Descendência portuguesa: saiba como descobrir se você tem ou não. Descendência portuguesa: saiba como descobrir se você tem ou não.
Horário de Lisboa: 11h02 € Cotação: Euro Hoje

Se você tem vontade de ter a nacionalidade portuguesa, mas não sabe por onde começar, o primeiro passo é saber se você tem descendência portuguesa. Por isso, hoje vamos te ajudar! Quer saber se você tem descendência portuguesa? Vamos te falar como e onde buscar os antepassados da sua família!

Todo brasileiro é descendente de Português?

Apesar dos portugueses serem o segundo grupo de pessoas que mais povoou o Brasil, desde a época da colonização, perdendo apenas para os africanos,  não podemos afirmar que absolutamente toda a população brasileira possui um laço sanguíneo com Portugal.

Além disso, o número de imigrantes portugueses no Brasil vem diminuindo ao longo dos anos, enquanto, o número de imigrantes brasileiros, em território português vem aumentando, desde 2015.

Só para se ter uma ideia, em 1.929, eram 655.706 portugueses que viviam no Brasil, em 2010 este número já era de 137.973 e trata-se de uma população já idosa e o número de portugueses no Brasil está diminuindo cada vez mais. Segundo uma pesquisa publicada pelo IBGE, hoje o Brasil conta com aproximadamente 100 mil portugueses.   

Assim, fica cada vez mais difícil se fazer a pergunta: “como saber se eu tenho descendência portuguesa?” , afinal os documentos estão ficando cada vez mais antigos e a busca pelos documentos cada vez mais complicada!

Pensando nisso, vamos passar algumas dicas e lugares onde você poderá ter certeza se você possui ou não descendência portuguesa. Vamos lá!

Como saber se eu tenho descendência portuguesa?

O primeiro passo para iniciar o processo de requerimento da nacionalidade portuguesa é saber, antes de mais nada, se você possui em seu sangue traços lusitanos!

Conhecer o antepassado dos seus familiares poderá te dar esta certeza e, por isso: por onde começar a busca? 

Inicie a busca de documentos na sua família

A forma mais fácil de saber se você tem ou não descendência portuguesa é perguntando entre os seus familiares. Parece óbvio, mas muita gente esquece desta forma, por pensar que o parente é muito distante ou que é impossível obter a nacionalidade. 

Pois bem, hoje com a nova lei da nacionalidade portuguesa, se tornou mais fácil para bisnetos de portugueses obterem a nacionalidade, assim, o que pareceria ser impossível antes e não valia nem a pena fazer a busca de documentos entre os familiares, agora pode ser algo bem vantajoso.

Faça a árvore genealógica da sua família

Se você pensa que aquela atividade da escola primária era só para você treinar a memória dos seus familiares, está aí uma função bem interessante para ela: te ajudar a saber se você é ou não descendente de português!

Apesar de simples (quando feita na escola), a árvore genealógica para fins de obtenção de nacionalidade é um pouco mais complexa do que parece. 

Para fazer uma árvore genealógica completa, que possa realmente facilitar na busca de documentos, é importante que ela tenha as seguintes informações:

  • Nome completo do familiar;
  • Datas e locais de nascimento / casamento / falecimento;
  • Data de chegada ao Brasil.

Ou seja, a tarefa não é fácil, mas também não é impossível e se você não conseguir todas as informações com os seus familiares, temos parceria com um serviço que poderá te ajudar!

descendência portuguesa

Busque nos arquivos oficiais

O Brasil é um bom exemplo de país que decidiu digitalizar boa parte de seus serviços para poder facilitar a vida de sua população, e isso inclui também os arquivos que possuem as informações dos imigrantes portugueses.

Se você quiser buscar as datas e as informações do navio que o seu descendente português desembarcou no Brasil, por exemplo, você pode buscar as informações nos seguintes sites:

Além disso, se você souber o estado por onde os seus descendentes portugueses viveram, você ainda pode solicitar uma busca nos cartórios locais, para solicitar, certidões de casamento, nascimento ou de óbito, por exemplo.

Leia também: Quais são os principais nomes e sobrenomes portugueses.

Faça busca em sites de mapeamento familiar

Existem alguns sites que reúnem grandes memórias familiares e podem ser bem úteis para você saber se você tem ou não descendência portuguesa. 

Alguns sites são:

  • Family Search – o site, que é mantido por uma organização religiosa, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, se destaca por prestar um bom serviço na pesquisa na sua árvore genealógica e tudo de forma gratuita.
  • Forebears – apesar do site não oferecer uma busca completa sobre a sua árvore genealógica, ele fornece a origem do seu sobrenome, o que já pode ser uma dica para na sua busca pela descendência portuguesa.

Eu tenho descendência portuguesa!

Se depois de vasculhar muitos arquivos e revirar as pastas de documentos antigos da sua família, você descobriu que é descendente de português, é hora de iniciar o seu processo de requerimento de nacionalidade portuguesa!

Quer saber como é o processo e quem tem direito a ter a nacionalidade portuguesa? Fizemos um artigo sobre o assunto aqui

Além disso, se quiser saber mais, vamos marcar uma conversa!

Por Fernanda Terron

Advogada, escritora e empreendedora na Europa. Sou aquela que deixou a rotina das 09h às 18h em grandes empresas para viver a experiência do desconhecido, primeiro, desbravando Portugal e, hoje, a Alemanha. Nesta vida que levo, descobri que viver pode ser bem descomplicado, dependendo da forma como você enxerga o mundo e das pessoas que você encontra no caminho.

SOBRE NÓS

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Os principais serviços oferecidos são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência para Portugal e demais procedimentos que envolvam os dois países.

Nossos advogados têm inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil e de Portugal.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.