Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Se você está pensando em visitar ou se mudar para Portugal, mas está na dúvida de onde ir primeiro, é importante conhecer melhor cada região, suas cidades, características e atrativos. Nesse artigo você vai ficar por dentro de onde fica e como é a região do Minho em Portugal, localizada ao Norte do país. 

Onde fica a região do Minho?

Se chama região do Minho uma parte do Norte de Portugal, que compreende uma área de 4.700 km2 e conta com 24 cidades dentro dos distritos (equivalente a estados) de Viana do Castelo e Braga.

Mapa da região do Minho em Portugal
Mapa da Região do Minho em Portugal

Mapa do Minho em Portugal

A região do Minho em Portugal é subdividida entre Alto Minho, Cávado e Ave, que são os nomes dos rios que fazem divisa por essas regiões. 

O Alto Minho é uma área do distrito de Viana do Castelo. O Cávado e o Ave, também chamados de Baixo Minho, são as áreas do distrito de Braga, divididas por cidades.

Ao Cávado pertencem as cidades de Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde.

Ao Ave pertencem as cidades de Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.

Principais cidades da região do Minho em Portugal

Como mencionado no tópico anterior, o Alto Minho se refere ao distrito de Viana do Castelo, enquanto o Baixo Minho (Cávado e Ave) é o distrito de Braga. Cada um desses distritos é composto por várias cidades, totalizando 24. Veja abaixo:

Distrito de Viana do Castelo: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do LimaValençaViana do Castelo, Vila Nova de Cerveira.

Distrito de Braga: Amares, BarcelosBraga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Esposende, Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Terras do Bouro, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde e Vizela.

Dessas cidades, algumas são mais visitadas e conhecidas, pois estão nas principais rotas turísticas do norte do país, como Viana do Castelo, Guimarães, Braga, Ponte de Lima, Caminha, Vila Nova de Famalicão e Barcelos. 

Rio Minho

É por causa do Rio Minho que a região do Minho tem esse nome. O rio nasce na Galiza (Espanha) e percorre pouco mais de 300 km até desaguar no Oceano Atlântico, ao sul de Guarda e ao norte de Caminha. Esse rio é referência porque, até a metade do século 20, foi o mais importante viveiro de peixes da Península Ibérica, garantindo o emprego de mais de 3 mil pescadores.   

Região do Minho em Portugal conheça as cidades e os atrativos
Rio Minho (Foto Enciclopédia Global)

O que fazer na região do Minho em Portugal

Portugal nasceu na região do Minho, mais precisamente em Guimarães, que faz parte da subdivisão do Ave. Portanto, não faltam construções históricas e eventos culturais para visitar e conhecer a fundo as heranças do país. 

Enoturismo

A região do Minho em Portugal se orgulha de suas belezas naturais, com muita biodiversidade, e pela produção do melhor vinho verde.

Desde 1908, existe a Região Demarcada dos Vinhos Verdes, tradicionalmente conhecida como Entre-Douro-e-Minho, que possui as condições naturais ideais para a produção de vinhos brancos, espumantes e aguardentes de altíssima qualidade.

Para os amantes de vinhos, vale a pena acessar o site do Vinho Verde e programar um passeio pela rota dos vinhos verdes. São várias atividades e locais que oferecem um mergulho na história e na cultura de Portugal, passando por fazendas, adegas e restaurantes, com toda a estrutura necessária para vivenciar uma experiência única.  

