Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

As cidades do litoral de Portugal são conhecidas pelas suas paisagens exuberantes, praias magníficas e pela sua hospitalidade. Todo o país é rico em história, cultura, belezas naturais e gastronomia. É fácil encontrar uma infinidade de castelos, praias, paisagens encantadoras, prédios medievais e receitas típicas de cada região. 

O litoral de Portugal é composto por dezenas de cidades. Umas maiores, outras de menor dimensão, mas todas elas com detalhes ricos e característicos da zona onde se situam. 

Vamos ver como é morar e visitar algumas destas principais cidades do litoral de Portugal:

Viana do Castelo

cidades do litoral de Portugal para visitar e morar
Viana do Castelo – Portugal

Começamos a nossa viagem pelo norte do país, mais especificamente, pela cidade do litoral de Portugal mais ao Norte: Viana do Castelo. 

Viana do Castelo é uma daquelas cidades históricas e encantadoras pela sua cultura residente, assente numa arquitetura com influências manuelinas e renascentistas.

Esta cidade portuguesa está localizada a 30 minutos da fronteira com Espanha e a menos de uma hora de viagem de carro do Porto e Braga. 

É um local excelente para morar, pois não tem a confusão e agito normal das grandes cidades mas, ao mesmo tempo, dispõe de bons acessos, excelentes infraestruturas e recursos. 

Entre o mar e as montanhas, Viana do Castelo oferece uma grande diversidade de atrações, desde as praias, o próspero porto de pesca ou romarias ao seu (tão conhecido) Santuário de Santa Luzia. 

Estes são alguns dos locais de paragem obrigatória em Viana do Castelo:

  • Santuário de Santa Luzia: Situado no ponto mais alto da cidade. É possível chegar a pé, de carro ou de funicular. Para além de poder visitar o Santuário gratuitamente, ainda poderá ter uma visão panorâmica para toda a cidade.
  • Ponte Eiffel: (construída pelo mesmo autor da Torre Eiffel).
  • Museu do Traje de Viana do Castelo: Viana do Castelo é também conhecida pela “arte da filigrana”. Os trajes típicos e os costumes  da região podem ser vistos no Museu. A entrada é gratuita.
  • Centro Histórico de Viana do Castelo: O local ideal para quem procura museus, igrejas antigas, cafés, restaurantes típicos e confeitaria regional. 
  • Navio-Hospital Gil Eannes: Um espaço museológico que pode visitar e presenciar como e onde os pescadores eram tratados, antigamente.
  • Praça da República: Um largo caracterizado pelos seus monumentos e rodeado por lojas de artesanato regional.

Matosinhos

14 cidades do litoral de Portugal para visitar e morar
Matosinhos – Portugal

Uma das cidades do litoral de Portugal mais conhecidas, e que fica no norte, não só pela sua proximidade com o Porto, mas sobretudo pelas suas atrações. Matosinhos tem as melhores praias da região do Porto, para além dos peixes e mariscos frescos que saem do mar e rio diretamente para os muitos restaurantes ali na zona. 

Mas não é só de peixe e praia que Matosinhos é feito! Há muita história e diversão por descobrir nesta cidade do litoral de Portugal:

Igreja do Bom Jesus de Matosinhos: Construída em meados do século XVI, irradia uma arquitetura magistral, repleta de história que vale a pena conhecer;

Mosteiro da Leça do Balio: Classificado como monumento nacional, é uma das obras mais apreciadas de Matosinhos;

Praia de Matosinhos: Entre as muitas praias da zona, pode-se visitar a Praia de Matosinhos. Uma praia com Bandeira Azul e excelente para surfar.

Piscina das Marés: Um conjunto de piscinas de água salgada em frente ao mar. Uma beleza de apreciar e usufruir.

Sea Life Porto: O maior aquário do Norte de Portugal está em Matosinhos, a poucos metros da praia.

Vila Nova de Gaia

14 cidades do litoral de Portugal para visitar e morar
Vila Nova de Gaia – Portugal

Vila Nova de Gaia tem dezenas de praias que são uma beleza natural e especial ponto de atração. Mas não é o único! Esta cidade do litoral tem no seu roteiro Caves de Vinho do Porto, a Reserva Natural Local do Estuário do Douro e, ainda, edifícios históricos a não perder.

