Toda mudança de país exige um planejamento detalhado, e uma das partes burocráticas é a solicitação do visto, que te permite ingressar normalmente no país. Mas afinal, o que fazer se tiver um visto negado em Portugal?
Saiba como proceder para que todo o seu planejamento não tenha sido em vão.
Boa leitura.
Índice de Conteúdo do Artigo
Por que um consulado pode negar um visto?
Infelizmente, é comum encontrar pessoas que se programaram para viajar, compraram suas passagens e tiveram seu visto negado em Portugal por alguma razão.
Abaixo elencamos os cinco principais motivos que o consulado pode negar o visto:
Desconhecer o processo
O processo para tirar o visto muda de país para país. No entanto, em qualquer um deles, tem várias etapas diferentes, que exigem documentos diferentes.
Para garantir o sucesso do pedido do visto, conheça todas as etapas. Faça um checklist com tudo que precisa e vá marcando sempre que tiver organizado tudo para a próxima fase determinada.
Esse comportamento evita que você tenha o visto negado por esquecer algum documento.
Aplicar pro visto errado
Cada país oferece diferentes tipos de vistos que variam conforme a finalidade da sua viagem: estudante, turista, trabalho.
Desta forma, pesquise os tipos de visto para o país que deseja viajar. Assim você evita ter o visto negado porque aplicou o tipo errado.
Vale ressaltar que cada tipo de visto necessita de uma documentação diferente.
Não apresentar toda a documentação
Mais uma vez a organização se mostra importante. O processo de visto envolve muita burocracia. Ou seja, você vai precisar apresentar documentos.
Portanto, assim que definir o tipo de visto, faça um checklist da documentação necessária e mantenha tudo organizado em uma única pasta.
No dia da entrevista, é só conferir se todos os documentos estão guardados, seguindo o checklist. Chegando ao local, apresente todos ao entrevistador.
Apresentar itinerário incompleto
Normalmente, na hora da entrevista na embaixada ou consulado, o agente pede para ver seu itinerário da partida até o retorno.
Desta forma, caso não apresente alguma inconsistência nas informações fornecidas, você pode ter o visto negado.
Estado emocional
Primeiramente, não se atrase para a entrevista. Além de pegar mal para você, pode influenciar o seu emocional.
Se você conhece todos os procedimentos e está de posse dos documentos é só apresentá-los. Insegurança e nervosismo podem despertar suspeitas. Isso também vale para quem está confiante demais.
Tente ser o mais natural possível. Dirija-se ao entrevistador de forma cordial e respeitosa. Responda às perguntas de forma clara e objetiva. Responda apenas o necessário!
Não comente que tem conhecidos naquele país. Também não comente sobre trabalho, a menos que seu visto seja desse tipo. Essas informações podem causar suspeitas e acabar fazendo com que você tenha seu visto negado.
O que fazer com o Visto negado em Portugal?
Caso o visto seja negado em Portugal, você pode recorrer contra esta decisão. A decisão de recusar um visto e as razões da recusa são notificadas através de um formulário que é transmitido pelo Consulado do Estado-membro que recusou o visto.
A notificação da recusa deve incluir as razões, em que a recusa se baseou, os procedimentos e os prazos para submeter um recurso.
Você está livre para voltar a aplicar novamente se o seu pedido foi recusado anteriormente. No entanto, recomenda-se que tome nota das razões para a recusa anterior antes de submeter um novo pedido e fazer alterações, quando necessário.
Nenhuma taxa paga será reembolsada uma vez que referem-se à análise de seu pedido de visto e não a compra do mesmo.
Quanto tempo depois de ter o visto negado posso tentar novamente?
Com o visto negado em Portugal, você está livre para reaplicar a qualquer momento.
Tem como ir para Portugal sem visto?
Se você viaja para Portugal a turismo, a resposta é sim, não precisa de visto para entrar no país. Enquanto turista, é possível permanecer por 90 dias no país ou nos países que compõem o Espaço Schengen.
Porém, se você viaja para Portugal para morar ou passar um período prolongado, seja a trabalho, estudo ou para viver dos rendimentos que mantêm no Brasil, a resposta é não, precisa de visto para entrar em Portugal.
Importância da assessoria para tirar o visto sem indeferimento
Ter o respaldo de profissionais que conhecem bem o assunto e que vão dar a você as informações mais adequadas, vai fazer com que o seu processo do visto seja muito mais tranquilo.
Por isso, a contratação de uma assessoria especializada ajuda para que haja assertividade. Deste modo, você não perde tempo e dinheiro, além de que se sente seguro em estar confiando seus objetivos a uma equipe que já trabalha há anos no mercado.
Os vistos podem demorar alguns poucos meses com a assessoria certa, mas, caso algo saia errado, isso pode ser bem mais demorado e oneroso.
Vale ressaltar que os nossos parceiros da Martins e Oliveira Sociedade de Advogados tem 100% de aprovação dos vistos para Portugal.