Horário de Lisboa: 16h22 € Cotação: Euro Hoje

Águeda oferece ótima gastronomia, muitos festivais culturais e religiosos e é uma excelente cidade para visitar ou morar.

A cidade de Águeda fica no Distrito de Aveiro, região Centro e sub-região do Baixo Vouga em Portugal.

Ela era uma vila que, em 8 de julho de 1985, foi elevada à categoria de cidade.

As festas e romarias religiosas marcam presença constante na cidade por serem consideradas momentos de reconciliação e reencontro entre as pessoas.

Graças ao seu festival de artes AgitÁgueda, a cidade vem atraindo pessoas do mundo inteiro. O festival foi criado em 2006 com o objetivo de promover novos projetos musicais no país, bem como a arte urbana. Tanto que uma das grandes marcas da cidade é o “Umbrella Sky Project” (as famosas sombrinhas coloridas), criada para dar mais cor à cidade.

O festival ocorre durante o mês de julho, mas algumas exposições permanecem até o mês de setembro.

 


O que fazer em Águeda?

Além do festival de Agitágueda você poderá curtir:

Sextas Culturais: É uma iniciativa da Câmara Municipal de Águeda que ocorre na segunda sexta-feira de cada mês, de outubro a maio

Festa do Leitão da Bairrada e Mostra de Artesanato e Gastronomia: É um dos principais eventos gastronômicos da cidade.

A festa acontece em Águeda desde 1994, sempre no mês de setembro.  Por lá você encontra muita diversão além, é claro, de uma boa comida, acompanhada dos Espumantes da Bairrada e da doçaria, produtos e serviços da região.

Para saber mais, acesse o site do evento: www.festadoleitao.com

Centro de Artes de Águeda (CAA): Inaugurado em maio de 2017 e com o intuito de trazer uma programação artística para a cidade, o CAA é uma referência na área da cultura em Portugal.

Para saber mais acesse o site: www.centroartesagueda.pt/caa.php

Pateira de Fermentelos: É uma lagoa de água doce natural, considerada a maior da Península Ibérica. Lá é possível encontrar habitats, ecossistemas e espécies com proteção nacional e internacional.

Ela fica a 15 minutos do centro de Águeda e é possível fazer piqueniques por lá.

Igreja da Trofa: Esta igreja é um monumento nacional português. Nela está localizado o Panteão dos Lemos, um notável conjunto escultórico renascentista datado do século XVI.

Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga – inaugurada pelo Rei Manuel II em 1908 é a última linha de bitola ainda em operação no país.

Nos meses de julho, agosto e setembro é possível fazer um passeio de trem entre Aveiro e Macinhata do Vouga.

Passeios a cavalo- É possível fazer trilha a cavalo. Passear pela Pateira de Fermentelos, andar nas margens do rio Águeda e andar pelas colinas da região.

 

O que comer em Águeda?

O prato típico da região é o leitão assado servido com fatias de laranja. Mas há outros que não deixam a desejar como cabrito e coelho assados.

E ainda você poderá se deliciar com uma lampatana que é um tipo de guisado cozido lentamente em uma panela de barro especial, normalmente com carne de carneiro ou cabra ou um tradicional bacalhau do porto.

Quando o assunto é doce, a região não deixa a desejar. Lá é possível encontrar pastelarias com doces incríveis entre eles os famosos Pastel de Águeda ou os Ovos Moles de Aveiro (doces inventados em conventos) a broa de milho.

Estas são apenas as principais atrações da cidade, mas vale a pena conhecer e se deliciar com tudo que ela oferece.

Você pretende residir em Portugal? Há duas opções: Tendo a Nacionalidade Portuguesa ou algum Visto para Portugal. Obtenha mais informações nas imagens abaixo:

                       

Você também pode gostar de:

Mudou! Conheça as novas regras para validação de diplomas em Portugal;

Como funcionam os correios em Portugal;

Saiba como funcionam os impostos em Portugal;

Dicas para mobiliar seu apartamento em Portugal;

Conheça as principais franquias em Portugal.

Por Ema Cristina

Ema Cristina de Oliveira é advogada e sócia da Martins & Oliveira Sociedade de Advogados. É especialista em aquisições de Nacionalidade Portuguesa e demais procedimentos em Portugal.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.