Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Se você está planejando morar em Portugal, conhecer as cidades do norte de Portugal pode te ajudar a decidir qual a melhor região para morar e qual mais combina com seu estilo. 

Descubra quais as principais características do norte de Portugal, como é o clima, o custo de vida e quais as melhores cidades para viver no país europeu.

Como é o norte de Portugal

As cidades do norte de Portugal contam com castelos, algumas opções de praias, áreas de lazer, muita espaço verde e o encantador o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O Gerês, como é conhecido, é um parque natural entre Portugal e Espanha. É um destino para estar em contato com a natureza, fazer trilhas, nadar nas praias fluviais no verão, fazer piqueniques, mergulhar nas cachoeiras de água limpa. 

Morar no norte de Portugal significa ter uma vida mais tranquila que na região da grande Lisboa (com exceção do Porto). Existem ótimas cidades para residir, ter qualidade de vida e criar os filhos. 

Mas de modo geral, o norte é recomendado para quem busca mais sossego e um custo de vida mais baixo que o da capital. 

Qual é o custo de vida em Portugal? Dados de 2021

O norte de Portugal é uma região mais fria que o sul do país e também com mais chuva nos meses de inverno. A temperatura média do norte de Portugal é de 13°, mas no Verão chega aos 38º. 

Braga, por exemplo, é a cidade que mais chove em todo o país, com média anual de 1252 mm, sendo o período mais chuvoso de outubro a maio. 

Conheça o mapa de Portugal: turismo, geografia, divisões políticas e mais.

 


Quais são as melhores cidades do norte de Portugal para morar?

Confira a lista das 6 melhores cidades do norte de Portugal para morar e quais as características de cada uma delas. 

Porto

A cidade do Porto está no topo da lista das principais cidades do norte de Portugal. É uma cidade onde tudo acontece, tem agito, turistas, eventos e muitas atrações. 

O Porto conta com 214 mil habitantes e 1,7 milhões na sua área metropolitana. É uma região bastante desenvolvida e a segunda cidade mais importante de Portugal (atrás apenas de Lisboa). 

A cidade invicta (por nunca ter sido invadida durante as batalhas) é conhecida mundialmente pela sua produção de vinho do Porto e por ser um dos melhores destinos europeus para visitar.

Além disso, o Porto conta com uma grande quantidade de indústrias, comércio, restaurantes e serviços voltados ao turismo. 

Entre os melhores bairros para morar no Porto estão a Foz do Douro, Boavista, Cedofeita e Lordelo do Ouro e Massarelos (região de Serralves). 

Universidade do Porto, conheça uma das melhores universidades de Portugal.

Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia está do ladinho do Porto, do lado de lá do Rio Douro. A cidade de praia tem sido a escolha de muitos brasileiros que querem estar perto do agito do Porto, mas com aluguéis mais acessíveis. 

Além disso, é possível comprar imóveis em Vila Nova de Gaia por preços mais baixos do que no Porto. 

A cidade tem 186 mil habitantes, muitas esplanadas (espaços ao ar livre) com vistas panorâmicas para o Rio Douro e muitos restaurantes e bares à beira-mar. 

É uma cidade que oferece muita qualidade de vida, calçadões para caminhada e uma boa estrutura para seus moradores. 

Visto para Portugal: saiba como conseguir a residência.

Vila nova de gaia
Ribeira – Vila Nova de Gaia

Matosinhos

Matosinhos é praticamente uma continuação do Porto. Uma cidade de praia, com estilo mais descolado. Possui opções de restaurantes mais saudáveis, escolas de surf e uma pegada mais pé na areia. 

Possui bastante comércio e ótimas opções de restaurantes e bares para relaxar no final do dia. Matosinhos conta com uma população de 175 mil habitantes. 

Para quem decide em uma das cidades do Norte de Portugal, e gosta de praia, Matosinhos é a melhor opção.

As 15 melhores cidades de Portugal para viver de acordo com cada perfil

cidades do Norte de Portugal
Matosinhos

Viana do Castelo

Viana do Castelo é a cidade mais ao norte de Portugal da lista. Bem pertinho da fronteira com a Espanha, é uma cidade de porte médio, com cerca de 85 mil habitantes. 

É uma cidade tranquila, com praias, esportes ao ar livre e um centro histórico encantador. Possui uma área revitalizada e recebe turistas vindos da Espanha e de Portugal. 

Braga

Braga é uma das principais cidades do Norte de Portugal. Com cerca de 200 mil habitantes é um destino de turismo religioso, uma cidade universitária e histórica. 

A cidade fica a 38 quilômetros de Esposende, a praia mais próxima. Conta com a Universidade do Minho, que está na lista das 8 melhores universidades de Portugal. 

Como é morar em Braga; Custo de vida, Lazer e mais

braga portugal
Braga – Bom Jesus

Guimarães

Guimarães é considerada o berço de Portugal, porque foi a cidade onde nasceu Afonso Henriques, que viria a ser o primeiro rei de Portugal. 

É uma importante cidade histórica do norte de Portugal e muito bem preservada. É uma cidade com ar de cidade pequena, mas com uma ótima estrutura viária, com ótimos acessos, com muitos supermercados e restaurantes.

norte de portugal
Castelo de Guimarães

A cidade do Norte de Portugal também conta com campus da Universidade do Minho, o Campus de Azurém, onde ficam os cursos de Engenharia. 

A distância de Guimarães para a praia é de 50 quilômetros. 

Como morar em Portugal: tudo o que você precisa saber.

Cidades com neve no norte de Portugal

Se você gosta de frio e quer morar no norte de Portugal, as melhores cidades para morar são: 

Bragança

Bragança é uma das cidades mais frias de Portugal e com muita neve no inverno. Com 35 mil habitantes é uma cidade tranquila, com castelo, Instituto Politécnico, turismo rural e fica bem próxima da fronteira com a Espanha. 

Leia mais sobre a cidade de Bragança

Vila Real

Vila Real é outra cidade bastante gelada nos meses de inverno. Com quase 30 mil habitantes, está localizada em uma região bastante alta. É uma cidade tranquila, bonita e perfeita para quem gosta de frio e sossego. A cidade conta com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), uma universidade pública com mais de 6 mil alunos.

Como é morar no Norte de Portugal

Veja as vantagens e desvantagens de morar nas cidades do norte de Portugal: 

Vantagens de morar nas cidades do Norte de Portugal

  • Vida mais tranquila e perto da natureza;
  • Proximidade com a Espanha e boas estradas para viajar;
  • Custo de vida mais baixo do que Lisboa; 
  • Qualidade de vida para criar filhos.

Desvantagens de morar nas cidades do Norte de Portugal

  • Faz mais frio e chove mais do que a região sul;
  • Menos atrações e eventos de porte internacional;
  • Salários mais baixos que a região metropolitana de Lisboa;
  • Praias com muito vento e água do mar bem gelada;
  • População mais idosa, fechada e conservadora em algumas cidades.

Agora que você já conhece as principais cidades do norte de Portugal para morar, visite cada uma delas e escolha aquela que você mais se identifica. 

Se você precisar de assessoria para morar em Portugal ou obter a sua cidadania portuguesa, entre em contato conosco, temos uma equipe especializada para te ajudar!

Por Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é brasileira, jornalista, mora na Europa desde 2014. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, experiência na área de assessoria de imprensa e televisão. Já morou na Inglaterra e atualmente mora em Portugal. Amanda já visitou 15 países do mundo, ama viajar e conhecer novas culturas e gastronomias. É co-fundadora do site Vagas pelo Mundo, apresentadora do podcast "Partiu Morar Fora" e produtora de conteúdo.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.