Horário de Lisboa: 15h11 € Cotação: Euro Hoje

Se você pretende morar e estudar em terras lusas, conheça quais são as cidades universitárias em Portugal e a lista das principais universidades do país. 

Escolher um curso que combina com você e uma cidade que tenha o seu estilo, são alguns dos principais fatores para se dar bem morando fora. 

Como é o ensino superior em Portugal?

O ensino superior em Portugal é dividido entre universidades públicas e privadas. Além das universidades, Portugal conta diversos Institutos Politécnicos de nível superior. Ao todo são 123 universidades e institutos de Ensino Superior. 

Todas as universidades públicas em Portugal são pagas e em muitas delas há valores diferentes para cidadãos nacionais e alunos estrangeiros. 

Quais são as cidades universitárias em Portugal?

Existem várias cidades universitárias em Portugal e boas universidades para estudar. 

O primeiro passo é pesquisar um curso que tenha na sua área, verificar as datas de candidatura e juntar a documentação necessária para enviar à universidade. 

Além disso, é importante que você pesquise sobre o custo de vida na cidade para estudar em Portugal, qual o preço da anuidade do curso e como você irá se manter. 

Portugal é um país europeu com uma grande oferta estudantil e muitas opções de cursos. Os brasileiros que vêm morar em Portugal, optam principalmente pelo Programa Erasmus +, um intercâmbio de um ou dois semestres. Além dos programas de Mestrados, Doutorados e pesquisas de pós-doc. 

Dessa forma, é possível estudar em Portugal em uma universidade pública ou privada. Todas as universidades são pagas, inclusive as públicas. 

Em alguns casos, também há valores diferentes para quem é cidadão português (ou com dupla cidadania) e para quem é estrangeiro. 

Entre as principais cidades universitárias em Portugal estão:

Coimbra

A Universidade de Coimbra é uma das mais prestigiadas de Portugal e a mais antiga do país (fundada em 1290). Com 25 mil alunos, mais de 5 mil deles são de origem estrangeira. 

Além de ser uma cidade histórica, Coimbra é uma das mais importantes  cidades universitárias em Portugal. Com uma vida noturna agitada, é possível viver em uma residência universitária, república ou alugando um quarto e dividindo apartamento. 

É importante saber que as universidades portuguesas possuem vários polos (campi) e morar perto de onde você vai estudar, ajuda bastante no deslocamento diário e para economizar com transporte. 

Lisboa

A capital Lisboa está entre as principais cidades para estudar em Portugal. Com diversas universidades públicas e privadas, entre as principais estão:

Com diversos campi espalhados pela cidade, é importante que o aluno pesquise as opções de cursos na sua área e quanto irá gastar para se manter mensalmente. As residências universitárias sempre ajudam para conseguir ter um custo de vida mais baixo em Lisboa. 

Melhores Universidades de Portugal

Porto

Já no norte do país, está a cidade do Porto. Com três polos, a Universidade do Porto é uma importante instituição de ensino em Portugal. 

Desse modo, se você busca uma cidade para estudar em Portugal essa pode ser uma ótima opção. O Porto é uma cidade viva, com ótimas atrações e atividades. 

Além de bares e baladas, a vida universitária no Porto é uma das melhores de Portugal. Com 14 faculdades e uma Business School, há uma grande oferta educativa para estudar na Universidade do Porto. 

A Universidade conta atualmente com mais de 32 mil alunos, sendo mais de 6 mil alunos internacionais. 

cidades universitária de portugal
Universidade do Porto

Braga

Braga é considerada uma das cidades universitárias de Portugal e não é por menos. Com a Universidade do Minho, a universidade pública atrai estudantes de diversas partes do mundo. 

Ao todo são três campi universitários: um em Braga (​​​​campus de Gualtar) e dois em Guimarães (campus de Azurém e campus de Couros). 

O entorno da universidade vive uma vida universitária com bares, cafés e restaurantes. Além disso, a maioria dos prédios próximos são alugados para alunos da UMinho

A universidade também conta com residências universitárias e também fica bem próxima do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, que conta com mais de 2.500 pesquisadores. 

Aveiro

A charmosa cidade de Aveiro também está na lista das cidades universitárias em Portugal. A Universidade de Aveiro conta com mais de 12 mil alunos e é ideal para quem busca uma cidade universitária, mas com clima de interior e praia. 

Além disso, Universidade de Aveiro conta com 20 departamentos e escolas e diversos campi. O Campus Universitário de Santiago e o Campus do Crasto, em Aveiro e os polos de ensino de Águeda (Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda) e de Oliveira de Azeméis (Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias da Produção Aveiro Norte). 

Covilhã

Já no interior de Portugal, está a cidade de Covilhã. Localizada na Serra da Estrela (onde há mais neve em Portugal), a Universidade da Beira Interior é uma universidade pública com mais de 7 mil alunos. 

Considerada uma das cidades universitárias em Portugal, é uma cidade pequena, mas com boas opções de cursos para estudar em Portugal e com um custo mais baixo. 

Saiba como é morar em Covilhã em Portugal com qualidade de vida e menor custo.

Açores

Já nas Ilhas portuguesas, a Universidade dos Açores se destaca. Possui polos universitários nas três ilhas: São Miguel (cidade de Ponta Delgada), Terceira (cidade de Angra do Heroísmo) e Faial (cidade de Horta).

Com mais de 4 mil alunos, a Universidade dos Açores também possui acordos bilaterais com mais de 20 países europeus, para intercâmbio entre os universitários. 

Veja também as opções de Cursos Técnicos em Portugal: confira a lista atualizada de 2020.

Qual o visto para estudar em Portugal

Para estudar em Portugal é preciso fazer um visto D4, o visto de estudante. O visto é necessário para os brasileiros que não possuem nacionalidade portuguesa. 

Desse modo, o visto deve ser feito ainda no Brasil, após a provação da universidade portuguesa (carta de aceitação ou inscrição). 

Com o visto de estudo também é possível fazer o reagrupamento familiar para filhos, esposa/o. 

Saiba mais: Como solicitar visto de estudante

Por Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é brasileira, jornalista, mora na Europa desde 2014. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, experiência na área de assessoria de imprensa e televisão. Já morou na Inglaterra e atualmente mora em Portugal. Amanda já visitou 15 países do mundo, ama viajar e conhecer novas culturas e gastronomias. É co-fundadora do site Vagas pelo Mundo, apresentadora do podcast "Partiu Morar Fora" e produtora de conteúdo.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.