Vila Nova de Gaia fica do outro lado do Porto, atravessando o rio Douro através das muitas pontes que permitem essa travessia. Esta cidade une o mar com o rio e oferece-nos as paisagens mais bonitas que podemos ver nesta região. 

Deixamos algumas sugestões, de uma das cidades do litoral de Portugal, Vila Nova de Gaia:

  • Mosteiro da Serra do Pilar: Classificado pela Unesco como Património Mundial desde 1996, este monumento nacional é o verdadeiro ex-libris da cidade. Uma presença imponente que não passa despercebido a ninguém.
  • Ponte Luís I: Das pontes mais conhecidas da cidade, é uma das muitas atrações. É possível atravessá-la a pé ou de carro e, a poucos metros, está no Porto.
  • Caves do Vinho do Porto: Não pode passar em Vila Nova de Gaia sem provar o Vinho do Porto e visitar as diversas caves. 
  • Cais de Gaia: Com uma vista privilegiada para o Porto, é possível apreciá-la enquanto almoça ou faz pausa para uma bebida. Uma avenida grande com muitos restaurantes e bares e claro, com o teleférico para uma vista ainda mais bonita.
  • Capela do Senhor da Pedra: Situada na praia de Miramar, a capela está construída num rochedo que entra pelo mar. Uma capela com uma arquitetura interessante e com uma história que aguça a curiosidade de muitos.

Aveiro

aveiro litoral de portugal
Aveiro – Portugal

A Veneza Portuguesa, como muitos a caracterizam! Aveiro é uma das cidades do litoral de Portugal, das mais bonitas. Situa-se a cerca de 60 km de Coimbra e a 70 km do Porto. É uma cidade grande mas pequena o suficiente para não haver o stress provocado pelo trânsito e pela agitação da hora de ponta. 

De um lado tem a Ria de Aveiro, do outro lado o mar! Uma variedade de experiências fácil de conquistar qualquer um que a visita ou que lá mora: 

  • Ria de Aveiro: Praticamente toda a cidade é dividida pela Ria de Aveiro. É possível conhecer a Ria de uma ponta à outra através do passeio de moliceiro. São 45 minutos de viagem para conhecer os 4 canais de Aveiro, apreciar os pontos turísticos e edifícios mais emblemáticos. Uma viagem que promete ser interessante, mas também divertida!
  • Capela de São Gonçalinho: Ao percorrer as ruas estreitas da Praça do Peixe, chega à Capela de São Gonçalinho, santo padroeiro da cidade. Uma capela singela mas com muito simbolismo. 
  • Praça do Peixe: Uma praça cheia de restaurantes, bares e lojinhas, acompanhada da Ria da Aveiro que lhe concede uma das vistas mais bonitas.  Visite o Mercado do Peixe e aprecie o peixe e marisco fresco como especialidades da região. 
  • Igreja da Vera Cruz: Um ponto de atração histórico e com uma posição imponente perante a cidade. Vale a pena visitar e apreciar os azulejos que decoram a fachada.
  • Salinas: Não deixe de visitar ainda as Salinas de Aveiro e aprecie o pôr do sol do Canal das Pirâmides. Uma beleza natural imperdível. 
  • Praias de Aveiro: Aprecie as praias de Aveiro, ricas em areal extenso e casinhas coloridas para umas boas fotografias (Costa Nova). 

Nazaré 

visitar nazaré
Nazaré – Portugal

Apesar de ser uma vila, achamos interessante incluí-la nesta seleção, por ser uma vila piscatória tradicional, com areal extenso, boa comida, mulheres de sete saias e peixe seco. Nazaré não pode faltar na lista das cidades do litoral de Portugal.

Nazaré reporta-nos um cenário idílico de quando queremos relaxar e aproveitar a praia e as tantas maravilhas desta vila:

  • Praia da Nazaré: Um areal extenso de areia branca e água límpida. Aqui pode também apreciar a secagem do peixe. 
  • Miradouro do Suberco: A cerca de 110 metros de altitude, é possível avistar toda a praia da Nazaré, com o azul do mar como plano de fundo. 
  • Forte de São Miguel Arcanjo.
  • Canhão da Nazaré: É neste desfiladeiro onde são formadas as tão famosas Ondas Gigantes da Nazaré. 

