Um dos cursos técnicos em Portugal pode ser a porta de entrada para a sua tão sonhada temporada no exterior. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade de ouro para enriquecer seu currículo ou ainda atualizar seus conhecimentos em uma determinada área. Trouxemos uma lista atualizada de cursos profissionalizantes em Portugal.
Você pode ainda ter uma formação que permita uma mudança completa no seus rumos profissionais.
Nesse texto, você encontra informações detalhadas sobre a oferta de cursos profissionalizantes em Portugal, quais são os requisitos burocráticos para se matricular em um deles e que direitos você tem como estudante estrangeiro.
Vamos mostrar quais são as vantagens da formação profissionalizante, e apontar as áreas mais aquecidas no mercado Português.
Índice de Conteúdo do Artigo
O que é curso técnico em Portugal?
Em Portugal, um curso técnico é uma formação que varia em períodos de até um ano ou de até dois anos, mais focada na prática profissional e nas exigências do mercado de trabalho.
Existem três tipos de cursos profissionalizantes. A diferença é o grau de escolaridade atrelado a cada um deles. São o Ensino Técnico, o Curso de Especialização Tecnológica (CET) e o Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP).
Ensino Técnico
O Ensino Técnico é o curso técnico em Portugal destinado a jovens de até 19 anos. Esses cursos funcionam de modo semelhante a uma escola técnica brasileira: o ensino é voltado para o mercado de trabalho. O grau conferido por eles corresponde ao Ensino Médio do Brasil.
Para ingressar em um deles, é preciso ter o equivalente ao Ensino Fundamental completo (o 9º ano de escolaridade português). Funcionam como uma formação escolar mais voltada para a inserção de jovens no mercado de trabalho.
Quando o adolescente termina o ensino básico, pode escolher um curso da área científico-humanística – para quem pretende seguir para a universidade, ou uma das modalidades profissionais, que pode ser: aprendizagem, educação e formação (CEF), profissionais e tecnológicos.
Curso de Especialização Tecnológica (CET)
O Curso de Especialização Tecnológica (CET) é composto por cursos de formação pós-secundária/ensino médio não superior. Esse tipo de curso técnico em Portugal tem duração aproximada de um ano. Seu objetivo é preparar o aluno para uma especialização científica ou tecnológica numa determinada área de formação.
Para fazer um curso desse tipo é necessário validar a conclusão do Ensino Médio em Portugal e, geralmente, basta fazer sua inscrição, sem necessidade de fazer uma prova. Mas, as exigências podem variar de acordo com a instituição, por isso, é melhor verificar os pré-requisitos no site de cada uma.
Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP)
O tipo Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) é composto por cursos superiores com duração de 2 anos. Após concluído, o curso confere o Diploma de Técnico Superior Profissional e pode ser validado no Brasil com grau de Tecnólogo.
Essa modalidade é voltada para quem tem mais de 23 anos e alguns politécnicos aceitam a nota do ENEM no processo de inscrição.
Nos três primeiros semestres, um curso técnico superior proporciona uma formação teórica (de 30% da carga horária) e uma formação prática (de 70% das horas de aula). No último semestre, está previsto um estágio em empresas ou entidades públicas.
Existe curso técnico superior em Portugal?
O curso técnico superior equivale ao que chamamos no Brasil de diploma de tecnólogo. Portanto, já conta como um grau superior. Por outro lado, não confere o chamado “grau acadêmico” das licenciaturas (os bacharelados brasileiros), que duram três anos.
O curso técnico em Portugal dá direito ao visto?
Para a modalidade de Curso de Especialização Tecnológica (CET) o estudante pode tirar o visto de estada temporária para estudo, que é destinado aos cursos com duração inferior a 12 meses e não permite que o estudante trabalhe.
Para a modalidade de Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP), que dura mais de 12 meses, você pode pedir a autorização de residência temporária que permite que você trabalhe enquanto estiver estudando e que pode ser convertido em autorização de residência.
Está tudo enquadrado na lei 23/2007, a mesma que estabelece regras para estudantes de graduação e mestrado, por exemplo.
O recomendado é entrar no país com um visto de estudante, que é emitido ainda no Brasil por uma autoridade consular portuguesa. E então, uma vez em Portugal, regularizar a sua Autorização de Residência junto ao SEF, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Para saber como obter autorização do SEF para morar em Portugal, confira este artigo.
Quais as Áreas dos Cursos Técnicos mais buscadas em Portugal?
