Horário de Lisboa: 15h05 € Cotação: Euro Hoje

Nunca a informação credível foi tão valorizada, especialmente nestes tempos em que é comum o recebimento de um grande volume de mensagens, através de redes sociais. Portanto, se você está em fase de planejamento para morar ou investir em terras portuguesas, torna-se essencial saber, sobre a atual situação do país através das notícias de Portugal, e os melhores canais de informação.

Acompanhe o conteúdo até o final e descubra os principais veículos de comunicação portugueses, canais de TV e sites de notícias mais procurados das notícias em Portugal.

RTP

Site RTP

O RTP 1 é um dos canais de TV mais conhecidos em terras lusitanas. Mas vale lembrar que a Rádio e Televisão de Portugal (RTP) é um grupo e uma empresa pública, da qual fazem parte, ainda, estações de rádio e os canais RTP 2 e RTP 3.

A fama da companhia RTP se estende a vários países de língua portuguesa, como Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Timor-Leste, Guiné Equatorial, entre outros. A transmissão da RTP 1 também se dá em nações onde há comunidades portuguesas numerosas, como França, Alemanha, Suíça, Luxemburgo, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Venezuela e Argentina.

Programas semanais de debate que apresentam temas em torno de cultura, política e economia, são bem comuns em toda a rede RTP, além de jornais diários, como “Bom Dia Portugal”, “Jornal da Tarde” e “Telejornal”.

Por isso, se você deseja estar informado quanto às últimas notícias de Portugal, na RTP há alternativas de sobra.

SIC

Site SIC

A Sociedade Independente de Comunicação (SIC) é um canal de televisão privado em Portugal e é parte do Grupo Imprensa.

Neste caso, o Grupo é composto, na televisão, pela SIC, SIC Internacional, SIC Notícias, SIC Radical, SIC Mulher, SIC K, SIC Caras e SIC Esperança. No ramo de impressos, o Jornal Expresso e a Revista Blitz também são plataformas que integram a marca.

Para obter informações sempre atualizadas e notícias em Portugal, o telespectador pode acompanhar, através do canal SIC, o Primeiro Jornal, o Jornal da Noite, além de entrevistas com figuras de destaque da sociedade, seja nos segmentos de economia, relações internacionais ou política, por exemplo.  

TVI

Site TVI

O Grupo Media Capital é detentor da empresa TVI com os seus canais TVI, TVI24, TVI Ficção, TVI Reality e TVI Internacional. Já no que se refere ao ramo radiofônico, a Rádio Comercial, a M80, a Cidade, a SmoothFM e a VodafoneFM e mais 14 rádios digitais são braços do Media Capital.

A TVI é uma estação de televisão privada portuguesa. As transmissões do canal iniciaram em 20 de fevereiro de 1993, e este se destacou como o segundo canal privado e o quarto generalista, que nessa altura tinha o nome de “4”, por ser a quarta rede nacional de televisão.

Por isso, se você tem interesse em saber das notícias de Portugal ao vivo, pode assistir à programação da TVI 24. Mas se o objetivo é de acompanhar as notícias de Portugal, de Lisboa, ou do Porto, o noticiário do Jornal das 8 e do Jornal da Uma, da TVI, cumpre esse papel.

Porto Canal

Site Porto Canal

Mesmo com este nome, o Porto Canal abrange todo o território português, com uma grade apoiada em diversas áreas: informação, esporte e entretenimento.

Para assistir a um bom jornal de notícias de Portugal, você pode observar os temas da Manhã Informativa, da Noite Informativa, ou do Jornal Diário. Mas não para por aí. Pois conteúdos muito interessantes acerca de história, arte, cultura e ciência, são pautas nos programas Conversas do Centenário, Caminhos da História, Entre Aspas e Gente que Conta.

E, como não poderia ser diferente, para os que adoram esporte; Universo Porto, Azul e Branco, Bate Bola e Cadeira de Sonho são opções bem-vindas.

Portal de Notícias em Portugal

Os portugueses costumam elencar alguns portais ou sites de notícias como os preferidos do público. Afinal, as informações devidamente checadas e apuradas, apresentadas por jornalistas e profissionais da mídia confiáveis, surgem não somente em veículos de comunicação impressos, rádio e TV, já que é no universo online que as notícias factuais são primeiramente lançadas à comunidade.

Público

Site Público

Conhecido pelos usuários da Internet, o publico.pt foi o site de notícias de Portugal mais lido no país, de acordo com uma pesquisa divulgada em março de 2020. Segundo a avaliação netAudience da Marktest, o Público foi lido por 3,8 milhões de pessoas naquele mês, seguido pelo Correio da Manhã e pelo Jornal de Notícias.

De acordo com o próprio site, o seu desempenho relacionado aos acessos melhorou, em grande proporção, nos motores de busca, redes sociais e na distribuição em geral.  O maior número de pessoas se inscreveram para o recebimento de newsletters, e também houve registro de aumento dos downloads do aplicativo do portal para celular. Foi entre os leitores dos 18 aos 24 anos que a plataforma cresceu mais.

