Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Pode parecer um bicho de sete cabeças ou coisa do outro mundo, mas na verdade, investir na bolsa de valores de Portugal é mais simples do que parece e, se você se interessa pelo assunto, este artigo é para você!

O que é a bolsa de valores em Portugal – Euronext?

A Euronext é resultado de uma fusão das Bolsas de Paris, Bruxelas, Dublin, Oslo, Amsterdam e Lisboa, bem como o mercado de derivados londrinos. Em Lisboa, ela recebe o nome de EURONEXTLIS.

Como a Bolsa de Valores de Portugal faz parte de um grupo, isto permite aos investidores e às empresas cotadas na Euronext uma exposição internacional, gerando acesso aos mercados dotados de elevada profundidade e liquidez.

A Euronext é hoje considerada a maior bolsa de valores da Europa continental! Não é pouca coisa não!

E como funciona a bolsa de valores de Portugal?

Assim como qualquer bolsa de valores, a Euronext Lisboa funciona seguindo a dinâmica do mercado e a lei da oferta e da procura.

Em outras palavras, quando uma ação é muito procurada, o seu preço cresce e seu valor irá acompanhar as tendências do mercado onde ela opera, podendo variar para mais ou mais para menos.

Dentre as mais de 50 empresas que operam na Euronext Lisboa, estão muitas empresas portuguesas de destaque como a GALP, Sonae, NOS e CTT.

Se você se interessou e quer começar a investir na compra e venda  de ações na bolsa de valores de Portugal, você poderá fazê-lo desde que a operação seja intermediada por um agente ou corretor, que irá cobrar uma comissão por isso, mas é a regra do jogo.

E ainda, se você quiser acompanhar os altos e baixos das ações da bolsa de valores de Portugal e gerenciar a cotação da sua carteira, você pode acompanhar ao vivo no site da Euronext Lisboa, o comportamento do mercado, garantindo, assim, maior controle.

bolsa de valores de Portugal

Como posso ter segurança ao investir na Bolsa de Valores de Portugal?

No que diz respeito à bolsa de valores de Portugal, quem comanda o papel de garantir a segurança do investidor é a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que garante que todo mundo (empresas e corretoras) esteja operando de forma transparente e seguindo as regras direitinho.

E por que tudo isso?

Bom, quando você investe na ação de uma empresa, você vira “sócio” daquela empresa e é seu direito ter acesso às informações necessárias para poder decidir se quer ou não manter aquela “sociedade”.

Por isso, a dica: quando estiver pensando em comprar alguma ação na bolsa de valores de Lisboa, mesmo que você não conheça aquela empresa, pesquise no site dela um espaço chamado “Investidores”/”Investors” ou “Relações com Investidores”/”Investor Relations” e a partir de lá, decida se vale ou não a pena seguir com a compra do ativo.

Quero investir na EURONEXT Lisboa! Por onde começar?

Bom, como falamos, o primeiro passo para começar a sua jornada de investimentos é abrir uma conta em uma corretora de valores.


Existem muitas opções de corretoras em Portugal e se você já possui uma conta bancária em terras portuguesas, possivelmente seu banco também oferecerá este tipo de serviço também, como o ActivoBank e Millennium bcp.

De qualquer forma, se você optar por abrir um conta com uma corretora, leve em conta os seguintes critérios na hora da escolha:

  • valor cobrado em comissões;
  • custos associados (administrativos); 
  • qualidade dos serviços prestados (com atendimento e prontidão no atendimento); e
  • tipos de instrumentos oferecidos para investir e em quais países (é bom variar o mercado de ações, para garantir maior diversidade na carteira).

Ao escolher a corretora, geralmente, você só precisará apresentar um documento e um comprovante de morada para concluir o seu cadastro e deverá depositar um valor inicial para abrir a sua conta e já começar a operar na bolsa de valores de Portugal.

Exemplos de corretoras que operam assim são a XTB, também a Degiro e Etoro, mas existem mais opções no mercado, que também oferecem a opção para você operar na Euronext de Lisboa.

Aí, uma vez com a conta aberta, o processo de investimento na bolsa de valores de Portugal pode ser todo online, o que garante maior agilidade para você acompanhar o andamento do mercado e tomar a atitude de comprar ou vender um ativo na hora certa.

Como investir na Bolsa de Valores de Portugal do Brasil?

A pergunta que não quer calar! Você que ainda não mora em Portugal, mas quer aproveitar para já começar a ganhar em Euros, você poderá investir na bolsa de valores de Portugal, estando no Brasil?

A resposta é sim, mas antes de você sair correndo, lembre-se que toda causa tem uma consequência.

Ao optar em investir no mercado europeu, você terá uma conta de investimentos na Europa e, portanto, todo valor que ganhar, mesmo se for mantido na Europa, deverá ser declarado no Brasil, na sua declaração anual de imposto de renda.

Assim, a ideia é muito boa e possível e, de fato, é, mas deve ser medida com cautela. 

Para iniciar o investimento na bolsa de valores de Portugal, você poderá seguir o mesmo processo de cadastro em uma corretora que opera no mercado Europeu, como a XTB ou a Degiro, ou criar uma conta em um dos bancos que oferecem tal serviço, é possível e não é ilegal.

Mas se ainda está em dúvida, e quer fazer um teste antes, no próprio mercado brasileiro existem opções para iniciar investimentos no exterior, como em Fundos de Investimentos, que possuem em suas carteiras ativos estrangeiros ou ainda, as ETFs (exchange traded funds), que operam com base em índices, que podem ser estrangeiros.

Por Fernanda Terron

Advogada, escritora e empreendedora na Europa. Sou aquela que deixou a rotina das 09h às 18h em grandes empresas para viver a experiência do desconhecido, primeiro, desbravando Portugal e, hoje, a Alemanha. Nesta vida que levo, descobri que viver pode ser bem descomplicado, dependendo da forma como você enxerga o mundo e das pessoas que você encontra no caminho.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.