um segundo idioma. Atualmente reside em Portugal e cursa Mestrado em Comunicação Estratégica, na UBI. Apesar de gostar muito do mar, Naiara aprendeu a apreciar as montanhas. Apaixonada por música, ela adora viajar, curte cinema e está sempre aberta a novos desafios pelo caminho.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.