Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Chega o Verão a Portugal e também a difícil tarefa de escolher uma das praias do Algarve para passar as férias. 

Pois é, uma decisão praticamente impossível, uma vez que existem muitas praias maravilhosas no Algarve, em Portugal. Não é por acaso que esta região é um dos destinos mais procurados da Europa, na época balnear. 

Se ainda não conhece o Algarve, ou conhece e não sabe que praias visitar, então leia o nosso artigo. A escolha é difícil, mas podemos ajudar!

Como são as praias do Algarve em Portugal?

As praias do Algarve são o destino de muitos portugueses e estrangeiros nesta época do ano, não só pelo calor mas pela beleza que estas praias emanam. O Verão traz com ele as temperaturas altas, águas do mar mais quentes e uma bonita e intensa paisagem de guarda-sóis coloridos. Tudo parece ganhar mais cor e mais luz, sobretudo as pessoas que ganham aquele ar moreno e bronzeado.

O Algarve tem das praias mais bonitas do mundo. Nesta região mais a sul de Portugal, pode encontrar dezenas de praias selvagens e paradisíacas com acesso apenas pelo mar, mas também dezenas de areais extensos para esticar a toalha e ali ficar até anoitecer. Tipicamente, as praias são rodeadas de grandes formações rochosas, grutas e algares. Aproveite para fazer um pouco de exploração também. E não esquecer o mar. É lindo demais apreciar o mar em degradê, desde um azul intenso até a um azul esverdeado onde se pode banhar.

Difícil é mesmo decidir para qual praia ir no Algarve!

Onde fica o Algarve?

Ao contrário do que muita gente pensa, o Algarve não é uma cidade. É uma região! É a mesma coisa que dizer que vai para o Alentejo, sendo que o Alentejo vai desde Santarém a Beja. O Algarve abrange todo o extremo sul de Portugal. Une Sagres a Tavira, passando por Lagos, Portimão, Albufeira, Vilamoura, Faro, entre outras cidades na costa sul. No entanto, o Algarve é uma região que abrange outras cidades. Por exemplo, Aljezur também pertence ao Algarve. Compreende uma faixa de 30 a 40 km de largura e 140 km de comprimento. Há dois tipos de regiões no Algarve: Litoral Sul e Litoral Oeste; ou Barlavento (Oeste) e Sotavento (Leste).

É fácil chegar ao Algarve, seja de carro ou comboio. A região do Algarve fica a cerca de 280 km de Lisboa, 450 km de Coimbra, 600 km do Porto e a 650 km de Braga. Também pode deslocar-se até ao Algarve de avião. Neste caso, irá ter a Faro, onde se situa o aeroporto. Em cerca de 1 hora consegue deslocar-se de Lisboa ou Porto até Faro.

Por que as praias do Algarve são um atrativo imperdível?

Ao olhar para algumas fotografias e cartões-postal não é difícil perceber o porquê das praias do Algarve terem tanta fama. Mas não é só de fama que vivem as praias do Algarve. Estas praias são regularmente votadas como um dos melhores destinos balneares da Europa, sendo até consideradas por muitos como “as praias mais bonitas do mundo.”

No Verão, as temperaturas são altas mas agradáveis, a água do mar é relativamente quente (pelo menos mais quente do que as praias do norte de Portugal) e as praias dispõem de uma beleza natural inigualável.

O Algarve é especial pela imensa variedade de oferta de praias e atrações. Vai encontrar dezenas de praias com formações rochosas incríveis, falésias e grutas, com paisagens de suster a respiração. Por outro lado, também vai poder apreciar praias acolhedoras somente acessíveis pelo mar. 

A areia fina e branca, em contraste com o azul em degradê do mar e o laranja das falésias, fazem das praias do Algarve autênticas maravilhas.  

As 10 praias mais bonitas do Algarve

A escolha é difícil, pois as praias do Algarve são todas fantásticas. No entanto, estas são as que consideramos que têm um toque especial e que são de visita obrigatória.

Praia da Dona Ana, Lagos

A Praia da Dona Ana já foi eleita como a praia mais bonita do mundo pela Condé Nast Traveller, em 2013. Situa-se perto do centro de Lagos, e até dá para ir a pé. 

A praia da Dona Ana é uma das mais populares do Algarve. A sua vista incrível pode ser apreciada tanto do topo da falésia como da areia da praia, sobretudo quando está maré baixa. As enormes e estranhas formações rochosas entram pelo mar dentro, servindo de torres naturais para avistar a paisagem. 

A areia dourada contrasta com o laranja das falésias cobertas de vegetação e com o azul do mar cristalino. Passear nesta praia é uma autêntica inspiração para artistas, e não só.