Algumas das áreas abrangidas por esses cursos são hotelaria, moda, turismo, marketing e gestão de vendas, entre outros. Os valores anuais para esses cursos técnicos estão entre 500 e 2.000 euros, aproximadamente.
Ainda existem, cursos técnicos em Portugal destinados a jovens de até 19 anos. Eles funcionam de modo semelhante a uma escola técnica brasileira: o ensino é voltado para o mercado de trabalho. O grau conferido por eles corresponde ao Ensino Médio do Brasil.
Para ingressar em um deles, é preciso ter o equivalente ao Ensino Fundamental completo (o 9º ano de escolaridade português). Funcionam como uma formação escolar mais voltada para a inserção de jovens no mercado de trabalho.
Como ingressar em um dos cursos profissionalizantes em Portugal?
Cada instituição de ensino é responsável pelas condições de acesso aos cursos técnicos.
Para os cursos técnicos de nível superior, o concurso é anual. Em geral, as aulas começam em setembro. Algumas escolas pedem provas internas e a comprovação da escolaridade equivalente ao 12° ano português. Outras, só a comprovação da escolaridade equivalente.
Por isso, vale a pena checar quais são os prazos e exigências da instituição onde você pretende estudar. A maior parte delas possui sites próprios, e a língua em comum torna a pesquisa mais fácil.
Já os cursos técnicos que equivalem ao Ensino Médio costumam pedir comprovação de escolaridade até o 9º ano.
O curso profissionalizante dá direito à residência em Portugal?
Uma vez matriculado em um curso técnico com duração superior a um ano, você pode pedir a autorização de residência temporária em Portugal como estudante.
Está tudo enquadrado na lei 23/2007, a mesma que estabelece regras para estudantes de graduação e mestrado, por exemplo. Saiba mais sobre vistos e como estudar em Portugal clicando aqui.
O recomendado é entrar no país com um visto de estudante, que é emitido ainda no Brasil por uma autoridade consular portuguesa. E então, uma vez em Portugal, regularizar sua Autorização de Residência junto ao SEF, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Para saber como obter autorização do SEF para morar em Portugal, confira este artigo.
É possível trabalhar cursando o ensino técnico em Portugal?
A boa notícia é que sim! Assim como a regra vigente para os demais vistos de estudante, você está autorizado a trabalhar em Portugal.
Mas cuidado: os horários de expediente não podem interferir na sua grade de estudos.
Se você tem aulas à noite e um trabalho no turno da manhã, não haverá problema. Diferentemente de outros países da Europa, é importante destacar também que Portugal não limita a carga máxima de trabalho a 20 horas semanais.
Assim, fica mais fácil aplicar os conhecimentos que você está adquirindo em seu curso técnico. E de quebra, conseguir mais recursos para financiar seus gastos no país.
Lembre-se também de quando começar o seu planejamento: o ano letivo em Portugal inicia em setembro. Isso vale tanto para graduações e mestrados quanto para cursos técnicos.
Por isso, não adianta começar a pensar no assunto em agosto do mesmo ano.
Como escolher um curso profissionalizante em Portugal?
Na hora de decidir por um curso técnico em Portugal, é preciso levar em conta sua afinidade profissional e seus planos, mas também as perspectivas do mercado de trabalho.
Por ter uma vocação turística natural, há no país uma grande oferta de emprego nos setores de turismo, o que inclui bares e restaurantes, hotelaria e outros.
Essa é uma das áreas listadas pelo guia da consultoria Hays como as mais promissoras do ano de 2020 no país. A pesquisa destaca que recrutadores portugueses também buscam mais profissionais nas seguintes profissões de perfil técnico:
- Supervisor de turno (na área da indústria)
- Supervisor de produção e responsável pela manutenção (na área da indústria)
- Desenvolvedores, incluindo de aplicativos
- Gerente de marketing
- Gerentes e supervisores de lojas
- Profissionais de marketing digital
- Chef de cozinha
- Responsável de sala ( pelo atendimento em restaurantes)
- Enfermeiros
- Técnico de tesouraria
- Gerente de equipes (o Team Manager)
- Controlador de gestão e responsável pela área de crédito
- Recrutadores
Um curso técnico pode também ser interessante diante da necessidade por força de trabalho no país. O próprio governo português reconhece que os estrangeiros suprem uma demanda por mão de obra e ajudam a equilibrar as contas do país.
Isso acontece porque a população está cada vez mais envelhecida e tendo menos filhos, o que reduz o número de pessoas disponíveis para o trabalho. Ao mesmo tempo, muitos jovens qualificados deixam Portugal em busca de salários melhores em outros países da Europa.