Ericeira

cidades do litoral de Portugal para visitar e morar
Ericeira – Portugal

A terra do Surf! Uma vila piscatória, pacata e descontraída, com a costa azul do Atlântico como vista principal.

Com o decorrer dos anos, a Ericeira passou a ser mais povoada e visitada nos fins de semana e no Verão, pelas suas atrações turísticas, como as praias e o mar propício aos surfistas. Em 2011, a Ericeira entrou para a lista dos melhores destinos de surf do mundo, e consequentemente, uma das mais buscadas cidades no litoral de Portugal. Apelidada de “parque de diversões aquático”, é uma maravilha para quem tem o surf como paixão.

  • Centro histórico: Rapidamente passamos da azáfama do trânsito para o centro histórico da Ericeira, onde é possível caminhar pela calçada e apreciar as casinhas pequenas brancas e azuis. 
  • Praias da Ericeira: Faça um roteiro e passeie pelas muitas praias da Ericeira. O caminho faz-se bem a pé e dá tempo para apreciar a beleza de cada uma. 

Sintra

sintra - azenhas do mar
Sintra – Portugal

Sintra é uma cidade de magia e encanto. Localizada apenas a 30km da capital, é um escape ao estressante ambiente de Lisboa e uma lufada de ar fresco. Em Sintra, lidera o romantismo dos palácios, castelos e mansões com uma história absorvente.

Deixamos aqui algumas sugestões de locais a visitar nessa encantadora cidade do litoral de Portugal:

  • Centro histórico de Sintra: Um centro histórico pitoresco, com ruas estreitas e repletas de lojinhas, restaurantes e bares.
  • Palácio Nacional de Sintra: Com uma arquitetura diversa, desde o estilo gótico ao manuelino, o Palácio Nacional de Sintra é considerado o mais antigo de Portugal. Por aqui passaram quase todos os reis e rainhas da época.
  • Quinta da Regaleira: Localiza-se no centro histórico de Sintra e é composta por muitos jardins, lagos, grutas e um palácio construído entre 1904 e 1910.
  • Palácio Nacional da Pena: Considerado, em 2007, uma das 7 maravilhas de Portugal. O palácio foi construído entre 1842 e 1854 sobre as ruínas do mosteiro de São Jerónimo.

Cascais

cascais litoral de portugal
Cascais – Portugal

Apesar de ser uma vila, também não poderíamos deixar de falar em Cascais! Cascais é uma vila pequena com serra e mar como vista principal. Praias paradisíacas, cultura, história e lazer definem Cascais, tornando-a um local bastante procurado por turistas e portugueses para morar ou visitar.

  • Praias de Cascais: Praia do Albano, Praia do Guincho e Praia da Rainha são destinos que não podem faltar no seu roteiro. Todas as praias são verdadeiros cartões-postais, com paisagens maravilhosas. 
  • Centro histórico de Cascais: Rodeado de comércio e restaurantes, o centro histórico ganha destaque neste percurso pelas construções e monumentos antigos, ruas floridas e cheirosas. 
  • Boca do Inferno: Uma formação rochosa virada para o mar tornou-se numa das grandes atrações de Cascais. Segundo a lenda, antigamente este local era uma gruta mas, com a força das ondas, a estrutura cedeu e tornou-se na formação de hoje. 
  • Cidadela de Cascais: Uma fortaleza que abriga estruturas como o Forte de Nossa Senhora da Luz de Cascais, o Palácio da Cidadela de Cascais e a Torre de Santo António de Cascais. É um ponto turístico bastante chamativo por toda a história que a envolve.
  • Casa das Histórias de Paula Rego: Exposição permanente que dá a conhecer a vida e obra da pintora Paula Rego.

