Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Valença é uma daquelas cidades de Portugal que soube preservar muito bem a riqueza da arquitetura.

Caminhar por dentro da fortaleza de pedra é ter a sensação de fazer parte de um cenário de filme medieval. Se não bastasse, o visitante ainda pode admirar Portugal e Espanha ao mesmo tempo com uma vista panorâmica de tirar o fôlego.

 

Valença do Minho

Quando você conta para alguém que visitou Valença e achou incrível, é comum ouvir de volta “Eu também adoro a Espanha”.

As pessoas pensam que você está falando de Valencia, região belíssima e muito visitada no país vizinho de Portugal. Aí é preciso explicar que a visita foi a Valença do Minho, localizada no extremo norte de Portugal, cidade do distrito de Viana do Castelo e que é separada da Galícia (essa sim na Espanha), pelas águas do Rio Minho.

A cidade guarda boa parte da história da Idade Média em Portugal. Por estar situada no alto de um monte e com vista privilegiada sobre a fronteira, foi testemunha de investidas das guardas espanholas. Outra marca da cidade é ser passagem dos “Caminhos de Santiago”, que há séculos recebe e acompanha o trajeto dos peregrinos, sendo muitas vezes o último repouso português dos caminhantes.

Guia turístico do Porto


A imponente fortaleza com duas torres e muralha dupla, dos séculos XVII e XVIII, é o ponto alto da visita em Valença. O autor da obra é o engenheiro e arquitecto militar francês Vauban. Na Fortaleza funciona hoje em dia uma das mais conceituadas Pousadas de Portugal: a Pousada de São Teotônio que também conta com restaurante, para quem quer apenas fazer uma refeição sem passar a noite.

 

A Fortaleza de Valença

A Fortaleza de Valença é uma das principais fortificações militares da Europa, tem cerca de 5 km de perímetro amuralhado, vista para o rio Minho, frente para a cidade espanhola de Tui. A fortificação localiza-se no topo de dois outeiros e é formada por dois polígonos: a Magistral (mais antiga) e a Coroada, separados por um fosso. Dez baluartes e dois meios baluartes integram uma estrutura desenhada de forma que o inimigo pudesse ser visto de todos os lados.

Valença em Portugal

Valença em Portugal

Reserve um tempo para observar a vista, mas não se esqueça de prestar atenção aos detalhes, como túneis, paredes azulejadas e caminhos estreitos de pedra.

Baluarte de Santa Ana: Na Coroada, com forma pentagonal está um dos maiores baluartes da Fortaleza, o de Santa Ana. Este é o local que nos permite ter a maior panorâmica dos dois recintos amuralhados que constituem a Fortaleza de Valença.

Baluarte do Carmo: No noroeste da Fortaleza, está em posição sobranceira ao rio Minho. Baluarte de forma poligonal regular, com falsas bragas nos flancos, impressiona pela vista e a imponência da arquitetura militar.

Baluarte Socorro: Situado no extremo norte da Fortaleza, o Baluarte do Socorro tem a melhor vista sobre Tui, a Ponte internacional, o Rio Minho e os campos agrícolas. É o ponto defensivo mais a norte da Fortaleza.


Fora dos muros

A tradição e a história não ficam apenas dentro das muralhas. Existem em Valença muitos monumentos e casas com brasões antigos, solares e pequenos palacetes que demonstram a herança medieval. Um exemplo de residência bela e exuberante é a Casa da Eria, que ostenta um maravilhoso vitral da arte manuelina.

Valença em Portugal

Lisboa ao Porto – Passeio de Carro

Religiosidade

Igrejas e capelas são facilmente encontradas no passeio por Valença do Minho. Entre elas vale visitar a Igreja da Misericórdia (século XVI), localizada atrás da pousada de São Teutônio, da Colegiada de Santo Estêvão (século XIII), a Matriz de Santa Maria dos Anjos (século XIII) a Capela Militar do Bom Jesus (século XVII), a de São Sebastião, a de Nossa Senhora da Saúde e a do Nosso Senhor dos Esquecidos. 

Valença em Portugal

É comum encontrar grupos inteiros de peregrinos visitando as igrejas e capelas, afinal é parte do caminho para Santiago visitar os espaços religiosos do caminho.

 

Compras

O comércio é vasto e muitas lojas de souvenir e artesanatos locais como trabalhos em ouro, linho, cerâmica e vime, dividem espaço com comércio direcionado aos peregrinos que buscam itens importantes para utilizar na jornada.

 

Restaurantes

Valença está há poucos metros da Espanha, mas ainda assim é muito portuguesa. Portanto assim como na maioria do país, em Valença o bacalhau é rei. O Caldo Verde, é uma das 7 maravilhas gastronômicas de Portugal, e é uma sopa genuína de Valença. O Borrachinho de Valença é um doce conventual muito consumido por aqui. A cidade conta com centenas de bons restaurantes, mas segue algumas sugestões que costumam agradar paladares exigentes: Bacalhau à São Teotônio, Bacalhau à Contrasta, Cabrito à Sanfins, Anho no Forno, Caldo Verde, Lampreia, Valencianos, Borrachinhos de Valença.

Borrachinhos de Valença.

Os 10 pratos mais tradicionais de Portugal

Passeios na área

Descer da fortaleza e atravessar a ponte a pé não custa nada e é super rápido, em minutos você estará na Espanha e ainda pode passear por lá para continuar apreciando a paisagem e a história. Observe nas grades da ponte, é possível encontrar por lá alguns cadeados deixados por casais apaixonados.

As setas amarelas estão por todo lado e elas apontam o caminho aos peregrinos chegarem em Santiago de Compostela. Aproveite para observar alguns caminhantes em seu percurso de introspecção.

Valença em Portugal

Outro passeio interessante é ao Monte do Faro, uma montanha cujo pico fica a 565 metros acima do nível do mar, e que oferece vistas fantásticas para o Rio Minho. Se estiver de carro, uma boa dica é visitar a charmosa Vila de Monção, localizada a 18 km, e o Palácio da Brejoeira, 5 km mais ao sul.

 

 

Você pretende residir em Portugal? Há duas opções: Tendo a Nacionalidade Portuguesa ou algum Visto para Portugal. Obtenha mais informações nas imagens abaixo:

                       

Por Liliane Machado

Jornalista, formada pela Unisociesc (Blumenau/SC/Brasil) e especialista em Mídias Digitais. Cursa mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho (Braga/Portugal) e tem experiência em TV, rádio, assessoria de imprensa e web. Mora em Portugal desde setembro/18, adora contar histórias, fazer amizades e não resiste a uma boa conversa seja com quem for: pessoas, animais, plantas e até extraterrestres.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.