Por esses motivos, profissões que não requerem diploma universitário têm demanda constante e costumam empregar imigrantes.
Confira mais detalhes sobre o mercado de trabalho português.
Quando fazer um curso profissionalizante em Portugal?
A resposta para essa pergunta depende dos objetivos particulares de cada um. É preciso destacar que um curso profissionalizante é mais prático e rápido que uma graduação e muito menos acadêmico que um mestrado.
O objetivo dele é preparar para ingresso imediato e eficiente no mercado de trabalho. Não serve para escrever artigos acadêmicos sobre determinada área de conhecimento.
Quais são as principais escolas técnicas de Portugal?
Há muitas opções de cursos técnicos por todo o país, a lista de cidades com múltiplas opções de cursos profissionalizantes é extensa.
Aqui, vamos destacar alguns dos destinos mais procurados: Lisboa, Porto, Setúbal, Braga, Leiria, Coimbra e Faro.
Onde fazer um curso técnico em Lisboa?
Um curso técnico em Lisboa pode ser uma boa opção se você quer estudar no epicentro do mercado de trabalho mais aquecido do país. No entanto, a capital tem um custo de vida mais elevado que a média portuguesa. Em compensação, os salários em Lisboa costumam ser maiores.
Saiba mais sobre como é morar em Lisboa.
Instituto Superior de Educação e Ciências
É um centro de ensino superior e universitário bastante reconhecido no país. Requer prova de ingresso para os cursos se o candidato não tiver feito a prova de ingresso nacional portuguesa. Oferece cursos nas seguintes áreas:
Confira a lista de cursos técnicos:
- Animação Científica
- Comunicação e Marketing
- Construção e Reabilitação
- Desenvolvimento de Produtos Multimídia
- Desenvolvimento de Produtos Turísticos
- Energias Renováveis e Meio Ambiente
- Gestão de Tecnologias Alimentares
- Gestão Financeira e Contabilidade
- Intervenção Social e Comunitária
- Gestão Hoteleira
- Manutenção Hoteleira
- Marketing Digital
- Produção Gráfica e Digital
- Proteção Civil e Socorro
- Sistemas de Gestão da Qualidade
- Transporte e Logística
- Reparação e Manutenção de Aeronaves
- Apoio à Infância
IEDP – Instituto de Educação e Desenvolvimento Profissional
Tem cursos técnicos voltados para jovens de até 19 anos. Seus diplomas equivalem ao 12º ano de escolaridade (o equivalente ao Ensino Médio brasileiro).
Cursos profissionalizantes:
- Restaurante / Bar
- Cozinha e Pastelaria
- Termalismo
- Massagem, Estética e Bem-Estar
- Turismo
- Gestão
- Técnico de Apoio à Infância
- Gestão de Equipamentos Informáticos
Egas Moniz
A escola oferece cursos técnicos na área da Saúde. São os seguintes:
- Análises Químicas e Bio Químicas
- Gerontologia
- Microbiologia e Biologia Molecular
INP – Instituto Superior de Novas Profissões
Criado em 1964, inaugurou cursos profissionalizantes em Portugal consideradas “inovadoras” no país à época: Relações Públicas, Turismo e Assessoria de Direção e Administração. Hoje, oferece os seguintes cursos:
- Animação Turística e do Patrimônio Cultural e Natural
- Assessoria e Gestão Administrativa
- Comércio Internacional
- Comunicação Digital
- Gestão Comercial e Vendas
- Gestão de Turismo, Hotelaria e Restauração
- Relações Públicas e Organização de Eventos
- Turismo e Hotelaria
- Turismo e Informação Turística
Instituto Politécnico da Lusofonia
A unidade foi recém-criada (em 2019) e pertence ao Grupo Lusófona, que engloba algumas faculdades localizadas pelo país. Oferece cursos técnicos de nível superior:
- Acompanhamento de Crianças e Jovens
- Assessoria em Gestão e Administração Pública
- Automação e Robótica
- Bio Análises e Controlo
- Biotecnologia Aplicada
- Cibersegurança
- Consultoria de Gestão no Turismo
- Contabilidade e Gestão
- Gerontologia
- Gestão Administrativa de Recursos Humanos
- Clínica Administrativa
- Comercial e Vendas
- Gestão de Hotelaria e Restauração
- Gestão de Negócios e Comércio Eletrônico
- Instalações Elétricas e Automação
- Gestão de Sistemas de Informação
- Laboratório Forense e Criminal
- Marketing Digital
- Planeamento e Condução de Obra
- Produção de Conteúdos Audiovisuais
- Serviço Familiar e Comunitário
- Suplementos Alimentares e Alimentação Biológica
Onde fazer um curso técnico em Setúbal?