Costa da Caparica

costa caparica
Caparica – Portugal

De Lisboa à Costa da Caparica são apenas 20 minutos de distância. A Costa da Caparica é conhecida pela sua variedade de praias deslumbrantes, desde a Praia de São João, Praia Nova, Praia da Fonte da Telha, Praia da Princesa ou Praia da Bela Vista. São muitas as praias que pode visitar na Costa da Caparica, todas elas com a sua particularidade e beleza. É possível ainda apreciar os pescadores que, com a sua arte, trazem peixe fresco para a mesa de restaurantes locais.

Mas não é só de praias que a Costa da Caparica marca a sua presença. Pode ainda visitar:

  • Forte de São Sebastião de Caparica.
  • Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica: Uma paisagem imperdível, localizada a cerca de 10 km do centro da cidade.
  • Convento e Miradouro dos Capuchos: Convento pertence à cidade de Almada e hoje é usado para exposições e espetáculos culturais.

Aljezur

litoral de Portugal para visitar e morar
Aljezur – Portugal

Aljezur é considerado o coração da costa vicentina! Aljezur desperta emoções naqueles que a visitam. Distingue-se pelas paisagens deslumbrantes, pela riqueza geológica e pelas melhores praias de Portugal. 

Aqui reina o peixe, mas a carne também não é descurada. A batata-doce faz as delícias dos acompanhamentos, existindo até um festival  dedicado à Batata-Doce de Aljezur. 

Dona de um tesouro natural e cultural, Aljezur tem ainda muito mais para conhecer:

  • Praias de Aljezur: A costa vicentina é conhecida pelas suas praias maravilhosas e paradisíacas e Aljezur não é exceção. Praia da Arrifana, Praia do Vale dos Homens, Praia de Vale Figueira ou até a Praia de Odeceixe. Uma variedade e combinação de praias irresistíveis. 
  • Castelo de Aljezur: Construído durante o século X para guardar o antigo porto fluvial, o Castelo de Aljezur é um forte ponto turístico. Duas torres, as muralhas e uma cisterna ainda se mantêm na sua posição cimeira na colina, oferecendo fabulosas vistas panorâmicas dos espaços envolventes.

Faro

cidade de Faro
Faro – Portugal

Faro, a capital do Algarve. O Algarve é composto por 12 municípios, com cidades dedicadas à praia ou históricas, e Faro é a capital desta região. Esta cidade do litoral de Portugal consegue abraçar o melhor dos dois mundos: as praias paradisíacas e o centro histórico.

Desde a pitoresca Cidade Velha, as ruas estreitas, a marina, os museus, igrejas aos monumentos históricos, Faro oferece uma grande diversidade de atividades: 

  • Arco da Vila: O Arco da Vila é o arco de entrada para a cidade, que se acede a partir do Jardim Manuel Bivar. Com uma arquitetura arrojada, é excelente para umas boas fotografias.
  • Largo da Sé: É a principal praça da zona antiga. Aqui pode encontrar edifícios históricos como Paços do Concelho, Sé Catedral e o Paço Episcopal.
  • Arco do repouso: O Arco do Repouso é também um arco com um estilo arquitetónico bastante especial e que representa onde D. Afonso III terá descansado durante a conquista de Faro. 
  • Museu Municipal de Faro: Um excelente local de visita para quem gosta de conhecer um pouco mais sobre a história da região e de apreciar achados arqueológicos. 
  • Marina de Faro: É vista dominante na Baixa de Faro e paragem obrigatória para apreciar o espetáculo dos barcos sobre o mar.
  • Praias de Faro: São muitas as praias que poderá visitar, não fosse esta região em pleno Algarve: Praia de Faro (ou Ilha de Faro), Praia da Barrinha (ou Praia da Barra de São Luís), Praia da Barreta (ou Praia da Ilha Deserta), Praia do Farol (ou Ilha do Farol), Praia dos Hangares, Praia da Culatra. 

Portimão

portimão
Portimão – Portugal

Portimão respeita aquilo que se diz do Algarve: Formações rochosas e falésias laranjas, mar azul cristalino e areais brancos. É assim nas praias de Portimão, o que faz desta cidade do Litoral Português uma das grandes atrações, sobretudo no Verão. 

Em Portimão, mais do que belezas naturais, é possível encontrar uma mistura de atrações históricas e culturais.