A Praia da Dona Ana tem um areal pequeno, mas ainda assim mais extenso que o padrão das praias do Algarve. O acesso à praia é feito por escadarias. Tem estacionamento, banheiros, miradouros, um restaurante, aluguel de cadeiras e barracas de praias, e até caiaques para um passeio pelo mar. Desfrute! É das praias mais bonitas que vai ver na vida. 

Praias do Algarve lista com as 10 mais bonitas, Praia da Ana
Praia da Dona Ana (Foto Deboa na Trip)

Praia do Camilo, Lagos

A Praia do Camilo fica ao lado da Praia da Dona Ana, a menos de meia hora a pé do centro de Lagos. Quem chega ao alto da falésia e olha para a paisagem desta praia, fica maravilhado. É impossível não ficar! 

Também cercada por falésias e rochas, esta é uma praia pequenina mas com uma beleza estonteante. O interessante desta praia é que está dividida em duas, ao passar para um outro lado através de um pequeno túnel, com acesso pelo mar. 

Para chegar até à Praia do Camilo, é necessário descer uma escadaria de madeira com cerca de 200 degraus. Não é assim tanto, sobretudo para poder apreciar uma vista destas!

Do alto da falésia, tem o Restaurante O Camilo, com uma vista imperdível. O único restaurante desta praia.  

Praias do Algarve lista com as 10 mais bonitas, Praia do Camilo
Praia do Camilo (Foto – Brazil Greece)

Praia da Marinha, Lagoa

Uma das praias mais famosas, mas também mais bonitas do Algarve. Situa-se na cidade de Lagoa, entre Carvoeiro e Armação de Pêra. 

A Praia da Marinha é considerada uma das joias do Algarve. Está rodeada de algumas das melhores formações rochosas do Algarve, areias douradas e água cristalina. Um paraíso, certo?!

Um dos aspetos mais interessantes desta praia são as esculturas feitas nas rochas pelo vento e pelo mar. Não deixe de apreciar. 

O areal faz jus àquilo que é o padrão das praias do Algarve: pequena faixa de areia entre o mar e a alta fachada rochosa. Apesar da sua dimensão, é uma praia bastante movimentada no Verão, pelo que o melhor é ir cedo. 

O acesso à praia faz-se através de uma escadaria. Lá no alto, tem estacionamento e bancas de bebidas e comidas. 

Mesmo que procure sossego e tranquilidade, não deixe de passar por esta praia. A vista de cima oferece uma bela paisagem com rochas e túneis naturais.

Praias do Algarve lista com as 10 mais bonitas, praia da Marinha
Praia da marinha – Foto – Lugares Fantásticos

Praia do Carvoeiro, Lagoa

A Praia do Carvoeiro situa-se numa bonita e antiga vila de pescadores (agora são casas de férias), típica desta região do país.

Com águas transparentes, formações naturais e casinhas coloridas à volta, é uma praia com um areal muito extenso e com acessos mais fáceis. Não é necessário descer uma escadaria e o estacionamento é perto da praia. 

Esta praia, para além de oferecer uma paisagem maravilhosa, é a ideal para passar um dia inteiro na praia, pois tem tudo o que precisa. Pode estender a toalha à vontade, fazer uma pausa para o almoço num dos tantos restaurantes do centro da vila, passear pelas lojinhas nas horas de maior calor, andar de barco e até fazer uma caminhada pelos mais de 500 metros de passadiços (desde o Algar Seco, na região alta da cidade, às ruínas do Farol da Nossa Senhora da Conceição).

Praias do Algarve lista com as 10 mais bonitas, Praia do Carvoeiro
Praia do Carvoeiro (Foto – Trivago)

Praia de Benagil, Lagoa

A praia de Benagil é uma praia lindíssima e muito conhecida. Mas a verdade é que o segredo não está na praia em si, mas sim na Gruta de Benagil, ao lado da praia. Para chegar lá, é preciso pegar num caiaque ou fazer um passeio de barco. Dentro da gruta, vai encontrar uma pequena praia maravilhosa, iluminada pelo sol através de um buraco que se formou no teto da gruta. É incrível descrever, mas é ainda mais incrível visitar!

Se preferir, pode ainda ver o algar de cima. Pode subir a falésia, através da praia e espreita a praia linda por dentro da gruta. Mas cuidado!

A Praia de Benagil dispõe ainda de várias acessibilidades, como restaurantes, passeios de barco, aluguer de caiaque, e estacionamento que, apesar de grande, está sempre cheio no Verão. 

Praias do Algarve lista com as 10 mais bonitas, praia de Benagil.
Praia de Benagil (Foto – Deposit )

Praia da Albandeira, Lagoa

A Praia da Albandeira, em Lagoa, é uma praia pouco conhecida e de acesso um pouco difícil até à água. No entanto, é uma das melhores praias do Algarve.