Setúbal tem custos de vida bastantes reduzidos em relação à capital. Ainda assim, fica a apenas 45 minutos de ônibus de Lisboa, o que permite procurar emprego nas duas cidades. Cercada de belas praias, Setúbal abriga ainda algumas das instituições que ministram cursos técnicos.
Ficou curioso sobre como é morar em Setúbal? Confira aqui.
Instituto Politécnico de Setúbal
A principal instituição politécnica de Setúbal ministra um amplo leque de cursos técnicos:
- Produção Aeronáutica
- Tecnologia e Gestão Automóvel
- Manutenção Industrial
- Redes e Sistemas Informáticos
- Programação Web, Dispositivos e Aplicações Móveis
- Gestão do Ambiente e Segurança
- Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação
- Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação
- Automação, Robótica, Controlo e Instrumentação
- Veículos Elétricos
- Sistemas Eletrônicos e Computadores
- Climatização e Energia
- Instalações Elétricas
- Modelação e Fabrico assistidos por Computadores
- Organização e Gestão Industrial
- Eletromedicina
Escola de Turismo e Hotelaria de Setúbal
Situada em um prédio histórico em Setúbal, a instituição oferece cursos profissionalizantes para jovens de até 19 anos e também para quem busca qualificação técnica em nível superior.
Os cursos disponíveis são:
- Técnico(a) de Restaurante/Bar
- Técnico(a) de Cozinha/Pastelaria
- Cursos de Especialização Tecnológica
- Gestão de Restauração e Bebidas
- Gestão e Produção de Cozinha
- Turismo de Natureza e Aventura
- Hotelaria e Alojamento
Onde fazer um curso técnico no Porto?
O Porto, no Norte do País, é uma cidade cosmopolita e dinâmica em termos econômicos. O turismo também é uma atividade importante. É um polo relevante também de cursos em Portugal.
Descubra aqui como é morar no Porto.
Politécnico do Porto
Instituto que engloba várias escolas, com uma oferta ampla de cursos. As áreas abrangidas vão de Turismo a Tecnologia da Informação:
- Profissional de Serviços de Restauração e Catering
- Turismo e informação turística
- Profissional de Operações Hoteleiras
- Profissional em Animação Turística
- Comércio e Gestão de Moda
- Apoio à Decisão
- Contabilidade e Fiscalidade para PME
- Gestão Comercial do Ponto de Venda
- Gestão de Tecnologias para Inovação
- Línguas Aplicadas à Comunicação Organizacional
- Relações Públicas e Organização de Eventos
- Vendas para Mercados Internacionais
- Automação, Robótica e Controlo Industrial
- Desenvolvimento Ágil de Software
- Eficiência e Sustentabilidade
- Geo Recursos, Construção e Ambiente
- Sistemas Eletromecânicos
- Tecnologia Mecânica
- Acompanhamento de Crianças e Jovens
- Artes e Design em Cerâmica e Vidro
- Desporto e Turismo de Natureza
- Ilustração e Produção Gráfica
- Valorização do Patrimônio Cultural
- Serviços de Tecnologias Educativas
- Desenvolvimento para a Web e Dispositivos Móveis
- Cibersegurança, Redes e Sistemas Informáticos
- Gestão de Vendas e Marketing
- Gestão e Negócio de PME
- Serviços Jurídicos
- Gestão Industrial 4.0
- Design e Tecnologias para Aplicações Móveis (DTAM)
- Design de Jogos e Animação Digital
- Motion Design e Efeitos Visuais (MDEV)
- Design de Mobiliário e Espaços
Escola de Comércio do Porto
Oferece cursos técnicos para jovens de até 19 anos. Tais formações substituem o Ensino Médio brasileiro (equivalente ao 12º ano de escolaridade português).
