Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Portugal em maio é quando o calor já começa a dar as caras e pode ser que você dê sorte de cruzar com uma semana bem quente durante o mês. Portugal em maio é primavera e é o mês em que as ruas estão no auge da sua beleza com as árvores floridas e com barracas vendendo morangos e cerejas em cada esquina. 

Como é o clima em Portugal em maio?

Portugal em maio é o ponto mais alto da primavera e por isso, as temperaturas mais quentes já conseguem ser sentidas na pele. Em maio, é possível arriscar colocar um shorts e sair sem levar o casaco a tiracolo. As temperaturas médias do mês ficam em torno dos 17°C, porém as máximas passam facilmente dos 20°C e é mais fácil aproveitar as cidades ao ar livre. 

Em 2020, Portugal em maio teve as temperaturas mais altas desde 1931 (igualando com 2011, outro ano bem quente). A temperatura média de 2021 esteve em torno dos 19°C, superior aos demais anos. Além disso, em alguns dias do mês esquentou como no verão e as temperaturas máximas chegaram aos 30°C. 

Apesar de estar colado em um mês bem chuvoso, abril, maio é um mês mais seco e as chuvas são ocasionais. Mesmo os dias sendo mais quentes, as noites ainda esfriam, por isso, não se esqueça deste detalhe quando sair pela manhã. 

Festividades em Portugal em maio

Nossa Senhora de Fátima

Como Portugal é um país muito católico, a principal celebração do mês está relacionada com a religião. Dia 13 de maio é o dia que marca a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima, e por isso, considerado o dia dela. Para quem não sabe, Nossa Senhora de Fátima é um dos ícones do país, com um incrível santuário localizado na cidade de Fátima, em Santarém. 

Embora não seja feriado nacional, neste dia, são feitas peregrinações ao santuário, bem como uma programação completa de eventos, missas e outras atividades religiosas. Se quiser fazer parte, programe-se e saiba que é o dia em que o Santuário de Fátima recebe mais visitantes no ano. 

Por isso, prepare-se para encarar uma cidade superlotada, ônibus espalhados, peregrinos nas estradas e muita gente participando das celebrações, apesar de que com a pandemia o dia de Nossa Senhora de Fátima já não pode ser comemorado com a mesma intensidade. 

Festa da Flor

Portugal em maio também é comemorada a Festa da Flor, na Ilha da Madeira. Normalmente, ela começa no final de abril e se estende até maio. É uma festa para celebrar a primavera e levar muita cor às ruas de Funchal. Há desfiles com trajes enfeitados de flor, concertos, instalações florais e muita festa. 

Como é Portugal em maio
Foto – Qual Viagem.

Braga Romana

É em Portugal em maio que acontece uma das mais importantes festas temáticas do Norte, a Braga Romana. Durante 5 dias no final de maio, Braga recria o cenário de cidade medieval do ano 15 a.c, quando era conhecida como Bracara Augusta. É um festival de trajes típicos, com dança, comida, música e muitas atividades da época medieval.

Queima das Fitas

A Queima das Fitas é outra tradição que acontece em Portugal em maio. Também conhecida como Festa dos Estudantes, ela marca o final do ano letivo e é quando os universitários comemoram o término de um ano de estudos e se preparam para as férias de verão. 

Embora o costume permaneça até hoje, a Queima das Fitas é uma tradição antiga, do século XIX,  que começou na Universidade de Coimbra e foi se estendendo para as demais universidades do país. Nesta data, os estudantes simbolicamente queimam fitas, que são a representação das fitas usadas antigamente para amarrarem os livros e cadernos: uma libertação dos recém-formados de anos e anos de estudo. Hoje, é uma grande festa que se estende para todos. 

Como é Portugal em maio
Foto- Euro Dicas.

Festa das Cruzes

A primeira grande Romaria do Minho acontece em Portugal em maio, no início do mês. A Festa das Cruzes é uma tradição antiga na cidade de Barcelos, surgiu no século XVI e sua origem vem de uma lenda que narra a aparição de uma cruz na cor preta para um sapateiro da cidade quando ele voltava da missa. O acontecimento ficou popular e, a partir de então, celebra-se a Festa das Cruzes em Barcelos. 