Esta praia tem umas formações rochosas incríveis, com um arco extraordinário e uma gruta brutal. 

Uma curiosidade incrível da natureza é que pode mesmo caminhar por cima do arco. Mas tenha cuidado. 

Um pouco isolada das restantes praias, é uma praia mais sossegada, mas com restaurantes e estacionamento. 

Praias do Algarve lista com as 10 mais bonitas, praia da Albandeira
Praia da Albandeira (Foto – Wikipédia)

Praia da Falésia, Albufeira 

Tal como o nome indica, a praia tem uma falésia enorme de cor alaranjada, que contrasta com o incrível azul do mar e dourado da areia fina. 

A praia tem uma grande extensão do areal em comprimento, mas representa uma estreita faixa de areia, o que faz com que a praia esteja sempre cheia. É um lugar muito concorrido no Verão, atraindo milhares de visitantes todos os anos. 

Para aceder à Praia da Falésia terá de descer uma escadaria de madeira. Ao chegar à areia, encontra um extenso passadiço para que possa percorrer a praia quase toda.

Dispõe de restaurantes e bares para comer e se refrescar.

Praias do Algarve lista com as 10 mais bonitas, praia da Falesia
Praia da Falesia (Foto – Algarve)

Praia da Rocha, Portimão 

A Praia da Rocha é a praia do Algarve que foge à regra, isto é, é uma praia grande, larga e extensa. Estende-se ao longo de quase um quilómetro, desde o complexo turístico da Praia da Rocha até à marina de Portimão. 

Esta praia dispõe de um passadiço que percorre todo o areal, tornando o acesso muito mais fácil. Apesar de ser uma praia muito bonita, a Praia da Rocha é mais conhecida pelo seu tamanho e pelas atividades que disponibiliza, como surfing, passeios de barco, parques de brincar na areia, etc. 

Além disso, os cafés, restaurantes e bares noturnos são também um grande chamariz para milhares de pessoas que, no Verão, escolhem a Praia da Rocha como destino de férias.

Praias do Algarve lista com as 10 mais bonitas, praia da Rocha
Praia da Rocha (Foto – Dicas da Europa)

Praia dos Três Irmãos, Portimão

A Praia dos Três Irmãos fica localizada perto de Portimão. Recebeu o nome que tem devido às três formações rochosas que são visíveis logo ao descer para a praia. Trata-se de uma baía ampla, rodeada de rochedos, falésias, cavernas e grutas. É seguro para explorar assim que a maré esteja baixa. Vai adorar andar por dentro destas formações rochosas. 

A Praia dos Três Irmãos dispõe de equipamentos de apoio, assim como restaurantes e bares. 

A água é límpida e azul cristalina e a paisagem da praia é fantástica.

Praias do Algarve lista com as 10 mais bonitas, praia dos tres irmaos
Praia Três Irmãos (Foto – Freepik)

Praia da ilha de Tavira, Tavira

Se procura uma praia naturista, tranquila e contacto com a natureza, então a Praia da ilha de Tavira espera por si. Situa-se a cerca de 20 minutos da cidade de Tavira. É um areal grande, por isso não vai ter dificuldade em encontrar um espaço seu, com mais tranquilidade. 

Esta praia é conhecida como uma das cinco praias naturistas oficiais em Portugal, por isso não se surpreenda se vir muitas pessoas sem roupas. 

Esta é uma praia lindíssima com muita proximidade com a natureza. Não se admire se vir alguns animais a passear pela praia também. Faz parte. É um lugar para todos. 

Apesar de tranquila, esta praia dispõe de bares, restaurantes e de um grande parque de campismo, para quem fica na ilha. Sim, porque para lá chegar precisa de apanhar um ferry do pequeno porto fora de Tavira. 

Uma praia diferente das outras referidas acima, mas igualmente fantástica pela sua diferença e beleza natural. 

Não lhe faltam opções para visitar as praias do Algarve. Existem muitas outras praias do Algarve que merecem igual destaque, mas para já fique a conhecer estas pois são uma autêntica maravilha para umas férias de Verão.

Praias do Algarve lista com as 10 mais bonitas, praia da Tavira
Praia da Tavira (Foto – Férias em Portugal)

Por Liliana Pastor

Sou portuguesa, tenho 28 anos e sou profissional de Marketing Digital. Tenho licenciatura em comunicação social e mestrado em marketing.
Tenho experiência em desenvolvimento de negócio nacional e internacional, bem como, desenvolvimento e implementação de planos de venda, de acordo com os objetivos de cada empresa.
Procuro conseguir, por via do Marketing Digital, aumentar a visibilidade e reconhecimento de marcas e empresas, aumentar o engagement e, consequentemente, aumentar as vendas.
Sou responsável e muito motivada a fazer sempre mais e melhor.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.