Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Sempre quando se inicia o planejamento de uma viagem, um dos primeiros passos é a pesquisa de passagens aéreas. Se o destino é outro continente e você busca por passagem aérea para Portugal, os preços podem variar muito. De fato, esse pode ser um dos maiores gastos se não houver planejamento prévio.

Por isso, neste artigo, contamos o que você precisa saber para comprar sua passagem aérea para Portugal da melhor maneira possível.

Quanto custa a passagem aérea para Portugal?

As passagens para Portugal estão entre as mais baratas se comparadas a outros destinos europeus.

Isso ocorre porque os destinos portugueses estão um pouco mais próximos do Brasil, o que faz com que os preços da passagem para Portugal sejam mais baixos.

Em média, considerando a cidade de São Paulo como origem e Lisboa como destino, você poderá encontrar passagens para Portugal por mil e quinhentos reais por cada trecho. 

Mas, esse é um valor aproximado é possível se a passagem para Portugal é comprada com antecedência. Um conselho é sempre comprar as passagens de ida e volta juntas, porque assim o valor total pode ser mais barato que o normal.

Se você optar por comprar assim, sua passagem aérea para Portugal pode sair por aproximadamente mil e duzentos a mil e trezentos reais, por trecho.

É bom lembrar que um dos requisitos da imigração é apresentar passagem de volta também, bem como seguro viagem ou o chamado PB4.

Como e onde comprar passagem aérea para Portugal?

Uma boa dica para encontrar uma passagem aérea para Portugal mais barata é buscar através de sites comparadores de preços.

Dentre os mais conhecidos e usados, podemos citar:

Através destes sites você pode obter todos os preços de voos da origem e destino selecionados. 

Após realizar a busca, um bom conselho é conferir no site das companhias aéreas se os preços estão mais baixos por lá. Assim, você pode ver se vale a pena comprar sua passagem para Portugal através do próprio site de busca, ou diretamente no site da companhia aérea.

Quais são as principais companhias aéreas que voam do Brasil para Portugal?

As principais opções que você vai encontrar para viajar do Brasil para Portugal são as seguintes empresas:

  • TAP – Principal companhia aérea portuguesa. Esta empresa oferece voos diretos partindo de diversas cidades brasileiras para Lisboa e Porto.
  • LATAM – A maior companhia aérea sul-americana também oferece voos para o país lusitanos. Dependendo da cidade de origem, é possível encontrar voos diretos para Portugal.
  • Azul – Uma companhia brasileira, com base no aeroporto de Campinas, também possui algumas opções de voo direto para Portugal.
  • Iberia – Empresa espanhola que normalmente oferece voos para Portugal saindo do Brasil com escala em Madrid.
  • Royal Air Maroc – A maior companhia aérea Marroquina costuma oferecer passagens para Portugal a bons preços com escala em Casablanca.
  • AirFrance – Outra grande empresa que realiza trajetos para Portugal desde o Brasil, mas sempre com escala em alguma cidade francesa.

Uma questão importante a ser levada em consideração é o fato de que as empresas sempre realizam escala em seus aeroportos base. Dessa forma, a Iberia realiza paradas em Madrid, a Royal Air Maroc em Casablanca e a Airfrance, em Paris.

Portanto, se você estiver buscando por voos diretos, poderá encontrar essa opção oferecida pelas companhias portuguesas ou brasileiras, como a TAP, LATAM e Azul.

passagem aérea para portugal

Comprar passagem aérea para Portugal através de agências

Hoje em dia, com o desenvolvimento das tecnologias de comunicação, comprar passagem aérea através de agências caiu em desuso. De fato, é muito fácil comprar passagem aérea para Portugal, ou qualquer país do mundo, através da internet.

E, com o desenvolvimento de sites como o Decolar.com, é realmente rápido e cômodo comprar passagem, com segurança. Vale lembrar da comodidade de também poder parcelar através do cartão de crédito, muitas vezes. 

Mas, para quem deseja ter um agente, por maior conforto, confiança e rapidez, evitando-se o trabalho de pesquisa, as agências continuarão sendo uma opção. 

Como comprar passagem aérea para Portugal mais barata?

Nenhum método é 100% eficaz, mas algumas dicas podem ajudar a encontrar um valor mais baixo na hora de comprar suas passagens aéreas. Vamos lá!

A primeira está vinculada ao uso de sites de comparadores de preços, que é usado o alerta de preços destes sites. Desta forma você recebe um e-mail informando sempre quando as passagens entram em promoção.

Um outro método é usar janelas anônimas para fazer a pesquisa de preços. Como o navegador guarda o seu histórico de pesquisa, existe a possibilidade de aumento de preços pela realização de buscas semelhantes. Assim, isso pode ser evitado com o uso das janelas anônimas.

Mas, dentre estas opções, a melhor delas é, sem dúvida, ter flexibilidade e poder viajar em períodos de baixa temporada. No caso de Portugal, esses períodos costumam ser nos meses de março, abril, maio, setembro, outubro e novembro. O verão é sempre alta temporada.

Melhor época para viajar para Portugal

O primeiro passo para se conseguir uma passagem aérea para Portugal barata é evitar os meses mais cobiçados do ano. Como Portugal possui ótimas praias, os meses de Verão e férias são os mais cheios e é quando as passagens aumentam muito. Portugal é um destino  muito procurado para as férias dos cidadãos europeus (e estrangeiros de todo mundo) durante os meses de julho, agosto e setembro (durante o Verão europeu). Por isso evite agendar sua viagem para esse período. O mês de agosto é a principal época de Verão para os portugueses, então o país fica lotado e recebe muitos turistas e imigrantes que moram fora.

Outro período onde a passagem para Portugal aumenta bastante é no final do ano, entre Natal e Ano Novo. Após o dia 01 do novo ano, elas já tendem a diminuir bastante. Você precisa ter em conta, que quanto mais demanda, maior será o valor cobrado pelas companhias aéreas.

passagem aérea para Portugal alta e baixa temporada

Conclusão

Pronto, compilamos aqui algumas dicas que podem ajudar a comprar passagem aérea para Portugal com mais facilidade e por um menor preço. É bom ter atenção também para as recentes alterações na política de bagagens, que hoje são compradas por fora.

Além disso, é sempre imprescindível conhecer os requisitos imigratórios, inclusive no período da pandemia, tanto se você deseja viajar para Portugal a turismo, quanto se pretende morar no país. Por isso, acompanhe nosso blog e conte com nossa assessoria.

Por Vivian Rodrigues Madeira

Advogada, Bacharel em Direito pela UERJ, Mestre em Direito dos Estrangeiros e da Imigração, e em Governança e Direitos Humanos pela Universidade Autônoma de Madrid. É pesquisadora de Direito Internacional e trabalha com Direito Comparado. Atualmente, se divide entre Espanha e Portugal, mas já morou na França e no Japão. Ama ser cidadã do mundo, falar outras línguas e ajudar a todos aqueles que também queiram desfrutar da globalização.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.