Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

A vacinação em Portugal está ocorrendo a um ritmo admirável. Tanto que, agora, o país está em primeiro lugar com a maior porcentagem de população totalmente imunizada contra o coronavírus.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Our World in Data, da Universidade de Oxford, até o dia 15 de setembro, 81,10% dos portugueses e residentes do país já receberam as duas doses da vacina.

Malta está em segundo lugar com 80,91%, e os Emirados Árabes Unidos estão em terceiro, com 78,50%, embora estejam em primeiro lugar com a maior porcentagem de vacinados da primeira dose. 

Vacinação em Portugal tem idosos 100% imunizados

Conforme informações do site português PÚBLICO, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) de Portugal divulgou, na terça-feira (14/09), o relatório de vacinação atualizado, o qual confirma a informação do Our World in Data, e reforça que 85% da população elegível para a vacinação já recebeu pelo menos a primeira dose.

A população acima dos 65 anos de idade está 100% vacinada, enquanto as pessoas com idade dos 50 aos 64 anos estão nos 99% da primeira dose e 97% da segunda dose.

Na faixa etária dos 25 aos 49 anos, que é a maior, 93% já tomou a primeira dose e 88% já recebeu as duas doses da vacina.

Entre os jovens com idade de 18 a 24 anos, 88% receberam as duas doses, estando completamente imunizados, sendo que, só na última semana (até 12/09), foram 73.160 pessoas dessa faixa etária que receberam a segunda dose.

Vacinação em Portugal imuniza jovens em idade escolar

Em Portugal, o ano letivo começa no mês de setembro e, por isso, foram realizados três fins de semana de vacinação aos jovens de 12 a 17 anos para um regresso às aulas mais seguro. Com isso, 320.708 jovens estão completamente imunizados, representando 52% do total e uma subida considerável ao fim de semana anterior, no qual apenas 25% dos jovens tinham recebido as duas doses. 

A região Norte tem o maior número da vacinação em Portugal

Ainda com base no Relatório Oficial atualizado da DGS, só na última semana, a região Norte do país administrou 151.134 doses da vacina contra o coronavírus, resultando em 88% da população dessa região com a primeira dose e 82% com as duas doses. 

Em segundo lugar está a região de Lisboa e Vale do Tejo, que administrou 118.929 doses na última semana, completando 84% da população com a primeira dose e 78% com a vacinação completa. A diferença é pequena: Lisboa e Vale do Tejo totalizaram 5.384.083 doses, enquanto o Norte totalizou 5.468.516, e os números continuam a aumentar.

Sobre a região do Centro, a vacinação em Portugal não é tão mais baixa, compreendendo, até a última semana, 87% da população com a primeira dose e 81% com as duas doses tomadas, um total de 58.665 pessoas. Essa mesma porcentagem corresponde à região do Alentejo, com um total de 17.661 vacinas administradas na última semana.

Vacinação em Portugal

Na Ilha dos Açores, o número de vacinados com a primeira dose é de 82%, e 77% dos residentes estão completamente vacinados. Na Ilha da Madeira o número é parecido: 82% com a primeira dose e 79% com a segunda. 

Por fim, os registros mais baixos estão no Algarve, que está com 80% dos moradores vacinados com a primeira dose e 73% com a segunda dose da vacina, somando 19.010 pessoas na última semana.

Desde dezembro de 2020, quando começou o processo de vacinação em Portugal, até o dia 12 de setembro de 2021, quando fechou o último relatório, já foram administradas 15.554.044 das 18.507.560​ doses recebidas para a população portuguesa. 

Por Pri Fortinho

Sou uma brasileira de Santa Catarina, graduada em Publicidade e Propaganda e especializada em redação criativa. Em 2017 me mudei para Portugal com o objetivo de conhecer novas culturas e refinar minha perspectiva sobre o mundo. A mudança de país me apresentou a um estilo de vida mais minimalista e à oportunidade de trabalhar produzindo conteúdo para inspirar as pessoas a buscarem mais qualidade de vida e bem-estar.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.