Região do Minho em Portugal conheça as cidades e os atrativos
Vinho Verde ( Foto Amazon)

Festas populares

As festas populares são o grande atrativo da região do Minho nos meses mais quentes do ano, exceto durante a pandemia, mas que continuarão acontecendo depois que tudo se normalizar. São quase 1.100 festas, romarias e feiras que ocorrem de abril a setembro nas cidades dessa região. Entre as mais conhecidas, estão:

  • Festa das Cruzes, em Barcelos (de 1 a 3 maio)
  • Festa da Senhora da Peneda, nos Arcos de Valdevez (de 1 a 8 de setembro)
  • Festa da Senhora D’Agonia, em Viana do Castelo (2ª quinzena de agosto)
  • Peregrinação a S. Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro (10 a 15 de agosto)
  • Festas das Feiras Novas, em Ponte de Lima (2º fim de semana de setembro)
  • Festa da Senhora da Cabeça, em Freixieiro de Soutelo (50 dias após a Páscoa)
  • Festa da Senhora da Franqueira, em Barcelos (2º domingo de agosto)
  • Festa da Coca/Corpo de Cristo, em Monção (no dia do Corpo de Deus e dia seguinte)
  • Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço, em Melgaço (em dois dias de abril)
  • Festas Concelhias em honra de Santa Rita de Cássia, em Caminha (2º fim de semana de agosto)

Região do Minho em Portugal conheça as cidades e os atrativos
Festas das Feiras Novas (Foto Visite Ponte de Lima)

Parque do Gerês 

Além do enoturismo e das festas, a região do Minho em Portugal é onde está o Parque Nacional Peneda Gerês, uma área protegida, que possui 70.290 hectares, e que foi declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO.

O Parque do Gerês, como é conhecido, se estende até ao Parque Natural do Baixo Limia e Serra do Xurés, na Galiza. É uma região montanhosa, com altitude elevada que permite ver os efeitos da última neve, também com vales profundos que abrigam uma densa rede hidrográfica com muitas formas de vida.

Em cada época do ano, o Parque do Gerês oferece diferentes experiências aos turistas. São diversas trilhas e passeios para estar em contato com a exuberante natureza. O ideal é acessar o site natural.pt e planejar uma visita agendada para aproveitar a estadia por completo. 

Viana do Castelo

No Centro Histórico dessa linda cidade é possível conhecer a Matriz Medieval, os Antigos Paços do Concelho, a Casa da Misericórdia e o Chafariz, ambos com mais de 500 anos. Há também museus e muitas ruelas para percorrer e se encantar com a arquitetura. Claro, não pode deixar de visitar o Monte Santa Luzia que tem uma vista panorâmica sensacional. 

Região do Minho em Portugal conheça as cidades e os atrativos
Basílica de Viana do Castelo (Foto Portal de Portugal)

Guimarães

Essa cidade é um destino obrigatório na região do Minho, já que foi lá que nasceu D. Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal, e onde ele travou a Batalha de São Mamede. Em Guimarães, não deixe de visitar o Paço dos Duques de Bragança, a Igreja da Nossa Senhora da Oliveira, o Largo da Oliveira, a Rua de Santa Maria e a Montanha da Penha com o teleférico.

Região do Minho em Portugal conheça as cidades e os atrativos
Largo da Oliveira (Foto Visit Portugal)

Braga

Essa é uma das cidades mais antigas da Europa, com mais de 2 mil anos, e só isso já vale a visita. Em Braga, precisa conhecer o Jardim de Santa Bárbara, a Arcada e o centro histórico, a Sé de Braga, o Parque da Ponte e o Santuário de Bom Jesus do Monte.

Região do Minho em Portugal conheça as cidades e os atrativos
Bom Jesus do Monte (Foto Dicas de Lisboa e Portugal)

Ponte de Lima

Essa cidade foi fundada em 1.125, na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte que foi construída pelos Romanos no século I. Em Ponte de Lima pode-se visitar, entre tantos pontos turísticos, o Castro de Santo Estêvão da Facha, o Chafariz Nobre no centro histórico, os Cruzeiros, as igrejas românicas, a Ponte Romana e a Ponte Medieval. 

Região do Minho em Portugal conheça as cidades e os atrativos (2)
Ponte de Lima (Foto Qual Viagem)

Caminha

Essa vila está na Foz do Rio Minho, fronteira com a Espanha, e assim como as demais cidades, tem muita história para contar através das ruínas do castelo e muralhas, da Igreja Matriz, Igreja da Misericórdia, as casas da famosa Rua Direita, a Torre do Relógio e o Chafariz do Terreiro. 

