
Vou fazer mestrado em Portugal. Esta afirmação tem sido o cartão de embarque para muitos brasileiros cruzarem o oceano rumo à terras lusitanas.
Mas você sabe o que é preciso para dar continuidade aos estudos em Portugal? Quanto custa? Que tipo de visto é necessário para fazer Mestrado em Portugal? Quais as universidades e os cursos oferecidos à brasileiros? Como é viver como estudante na terra de Camões?
São muitas dúvidas realmente, e este artigo pretende ajudar a responder algumas delas.
Primeiros passos
Sair do seu país para estudar e morar fora é uma decisão importante na vida.
Por isso é fundamental o planejamento e isso inclui saber como permanecer de forma legal no novo país.
Por isso um dos primeiros passos é saber como fazer o visto de estudante para estudar em Portugal.
O visto mais solicitado é o D4 (Visto de residência Temporária), este é o visto concedido para quem vai cursar mestrado e que tem a duração de curso com uma média de 2 anos.
Leia também: Como conseguir o visto de estudante mais rápido em Portugal
As Universidades em Portugal
Escolher a universidade que melhor combina com você também é motivo de dúvidas.
Portugal conta com mais de 30 instituições reconhecidas pelo governo, habilitadas a conferir graus acadêmicos.
As Universidades mais procuradas por brasileiros que vem cursar Mestrado em Portugal são:
Universidade do Porto – Porto
Universidade Nova de Lisboa – Lisboa
Universidade de Coimbra – Coimbra
Universidade do Minho – Braga e Guimarães
Universidade de Trás os Montes e Alto Douro – Vila Real
Universidade da Beira Interior – Covilhã
Universidade de Aveiro – Aveiro
Universidade de Lisboa – Lisboa
Universidade Católica Portuguesa – Lisboa, Porto, Braga e Viseu
Entre as 500 melhores Universidades do mundo
O último estudo divulgado em 2018 pelo Academic Ranking of World Universities, que avalia anualmente as melhores e mais completas universidades do planeta, apontou 4 universidades portuguesas na lista:
Universidade de Lisboa – Lisboa (entre as 200 melhores)
Universidade do Porto – Porto (entre as 400 melhores)
Universidade de Aveiro – Aveiro (entre as 500 melhores)
Universidade do Minho – Braga e Guimarães (entre as 500 melhores)
No topo da lista estão universidades norte-americanas e inglesas, como Harvard, Stanford, Cambridge e Oxford.
Quem pode cursar mestrado em Portugal
De forma geral os cursos de Mestrado, oferecidos pela universidades portuguesas são disponibilizados para estudantes de todas as nacionalidades.
O que muda são as condições de ingressar, pois a depender da nacionalidade, o estudante precisa comprovar um grau mínimo de conhecimento da língua portuguesa, o que no caso dos brasileiros não é solicitado.
O estudante estrangeiro tem também uma cobrança diferenciada do estudante português e em muitos cursos a mensalidade para o estrangeiro é um pouco mais cara.
O melhor Mestrado
Planejamento deve estar no topo da lista de quem pretende sair do Brasil para cursar Mestrado em Portugal.
É necessário investir um bom tempo em pesquisa para definir qual o curso ideal para você, afinal as possibilidades são enormes e existem dezenas de cursos disponíveis nas universidades do país.
Uma sugestão que pode ajudar é: defina o que você espera do curso, por exemplo, se você tiver formação na área de Ciências da Comunicação, poderá escolher o Mestrado de Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou Audiovisual e Multimídia (opções oferecidas pela Universidade do Minho).
Assim você consegue focar na área e então pesquisar qual das universidades oferece o que você procura.
A área do Direito tem a Universidade de Coimbra como referência mundial, pode ser pelo fato de ser uma das mais antiga do mundo nessa área, por estar em uma cidade universitária, ou contar com um corpo docente respeitado internacionalmente.
Os cursos ligados a Engenharia e Medicina são bem avaliados nas universidades de Lisboa e Porto.
Arquitetura e áreas de tecnologia são muito procuradas na Universidade do Minho. Mas isso não quer dizer que uma é melhor do que a outra em todos os aspectos. Por isso a pesquisa personalidade é tão importante.
Como ingressar no Mestrado em Portugal
Os cursos são variados e recebem estrangeiros que podem se inscrever no curso integralmente ou então na modalidade Erasmus, quando o estudante cursa um semestre no exterior e pode aproveitar o conteúdo no país de origem. Neste caso não é necessário pedir o visto D4, e sim o visto de Estada Temporária, que já é o suficiente e geralmente é concedido para quem vai cursar um período de no máximo um ano.