Como é Lisboa em Maio

Alguns eventos marcam o mês de maio em Lisboa, sendo o principal deles, a Feira do Livro.  

Normalmente com início no final de maio e seguindo até junho, a Feira do Livro acontece no Parque Eduardo VII, que se transforma em um pavilhão a céu aberto para receber as dezenas de editoras participantes. Outros três importantes eventos que marcam Portugal em maio são o FESTin, Festival Itinerante da Língua Portuguesa com apresentação de filmes e outras atividades relacionadas ao setor audiovisual, a ARCOlisboa, uma feira de arte contemporânea com representantes nacionais e internacionais, e o IndieLisboa, Festival Internacional de Cinema com obras fora do radar das exibições regulares. 

Como é Portugal em maio
Feira do Livro – Foto Agência ECCLESIA

Dia do Trabalhador

Assim como no Brasil, 1° de maio também é o Dia do Trabalhador em Portugal. Como é um feriado nacional, muitos comércios de restaurantes fecham as portas, por isso, se está a passeio, programe-se para não ficar sem opções. 

Dia Internacional dos Museus 

Portugal em maio também é mês de celebrar a cultura, com o Dia Internacional dos Museus. No dia 18 de maio, muitos museus oferecem entrada gratuita e há toda uma programação especial para a data.

Turismo em Portugal em maio

Viajar para Portugal em maio pode ser uma ótima opção, ainda não é alta temporada e o frio não incomoda os passeios ao ar livre. 

É possível aproveitar bem mais as atividades que as cidades oferecem e caminhar é sempre a melhor opção para desbravar um local desconhecido. Por isso, aproveite para andar e explorar o país. Apesar de não estar aberta oficialmente a temporada das praias, já é possível sentar-se na areia (ou na esplanada dos restaurantes) e apreciar a paisagem. 

Por falar em paisagem, é um dos mais belos cenários do ano. Você vai encontrar os jacarandás em flor por toda parte, além das famosas primaveras, de cores nunca vistas no Brasil. Elas colorem os muros das casas e contrastam com o lindo céu azul. 

Outra cor característica de Portugal em maio é o vermelho das cerejas e dos morangos à venda em barracas nas esquinas de todas as cidades. A temporada dessas frutas é curta, por isso, aproveite!

Como é morar em Portugal em maio

Morar em Portugal em maio é poder desfrutar de diversas atividades ao ar livre e abusar das cerejas e dos morangos por um mês inteiro. Nas cidades, os festivais e as festas já começam a aparecer nas programações e é um ótimo mês para trilhas e piqueniques. 

Portugal tem muitas atividades de lazer em meio à natureza e o clima nem tão frio e nem tão quente favorece as caminhadas e a descoberta de novos lugares, como cachoeiras, que já estão com um bom volume de intensidade devido às chuvas de abril. 

Como ainda não é alta temporada, é o momento ideal para passear pelo país. 

Brasil em maio

Já no Brasil, maio é o oposto de Portugal. O auge do outono traz um clima mais frio e já não é possível sair para passear ao ar livre. O fuso horário entre Brasil e Portugal permanece de 4 horas, por isso, é bom estar atento caso precise se comunicar com familiares ou mesmo desempenhar atividades ligadas ao Brasil. 

Como foi possível perceber, Portugal em maio é um mês ótimo para visitar e também uma boa opção para explorar outras cidades, se você estiver morando em Portugal. Além disso, maio é também um bom mês para sua mudança, visto que as passagens podem estar mais em conta e por ser um mês com temperaturas agradáveis para a adaptação.  

Por Camila Ciberi

Jornalista e produtora de conteúdo. Trocou a rotina intensa de São Paulo para viver na tranquilidade de Portugal. Residente em Cascais, relata suas experiências diariamente no blog e canal @quesejaportugal. Nas horas vagas, gosta de testar receitas veganas, curtir a família e turistar em novos lugares.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.