Destacamos alguns desses pontos turísticos em Portimão:

  • Miradouro dos Três Castelos: Localiza-se entre a Praia da Rocha e a Praia dos Três Castelos. Permite-nos ter uma visão panorâmica e incrível perante as praias.
  • Fortaleza de Santa Catarina: Construída com o objetivo de defender a barra do rio Arade, a Fortaleza de Santa Catarina mantém-se numa área elevada face ao mar, desde 1633.
  • Museu de Portimão: Um museu cheio de artefactos que marcaram a história da cidade. Um plano de atividades interessante para quem gosta de saber um pouco mais sobre a cidade e região onde se encontra.
  • Praias de Portimão: Praia da Rocha, Praia dos Três Castelos, Praia do Amado, Praia do Alemão, etc.

Lagos

Lagos
Lagos – Portugal ( Foto Dicas de Lisboa e Portugal)

Lagos tem o mérito de ter na sua cidade algumas das praias mais bonitas do Algarve e do país. Por exemplo, a Praia da Dona Ana é uma das muitas atrações turísticas, sobretudo no Verão. Já foi eleita uma das praias mais bonitas do mundo. 

Lagos é uma cidade quente, despreocupada, sossegada, com muitos interesses turísticos e culturais. É o local ideal para quem gosta de aliar praia com cultura.

Além disso, Lagos tem ainda outros pontos de interesse que importa salientar:

  • Marina de Lagos: A Marina de Lagos é facilmente acedida, através de uma ponte pedonal e tem à sua volta esplanadas que convidam a um snack. Ali ao lado, tem o Museu da Cera dos Descobrimentos, se quiser relembrar a História de Portugal.
  • Avenida dos Descobrimentos: Uma marginal repleta de bancas com artesanato, artigos de praia e produtos regionais, acompanhada pela foz da Ribeira de Bensafrim. 
  • Mercado Municipal: Também o Mercado Municipal constitui um atrativo para turistas e visitantes. É possível encontrar produtos frescos e naturais que saem diretamente do mar ou da horta para a banca!
  • Forte da Ponta da Bandeira: Um dos principais pontos turísticos. O Forte da Ponta da Bandeira é considerado um dos melhores exemplares de fortificações marítimas do Algarve.
  • Praias de Lagos: Praias da Batata, da Luz, do Pinhão, do Camilo, de Porto de Mós são algumas das opções de praias que poderá visitar em Lagos.

Albufeira

albufeira
Albufeira – Portugal (Foto Volta ao mundo)

Albufeira é talvez a região mais famosa do Algarve, mas é com certeza a mais movimentada à noite, sobretudo nos bares e discotecas. É muito visitada pelas suas praias, mas também pela sua vertente histórica. 

Conheça alguns dos pontos turísticos e históricos da cidade:

  • Centro histórico de Albufeira: A simplicidade do centro histórico está nas ruas estreitas, na pitoresca praça central e nas dezenas de restaurantes, esplanadas e bares que percorrem toda esta vila. 
  • Museus e Igrejas: Apesar dos monumentos não serem o forte da cidade, existem alguns que merecem visita: Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira, Igreja de São Sebastião e a Torre do Relógio.
  • Marina de Albufeira: A Marina de Albufeira é considerada das mais seguras e abrigadas marinas de Portugal. É um verdadeiro centro de diversões, atividades e lazer. É composta por hotéis, restaurantes e bares.

De norte a sul, somam-se as cidades do litoral de Portugal. Cada uma com a sua singularidade e características próprias. São excelentes pontos de atração, seja pelas suas praias, pelas belezas naturais ou pela história e cultura de anos. 

Não deixe de visitar nenhum deles e aproveite!

Por Liliana Pastor

Sou portuguesa, tenho 28 anos e sou profissional de Marketing Digital. Tenho licenciatura em comunicação social e mestrado em marketing.
Tenho experiência em desenvolvimento de negócio nacional e internacional, bem como, desenvolvimento e implementação de planos de venda, de acordo com os objetivos de cada empresa.
Procuro conseguir, por via do Marketing Digital, aumentar a visibilidade e reconhecimento de marcas e empresas, aumentar o engagement e, consequentemente, aumentar as vendas.
Sou responsável e muito motivada a fazer sempre mais e melhor.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.