- Técnico Comercial
- Técnico de Apoio à Gestão
- Comunicação e Serviço Digital
- Técnico de Operações Turísticas
- Técnico de Marketing
Instituto Politécnico da Maia
Localizado nos arredores do Porto, o instituto abriga os seguintes cursos profissionalizantes:
- Acompanhamento de Crianças e Jovens
- Desporto e Turismo de Natureza
- Lazer Desportivo
- Serviço Familiar e Comunitário
- Serviços Jurídicos
- Treino Desportivo de Jovens
- Condução de Obra e Reabilitação
- Contabilidade e Gestão
- Design e Inovação Industrial
- Gestão de Recursos Humanos
- Gestão Comercial e Vendas
- Manutenção Industrial
- Marketing Digital
- Gestão Industrial
- Produção Multimédia e Jogos Digitais
- Redes e Sistemas Informáticos
- Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação
Instituto Superior de Administração e Gestão
Também situada no Porto, a escola tem sua oferta de cursos técnicos em Portugal focada nas áreas de Turismo e Gestão:
- Restauração e Bebidas
- Contabilidade e Fiscalidade
- Desenvolvimento de Produtos Turísticos
- Gestão de Marketing Digital
- Gestão e Comércio Internacional
ISLA – Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia
Fica do outro lado do Rio Douro, na cidade de Vila Nova de Gaia. A vizinhança com o Porto torna deslocamentos diários entre as duas cidades confortáveis e rápidos.
- Animação em Turismo de Natureza e Aventura
- Comunicação Digital
- Contabilidade e Gestão
- Desenvolvimento de Produtos Multimídia
- Recursos Humanos
- Desenvolvimento para a Web e Dispositivos Móveis
- Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança
- Gestão de Turismo, Hotelaria e Restauração
- Marketing Digital e Comércio Eletrônico
- Qualidade e Segurança Alimentar
- Redes e Sistemas Informáticos
- Turismo e Informação Turística
Onde fazer um curso técnico em Braga?
No norte do país, Braga tem atraído interesse crescente de turistas pelos encantos naturais e principalmente históricos. Mas a qualidade de vida da cidade também agrada imigrantes.
Confira um relato detalhado de como é morar em Braga.
Escola Profissional de Braga
Ministra cursos profissionalizantes em Portugal equivalentes ao Ensino Médio Técnico brasileiro, para jovens de até 19 anos.
Lista de cursos:
- Auxiliar de Saúde
- Gestão e Programação de Sistemas
- Técnico Comercial
- Mecatrônica Automóvel
- Design Gráfico
- Contabilidade
- Secretariado
- Frio e climatização
- Eletrônica, automação e comando
Profitecla
A escola também tem cursos profissionalizantes para jovens de até 19 anos. Abriga unidades também em Coimbra, Barcelos, Guimarães, Lisboa, Viseu e Porto.
Lista de cursos técnicos profissionalizantes:
- Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade
- Turismo
- Restaurante/Bar
- Cozinha/Pastelaria
- Empregado de mesa
- Cozinheiro
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
Este instituto de curso técnico em Portugal, sediado na cidade de Barcelos, tem pólos em Braga , Guimarães e Vila Nova de Famalicão.
Confira os cursos oferecidos, todos de nível superior técnico:
- Aplicações Móveis
- Apoio à Gestão
- Comércio Eletrônico
- Contabilidade e Fiscalidade
- Cozinha e Inovação Alimentar
- Desenho Técnico e Maquinação
- Desenvolvimento Web Multimédia
- Design de Calçado
- Design de Moda
- Eletrônica, Automação e Comando
- Design para Media Digitais
- Energia, Telecomunicações e Domótica
- Gestão Industrial da Produção
- Exportação e Logística
- Gestão de seguros
- Gestão financeira e contabilística
- Ilustração e Arte Gráfica
- Manutenção Industrial
- Mecânica Automóvel
- Metrologia, instrumentação e qualidade industrial
- Mobilidade híbrida
- Moldação de Plásticos por Injeção
- Organização e Gestão de Eventos
- Redes e Segurança Informática
- Restauração e Bebidas
- Sistemas Eletrônicos e Computadores
- Soldadura Avançada
- Turismo, Natureza e Aventura
Onde fazer um curso técnico em Faro?
Há boas opções de escolas para fazer um curso técnico em Portugal, estando em Faro ou nas proximidades, e até em outras cidades fazendo um curso a distância. Vamos ver os cursos oferecidos no CEAC, na Etic – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação do Algarve, na Master D, na Universidade do Algarve e no CEFAD – Formação Profissional.