As editorias de Política, Mundo, Local, Economia, Tecnologia, Sociedade e Cultura são algumas das que se fazem presentes neste site e que chamam a atenção dos leitores, com matérias sempre relevantes.

Sapo

Site Sapo

O sapo.pt é mais um site de notícias em Portugal, hoje, que conta com um espaço especificamente destinado à Atualidades. Contudo, Especial Covid-19, Desporto, Planeta, Vida, Glamour, Voz e Tecnologia são outras seções dirigidas a matérias informativas, a depender do tema.

O grande diferencial do portal sapo.pt é que ele ainda possui subdivisões para quem procura por casas para venda ou aluguel, carro, hotéis, serviços e, até mesmo, empregos. Por isso, é possível dizer que este se configura como um dos portais mais completos para quem mora em Portugal. 

Notícias de Portugal ao Minuto

Site Notícias ao Minuto

O noticiasaominuto.com é mais um portal e um aplicativo que promete informações instantâneas e que têm a intenção de chegar o mais rapidamente possível aos internautas. Constitui-se como um portal intuitivo, para acesso às mais variadas editorias que sejam do interesse do leitor.

Clima na região, números relacionados ao novo coronavírus, informações sobre o mercado, cotações de moedas, bem os tópicos Lifestyle, Política, Fama, Multimídia e Mundo, são apenas alguns dos assuntos abordados neste site. Vale a pena conferir.

App Notícias ao Minuto

noticias de portugal

Correio da Manhã

Site Correio da Manhã

O Correio da Manhã é um jornal diário português do tipo generalista. É destaque de mercado em Portugal, com a simbólica marca de mais de 110 mil exemplares vendidos por dia. Iniciou as suas atividades em 19 de março de 1979.

No formato online, o cmjornal.pt traz notícias com um cunho popular, mas conta, ainda, com especiais sobre Coronavírus, Viver com Saúde, Boa Vida, Sociedade, Desporto, além de mais temas pertinentes. Também possui uma newsletter em que o internauta pode verificar, semanalmente, as notícias do momento.

Observador

Site Observador

O Observador é um jornal online português, cuja primeira edição ocorreu em 19 de maio de 2014. É o único jornal em Portugal inteiramente digital. No primeiro mês de atividades, teve como registro mais de 630 mil visitantes e, em agosto de 2015, contou com cerca de seis milhões de visitas e 35 milhões de páginas vistas.

As colunas de Opinião do observador.pt são muito divulgadas e conhecidas, justamente pelas figuras que escrevem os artigos. No site, as habituais editorias de jornal estão presentes, no entanto, você poderá ouvir podcasts, ter acesso à Rádio Observador, ver detalhes sobre a temperatura e ler cadernos especiais.

Jornal de Notícias

Site Jornal de Notícias

O Jornal de Notícias, chamado de JN, é um jornal diário fundado em 1888, no Porto. É um veículo integrante do Global Media Group e, sob a visão da própria companhia, tem como valores a solidez, a confiança e a grande proximidade com os leitores.

A aposta nas plataformas digitais veio para fortalecer conteúdos úteis para variadas audiências. Assim, o JN se caracteriza por conduzir assuntos de maneira aprofundada, seja através das entrevistas e das grandes reportagens realizadas ou das matérias cotidianas. O endereço do Jornal, na versão para internet, é jn.pt.

Diário de Notícias de Portugal

Site Diário de Notícias de Portugal

O Diário de Notícias, no formato impresso, nasceu há 156 anos. É o jornal português mais antigo de âmbito nacional.

Semanalmente, às sextas-feiras, o Diário de Notícias oferece o lado bom da vida com a revista Evasões; aos sábados tem cultura e lifestyle com a revista DN + e ainda a economia através do Dinheiro Vivo. Já, aos domingos, o DN fala sobre família e comportamento humano, com o título Notícias Magazine.

A partir de um novo conceito, os profissionais do DN pretendem abordar, no modo online, grandes entrevistas, bem como dar enfoque às cidades e trazer os melhores podcasts para o site. Acesse para conhecer detalhes: dn.pt.

Agora que você já tem ideia das principais empresas e dos veículos de comunicação mais procurados para saber das notícias em Portugal, não perca tempo! Fique devidamente informado e pesquise tudo o que você gostaria de conhecer a respeito do clima, da vida e do cenário político português.

E não se esqueça! Para a aquisição de Vistos de Residência ou da Nacionalidade Portuguesa, nada como contar com uma consultoria especializada. Entre em contato conosco e garanta os meios que irão lhe possibilitar uma mudança para terras lusitanas. 

Por Naiara Andrade

Naiara Andrade é brasileira, catarinense e jornalista. Tem experiência em produção de conteúdo, mas também em outras atividades nas áreas da Publicidade e do Marketing Digital. Já morou na Irlanda, onde aprimorou um segundo idioma. Atualmente reside em Portugal e cursa Mestrado em Comunicação Estratégica, na UBI. Apesar de gostar muito do mar, Naiara aprendeu a apreciar as montanhas. Apaixonada por música, ela adora viajar, curte cinema e está sempre aberta a novos desafios pelo caminho.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.