Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Portugal é um dos melhores países da Europa para visitar no inverno. O clima é agradável na maior parte do tempo, a gastronomia é rica em sabores, tem muita história e cultura, e lugares incríveis para conhecer. Mas, não sabes o que fazer no inverno em Portugal? 

Neste artigo, ficarás a saber como é Portugal no inverno e algumas sugestões de lugares imperdíveis que deves mesmo conhecer réplica rolex.

Qual é o período de inverno em Portugal?

A temperatura começa a arrefecer a partir do meio de outubro. Em novembro, por outro lado, o frio já pede casacos mais quentes, cachecóis, luvas e guarda-chuva. 

No entanto, o inverno em Portugal, assim como no resto da Europa, começa oficialmente no dia 20 ou 21 de dezembro e termina no dia 20 de março. 

Ou seja, a época de inverno em Portugal coincide com o verão do Brasil.

Como é o inverno em Portugal?

As temperaturas variam em todo o país. Por exemplo, pode estar a nevar na Serra da Estrela e em Lisboa estar um sol gostoso. 

No entanto, à semelhança de Espanha e Itália, o inverno em Portugal é considerado ameno quando comparado a outros países do hemisfério norte. Em Lisboa, a temperatura média anda à volta dos 8ºC. Já em Berlim, por exemplo, a temperatura média regista -3ºC a 4ºC. 

Isto não quer dizer que Portugal também não seja frio. Contudo, por ser um país mediterrânico, o inverno não é tão rigoroso como noutros países da Europa. 

Chove muito em Portugal?

É durante os meses de inverno que há mais precipitação no país. Porém, não penses que chove o inverno inteiro. Há muitos dias de sol, com temperaturas gostosas, que permitem até um passeio na praia nos melhores dias. 

Aliás, Portugal é um dos países europeus com mais dias de sol. 

Há neve em Portugal?

Como já dissemos, Portugal não é um país com temperaturas rigorosas. Por isso, não encontrarás neve nas grandes cidades, como Lisboa e Porto. 

No entanto, se procuras bonecos de neve e paisagens branquinhas, há uma região que é muito procurada nos meses de inverno: a Serra da Estrela, que é o ponto mais alto de Portugal Continental. 

O ideal para conhecer a Serra da Estrela é nos meses de janeiro e fevereiro. 

O que fazer no inverno em Portugal?

Nos últimos anos, Portugal, tem sido um dos destinos internacionais mais visitados da Europa e do mundo!  É, também, um país que recebe muitos estrangeiros para fixar residência, incluindo milhares de brasileiros.  

Queres conhecer os motivos que fazem de Portugal um país tão visitado e escolhido para viver, mesmo nos meses de inverno? Preparámos uma lista com 5 locais imperdíveis que tens mesmo de conhecer!

5 locais imperdíveis em Portugal no inverno

1 – Lisboa 

É a melhor altura para conhecer Lisboa porque há menos turistas. As esplanadas não estão cheias e podes aproveitar para beber e petiscar em dias de sol, conhecer o Castelo de São Jorge, passear à beira do rio ou nos jardins, conhecer os monumentos, os bairros tradicionais, e descansar a vista nos miradouros espalhados pela cidade.

Se o dia estiver cinzento, não te preocupes! Podes aproveitar para visitar museus, o oceanário ou o jardim zoológico, por exemplo. 

Se quiseres aproveitar a noite na cidade podes optar pela euforia do bairro alto ou por um jantar com comida tradicional portuguesa e um fado ao vivo. 

Caso tenhas oportunidade, come um pastel de Belém e faz um desvio até ao Palácio Nacional da Pena, em Sintra. 

2- Porto 

O Porto, a norte de Portugal, é a 2ª maior cidade portuguesa. Tem uma identidade muito própria, que reflete os seus habitantes, e um património cultural vasto. Para não falar da gastronomia, do seu centro histórico, que é Património Mundial da Unesco, e do famoso vinho do Porto. 

Não percas a oportunidade de visitar a Estação de São Bento, a Torre dos Clérigos, o Palácio da Bolsa, a Sé, a Casa da Música, e a famosa livraria Lello, que inspirou J. K. Rowling a escrever Harry Potter.

Percorre também as ruas românticas da cidade e conhece as famosas caves de vinho do Porto. 

Se tiveres oportunidade dá uma escapadinha de barco ou de comboio à cidade do Peso da Régua, em Trás-Os-Montes e Alto Douro, conhecida pelas suas paisagens inspiradoras cobertas de montes e vinhas.

3- Gerês

Esta é a melhor sugestão sobre o que fazer no inverno em Portugal para aqueles que procuram contacto com a natureza (cascatas e matas), atividades ao ar livre, desportos de aventura, banhos de água quente em piscinas naturais, silêncio, casas rústicas, e paisagens naturais de cortar a respiração. 

O Parque Nacional Peneda-Gerês é mais procurado no verão, mas no inverno encontrarás preços mais baixos e menos turistas.

No entanto, fica a saber que ir ao Gerês no inverno é para quem gosta de clima de montanha (frio), aldeias históricas e comer (muito) bem. 

Além disso, o Gerês pode ser chuvoso. Por isso, organiza-te bem!

4- Serra da Estrela 

A Serra da Estrela é a região mais alta em Portugal, com 1993 metros de altitude, e pertence aos distritos de Castelo Branco e Guarda. É um dos locais mais frios em Portugal, por isso, é o ideal caso procures paisagens cobertas de neve.

Se fores à Serra da Estrela, não percas a paisagem glaciar do Vale do Zêzere, a Torre (local mais alto da região), e a Lagoa Comprida, um reservatório de água da região. 

Estância de Ski da Serra da Estrela: se gostas de adrenalina, aventura-te nas pistas de esqui. Os bilhetes custam a partir dos 35 euros. 

5- Óbidos

Se não sabes o que fazer no inverno em Portugal, mas gostas muito do Natal, não penses duas vezes: conhece Óbidos!

É aqui que acontece a Vila Natal mais famosa do país, cheia de atividades e eventos. E para não sentir o frio do inverno, os mais pequenos podem aconchegar-se com uma chávena de chocolate quente e os adultos com a tradicional Ginja de Óbidos servida em copo de chocolate. 

Visita esta vila muralhada onde não faltam luzes de Natal e muita animação. 

Vale a pena visitar Portugal no inverno?

Depois de leres este artigo, e teres ficado a conhecer algumas sugestões do que fazer no inverno em Portugal, ainda tens dúvidas se vale mesmo a pena visitar este país nesta estação do ano?

Portugal é um país com paisagens de perder a respiração, história que não cabe em livros, gastronomia rica em sabores e com vasta cultura. Isto aliado ao frio do inverno, que não é demasiado rigoroso, é o cenário perfeito para a tua próxima viagem!

Por Jonny Xavier

Jonny Xavier é um redator freelancer com vasta experiência em produção e adaptação de artigos. Nasceu na Suíça, mas está em Portugal desde os dois anos. Foi criado em Trás-Os-Montes e Alto Douro e estudou Comunicação Social em Coimbra, especializando-se em Jornalismo e Informação. Mudou-se para Lisboa, onde vive atualmente, e teve o privilégio de ser jornalista no canal de televisão de um clube de prestígio mundial – o Sport Lisboa e Benfica. Tem um gosto musical eclético, adora animais, é apaixonado pela língua e a comida italiana, acredita num mundo livre, e encontra no ofício da escrita a sua própria catarse. Um dos seus hobbies é escrever ficção.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.