CEAC
Se quiser fazer um curso técnico em Portugal a distância, na cidade de Faro, no Algarve, pode escolher a CEAC, uma escola que existe em Portugal desde 1989 e é líder no mercado de formação a distância. Veja quais são as áreas e cursos disponíveis:
Beleza
- Barbeiro Profissional
- Cabeleireiro
- Esteticista
Bem-estar animal
- Auxiliar Clínica Veterinária
- Grooming e treino
Educação
- Educação Infantil
- Psicologia
- Puericultura
Eletricidade e Eletrônica
- Alarmes e Segurança Eletrônica
- Eletrônica e Telecomunicações
- Eletrônica, Automação e Controlo
- Instalador Eletricista
Empresariais
- Contabilidade
- Criação e Gestão de Negócio
- Gestão de Empresas
- Gestão de Recursos Humanos
- Marketing para PMES
- Secretariado, Assessoria de Direção
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Vendas e Técnicas de Negociação
- Vendas na Internet
Construção e Ambiente
- Encarregado de Construção Civil
- Energia Solar Fotovoltaica
- Energia Solar Térmica
- Energias Renováveis
- Gestão Ambiental
Idiomas
- Alemão (nível superior)
- Alemão Intensivo
- Espanhol (nível superior)
- Espanhol Intensivo
- Francês (nível superior)
- Francês Intensivo
- Inglês (nível superior)
- Inglês Intensivo
- Italiano
Reparação Automóvel
- Mecânico de Automóveis
Turismo e Restauração
- Animação Turística
- Cozinha e Restauração
- Hotelaria e Turismo
- Técnico de Serviço de Mesa e Bar
Saúde
- Auxiliar Clínica Dentária
- Auxiliar de Farmácia
- Auxiliar de Geriatria
- Auxiliar de Saúde
- Psicologia
Informática
- Programação Web
Etic – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação do Algarve
Esta escola oferece cursos técnicos com duração de um ano e também de dois anos, em diversas áreas. Confira:
Cursos de 1 ano
- Design Gráfico
- Fotografia
- Produção e Criação Musical
- Técnicas de Som
- Concept Art (videojogos)
- Digital Design – UX, UI e Development
- Marketing Digital e Social Media
Cursos de 2 anos
- Criação Musical, Produção e Técnicas de Som
- Design de Comunicação e Multimédia
- Fotografia Profissional
- Programação Web e Mobile
- Realização, Cinema e Tv
- Videojogos
Master D
Esta escola tem mais de 30 anos de existência e possui centros em Lisboa, Porto, Coimbra e Faro. Veja quais são os cursos técnicos disponíveis em Faro:
Área Técnica
- Energias Renováveis
- Manutenção Industrial
- Sistemas Informáticos e Redes
- Design Gráfico
- Desenho e Modelação 3D para vídeo jogos com Blender
Outras áreas
- Cozinha
- Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting
- Auxiliar de Saúde
- Auxiliar de Veterinária com Especialização em Tosquia e Grooming
- Assistente Administrativo e Financeiro
- Decoração de Interiores
- Gestão Agrícola
- Marketing Digital
Se quiser estudar na conceituada Universidade do Algarve, fazendo um Curso Técnico Superior Profissional, estas são as opções de cursos:
Universidade do Algarve
- Construção Civil
- Contabilidade
- Desenho e Modelação Digital
- Design e Tecnologias Multimédia
- Gestão de Animação Turística
- Instalações Elétricas, Domótica e Automação
- Marketing Digital
- Mediação Intercultural
- Proteção Civil
- Secretariado Executivo
- Segurança e Higiene Alimentar
- Sistemas e Tecnologias de Informação
- Tecnologia e Manutenção Automóvel
- Tecnologias Informáticas
- Programação de Dispositivos para a Internet
CEFAD – Formação Profissional
O CEFAD está no mercado desde 1992, oferecendo cursos de formação técnico-profissional nas áreas do desporto, terapias e reabilitação, massagem, estética, gestão e saúde, alguns voltados a profissionais da área que desejam se especializar, outros com formação inicial.