Região do Minho em Portugal conheça as cidades e os atrativos (2)
Rio minho em Caminha (Foto CM Caminha)

Barcelos

Fundada em 1.140, essa é a cidade do Galo Português, que também tem a bela Ponte Medieval, o Campo da Feira, o Centro Histórico e seus jardins, o Escadório da Paixão, muitas capelas, igrejas e arquitetura preservada.

Região do Minho em Portugal conheça as cidades e os atrativos
Galo de Barcelos

Gastronomia da região do Minho 

Conhecer a gastronomia de um local é essencial para apreciar sua cultura por completo, sentindo os sabores que fazem parte daquela história.

Na região do Minho em Portugal, as carnes de galinha, coelho, porco e cabrito, os embutidos, assim como o bacalhau, estão em todas as mesas. Outros peixes também são apreciados, como a lampreia e a sardinha, além do polvo, do camarão e outros frutos do mar.

Para um café da manhã reforçado, entrada do almoço ou jantar, as sopas e o clássico caldo verde não podem faltar. Entre as variedades de pratos com esses ingredientes estão:

  • Pataniscas de bacalhau
  • Bolinhos de bacalhau
  • Sopa seca à moda do Minho
  • Canja de galinha minhota
  • Água de unto
  • Sopa de castanhas piladas
  • Bacalhau à moda de Viana
  • Caldeirada à moda de Viana
  • Bacalhau à Narcisa
  • Arroz de forno
  • Arroz de cabidela
  • Rojões à moda do Minho
  • Torta de camarão
  • Iscas à moda de Braga
  • Lombo de porco com castanhas
  • Caldo verde à minhota
  • Francesinha

Região do Minho em Portugal conheça as cidades e os atrativos
Prato Francesinha (Foto Esse Mundo é Nosso)

Quanto aos doces e sobremesas, são os clássicos que encontra também em outras regiões do país, não só na região do Minho, e que não deve perder a oportunidade de experimentar:

  • Aletria com ovos
  • Arroz doce
  • Leite-creme
  • Pão-de-ló
  • Rabanadas
  • Sopa dourada
  • Mexido de ovos com amêndoas
  • Cavaca minhota

Região do Minho em Portugal conheça as cidades e os atrativos (2)
Arroz Doce (Foto NCultura)

Universidade Minho em Portugal

Na região do Minho está localizada a Universidade do Minho, que é uma instituição pública, fundada em 1973, e possui três campi: um em Braga e dois em Guimarães. É considerada uma das 8 melhores universidades de Portugal, então esse é um ponto de partida para quem está pensando em estudar em Portugal e pretende escolher a região do Minho para morar.  

Povo minhoto

De acordo com os próprios portugueses, o povo minhoto faz questão de agir conforme seus costumes. Então, observando algumas características de comportamento, é possível saber quando se está diante de uma pessoa do Minho.

  • Hospitalidade: ao visitar a casa de um minhoto, pode ir com fome, pois ele vai lhe oferecer, no mínimo, algum petisco e um bom vinho. Não tente recusar!
  • Um “cheirinho” no café: é comum do povo minhoto pedir um “cheirinho” no café, que é a adição de alguma bebida alcoólica para ajudar a aquecer e afastar as gripes.
  • Orgulho das festas populares: a enorme quantidade de festas, feiras e romarias que há na região do Minho se deve ao apreço que o povo minhoto tem por sua cultura. Comer, beber e festejar a própria história é um hábito que nunca mudou com o passar das gerações minhotas.

Por Pri Fortinho

Sou uma brasileira de Santa Catarina, graduada em Publicidade e Propaganda e especializada em redação criativa. Em 2017 me mudei para Portugal com o objetivo de conhecer novas culturas e refinar minha perspectiva sobre o mundo. A mudança de país me apresentou a um estilo de vida mais minimalista e à oportunidade de trabalhar produzindo conteúdo para inspirar as pessoas a buscarem mais qualidade de vida e bem-estar.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.