E há ainda o Visto D5, aquele que é concedido para pessoas que já estudam na Europa e querem fazer mestrado em Portugal.
Leia também: Visto de Estada Temporária para estudantes
Documentos Necessários e Processo Seletivo
Mestrado escolhido e universidades mapeadas é hora de organizar a documentação e papelada necessária para dar entrada no processo seletivo.
O período de inscrição para os processos seletivos para os mestrados em Portugal, geralmente tem início em março e dependendo das universidades vão até julho.
As aulas iniciam em setembro, mas ainda por outubro é normal ver caras novas chegando na sala de aula, ou porque o visto demorou a chegar, ou porque mudou de ideia e resolveu trocar de universidade, ou outros motivos.
Documentos para mestrado
Os documentos para a inscrição no processo seletivo podem variar mas a maioria das universidades pede basicamente os seguintes documentos:
- Ficha de inscrição (preenchida on-line e que solicita dados pessoais, como números de documentos, comprovante de residência, etc.);
- Diploma da graduação e/ou pós graduação (apostilados);
- Histórico escolar (solicite um histórico atualizado na universidade em que concluiu a graduação);
- Curriculum vitae detalhado;
- Portfólio; (solicitados por alguns cursos específicos)
- Fotocópia de bilhete de identificação (passaporte);
- Carta de motivação; (é como se fosse uma apresentação pessoal em que o candidato explicas os motivos pelos quais quer fazer aquele curso e o porque a universidade deve aceitá-lo);
- Comprovante de vacina antitetânica; (solicitado em algumas universidade)
- Comprovante de Pagamento da inscrição;
Mestrado, Mestrado integrado, 2º ciclo
Fique atento na hora de preencher a inscrição para o mestrado, pois há a opção de mestrado integrado, esse é para quem concluiu a Licenciatura (Graduação) e pretende dar continuidade aos estudos com o Mestrado Integrado.
Se o seu caso não é esse, fique atento e preencha a inscrição com a opção do Mestrado chamado de 2º ciclo.
Ainda assim, preste atenção ao tipo de Mestrado do 2º ciclo, há cursos que oferecem modalidades diferentes, como os do ramo profissionalizante e os do ramo de investigação. Basicamente o profissionalizante exige estágio curricular e o de investigação exige desenvolvimento de tese/dissertação.
Mensalidades e custos do Mestrado
Em Portugal, como em muito países do mundo, há as universidades privadas e as universidades públicas, e ainda aquelas que são público-privadas.
Mas o que muita gente não sabe, é que diferente do Brasil, mesmo nas universidades públicas os estudantes precisam pagar mensalidade (que em Portugal são chamadas de propinas). Porém, o valor costuma compensar, pois a depender da situação, é mais barato do que muitos mestrados oferecidos no Brasil.
Bolsas de Mestrado em Portugal
Existem universidades portuguesas que oferecem bolsas de estudo ou possuem parcerias com universidades brasileiras.
Há as opções do CAPES e CNPq, que são as principais agências de financiamento no Brasil.
As Fundações de Amparo à Pesquisa Estaduais também oferecem, em alguns casos, bolsas de pesquisa ou ensino no exterior. Instituições bancárias, como o Banco Santander, oferecem programas de bolsas que podem ser utilizadas por estudantes brasileiros que queiram fazer Mestrado em Portugal.
Os candidatos interessados em ingressar com o benefícios de bolsas, devem procurar as suas universidades brasileiras ou então pesquisar as entidades relacionadas com as universidades portuguesas que possam intermédias este beneficio.
Custo de vida em Portugal durante o mestrado
Não podemos esquecer que cursar um Mestrado em Portugal irá exigir outras despesas do estudante que sair do Brasil.
Gastos como viagem, moradia, transporte, alimentação, sem falar em outras despesas, precisam ser considerados e avaliados. Aproveite nossos conteúdos para ficar por dentro e planejar o seu Mestrado da melhor forma:
Saiba quais as cidades mais baratas para viver em Portugal
Ranking das melhores cidades para morar, visitar e investir
As melhores cidades para viver em Portugal de acordo com cada gosto e idade
Agora que você tem um ponto de partida, mergulhe fundo e viva a incrível experiência que é cursar um Mestrado em Portugal.
Se ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão para incluir no texto e ajudar mais pessoas, divida conosco nos comentários.