Desporto
- Treino de Força e Hipertrofia
- Treino Intervalado de Intensidade Elevada
- Avaliação Funcional para Personal Trainer
- Cross Training
- Personal Trainer
- Treino para Personal Trainer em Outdoor
- Instrutor de Jump
- Musculação de Cardiofitness
- Aquafitness
- Elastic Training
- Corrida
- Ginástica Localizada
- Indoor Cycle
- Treino com Equipamentos Alternativos
- Treino Funcional para Personal Trainer
- Hidrobike
- Fitness e Aulas de Grupo
Terapias, Reabilitação e Massagem
- Introdução à Osteopatia
- Massagem Terapêutica Desportiva
- Drenagem Linfática
- Assistente de Fisioterapia
- Ligaduras Neuromusculares
- Método de Pilates
- Nutrição e Suplementação em Crianças e Adolescentes
- Nutrição e Suplementação em Populações Especiais
- Nutrição e Suplementação na Preparação Desportiva e Rendimento
- Quiromassagem
- Técnico de SPA I: Terapias Orientais
- Massagem para Bebês
- Pilates Pequenos Materiais
- Stretching Funcional
- Massagem Tailandesa
- Massagem Tui NA
- Massagem Geotermal
- Shiatsu
- Massagem na Cadeira
- Atividade Física na Terceira Idade
- Nutrição e Suplementação
- Reflexologia
- Tratamento Manual do Membro Superior
- Massagem Ayurvédica
- Reabilitação Funcional Aquática
Estética
- Manicure e Pedicure
- Pedicure Medical
- Maquiagem Profissional
- Técnicas de SPA: Estética, Rosto e Corpo
- Estilismo de Unhas
- Epilação e Descoloração
Saúde
- Suporte Básico de Vida DAE
- Suporte Básico de Vida Adulto
- Suporte Básico de Vida Pediátrico
- Primeiros Socorros
- Nadador Salvador
Gestão
- Direção e Gestão de Ginásios (Academias)
Onde fazer um curso técnico em Coimbra?
Para fazer um curso técnico em Portugal estando em Coimbra, vamos ver os cursos das escolas Do It Better e Politécnico de Coimbra. Na cidade também tem o Master D e o Profitecla, já mencionados em outras cidades.
Do It Better – Formação Certificada
Essa escola de formação profissional foi fundada em 2007, exerce atividade de norte a sul do país – inclusive em Coimbra, nas mais diversas áreas, como as que você vai conhecer a seguir:
Administrativo
- Curso Técnico Administrativo e de Recursos Humanos
- Assistente Administrativo e de Contabilidade
- Especialização em Gestão e Coordenação da Formação
- Coordenação da Formação
Desporto
- Técnicas de Coaching no Desporto e Exercício Físico
- Personal Trainer
Marketing e Vendas
- Marketing e Técnicas de Vendas
Beleza
- Barbeiro Profissional
- Cabeleireiro Profissional Unissexo
- Tatuagem e Body Piercing
- Estética, Unhas em Gel e Maquilhagem
- Microblading
- Técnicas Básicas de Tatuagem
- Maquilhagem Profissional
- Epilação a Linha – Threading
- Drenagem Linfática
- Depilação a Laser
- Body Piercing
Educação
- Técnico Auxiliar de Ação Educativa
- Formação Pedagógica Inicial de Formadores
- E-Tutor
- Formação Modular de Conclusão de 12º Ano]
Náutica
- Marinheiro
- Patrão Local
- Patrão de Costa
- Patrão de Alto Mar
Cozinha
- Chef de Cozinha e Pastelaria
- Pastelaria e Padaria
- Sushi
Informática
- Webdesign
- Informática Básica para Adultos
- Excel
Saúde
- Técnico Auxiliar de Fisioterapia e Massagem
- Técnico Auxiliar de Veterinária e Estética Animal
- Técnico Auxiliar de Medicina Dentária
- Nutrição, Dietética e Parafarmácia
- Suporte Básico de Vida Adulto com Desfibrilhador
- Suporte Básico de Vida Pediátrico
- Auxiliar de Saúde e Geriatria
- Auxiliar de Geriatria
Decoração
- Design e Decoração de Interiores
Línguas
- Inglês
- Espanhol
Segurança
- Formação Vigilante Segurança Privada
- Vigilante de Transportes de Valores
- Vigilante de Proteção e Acompanhamento Pessoal
- Operador Central de Alarmes
- Segurança Porteiro
- Fiscal de Exploração de Transportes Públicos
- Atualização do Cartão do MAI
- Assistente de Recintos Desportivos
- Assistente de Recintos de Espetáculos
- Assistente de Portos e Aeroportos – Proteção Portuária
- Supervisor de Segurança Privada
- Coordenador de Segurança
Politécnico de Coimbra
No Politécnico de Coimbra o estudante pode escolher a escola de acordo com a área que pretende atuar, tirando diploma de Técnico Superior Profissional. Confira os cursos conforme a escola:
Escola Superior Agrária
- Agrotecnologia
- Defesa da Floresta
- Interpretação da Natureza e dos Espaços Rurais
- Maneio de Equinos, Equitação Terapêutica e de Lazer
- Produção Agrícola Biológica
- Qualidade Alimentar
- Qualidade do Ambiente
Escola Superior de Educação
- Profissional de Desporto
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital
- Gestão Comercial e de Marketing
- Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança
- Gestão de Pequenas e Médias Empresas
- Redes e Sistemas Informáticos
- Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação
- Tecnologias Informáticas
Instituto Superior de Engenharia
- Análises Químicas e Biológicas
- Automação, Robótica e Manutenção Industrial
- Construção Civil e Obras Públicas
- Desenvolvimento WEB
- Eletrônica e Redes de Telecomunicações
- Energia e Automação
- Instalações de Água e Saneamento
- Instalações Elétricas e Manutenção Industrial
- Instalações Térmicas
- Instrumentação Biomédica
- Manutenção Eletromecânica
- Processo Industrial
- Proteção Civil
- Reabilitação Sustentável de Edifícios
Onde fazer um curso técnico em Leiria?
Em Leiria há algumas das escolas já mencionadas e outras que vamos listar aqui, bastante tradicionais, que são o Politécnico de Leiria, a Escola Profissional de Leiria e o Instituto Superior de Leiria – ISLA.
Politécnico de Leiria
O Politécnico de Leiria tem várias escolas, separadas por área, que são: Artes e Design (sem cursos no momento), Ciências Empresariais e Jurídicas, Educação e Ciências Sociais, Engenharia e Tecnologia, Saúde e Desporto, Turismo (sem cursos no momento). Vamos ver os cursos disponíveis em cada uma.
Ciências Empresariais e Jurídicas
- Práticas Administrativas e Comunicação Empresarial
Educação e Ciências Sociais
- Ambiente, Patrimônio e Turismo Sustentável
- Comunicação Digital
- Intervenção em Espaços Educativos
- Intervenção Social e Comunitária
Engenharia e Tecnologia
- Automação, Robótica e Manutenção Industrial
- Modelação Digital da Construção
- Cibersegurança e Redes Informáticas
- Construção Civil
- Desenvolvimento Web e Multimedia
- Eletrônica e Redes de Telecomunicações
- Energias Renováveis e Eficiência Energética
- Fabricação Automática
- Gestão da Qualidade
- Gestão e Tecnologias Avançadas em Recursos Minerais
- Gestão Energética e Ambiental
- Processo Industrial
- Processos de Transformação de Plásticos
- Produção de Construções Metálicas
- Programação de Sistemas de Informação
- Projeto de Moldes
- Redes e Sistemas Informáticos
- Sistemas Eletromecânicos
- Tecnologia Automóvel
- Tecnologias Digitais para a Agroindústria
- Tecnologias Informáticas
- Veículos Elétricos e Híbridos
Saúde e Desporto
- Gerontologia
- Produtos de Apoio em Saúde
Escola Profissional de Leiria
A Escola Profissional de Leiria foi fundada em 1989 e oferece 6 cursos técnicos, que são:
- Cozinha e Pastelaria
- Restaurante e bar
- Gestão de Equipamentos Informáticos
- Manutenção Industrial/Mecatrônica
- Eletrônica e Telecomunicações
ISLA – Instituto Superior de Leiria
O ISLA LEIRIA foi criado em 1990 e descende do Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA), fundado em 1962, sendo a mais antiga instituição de ensino superior privado em Portugal. Estes são os cursos oferecidos:
- Comunicação interpessoal – comunicação assertiva
- Controlo de Tesouraria
- Inteligência emocional
- Redes instalação e configuração
- Recursos Humanos – processamento de vencimentos
- Qualidade e satisfação do cliente
- Gestão de Conteúdos Digitais
Qual o preço de um curso técnico em Portugal?
Os preços de um curso técnico em Portugal variam de acordo com o tipo de curso e a instituição de ensino.
Assim como acontece nos cursos universitários, a maioria das escolas técnicas cobram um valor diferente para alunos internacionais.
Para ter uma ideia, os estudantes nacionais pagam entre 650€ a 1100€, enquanto alunos internacionais (incluindo brasileiros) pagam entre 1.300€ a 2.500€ por ano.
Conclusão sobre cursos técnicos em Portugal
Neste artigo, vimos que iniciar um curso técnico em Portugal pode abrir portas e proporcionar um título de residência temporária no país.
Esse tipo de curso é mais rápido que uma graduação e mais prático que um mestrado. Uma vez matriculado, o aluno estrangeiro pode trabalhar no país. Além disso, o foco profissional do curso técnico pode te ajudar consideravelmente a conquistar este objetivo.